Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

O misterioso balançar do volante

Compartilhe

Figueiredu
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 1
Masculino

Mensagem  Figueiredu em Ter 06 Jan 2009, 18:11

Olá Malta, adquiri uma Transalp e juntei me ao Forum à cerca de um mês.

Já andei a pesquisar e percebi que há quem partilhe o mesmo problema que eu, no entanto acho estranho não ser um caso comum em todos, ou estarei enganado?

O tema é exactamente o balançar da direcção a partir dos 150. Sem Top-case, a mota começa a abanar o volante a partir desta velocidade.

Até muito perto destas velocidades, tiro as mãos do volante e a mota nem Ai nem UI, mas se me aproximo destas velocidades começa a dança da direcção.

Ora, o mais engraçado, é q já houve dias em que dei 185 sem problemas.

Será a aerodinâmica suficiente para explicar o sucedido? Custa me a acreditar que a Honda fabricasse uma mota com este problema!

Pensei em apertar a direcção, baixar a suspensão da frente... mas n sei se vai resolver o problema..

Agora, Isto é comum em todos vós camaradas Transalpistas!?

É que de facto é uma desilusão, até porque a minha anterior mota era uma CBR e comprei esta pq precisava de uma utilitária que n me desse cabo das costas, mas esta parece que me quer mandar ao chão..!

Cumprimentos

Pedro Figueiredo
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: O misterioso balançar do volante

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 06 Jan 2009, 18:33

Olá Pedro!
Antes de tudo sugiro que dês um saltinho às Apresentações do fórum e nos fales um pouco mais de ti.Também para o pessoal ter oportunidade de te dar as boas vindas no local adequado.
Em segundo lugar e em relação ao balanço da direção penso que este tema já foi abordado por aqui (já vou averiguar).Não sou a pessoa indicada para te responder a essa questão,mas lembro-me de ter sentido algo idêntico quando comprei a TA.A solução do problema se bem me lembro também passou pela afinação da suspenção traseira.Que se regula facilmente com uma chave de fendas...Outra coisa que influenciava esse balanço era de facto a Top-case,e o estado dos pneus/jantes...Acho que era por aí...
Espero que resolvas isso rapidamente visto que é a tua segurança que está em causa.
Um abraço e boas transalpadas

Editado:

Espreita este tópico,pode ser que ajude a dissipar algumas dúvidas.

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/bambolear-a-alta-velocidade-t447.htm

Resolução do problema,na 2º página:

jcsmartins escreveu:
Bom, temos novidades.

Levei a mota aqui a uma casa da especialidade e verificou-se a existência de
um pequeno empeno de cerca de 3mm numa zona que abrangia 3 raios da
roda dianteira. Ajustaram-se os raios de modo a minimizar o empeno.

Depois o mestre das motas disse-me que tinha a direcção muito leve e que
a rigidez da direcção era ajustável, e pelo facto de estar muito leve qualquer
vibração se nota muito mais e é transmitida mais facilmente ao guiador.
Ajustou a rigidez da direcção (atraves da porca central do guiador e de uma outra
dentada que permite fazer esse ajustamento).

Fui fazer um teste e ...

...
...
...

170kmh sem vibrações !!!!
Até que enfim !!!

Segundo o 'mestre' das motas, a causa nem devia ser tanto o empeno pois
era pequeno, mas sim mais o facto da direcção estar muito leve que faz com que
o volante seja sensivel tanto ao vento como às vibrações da suspensão.
A titulo de exemplo dado pelo Sr, imaginem o efeito de quando levam bicicletas no
tejadilho do carro e circulam a mais altas velocidades nota-se o guiador da bicicleta a vibrar
de um lado para o outro. A causa aqui era aparentemente semelhante, também com
uma pequena ajudinha do empeno.

Demorou mas chegou-se lá !!
Devia ter ido falar com quem sabe da poda mais cedo, pois a resolução é tão fácil que
quase nem merecia ser mencionada, a não ser para aumentar a cultura geral sobre as TAs.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Qua 07 Jan 2009, 10:33

Não falas do "tremer" que uma roda mal calibrada pode ter, mas do conhecido "shiming", em que a frente balança. Isso pode acontecer com ventos cruzados ou frontais instáveis. Claro que numa mota como a Transalp com uma aerodinâmica menos razoável que uma CBR é natural que isso aconteça.

Posso-te dizer que na V-Strom chegou-me a acontecer isso a partir dos 150, mas além do vento também a regulação da pré-carga da suspensão dianteira e traseira e o desgaste do pneu da frente têm influência e claro, a top-case. Isto aplica-se também à TA e a qualquer trail.

Actualmente com os pneus quase novos e a dureza à frente dois níveis acima e a de trás no 4 de 5, só com mesmo muito vento é que a minha "abana", e só a partir de 160 / 170. Não sei que ajustes tem a TA, mas se os tens tenta mexer neles, rever pressão dos pneus e verificar o desgaste dos mesmos.

Além de todos estes factores podem existir ainda causas mecânicas.
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Mensagem  Fabião em Qua 07 Jan 2009, 12:36

Boas, isso de misterioso não tem muito;

As nossas motas são umas trails, mais altas, eventualmente crash bars, top case maior ou menor e por aí. Eu a 2 ou 3 semanas vim de santarém a 150; 160 na minha TA (92) e garanto-te que ela só me começou a balançar chegando a vila franca de xira abrandei aos 130 e ficou impecável, mas aí senti os ventos que vinham dos lados e um piso mais rodado que o resto da AE, quando mudei de pneus ( +- 3meses) disseram-me que tinha a roda da frente ligeiramente empenada, mas que não era grave foi só para não me assustar com vibrações; resumindo; 150; 160 impecável na AE com top case desde que não haja ventos e pneus calibrados e com pressão certa ( eu uso: 2.2; 2.2) pneus Battlewing bridgestone.

Um trail tem tudo mais exposto que uma pisteira ou uma estradista, qualquer pêlo se nota!!

Abraço

Fabião
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  PDC em Qua 07 Jan 2009, 16:33

No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.

Philleas
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1086
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  Philleas em Qua 07 Jan 2009, 22:36

PDC escreveu:No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.

ou no caso de uma Storm, mandar a jante para o lixo e comprar uma nova

[Trail=jantes de raio]
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  PDC em Qui 08 Jan 2009, 10:17

Philleas escreveu:
PDC escreveu:No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.

ou no caso de uma Storm, mandar a jante para o lixo e comprar uma nova

[Trail=jantes de raio]

É, diz isso aos gajos das GS! Laughing As minhas têm aguentado... Razz a estrada romana do 9º Lés foi feita com alguma "violência" e siga... Cool

Acho que só exagerando mesmo muito ou tendo muito azar.
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sex 09 Jan 2009, 01:04

A Transalp treme é para escolher os melhores ventos.... Razz

Realmente muita coisa influencia, o vento, os pneus, as suspensões, a Top-case, a afinação das caixas da direcção....enfim....O melhor mesmo é saber que ela abana mas não cai, assim tens um enorme prazer de condução a 160Km/h.....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Dom 11 Jan 2009, 18:04

Boas!
Sempre liguei esse balançar a uma menor rigidez do quadro ou da ligação direcção/quadro.
Na Africa Twin,por exemplo, nunca tal notei, nem a fundo. Na Varadero também já notei mas em menor escala do que na Transalp apesar de estar a falar de velocidades já muito elevadas.
Boas curvas!
Cumps!
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Dom 11 Jan 2009, 18:55

Boas Cool
Eu nunca senti nada mas tambem ando sempre pelos piores caminhos What a Face
Neste 1º encontro norte andei na A28 a 170km parti metade dos dentes da cremalheira de tras affraid e so dei por ela no natal não senti nada.
Só troquei ontem o kit de correntes , mas andei sempre com metade dos dentes ate ontem, ate fiz umas escapadinhas depois meto as cronicas.

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  tigusto em Dom 11 Jan 2009, 19:15

Cou escreveu:Boas Cool
Neste 1º encontro norte andei na A28 a 170km parti metade dos dentes da cremalheira de tras affraid e so dei por ela no natal não senti nada.
Só troquei ontem o kit de correntes , mas andei sempre com metade dos dentes ate ontem, ate fiz umas escapadinhas depois meto as cronicas.
Boas!
Sempre por maus caminhos... é realmente o melhor! As AE´s também não são o meu ambiente preferido, nem da Transalp... digo eu! Essa de partir os dentes da cremalheira foi obra...
Boas curvas!
Cumps!

LUIS_TEIXEIRA
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 981
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero
Kms:

Mensagem  LUIS_TEIXEIRA em Dom 11 Jan 2009, 19:43

Cou escreveu:Boas Cool
Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
Desculpem o off topic
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 12 Jan 2009, 00:20

LUIS_TEIXEIRA escreveu:Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
Desculpem o off topic

Eu levo material para fazer umas próteses na hora e no local lol! lol!

Esse Kit de transmissão quanto durou, Cou?

V

Transalp é Transalp e mai nada..
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:

Mensagem  fabio em Dom 18 Jan 2009, 00:17

Boas
Eu no enicio dos primeiros dias que andei na transalp tambem sentia a frente pouco precisa mas nas entradas de curva,isso foi resolvido com o aumento da preção do pneu da frente.
Mas au fim de um ano e meio e 30.000k depois voltei a sentir um abanar na frente a partir dos 120/130kh,que tambem foi resolvido com um reaperto dos raios da roda traseira
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Dom 18 Jan 2009, 00:53

Transouto escreveu:
LUIS_TEIXEIRA escreveu:Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
Desculpem o off topic

Eu levo material para fazer umas próteses na hora e no local lol! lol!

Esse Kit de transmissão quanto durou, Cou?

V

Durou 56500km não foi mau era o de origem lol!

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
Guedes Marques
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 11
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Trepidar do volante...

Mensagem  Guedes Marques em Sex 28 Ago 2009, 15:14

gostava de colocar uma questão se alguém puder ajudar.
è o seguinte, tenho uma transalp amarelinha novinha em folha, sendo a minha primeira mota de maior cilindrada, até agora só tinha uma KDX 125. Entretanto, já tinha notado nos primeiros quilómetros, que a baixas velocidades, 40 60 Km/h, e sem aceleração, o volante exibe uma trepidação, se por alguma razão largamos uma mão do volante, ou apenas o seguramos com menos força. Este trepidação tornou-se ainda mais exuberante quando acrescentei uma top case da honda, e principalmente agora nota se nas curvas, o que se torna um pouco instável, ainda mais com pendura e com a mota carregada. Ao falar com o vendedor, da Ondavis, por sinal excelente pessoa, ele falou-me que seria o efeito "chimi"(opu qualquer coisa parecida com isso), e que era normal. Eu estava convencido que seria a roda descalibrada ou qualquer outro problema, no entanto gostava que me dissessem se isso já vos aconteceu e se é normal, e já agora o que se pode fazer para o minimizar. Um abraço a toda a malta, Obrigado
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 28 Ago 2009, 15:41

Viva!
Já cá debatemos esse assunto mas tenho ideia que com a XL 700 é a primeira vez que surge essa situação.
Vê este tópico com atenção pode ser que ajude a esclarecer.
http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/o-misterioso-balancar-do-volante-t1031.htm
Depois vou juntar o teu tópico a este.
No entanto não acho que seja uma situação normal e põe em causa a tua segurança.devias ver isso o mais rápido possível.
Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
Guedes Marques
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 11
Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Guedes Marques em Sex 28 Ago 2009, 16:07

Obrigadão aí pela dica, tenho mesmo que ir a viseu ver isso, pode mesmo ser uma pequena calibrção que tenha de ser reajustada.
Um abraço
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 28 Ago 2009, 16:16

Ok!De nada estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros.Vou então juntar os dois tópicos.
Quando resolveres essa situação agradecemos que também relates aqui a causa e a solução. Wink
Até breve então.

Ondavis-Viseu
Gustavo
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 9
Masculino

A Mota
Kms:

Direcção que abana a partir de 130km/h - PROBLEMA RESOLVIDO!

Mensagem  Gustavo em Sex 25 Set 2009, 19:15

Caros amigos,

depois de muitas voltas, e de não poder acelarar a mais de 120 km/h porque a frente da mota abanava loucamente, descobri a solução a este problema. Resolvi abrir um novo tópico porque penso que vai ser útil a muitos transalpers que se queixam do mesmo, e é para isto mesmo que existe o forúm, para partilhar ideias, histórias, notícias e soluções para problemas que não entendemos.
A solução passou tão simplesmente por mudar o óleo da suspensão da frente da mota. A minha transalp, é de 1997, mas encontra-se como nova com apenas 30.000km. Faz as revisões todas na honda e acredito que mesmo que compre outra mota, esta irá ficar para o meu filho. Como já tem 12 anos é natural que o óleo já estivesse para lá de mau. A montada agora parece outra. Está nova por 123€ (IVA inc.) na Motorway de Campolide.
Espero que este tópico seja a solução a este quebra cabeças

Abraços,
Gustavo
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 25 Set 2009, 19:23

Obrigado pela dica Gustavo.
A minha TA também vai ter que mudar o óleo da suspensão em breve.

Vou juntar este tópico ao que já existe para não se dispersar a informação.

Ondavis-Viseu
Tluis
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 784
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 650 V
Kms: Muitos...

Mensagem  Tluis em Sex 25 Set 2009, 20:26

Companheiros, há uns anos atrás com a 600 tb tive uma situação de abano na direcção mas a >=150Km. Como já tinha andado a esta velociade sem problemas tive de procurar o q se passava. Após algumas idas à oficina, até deu p'ra mudar de oficina, conclui q o culpado tinha sido eu. Meti na roda da frente um produto anti-furo e este, a altas velocidades, criava aquela desestabilização.
Isto já tinha acontecido a alguém?

https://www.facebook.com/Fluis2010 ALLROAD/SCP 4EVER[/b]
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  tigusto em Dom 20 Dez 2009, 16:52

Boas!
Voltando ao tema mas a velocidades mais baixas.
Agora a partir dos +-60 Kmh até aos +-80 kmh tenho a direcção a abanar que nem posso tirar as mãos do guiador, do género de sentir na direcção da moto aquilo que se passa numa direcção de um carro com as rodas desiquilibradas. A partir dos 80 já posso largar o guiador pois tudo está ok.
Acontece com e sem mala e com e sem pendura e não sei como resolver a coisa.
Já pensei se será dos Tourance por terem aquele tipo de desenho mas também não me parece.
Como tive um furo na roda de trás o tema acabou por vir à baila e só ficamos pela conversa do efeito de "shimming" já falado mas sem solução encontrada uma vez que a roda estava equilibrada sem ter sido, que eu desse conta, verficado o aperto dos raios.
Alguém me pode indicar aqui pelas bandas de Lisboa alguma casa de pneus de confiança para resolver isto?
Cumps!

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/

mesca
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 121
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA
Kms: 13500

a minha também

Mensagem  mesca em Ter 22 Dez 2009, 20:18

Tenho uma transalp 700va com 4880km, até aos +- 3500 nada de abanar, agora f******.

Parece um vime, mas só nas velocidades que fala a guedes, entre 40 e 60.

A esta velocidade se deixar o guiador, ele abana todo mas basta colocar uma mão e mal se nota.

Uma pergunta para queijo!!!

O QUE SERÁ???
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 22 Dez 2009, 20:45

Viva Mesca!

Tudo OK contigo?
Ora bem, quanto à tua questão creio que se leres este tópico desde o início encontras resposta.
O "problema" pode ser originado por vários factores.Top-case, má calibragem das rodas, pressão, estado dos pneus, etc...

Estar assim a atirar um motivo certo é quase um tiro no escuro.Nada como passares na oficina e eles testarem e verem a origem da vibração.Se achas que é a tua segurança qe está em causa não percas tempo e vai ver disso breve!

Ah e sendo aqui meu vizinho já viste tempo de aparecer para nos conhecermos pessoalmente...e pagares uma "mine".Pode ser no Idreira!

Um abraço para ti e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:22