Compra de Transalp

Compartilhe

mega_neo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 152
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

Compra de Transalp

Mensagem  mega_neo em Qua 14 Jan 2009, 12:50

Boas pessoal,

Antes de mais Bom Ano de 2009 com muitos rides e muitas felicidades.

Gostaria de pedir a vossa ajuda e as vossas opiniões sobre uma ou outra mota Transalp que possa ter em vista. Já coloquei a pergunta num outro fórum mas como me parece pouco respondido decidi postar aqui, que percebem mais da máquina =). Caros moderadores, se infringi as regras do forum, peço desculpa. Modifiquem sff.

Bem, a questão é a seguinte. O negócio que me apareceu que achei aliciante (por também n ter muito dinheiro disponível) foi de uma mota honda transalp de 98, da minha zona, por 1800 euros negociáveis. Segundo o dono foi sempre assistida na lucapower, oficina sempre bem referenciada em fóruns (como sou leigo, acredito)

Presumo que esteja boa de mecânica, mas o que me coloca de pé atrás são os km que ela tem. Uns incríveis 118.000 km. Agora pergunto-vos. Será demasiado para a mota? Se a adquirir poderei vir a ter problemas graves com ela devido aos muitos km por ela já percorridos?

As alternativas, e procurando eu TA de dois discos de travao na roda frontal (ou seja, acima de 97. (será um erro meu??devo procurar so com 1 disco?) )sao mais caras. Na ronda dos 2500 (vi eu em stand, tb nunca sei km reais né).
    O que me dizem? será arriscar muito?
    A mota é esta:

O facto e que também já vem com o que pretendia, top case e protecção lateral, que da mt jeito qd ela for ao chão devido à azelhice do condutor - eu. pelas fotos já da para ver q escape seria para mudar, qt e isso?

mais fotos em http://www.gmesintra.com/transalp/index.html

digam de vossa justiça. =)

Obrigado

Abraços
    Ricardo

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6404
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Re: Compra de Transalp

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 14 Jan 2009, 13:04

Olá de novo Ricardo!
    Não estás a infringir regra nenhuma e estás no sítio certo para ser ajudado.
    A TA que apresentas tem de facto muitos kms, o que pode não ser relevante se tiver sido bem tratado e a manutenção ter sido feita como deve ser.
    Nota-se o escape com bastante corrosão mas penso que essa questão se resolve com uma boa pintura (já te deixo aqui um link de uma operação dessas feita por um membro deste fórum).
    Tens que ver outros pontos de desgaste tais como travões,kit de transmissão,pneus (que me parecem estar bons).O preço negociando isso um pouco abaixo dos 1800 euros também está em conta.
    O facto de já trazer Top-case e as barras valoriza o conjunto.

No geral tem muito bom aspecto ou não fosse uma Transalp. Wink

Vamos esperar pela opinião dos restantes companheiros aqui do fórum.Alguns bem conhecedores do modelo XL 600 V.

Um abraço e boas transalpadas.

[edit]

Mudar e ou reparar uma panela de escape.Simples.
    Espreita aqui:
    http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/panela-de-escape-t121.htm

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1085
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Qua 14 Jan 2009, 13:13

Viva,

dá uma saltada a secção de mecanica e vê os problemas comuns na Transalp. O quê? Não achas nada de especial?

CLARO, ISTO É UMA TRANSALP, não é uma suzisuki, ou uma barcadero

agora mais a sério. o problema mais frequente nos modelos anteriores a 2000 é os CDI's darem o berro, isso é uma lotaria. Também pela idade/kms o regulador de tensão poderá estar no fim de vida util (só medindo com um amperimetro saberás)

De resto face ao bom aspecto da mota, verifica o material de desgaste, pneus, transmissão (folga da corrente e quantas marcas faltam no afinador), embraiagem(engata 4ª e larga a embraiagem, a mota deve ir abaixo), quanto ao motor, os quilometros ainda são de uma criança, provavelmente essa mota num stand menos sério perdia logo 40 mil.

Quanto ao preço, não faço ideia dos valores de mercado, pesquisa e ....regateia

Espero ter ajudado a complicar geek , mas a melhor decisão já tomaste, que é comprar uma Transalp

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Compra de Transalp

Mensagem  Fabião em Qua 14 Jan 2009, 13:18

Sê bem vindo!

De facto o escape está com alguma corrusão mas não parece ser grave porque os cormados da ponteira pela imagem não parece estar em mau estado o que dá a ideia que ela sempre foi bem estimada e essa corrusão é mesmo feitio e não defeito, os maiores problema dessas motas são CDI's e os discos e ou pastilhas, digo isto pela pouca experiencia que tenho ( desde setembro) e pelas conversas que vou tendo aqui no forum. Com essa quilometragem toda aconselho-te a ires ver a transmissão ( dentes gastos, corrente demasiado laça). Deixo-te aqui alguns preços para veres que ou tá em bom estado ou compensa em apertar com eles para se mudar certas coisas e vir bom ou então baixem o preço.

CDI- (centralina)- 200€ ( a TA tem 2, uma para cada cilindro)
    Transmissão- 200€ original da Honda
    Discos- não me recordo mas na honda já me disseram que ainda é uns bons €s

Podemos combinar para a semana e eu dou aí um salto visto que sou de lisboa, manda PM e começas já a pagar minis! hehehe

Abraço

Fabião

RainMaker
    Moderador
    Moderador

Número de Mensagens: 1564
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 56000

Mensagem  RainMaker em Qua 14 Jan 2009, 14:35

Boas Ricardo,

primeiro de tudo acho que aqui todos te vamos dizer que a TA é uma boa compra, e é !!!

Problemas todas as motas poderão vir a dar, a TA apenas tem menos probabilidades Smile

A minha experiência tb não é muita, mas pelo pouco conhecimento que tenho acho que há dois pontos essenciais a teres em atenção, os CDI's e o motor, ou seja, importa saber se o aactual dono alguma vez trocou os CDI's ou se o motor alguma vez foi aberto.
    Eu quando comprei a minha, de 2000, tive oportunidade de comprar uma mais antiga (não me recordo o ano), mas tb já tinha centro e poucos mil km's, e o stand dava exactamente a mesma garantia sobre uma e sobre a outra, e ele tinha tanta confiança numa como na outra, se bem k a mais antiga, ele avisou-me logo k tinha de meter um CDI novo.

O que eu faria na tua situação era, tentar obter mais informações sobre estes dois aspectos (CDI e motor) e depois dizia o seguinte "eu pago os 1800 MAS a mota vai fazer uma revisão à Honda (paga pelo actual dono) ou então tentas baixar o preço uns 200€ " e levas-la tu à Honda.

Porque ir à Honda ?
    porque nas outras oficinas a revisão é mudar óleo, pastilhas, filtro, e eventuamlente velas. Na Honda, apra além destas situações, são medidas temperatura do motor em funcionamento, tensões eléctricas (muito importante tb devido ao tensor de corrente, peça tb carota) entre outras coisas Smile

Nota : só apra dar um exemplo, pode-se fundir uma lâmpada e nós trocamos, e ao fim de x meses a lâmpada funde-se novamente, nós nunca damos importância esta avaria, mas pode significar um problema eléctrico, que, se reparado a tempo pode evitar a substituição do tal tensor de corrente, ou mesmo CDI, e estas coisas são medidas e classificadas nos parÂmetros próprios da Honda Smile

Espero ter ajudado Smile

RainMaker

P.S. eu tinha aki colocado um post sobre aspectos a ver (segundo a revista Motociclismo) a ter em conta na compra de uma mota em segunda mão, mas não encontro... Sad

PDC
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 531
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
    Kms:

Mensagem  PDC em Qua 14 Jan 2009, 14:50

Os escapes têm bom remédio: tiras essas duas ponteiras que parecem peças dum VW Carocha - razão aliás para eu nunca ter comprado a Transalp como minha primeira mota - e mete um escape decente, à homem, um Arrow ou Viper, há muita coisa para a TA! Cool

Agora, 118 mil... tens que ver que isso não é uma V-Strom... Very Happy

Mais a sério: sei de Pegasos com motor Rotax mono que atingiram esse valor sem nunca abrir, portanto um V2 tem que durar ainda mais... e como tudo, depende do tratamento e assistência que teve.

Última edição por PDC em Qua 14 Jan 2009, 14:52, editado 1 vez(es)

mega_neo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  mega_neo em Qua 14 Jan 2009, 14:51

Epah, obrigado

Não esperava respostas tão rápidas e tão esclarecedoras =D de facto foi o melhor que fiz foi registar-me e fazer a pergunta (pois, pq passear pelo fórum já eu o faço à uns bons 9 meses, por ai Very Happy)

Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar entao indagar pelas possiveis torcas de CDI, tensor de corrente, e saber se foi aberto ou nao (se ja tiver sido aberto, e uma coisa boa ou ma?)

por acaso n tinha pensado regatear o preço para incluir revisao total na honda. Por acaso voces sabem quanto fica isso?
    ´já estou tambem para telefonar para a tal oficina a ver se eles se lembram da pessoa e da mota e perguntar o parecer deles. (como saio muito tarde do trabalho, e-me quase impossivel la chegar a horas daquilo tar aberto p perguntar em pessoa)
    1800 axo que e um valor que posso suportar. eu so não quero é ter gastos não programados tão cedo, so por causa dos kms. Fabião, se calhar vou mm pagar-te umas minis, se n te importares. davas ca um saltinho. =) obrigado

uma vez mais obrigado pessoal, foram excelentes.
    no entanto espero mais opiniões dos outros transalpers =)

abraços

p.s.- epah, não sao 180 mil, sao 118 mil. lol

PDC
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 531
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
    Kms:

Mensagem  PDC em Qua 14 Jan 2009, 14:53

mega_neo escreveu:

p.s.- epah, não sao 180 mil, sao 118 mil. lol

Já corrigi! Wink Isso como primeira mota é uma escola interessante, não sou apologista de comprar motas novas como iniciação.

mega_neo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  mega_neo em Qua 14 Jan 2009, 15:02

Boas PDcouto.

Pois eu sei que não és, e pelas explicações todas que deste em tantos foruns que ja percorri sempre concordei plenamente contigo. =)

Por isso vai para antigas (tb o dinheiro n ajuda)
    Outra coisa pessoal. axam que é exagero da minha parte procurar so motas com um disco frontal, ou seja pós 97?

RainMaker
    Moderador
    Moderador

Masculino

A Mota

Mensagem  RainMaker em Qua 14 Jan 2009, 15:05

mega_neo escreveu:Epah, obrigado

Não esperava respostas tão rápidas e tão esclarecedoras =D de facto foi o melhor que fiz foi registar-me e fazer a pergunta (pois, pq passear pelo fórum já eu o faço à uns bons 9 meses, por ai Very Happy)

Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar entao indagar pelas possiveis torcas de CDI, tensor de corrente, e saber se foi aberto ou nao (se ja tiver sido aberto, e uma coisa boa ou ma?)

Este forum é assim, parece uma TA a funcionar, certinha, certinha que é um espectaculo !!!!! Smile

se o motor já tiver sido aberto não é bom, é sinal que já aconteceu alguma coisa para ele ter sido aberto, mas não quer obrigatoriamente dizer que a TA não esteja ainda pronta para mais uns valentes milhares de km's.

Dá só uma vista de olhos neste nosso amigo que anda pelas américas ha MUITOS MILHARES de km's
    http://www.viajardemoto.blogspot.com/

TA's a fazerem 100.000km's Smile

http://www.youtube.com/watch?v=4MAEfR-fCjw

http://www.youtube.com/watch?v=ainvLMA5XAE&feature=related

Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad em Qua 14 Jan 2009, 15:07

mega_neo escreveu:
    já estou tambem para telefonar para a tal oficina a ver se eles se lembram da pessoa e da mota e perguntar o parecer deles.

As oficinas possuem registos pela matricula. Não faço ideia se te dão essa informação.

Mota em segunda mão, como os carros, é sempre uma incognita. Mas muitos de nós compraram as motas em segunda mão sem qualquer problema a não ser o desgaste habitual. Eu comprei a minha com 26 mil km em Maio, está agora com 34 mil e tal, só mudei pneus e fiz a revisão dos 30 mil. Hum, não: tive de mudar a caixa de direcção, mas era um problema que se identificou de imediato.

Realmente, tambem me faz um pouco confusão comprar uma mota com 118 mil km, pois nunca tive nenhuma com tantos assim.
    Os anos nas motas não quer dizer muito - a minha é de 2001.

O pessoal que tem TA's 600 com quantos km's a compraram? Fabião, Pedro's, Sacavem, digam lá o numero de km's das vossas ?

Repara que vais ter de ter mais dinheiro alem da mota: capacete, blusão e luvas vai te levar umas massas.
    Se andares com pendura, é a dobrar. Toma em atenção isso.

Artur

RainMaker
    Moderador
    Moderador

Masculino

A Mota

Mensagem  RainMaker em Qua 14 Jan 2009, 15:11

E só mais um pormenor que tive em atenção quando comprei a minha em Fevereiro de 2008, com 24.000 km's e até agora, com 35.000 apenas fez uma revisão onde levou o normal mais um kit de transmissão (de marca branca), e o pormenor é, se conheceres alguem que trabalhe em seguros, tenta ver através da matrícula se já teve algum acidente... eles até o preço dos arranjos conseguem ver Smile

RainMaker

mega_neo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  mega_neo em Qua 14 Jan 2009, 15:18

sim, dinheiro a mais para isso ja foi até gasto. ja tenho capacete, um HJC (veremos no q da), casaco e luvas bering. Tb tou a pensar nas botas e calcas. isso em termos de segurança tentei apetrechar logo no inicio para depois n ser apanhado desprevinido. com isso n brinco.

Pois, eu sei q e muito km e isso n me deixa à vontade =S tenho mesmo de ver aquilo que me referiram. so espero q seja isso. revisoes normais e mais nada.

Rainmaker, infelizmente não, n conheço ninguem nesse ramo =X mas obrigado pela dica. ja agora tu conheces? Very Happy

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6404
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 14 Jan 2009, 15:38

PDC escreveu:Os escapes têm bom remédio: tiras essas duas ponteiras que parecem peças dum VW Carocha...

Como eu gosto de ouvir isto!(Uma das "bocas" habituais no fórum Vstrom e que esperava ver aqui Twisted Evil )
    Pois é exactamente um dos pormenores mais deliciosos da Honda Transalp!O escape à "Carocha"...um carro lendário que partilha um pormenor com uma mota lendária! Wink ´

Não sou contra a mudança do escape e há quem o tivesse feito por aqui.Apenas acho que desvirtua.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Barroso-VStrom
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 544
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
    Kms: 18.500 kms

Mensagem  Barroso-VStrom em Qua 14 Jan 2009, 16:07

Olá e bem vindo.
    Está um colega nosso com a TA dele à venda. Esta em muito bom estado e tem muitos menos km's. É mais recente e um pouco mais cara mas.... Ás vezes pode compensar... Passa pelos classificados!

(E uma V-Strom já pensaste nisso? Cool Cool Twisted Evil )

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 12:13