Leitor de Road-Book [caseiro]

Compartilhe

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1085
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Leitor de Road-Book [caseiro]

Mensagem  Philleas em Qui 22 Jan 2009, 23:01

Como o leitor de road-book, faz parte integrante do espírito de um lés a lés, resolvi construir um.

Antes pesquisei as soluções de mercado, tendo encontrado esta, mais esta e ainda esta

Visto ser a primeira vez que vou utilizar esta gigajoga, resolvi construir o meu.

Parti do projecto do companheiro RuiSilva de outro fórum,

A partir de uma caixa plastica, com tampa transparente, cortei as divisórias interiores, deixei as centrais para servirem de suporte ao papel

comprei varão roscado que usei como eixos do leitor,

falta-me arranjar umas pegas, fáceis de usar de luvas, que ainda não encontrei.

Mais detalhes do bricolage no link

Convidad
    Convidado

Re: Leitor de Road-Book [caseiro]

Mensagem  Convidad em Qui 22 Jan 2009, 23:05

Philleas,

Boa boa! Parece-me com muito bom aspecto.
    Para o prenderes à mota, podes usar aquele "meu" artefacto. Basta meteres esta caixa sobre uma cunhazinha de madeira.

A.

PDC
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 531
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
    Kms:

Mensagem  PDC em Sex 23 Jan 2009, 10:44

Phileas... perdoa-me a sinceridade mas acho que não fica assim muito... muito bem. Neutral

Ainda por cima com esse papel de alumínio.

Como vais fazer os eixos rodarem para o enrolar o road-book? Ainda por cima com rosca, se lhes mexeres vão estar sempre a sair além de a fita cola não aderir bem.

É que isso tem convinha ter quatro eixos... ou dois lisos.

E a luz, como vais fazer de noite?

Aconselho-te a pelo menos arranjar uma caixa de electricidade mais alta. Eu na altura arranjei esta:

http://montanelas.paginas.sapo.pt/ (foto 23) mas também me tinha esquecido da luz conforme podes ver.

Antes agora "levares" com estas minhas observações do que depois no Lés a Lés te vires à rasca com isso. Wink

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6399
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 23 Jan 2009, 11:22

Pode ser melhorado de facto.Mas desde que funcione.A ideia é bem á maneira.Gosto destas "bricolages" para as motos...
    Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1085
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Sex 23 Jan 2009, 17:17

Venham essas criticas......

quanto a iluminação, vai ter dois leds, ligados por duas pilhas de 1,5V, cerca de 20 horas de luz. vão ser colocadas por baixo do papel. (pilhas de 1,5V encontram-se em qualquer lado)

as pegas para rodar os eixos, ainda não estão feitas, vão ser feitas com tampas de pés de cadeira ou algo semelhante (ainda estou a procura disso).

Testei a capacidade e cabem 52 folhas A5 (tamanho do RB do lés a lés do ano passado), a fita cola agarra e deposi da primeira volta o papel já não desprende.

Não tem os dois varões fixos a servir de guia ao papel, mas ficaram as duas divisórias horizontais da caixa, cortei apenas 0.5 mm e fazem com que o papel não descaia. é entre essas duas barras que vai ficar a luz.

O aspecto, realmente não é o melhor, o papel de aluminio foi uma experiencia falhada, mas tudo o resto cumpre a função na perfeição por apenas 8 euros de material.

para a utilização esperada (2 dias no lés a lés) acho que desenrasca

Rui Mendes
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 108
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp 600
    Kms:

Mensagem  Rui Mendes em Dom 31 Maio 2009, 22:36

Boas;
    As ideias caseiras sao sempre bemvindas e ficam mais em conta,só tenho uma duvida como fixas e onde

Abraco
    Rui Mendes

transXplorer
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 27
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650 TRANSALP
    Kms:

Roadbook

Mensagem  transXplorer em Qui 27 Maio 2010, 22:50

Philleas escreveu:Como o leitor de road-book, faz parte integrante do espírito de um lés a lés, resolvi construir um.

Impecável Philleas! Acabei de contruir o meu....

Como no poupar é que está o ganho, para o LAL, em vez de comprar um, decide construí-lo seguindo as tuas instruções! e voilá!

Só acrescentei a cor com uma bela lata de spray preta!
    Agora só falta acrescentar a luz, testá-la e ver quantos kms vai aguentar no LAL!!

Obrigado pelas dicas...

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 10:05