Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Coluna de direcção

Compartilhe
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:

Coluna de direcção

Mensagem  fabio em Dom 25 Jan 2009, 18:30

Boas companheiros
Peço ajuda para quem tenha o manual tecnico da transalp 650 se me pode dizer como se tira as pistas dos rolamentos da coluna de direcçao

Um abraço Fábio
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

coluna de direcção

Mensagem  Fabião em Dom 25 Jan 2009, 19:07

Experimenta sacar aqui o manual a ver se ajuda!

www.pro-bike.ro/forums/index.php?autocom=downloads&showfile=276

Abraço

Fabião
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Re: Coluna de direcção

Mensagem  fabio em Seg 26 Jan 2009, 23:07

O meu problema é mesmp esse "o sacar",só posso gastar 1G por mês
Por isso é que pedi a quem tenha o manual se me pudia enviar ou por aqui a/as pagina/as da secção da coluna de direcção

Abraço
angel99
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 197
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  angel99 em Ter 27 Jan 2009, 00:59

desculpa, mas não tenho mesmo tempo para traduzir para portugues...

mas parece que as pistas dos rolamentos saiem a moda antiga... ou seja... saiem a martelada...

vê lá se ajuda:

mais uma imagem ilucidativa

fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fabio em Qua 28 Jan 2009, 22:03

Obrigado Nelson
A primeira faze já está
Agora é só esperar pelo material novo e montar todo

abraço
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fabio em Sab 21 Fev 2009, 19:21

Boas
A transalp já rola novamente,com um costo total de 40€
Mais uma vez obrigado Nelson

abraço Fábio
cagarro
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 84
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Coluna de Direcção

Mensagem  cagarro em Qui 16 Jun 2011, 23:06

Boas
Já à algum tempo tenho constatado algum barulho estranho vindo da frente da mota. Agora que estou preparando a mota para uma viagem inter-ilhas com a substituição de corrente de transmissão e filtro de ar. Como para mudar o filtro de ar tive de retirar todos os plásticos da frente aproveitei para dar um ajusto na caixa da direcção. Fi-lo com uma marreta e um pulsão. Não tenho a chave própria. Nesse ajuste acho que fiz pior porque o ruído piorou e agora parece-me que existe mesmo algo danificado. Mas como não tenho tempo agora para retirar toda a frente da mota vou circular mais algum tempo assim. Pelo que vi com cerca de 40,00€ comprar-se as peças novas. É um bom orçamento. Mas primeiro terei de ver como se retira toda a frente da mota. Espero que seja fácil.
cagarro
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Coluna de Direcção

Mensagem  cagarro em Qui 16 Jun 2011, 23:10

Será que não consigo desmontar só a parte de cima onde suporta o volante e depois baixar toda a roda da frente e suspensão sem mais desmontagem?

cagarro escreveu:Boas
Já à algum tempo tenho constatado algum barulho estranho vindo da frente da mota. Agora que estou preparando a mota para uma viagem inter-ilhas com a substituição de corrente de transmissão e filtro de ar. Como para mudar o filtro de ar tive de retirar todos os plásticos da frente aproveitei para dar um ajusto na caixa da direcção. Fi-lo com uma marreta e um pulsão. Não tenho a chave própria. Nesse ajuste acho que fiz pior porque o ruído piorou e agora parece-me que existe mesmo algo danificado. Mas como não tenho tempo agora para retirar toda a frente da mota vou circular mais algum tempo assim. Pelo que vi com cerca de 40,00€ comprar-se as peças novas. É um bom orçamento. Mas primeiro terei de ver como se retira toda a frente da mota. Espero que seja fácil.
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 17 Jun 2011, 07:29

Razz Marreta e punção. Viva o improviso.
Esse ajuste é muito simples mas requer sensibilidade(difícil com essas ferramentas). Ao apertar e ao sentir uma ligeira pressão fica bom depois é só apertar a contraporca. Para as vezes que esse sistema se estraga não será melhor entregar esse trabalho a alguém experiente? É que apertando de mais os roletes ou esferas esmagam as pistas e lá se foi.
Se decidires concluír o trabalho por ti limpa bem a zona onde as pistas vão assentar de seguida com um cilindro de madeira com diâmetro igual ao diametro exterior da pista e com a base lisa coloca a pista no lugar com recurso à marreta (Caso não exista um maço Razz). De alguma maneira introduz massa entre as esferas ou roletes e nas pistas. Preferêncialmente utiliza massa MoS2 ou a indicada no manual. A lubrificação deve ser boa mas não é para atestar a coluna de direcção. Os retentores devem ser colocados da mesma forma que as pistas. Nunca forçando apenas um dos lados.
Obviamente é necessário espaço para trabalhar senão pode acontecer o efeito dominó, cai o martelo, depois a roda foge, a suspensão cai e acabamos em cima da mota deitada no chão. Se não atrapalhar a suspensão e a bailarina da roda força.
A afinação do sistema é crucial para a longevidade dos rolamentos e retentores. Há quem aperte e retire um quarto de volta, etc.

Boa sorte. Cumprimentos
Faustino

cagarro
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Obrigado

Mensagem  cagarro em Sex 17 Jun 2011, 19:56

Boa tarde
Quando pensar em substituir as peças irei ter em conta o teu concelho.
Obrigado

jfvf87 escreveu: Razz Marreta e punção. Viva o improviso.
Esse ajuste é muito simples mas requer sensibilidade(difícil com essas ferramentas). Ao apertar e ao sentir uma ligeira pressão fica bom depois é só apertar a contraporca. Para as vezes que esse sistema se estraga não será melhor entregar esse trabalho a alguém experiente? É que apertando de mais os roletes ou esferas esmagam as pistas e lá se foi.
Se decidires concluír o trabalho por ti limpa bem a zona onde as pistas vão assentar de seguida com um cilindro de madeira com diâmetro igual ao diametro exterior da pista e com a base lisa coloca a pista no lugar com recurso à marreta (Caso não exista um maço Razz). De alguma maneira introduz massa entre as esferas ou roletes e nas pistas. Preferêncialmente utiliza massa MoS2 ou a indicada no manual. A lubrificação deve ser boa mas não é para atestar a coluna de direcção. Os retentores devem ser colocados da mesma forma que as pistas. Nunca forçando apenas um dos lados.
Obviamente é necessário espaço para trabalhar senão pode acontecer o efeito dominó, cai o martelo, depois a roda foge, a suspensão cai e acabamos em cima da mota deitada no chão. Se não atrapalhar a suspensão e a bailarina da roda força.
A afinação do sistema é crucial para a longevidade dos rolamentos e retentores. Há quem aperte e retire um quarto de volta, etc.

Boa sorte. Cumprimentos
Faustino

Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Sex 17 Jun 2011, 23:29

Boas

Uma duvida o rolamento e cónico ?

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
cagarro
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Rolamento

Mensagem  cagarro em Sex 17 Jun 2011, 23:33