Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Consumos

Compartilhe
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 501
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: 650
Kms:

Re: Consumos

Mensagem  fresco em Dom 20 Abr 2008, 12:04

Isso é um EXCELENTE consumo!

Saber condizir e usar a caixa devidamente também influencia muito, meus amigos...

flower

=================================================================================================================

Surf Bodyboard Kitesurf Windsurf

Riderman
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 275
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano:
Kms:

convivio

Mensagem  Riderman em Dom 20 Abr 2008, 20:29

Caro Henrique,

Que grande montada a tua, devo-te dizer que tive para comprar uma Africa Twin de 1997 com quasi 50.000 kms, vai dando novidades e pode ser que nos encontre-mos par ir ate á Barra (furadouro, etc)

Abraços

Riderman

henriqueAT
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 39
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  henriqueAT em Ter 22 Abr 2008, 17:04

Sinceramente tb fiquei espantado pois qd falam de consumos eu digo pelo que faço em viagem (2 pessoas+3malas+saco de deposito) enfim um valor bastante inflacionado.

Qt a fazer uns passeios é so marcarem.....queria ia ate a serra da estrela brevemente....quem quiser vir ja sabe, isso ou passar o fim de semana em grandola(alentejo)

Um abraço henrique
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Mensagem  FALP em Ter 22 Abr 2008, 17:17

Na minha TA faço entre 220~240 kms com um depósito. Isto ronda 5 e muito a 6 e poucos/100km.

Os meus percursos diários são Cidade+EN de cerca de 10km~15Km, sozinho e com TopCase.

O máximo de kms que fiz deve ter sido pouco mais de 250km em AE+EN com pendura, e o minimo cerca de 200km sozinho com TopCase quase tudo em AE tendo aproveitado para a esticar ao máximo diversas vezes após uns 6 meses a empastelar o que ronda os 8L/100km.

Se querem economia... comprem uma 650gs mono com EFI... drunken
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Sex 25 Abr 2008, 21:04

Faço quase sempre 300 km com um depósito...

Será que ando a dormir na estrada?????????

A verdade é que os percursos raramente dão para passar dos 100... Estradas secundárias e trânsito.

=================================================================================================================

Riderman
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 275
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano:
Kms:

consumos

Mensagem  Riderman em Sex 25 Abr 2008, 23:10

Caro fresco,

acerca dos kms que fazes com a tua moto são de facto excelentes, concerteza que não andas a dormir, mas existe um facto indesmentivel a velocidade a que andas reflete obviamente o consumo, e pelo menos na minha transalp é assim, andas a velocidades moderadas , consome pouco, apertas com ela e o consumo aumenta é normal. Em jeito de comentário estou como diz um primo meu, eu cá gosto mesmo é de andar de moto.

Abraço

Riderman lol! lol! lol!

henriqueAT
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 39
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  henriqueAT em Sab 26 Abr 2008, 12:49

Isso dos consumos tem muito que se lhe diga, mas uma coisa é certa quando comecas a fazer uns 10mil/20mil ou mesmo 30mil anuais ja nao pensas da mesma maneira.

Um abraço henrique
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Sab 26 Abr 2008, 18:40

A injecção faz mesmo muita falta na TA650... confiirmo-o acabadinho de chegar do Alentejo de uns 500 km de passeio... alien
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Dom 27 Abr 2008, 01:01

Explica...

FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Dom 27 Abr 2008, 08:27

Disponibilidade a baixa rotação, tb ajudava em todo o terreno, consumos, afinação óptima.

A minha primeira incursão em todo o terreno teve uma face dupla, eu e mota até nos portamos muito bem Very Happy ... o telemóvel despareceu... Suspect
Voltando atrás encontrámos... no chão e esmagado pelo Range Rover do meu amigo que vinha atrás... No deve ter saltado das calças... pig
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Dom 27 Abr 2008, 15:22

Provavelmente encontras essas características numa monocilindrica bem mais leve...

Não te esqueças que a TA é polivalente e não offroad pura. Quanto a consumos faço 300km com um depósito e acho que uma TA desafinada é algo que ainda não se viu...

E para fora de estrada a nova é mais pesada, não dá para desligar o ABS, tem a roda da frente mais pequena e não tem foles na suspenção da frente!!!!

Nem tudo o que luze é ouro meu amigo... Isso de ser nova...

FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Dom 27 Abr 2008, 17:14

Eu disse que só lhe faltava EFI para ser a mota que é mas melhor... cyclops

A nova TA não me diz nada... Rolling Eyes

Eu 300km nunca consegui... uns 250~260 sim...

Para mota bem melhor e polivalente a F800Gs... Basketball
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Dom 27 Abr 2008, 23:39

Concordo!

slammer9
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 32
Masculino

A Mota
Kms:

Consumo

Mensagem  slammer9 em Seg 26 Maio 2008, 22:39

Acabei de gastar o meu primeiro depósito na minha Transalp de 2001. Fez uma média que não estava à espera. Gastou 6,2L/100km. É normal ou será que os meus 95kg e 1.91m têm influência?

E já agora, o ponteiro já passava do vermelho e só entraram 15,56 L. Será que ainda tinha mesmo 3,5L?
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Ter 27 Maio 2008, 06:01

Costumo fazer 5.5 a 6~6.5 e já fiz 8 a fundo em AE.

A TA não é conhecida por ser económica, é pesada, motor e ciclística com 20 anos, mas tb gasta menos que uma Varadero... Cool

Costumo atestar 16L.

Uma F800GS faz facilmente 5L com 85cv e com menos esforço... é a evolução... Cool

Ando para trazer o Jerrican um dia destes e deixar ir ao fim para experimentar... pirat
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Ter 27 Maio 2008, 08:11

Boas slammer9,

eu no meu primeiro depósito fiz 7l/100Km !!!

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/consumos-t112-15.htm

o punho não parava de rodar Smile tenho menos 10Kg do que tu e menos 14Cm, penso que não será pela aerodinâmica, mas sim pelo gozo de rodar o punho, daí em diante tenho conseguido fazer médias de 5 e 5,5 litros, a condição é que é outra Smile

Cumprimentos,

RainMaker

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino

Mensagem  jcsmartins em Ter 27 Maio 2008, 08:24

Bem,

Da ultima vez que enchi o depósito meti 13 Lts de 95 (cerca de 19 EUR) e fiz 280 kms
até chegar a reserva, o que segundo as minhas contas dá uma média de 4,64 Lts/100km.

Não me parece mau de todo, mas também é uma XL600V. As 650 provavelmente são mais gulosas.

Tenho 1,80m e peso 87 kg e foi tudo condução mista.
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Ter 27 Maio 2008, 21:47

Atesto e faço 300km se andar nas calmas.

Atenção que acho que já existe este tópico algures.

Moderador: Estamos OFFTOPIC, certo?

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sab 31 Maio 2008, 19:42

fresco escreveu:Atesto e faço 300km se andar nas calmas.

Atenção que acho que já existe este tópico algures.

Moderador: Estamos OFFTOPIC, certo?

Já não, coloquei o tópico no sítio certo..Obrigado pelo aviso..

V

Transalp é Transalp e mai nada..

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 89
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Sab 07 Jun 2008, 10:29

fresco escreveu:Mais um tema de discussão (avisei logo que vinha práqui para "levantar pó"...)

Quantos Km fazem com um depósito cherry ?

Cá vão as minhas médias

XL650

Condução nas calmas (até 100km/k): 300/310

"Normal" (até 120/130 e umas subidas ás 6 000rpm): 260/270

A 150 affraid na AE: (ainda não gastei 1 depósito de seguida...)

E vocês Question

Viva. Após 7 anos de vários tipos de condução (menos ao empurrão!! lol! ) ando-me sempre pelos 15L /270 km (100-130-140km/h). Numa condução de passeio que implica logo kms e kms de curvas, 300km pra cima na boa com os ditos 15L. Nestes 7 anos nunca mandei afinar os carburadores (sim, as TA 2000-2007 têm duplo, um menor para baixa rotação e o outro para acompanhar na bebedeira Laughing ). A partir duns 30.000km o motor tá solto, pelo que o consumo deverá diminuir, inclusivé o de óleo, eu pelo menos só adicionei óleo uma vez na vida da minha moto, ao fazer rodagem, o que é normal dado que as peças estão a acamar. Resumindo, se afinasse concerteza ajudava um pouco nos consumos. Uns dinojet ou qq coisa de qualidade também deve ser bom, nada como ter atenção ao filtro de ar, rodar o punho progressivamente (pneus também agradecem) e para quem anda muito em cidade, vão de vez em quando para estrada livre ou façam passeio longos regularmente, ajuda a limpar o carvão.
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 123
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:

Mensagem  Tarz em Ter 17 Jun 2008, 12:18

Li estes posts e fiquei confuso. A minha anda na ordem dos 6 a 7,5 (XL600V). Se fizer citadino, anda nos 7l/100 se fizer AE (100-140) baixa-me o consumo para 6l/100.

Vocês estão a falar a sério? é que se assim for, então eu tenho um problema de afinação de baixa rotação!

E essa parte do consumo de óleo Rolling Eyes a TA consome óleo!?!? vais ver a minha está sequina.. vou verificar assim que puder.
O óleo não evapora. Só pode ser consumido quando os segmentos estão mal. Já repararam se depois de fazer uma descida (+/- longa) sem acelerar, quando voltam a acelerar se aparece fumo branco? (mas não procurem o papa, é só fumo branco). É que se esse sintoma acontecer, os segmentos estão a deixar passar óleo para a câmara de combustão, logo a consomir óleo.
Na minha antiga FZR600 custumava andar no redline até que a electónica cortava às 12500rpm e nunca tive de deitar óleo, por isso fiquei estupfacto com os relatos aqui.
Será porque na Madeira o redline só dá para aguentar durante pouco tempo? (muitas curvas).

ab,

Tarz

Última edição por Tarz em Ter 17 Jun 2008, 12:19, editado 1 vez(es) (Razão : erros)
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 123
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:

Mensagem  Tarz em Ter 17 Jun 2008, 14:43

Já agora, li neste post que o mecanico tinha mexido nos parafusos da relação gasolina/ar (pilot screw) e que a mota ficou a andar mais.
Então é assim: a relação optima é 15 de gasolina para 1 de ar (relação em peso molecular). Na TA temos um parafuso que regula a passagem de ar
ajustando assim esta relacão 15/1.

Se alargarmos estes parafusos (existe um em cada um dos carburadores) será aumentada a quantidade de gasolina que é misturada com o ar. O ar que passa pelo carb, na TA, é sempre o mesmo, logo podemos é por mais ou menos gasolina enrriquecendo ou empobrecendo a mistura respectivamente.
Acontece que se a mistura estiver rica, estamos a deitar gasolina fora. Leiam a parte 6.2 deste manual http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/manual-de-mecanica-brasilheiro-t495.htm
Se tivermos a mistura muito pobre, podemos danificar o motor gravemente.

Como todos nós temos os mesmos motores (salvo seja 600/650), podiamos verificar como andam as nossas afinações.

Na minha neste momento estou com 2 voltas e metade de 1/4, ie, 2,125 voltas (conta-se desde tudo apertado até onde está).
Noto entre as 2000 e as 2500rpm ao descer sem acelerar uns pequenos rateres.

Para saberem como está a vossa, precisam de fazer esta operação com cuidado. Motor desligado!

1 - marcam a posição do parafuso com uma caneta permanente (o marcador dos CDs deve dar). Um pontinho ou risco que seja comum ao parafuso e ao carb.

2 - agora que já se sabe qual a posição que devemos voltar a colocar o parafuso no final, temos de ir fechando o parafuso e contando as voltas. Meia volta de cada vez ou uma de cada vez.

3 - cuidado não apertar demasiado o parafuso porque a ponta desse parafuso é estremamente fina e se apertarem muito podem deformar a ponta. Basta ir apertando até sentirem que está a acentar. Nessa altura parar e assim descobrem quantas voltas tem o parafuso da mistura na vossa mota.

4 - desapertar para colocar na posição que estava inicialmente (a posição exacta é a referência que foi criada no inicio com o marcador). Cuidado para não se enganarem nas voltas.

Se o parafuso estiver muito apertado e rodá-lo é missão impossível (logo no início), então sugiro que não se mexa nesse, experimentem o outro. Se também estiver apertado, então não se mexe a menos que sintam que precisam mesmo de saber! silent

Para afinar o carburador convém ter um medidor de CO. Não é tarefa fácil. Depois ainda é preciso verificar a sincronização (ainda mais difícel). Por falar nisso, Sabiam que se a mota estiver dessincronizada, consome mais. Para dessincronizar um motor, basta que um dos colectores fique ressequido e deixe de isolar a passagem da mistura permitindo a entrada de ar. Tão simples. Podemos abordar isso noutro topico.

Ora o consumo da minha XL600V é 6L/100 a 100-140 Km/h e 7L/100 em citadino e tenho 2,125 voltas no parafuso de mistura. Mala atrás e raramente com pendura. Filtro de ar da K&N.

Como anda a vossa?
Pedro Marques Alves
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 647
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Ter 17 Jun 2008, 18:16

Caro amigo

Excelente artigo. Excelente dica !

Quando comprei a moto ( XL600V ) não vinha com o escape de origem. Ela faz um barulho enorme ( há quem goste ) e ao reduzir a marcha faz - inevitavelmente - rater's.
Daí ter optado por comprar um escape de origem em Barcelona ( -130€ ) e devo recebê-lo ainda esta semana.
Espero que o problema do barulho fique solucionado, senão poderá ser - também - uma questão de afinação. Aí irei recorrer a este teu artigo e quiçá a um " acompanhamento técnico " study da tua parte.
Se alguém já passou por esta situação de escape adulterado e que resolveu colocar o de origem, agradeço que digam alguma coisa

Saudações transalpianas

Pedro
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  fresco em Ter 17 Jun 2008, 19:49

Ao descer montanha com a 4ª/5ª engatada se acelerar, era só pequenos rateres.

Fui ao mecânico que disse logo que a mistura tinha que ser enriquecida.

Afinou e melhorou muito!!!

Não notei no consumo. Foi mesmo uma afinação milimétrica!

Pedro Marques Alves
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 647
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Ter 17 Jun 2008, 20:17

Fresco,

Obrigado pela dica. O escape é o de origem ?

Abraço

Pedro

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:41