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Consumos

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miguel almeida
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Re: Consumos

Mensagem  miguel almeida em Qui 27 Set 2012, 13:46

O vitor acho que vou trocar a tua pela minha...
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DRAKER
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Re: Consumos

Mensagem  DRAKER em Qui 27 Set 2012, 14:03

miguel almeida escreveu:O vitor acho que vou trocar a tua pela minha...
Até eu fiquei surpreendido ....
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Re: Consumos

Mensagem  pe-jo@sapo.pt em Qui 27 Set 2012, 15:32

adelinoaraujo escreveu:
pe-jo@sapo.pt escreveu:
Olá a todos,

por falar em consumos, a minha de 96 média de 5,5+-.

Já agora, alguem sabe quantos litros tem a reserva de gasolina na TA 600?

Comps.

Segundo o manual da 600, diz 18 litros com 2.9 de reserva. É engraçado porque já li vários valores diferentes em vários sites.


Obrigado.

Dará então para +- 50 kms.

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Re: Consumos

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 27 Set 2012, 18:08

DRAKER escreveu:
DRAKER escreveu:Fica aqui o meu registo:

Último consumo verificado hoje!

Percurso : sempre dentro das localidades, com algum para e arranca.
Com: 12.8 litros
Fiz: 230 Kms
Média: 5.56

Acho que nao está muito mau! lol!

Ultimo consumo verificado hoje!

Percurso:
Passeio do V Aniversario a Mira pela nacional, com um regresso um pouco mais acelerado e instável pela nacional também ... Restante sempre dentro das localidades, com algum para e arranca.

Com: 15.18 litros
Fiz: 345 Kms
Média: 4.4


I love this bike cheers

Não estou admirado. Mesmo nada. Se eu faço 5.0 a 5.5 e incluindo umas voltas pelos montes, quase sempre em primeira velocidade... e 5.5 a andar aqui em semáforos e 10 kms porto-maia e maia-porto e mais umas voltas por cidade...
Se não passar dos 100 e pouco será canja de Transalp!
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adelinoaraujo
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Re: Consumos

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 12 Out 2012, 18:44

Média 4,99 aos 100 nesta última vez que meti gasoil e meti 13,13 litros para encher e cobrir os 263 kms que fiz.

É que nem sequer à reserva chegou, conforme facilmente se percebe.

Estive a fazer as contas... se fosse de Metro para o Porto, pagava mais ou menos o dobro do que gasto na moTA. E tinha que me deslocar daqui até ao Metro, depois ir a pé... voltar, etc. E o tempo usado nesta brincadeira? Se fosse numa PCX então a diferença ainda era maior.

E na moTA é um prazer fazer a viagem para o trabalho ou apenas lazer. E nem de carrinha consigo fazer estes valores, apesar da minha fazer à vontade 5,5 litros se for entre 90 a 110km/h. Se for... porque na moTA vou confortavelmente a 90 ou 100 e não preciso de ir mais rápido sequer.

Ainda bem que fiz estas contas.

Ir de moTA: média 55 cêntimos por viagem
Metro bilhete: 1,40 euros por viagem
Metro passe : 47 euros/mês que dá média 1 euro e pouco por viagem
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Re: Consumos

Mensagem  jfvf87 em Sex 12 Out 2012, 20:54

DRAKER escreveu:
miguel almeida escreveu:O vitor acho que vou trocar a tua pela minha...
Até eu fiquei surpreendido ....

temos máquina e mecânico! lol!


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Re: Consumos

Mensagem  DRAKER em Sab 13 Out 2012, 21:30

jfvf87 escreveu:
DRAKER escreveu:
miguel almeida escreveu:O vitor acho que vou trocar a tua pela minha...
Até eu fiquei surpreendido ....

temos máquina e mecânico! lol!

Os bons mecânicos tem TA's azuis afro
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Re: Consumos

Mensagem  Gigikoln3 em Dom 14 Out 2012, 00:31

Faustino tu livra-te de quereres vender essa tua Azulinha.... lol!


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Já agora....

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
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Re: Consumos

Mensagem  Alexandre Almeida em Dom 14 Out 2012, 22:54

Boas

não entendo os meu consumos comparado com o vossos.
Com 1 deposito faço somente 230 Km no máximo em cidade.
isso se não ultrapassar o 80

Alguém sabe me explicar tanta diferença. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Abraços
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Re: Consumos

Mensagem  jfvf87 em Seg 15 Out 2012, 07:00

Alexandre Almeida escreveu:Boas

não entendo os meu consumos comparado com o vossos.
Com 1 deposito faço somente 230 Km no máximo em cidade.
isso se não ultrapassar o 80

Alguém sabe me explicar tanta diferença. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Abraços

Pede ao DRAKER para ter uma conversa com ela Twisted Evil

Cumprimentos
Faustino


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Re: Consumos

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 15 Out 2012, 07:51

Alexandre Almeida escreveu:Boas

não entendo os meu consumos comparado com o vossos.
Com 1 deposito faço somente 230 Km no máximo em cidade.
isso se não ultrapassar o 80

Alguém sabe me explicar tanta diferença. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Abraços

Se a média for por depósito de 17 litros sem ir à reserva, isto são 7.3 litros aos 100. É bastante sim e não passando sequer dos 100 à hora... wow há qualquer problema aí. Eu ando sempre pelos 90 a 110 e ainda faço off-road em mudanças baixas. E ando em cidade devagar também.


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//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
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Re: Consumos

Mensagem  DRAKER em Seg 15 Out 2012, 12:52

jfvf87 escreveu:
Alexandre Almeida escreveu:Boas

não entendo os meu consumos comparado com o vossos.
Com 1 deposito faço somente 230 Km no máximo em cidade.
isso se não ultrapassar o 80

Alguém sabe me explicar tanta diferença. Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Abraços

Pede ao DRAKER para ter uma conversa com ela Twisted Evil

Cumprimentos
Faustino

Faustino,
Nao brinques com coisas serias... scratch
Ainda tenho que sujar muito as maos, para chegar ao teu nivel Very Happy
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consumos mota x carro

Mensagem  manele em Qui 18 Out 2012, 09:10

Viva pessoal.
Desculpem-me este não deve ser o sítio certo mas a minha questão é relacionada.
Assim visto por alto custa-me a perceber porque é que as motas consomem tanto em comparaçao com os carros.
Partindo do exemplo da transalp que nem bebe muito não consigo entender porque é um veículo com cerca de 200kg de peso e um passageiro dificilmente gasta menos de 5l/100km
e um carrito utilitário da mesma época com o dobro da cilindrada, 5 vezes o peso e 4 passageiros a fazer o mesmo tipo de utilização (normal) dificilmente gasta mais de 7 ou 8l/100km.
Será por os motores serem mais leves e pequenos que se tornam menos eficientes?
É só por curiosidade mas é que nunca vi nunca vi uma resposta simples a esta questão.
Abraços
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Re: Consumos

Mensagem  Animal em Qui 18 Out 2012, 09:19

manele escreveu:Viva pessoal.
Desculpem-me este não deve ser o sítio certo mas a minha questão é relacionada.
Assim visto por alto custa-me a perceber porque é que as motas consomem tanto em comparaçao com os carros.
Partindo do exemplo da transalp que nem bebe muito não consigo entender porque é um veículo com cerca de 200kg de peso e um passageiro dificilmente gasta menos de 5l/100km
e um carrito utilitário da mesma época com o dobro da cilindrada, 5 vezes o peso e 4 passageiros a fazer o mesmo tipo de utilização (normal) dificilmente gasta mais de 7 ou 8l/100km.
Será por os motores serem mais leves e pequenos que se tornam menos eficientes?
É só por curiosidade mas é que nunca vi nunca vi uma resposta simples a esta questão.
Abraços
A relação peso força, tem tudo a ver, quanto mais pesado fôr o veiculo mais gasta, assim como a cilindrada, qdo mais alta em geral bebe mais!


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Longe?É um lugar que não existe!
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Re: Consumos

Mensagem  jfvf87 em Qui 18 Out 2012, 10:14

Animal escreveu:
manele escreveu:Viva pessoal.
Desculpem-me este não deve ser o sítio certo mas a minha questão é relacionada.
Assim visto por alto custa-me a perceber porque é que as motas consomem tanto em comparaçao com os carros.
Partindo do exemplo da transalp que nem bebe muito não consigo entender porque é um veículo com cerca de 200kg de peso e um passageiro dificilmente gasta menos de 5l/100km
e um carrito utilitário da mesma época com o dobro da cilindrada, 5 vezes o peso e 4 passageiros a fazer o mesmo tipo de utilização (normal) dificilmente gasta mais de 7 ou 8l/100km.
Será por os motores serem mais leves e pequenos que se tornam menos eficientes?
É só por curiosidade mas é que nunca vi nunca vi uma resposta simples a esta questão.
Abraços
A relação peso força, tem tudo a ver, quanto mais pesado fôr o veiculo mais gasta, assim como a cilindrada, qdo mais alta em geral bebe mais!

Tá mal! lol!
Quanto mais pesado mais gasta para o meter em movimento mas menos gasta para o manter em movimento. Energia cinética é uma das principais causas dessas diferenças de consumo, quer por peso do veiculo quer por construção do motor (principalmente o volante do motor).
Se imaginarmos um camião carregado até não poder mais e uma mota leve na mesma estrada a nível horizontal, à mesma velocidade, a desligar o motor e desengatar a transmissão ao mesmo tempo a mota começará a perder velocidade muito mais rapidamente que o camião. Claro que na pratica o camião gasta muito mais que a mota para manter a velocidade mas em proporção muito menor.

Na TA se alterarmos a caixa, a transmissão e adicionarmos peso ao volante magnético melhoramos os consumos mas ficamos com uma TA parecida com a NC700 sem um motor vivo.

Cumprimentos
Faustino


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Re: Consumos

Mensagem  manele em Qui 18 Out 2012, 11:08

Na TA se alterarmos a caixa, a transmissão e adicionarmos peso ao volante magnético melhoramos os consumos mas ficamos com uma TA parecida com a NC700 sem um motor vivo.

Cumprimentos
Faustino

Hummm... Isso é economicamente viável? e os consumos melhorariam dramaticamente? É que uma das principais razões para eu andar menos de TA agora é que me sai mais barato andar no meu 1000 a gpl do que de mota.

Obrigado pelas respostas
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Re: Consumos

Mensagem  jfvf87 em Qui 18 Out 2012, 11:37

manele escreveu:
Na TA se alterarmos a caixa, a transmissão e adicionarmos peso ao volante magnético melhoramos os consumos mas ficamos com uma TA parecida com a NC700 sem um motor vivo.

Cumprimentos
Faustino

Hummm... Isso é economicamente viável? e os consumos melhorariam dramaticamente? É que uma das principais razões para eu andar menos de TA agora é que me sai mais barato andar no meu 1000 a gpl do que de mota.

Obrigado pelas respostas

O mais viável será na altura de mudar de kit de transmissão escolher outra relação.
Contas por alto com um pinhão de 20 dentes e uma coroa de 40 dentes o consumo descia cerca de 1 terço. ficaria qualquer coisa como 3.3L aos 100km. A nível de mercado não devem existir kit's com essas medidas...e a mota deve ficar super estranha. Acho que no Brasil existem kit's para adaptar gás às motas.





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Re: Consumos

Mensagem  manele em Sex 19 Out 2012, 08:24

Acho que no Brasil existem kit's para adaptar gás às motas.
Pois isso queria eu mas com a legislação portuguesa não se conseguem legalizar motas a gpl.
Acho que tem a ver com a distância minima do depósito ao eixo dianteiro ou ao motor não tenho a certeza
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Re: Consumos

Mensagem  Vultura em Sex 19 Out 2012, 19:06

manele escreveu:Viva pessoal.
Desculpem-me este não deve ser o sítio certo mas a minha questão é relacionada.
Assim visto por alto custa-me a perceber porque é que as motas consomem tanto em comparaçao com os carros.
Partindo do exemplo da transalp que nem bebe muito não consigo entender porque é um veículo com cerca de 200kg de peso e um passageiro dificilmente gasta menos de 5l/100km
e um carrito utilitário da mesma época com o dobro da cilindrada, 5 vezes o peso e 4 passageiros a fazer o mesmo tipo de utilização (normal) dificilmente gasta mais de 7 ou 8l/100km.
Será por os motores serem mais leves e pequenos que se tornam menos eficientes?
É só por curiosidade mas é que nunca vi nunca vi uma resposta simples a esta questão.
Abraços
Boas!
Não existe de facto uma resposta simples.
Basicamente envolve cilindrada,taxa de compressão,potência,binário(e a que rotação ele é disponibilizado) que espécie/quantidade de rotação faz .
Um carrito utilitário que descreves debita no máximo 60/75cv na melhor das hipóteses com 1200cc a Transalp com metade da cilindrada debita 54cv(XL650V)
Eficiência é relativa...nota que o veiculo que referes consegue fazer de 0 a 100Km/h em 15 segundos(e estou a ser optimista), a Transalp consegue em 5 segundos de 0 a 100Km/h (e não estou a ser optimista porque na realidade é em 4,9 segundos).
Não podes ter dois pesos e duas medidas.
O meu carro pesa 1500Kg vazio,tem 2,200 cc,é a diesel e é de 2003 e a circular nos limites de velocidade em estrada faz 5 litros e em autoestrada faz 5.8 ,no entanto a Transalp em estrada da-lhe um bigode.

Cheers mate
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Re: Consumos

Mensagem  Vultura em Sex 19 Out 2012, 19:16

jfvf87 escreveu:
manele escreveu:
Na TA se alterarmos a caixa, a transmissão e adicionarmos peso ao volante magnético melhoramos os consumos mas ficamos com uma TA parecida com a NC700 sem um motor vivo.

Cumprimentos
Faustino

Hummm... Isso é economicamente viável? e os consumos melhorariam dramaticamente? É que uma das principais razões para eu andar menos de TA agora é que me sai mais barato andar no meu 1000 a gpl do que de mota.

Obrigado pelas respostas

O mais viável será na altura de mudar de kit de transmissão escolher outra relação.
Contas por alto com um pinhão de 20 dentes e uma coroa de 40 dentes o consumo descia cerca de 1 terço. ficaria qualquer coisa como 3.3L aos 100km. A nível de mercado não devem existir kit's com essas medidas...e a mota deve ficar super estranha. Acho que no Brasil existem kit's para adaptar gás às motas.



Bem com essa relação nem conseguias arrancar.
Eu aumentei um dente no pinhão de ataque na transmissão de origem e a rotação "caiu" quase 750rpm, e com a agravante da disponibilidade do motor passar das 2200rpm para as 3000rpm,mas ficou efectivamente mais economica em estrada e autoestrada,mas em cidade ficou demasiado longa,ficou estranha.Voltei montar o pinhão de origem(15 dentes)
O consumo diminuiu 0,7 litro com o pinhão de 16 dentes.


Última edição por Vultura em Sex 19 Out 2012, 20:16, editado 1 vez(es)
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Re: Consumos

Mensagem  Vultura em Sex 19 Out 2012, 20:04

Com a minha Transalp(650) a circular em estrada a 80/90km/h e sem puxar mudança nenhuma já consegui fazer 3,7 litros,mas já consegui fazer 9,8 litros num percurso de 600km em autoestrada sempre a prego com malas laterais e top case e mais carregada que uma mula.
Eu retirei o "catalizador" que se encontra debaixo do braço oscilante e fiz ligação directa dos colectores de escape á ponteira.O resultado final é muito agradavel,o motor fica disponivel mais cedo,mais pedrada de saida, fica com uma sonoridade mais alta e gutural(grave) sem ser desagradavel e reduz ligeiramente o consumo.Aconselho vivamente a fazerem.
E se acham que 9,8 é muito...
A minha rasteirinha que dorme no fundo da garagem quando anda em condições extremas com afterburner ligado chega a fazer 16 litros!!!!
Mas é compreensivel,atinge mais velocidade ela em 2 que a Transalp em 5 a prego.

Mas contínuo a adorar a Transalp na mesma.

P.S. Os motores a 4tempos não precisam de back pressure(em alusão ao "catalizador").
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Re: Consumos

Mensagem  Gigikoln3 em Sex 19 Out 2012, 23:09

Vultura também gostava de ter uma a gastar pouco... eheheh

Mas aproveitem que a gasosa vai baixar 0,06 centimos...

Um off-topic vultura aproveita e dá um saltinho a este tópico...

http://www.forumtransalp.com/t130p480-locais-de-encontros-da-regiao-de-lisboa

Post 487


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Re: Consumos

Mensagem  miguel almeida em Sab 20 Out 2012, 09:51

Amigos a minha e das que bebe muito . Deve ser porque sou levezinho ! ....
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Re: Consumos

Mensagem  jfvf87 em Seg 22 Out 2012, 10:50

O último deposito fez uma média de 4.64L (12,5L para 269Km). Foi com uma condução normal de Almada para Lisboa sem grandes puxadelas e com tempo bastante fresco.
Consumo de 3.7 a 9L é obra Rolling Eyes Voltura qual é o setup da menina? filtro de ar dos laváveis? Pneu de alto perfil ou novo? esses 3.7 foi com o pinhão de 16? velas? Alguma modificação relevante?
Mais dia menos dia levo a mota ao mecânico para a revisão e depois tento bater os consumos da TA do Draker depois nem que tenha que dar aos pés lol!

Cumprimentos
Faustino


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Re: Consumos

Mensagem  Vultura em Sex 26 Out 2012, 18:49

jfvf87 escreveu:O último deposito fez uma média de 4.64L (12,5L para 269Km). Foi com uma condução normal de Almada para Lisboa sem grandes puxadelas e com tempo bastante fresco.
Consumo de 3.7 a 9L é obra Rolling Eyes Voltura qual é o setup da menina? filtro de ar dos laváveis? Pneu de alto perfil ou novo? esses 3.7 foi com o pinhão de 16? velas? Alguma modificação relevante?
Mais dia menos dia levo a mota ao mecânico para a revisão e depois tento bater os consumos da TA do Draker depois nem que tenha que dar aos pés lol!

Cumprimentos
Faustino

Uso filtro de ar normal de papel(é mudado a tempo e horas),pneu da frente com a medida de origem e o de trás é o 130, os 3,7 foram com o pinhão 15.
Estou para montar velas de iridium para breve.
E removi o "catalizador" que está debaixo do braço oscilante,o que fez uma grande diferença na resposta e nos consumos da moTA.
Nota que a minha Transalp é a 650 e tem uma panela/catalizador debaixo do braço oscilante.

Cumprimentos
Paulo

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