Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Consumos

Compartilhe
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Re: Consumos

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 25 Maio 2014, 18:57

4.88 l/100 desta vez. Só fui umas duas vezes por caminhos maus, de resto cidade e via Norte. Pensei que fosse fazer +5.5 mas correu bem.

Andando devagar a Transalp mesmo com 15 dentes à frente, porta-se muito bem. Agora quando meter 16... a ver vamos.

=================================================================================================================

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2809
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Dom 25 Maio 2014, 20:40

Boas Pedro, so agora reparei no teu comentario !
Nao as 650 tem uma bicha que liga a um sem fim na roda da frente. o conta rotações trabalha a parte.....deve ser mesmo avaria no meu conta kilometros.......
Abraço!
Premota
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 23
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Mensagem  Premota em Dom 01 Jun 2014, 01:56

Aqui no Brasil, a gasolina tem a adição de 25% de álcool, o que, a meu ver, prejudica um pouco o consumo. Minhas médias (não muito precisas) são:
Consumo cidade com trânsito travado: 19km/l
Consumo auto-estrada 100km/h, sem vento de frente: 24km/l
Consumo auto-estrada 120km/h: 18km/l

Na Argentina, com gasolina sem misturas, já fiz médias melhores.

abraço

Premota
Renato32
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 37
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL700 2009
Kms: 6000

Mensagem  Renato32 em Dom 01 Jun 2014, 10:00

Pensava eu que os consumos que fazia, se deviam a ser um "maçarico" a conduzir....
Ponho sempre gasolina 98, e um depósito dá para 170Kms a 190kms. Também são quase sempre percursos urbanos!
Luis Diogo
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 13
Masculino

Mensagem  Luis Diogo em Dom 01 Jun 2014, 22:38

Ainda não consegui fazer menos de 7L...
Autoestrada a 140 / 160km/h com malas e cidade pára-arranque...
Tenho de treinar mais  Laughing 

=================================================================================================================

Podia ter outra mota diferente da Transalp?... poder, podia... mas não era a mesma coisa!!!  Laughing
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 03 Jun 2014, 21:07

Luis Diogo escreveu:Ainda não consegui fazer menos de 7L...
Autoestrada a 140 / 160km/h com malas e cidade pára-arranque...
Tenho de treinar mais  :lol: 

Acho que não precisas. Com essa configuração e essa velocidade, 7L parece-me normal. Não existem milagres. Eu raramente passo dos 120 porque quando o faço, e já o fiz, 140 e 160 e pouco mais, a minha média dá logo 6 e tal.

Faço 4 e tal ou 5 se andar na via norte e vci a 90 e na cidade nas calmas, acelerando normal. Não preciso desligar a moto nos semáforos, mas um dia hei-de fazer um depósito com mega-poupança a ver quanto consigo aos 100.

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
Renato32
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 37
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL700 2009
Kms: 6000

Mensagem  Renato32 em Sab 01 Nov 2014, 10:11

Bom dia companheiros!

Andava por aqui a pesquisar, se as gasolinas low-cost teriam ou não influência nos consumos vs rendimento. Ainda pensei abrir um novo tópico, mas achei que talvez não fosse boa ideia! (O servidor podia começar a queixar-se com excesso de ocupação Very Happy )
Então é assim: a minha TA700 com gasolina 98 octanas de marcas como Repsol, BP ou CEPSA, faz uma média de 220 a 240 kms (quando atesto ponho entre 12 a 14 litros de "gasosa"), e o percurso é maioritáriamente urbano (IC19 Mad ).
Ora, devido ao exarcebado preço da gasolina, resolvi experimentar a 98 do Jumbo: substancialmente mais barata. Rendimento do motor: nada a relatar, ou pelo menos não me pareceu. Consumo: 190 a 200 kms!
Atenção: eu sou daqueles fulanos que assim que fico só com um "tracinho", no indicador de combustível vou imediatamente atestar!
Mais alguém, por este sagrado "cantinho", reparou ou lhe aconteceu o mesmo? Ou será pura azelhice minha!?
Cumprimentos Transalpianos!

dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 927
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Mensagem  dijm em Sab 01 Nov 2014, 11:39

Bons dias, eu com a TA 600 faço sensivelmente os mesmos KM, como também não sou um perito a andar sempre até as 5000 rpm.
mcad
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 100
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
Kms: 35250

Mensagem  mcad em Seg 03 Nov 2014, 14:12

Boas eu na minha TA600 de 99, ponho quase sempre na Prio 20€ de 95 e faz entre 250 a 265 km, na casa dos 90 a 120km/h e umas vezes tirar a ferrugem la vou aos 150, 160km/h mas sempre estrada nacional.
Já testei do intermache e fez menos 20km e a mandava mais rateres quando desacelero.
tenho de testar Galp ou BP a ver se faz mais km.

Boas curvas
jmfbento
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 29
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp/Nov 1991
Kms: passou os 70.000 e por aí a fora

Mensagem  jmfbento em Qua 05 Nov 2014, 12:28

Boas Meus Caros Companheiros,

Bem a Minha TA 1991 ( Azurra) anda todos os dias 6 dias por semana, descansa ao Domingo Smile mas nem todos, urbano IC19/ 2ª circular.
Normarlmente coloco Repsol 20€ dá para sensivelmente 250 KM média depende do punho entre os 90 e 120 kmh.
Mas esta semana coloquei no Intermarché, realmente noto a diferença quando desacelero, começo a largar uns rateres, bem por vezes ajuda para desviar o pessoal na IC19 .

Mas enfim..... um Abraço a Todos e boas curvas
Ruca600v
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 24
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V/1993
Kms:

Mensagem  Ruca600v em Ter 11 Nov 2014, 15:46

Também ando mais ou menos na mesma média com a TA600, 10€ faço +- 120/130km, 20€ faço uns 260km. Ponho sempre na Repsol e não passo dos 120 com acelerações suaves.

Abraço
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Qua 12 Nov 2014, 09:25

Noto que, as máquinas em estrada aberta, rodando a 120 ou a 140 gastam praticamente o mesmo. Menos que 6L sem malas laterais e só o condutor.

A esticar mudanças baixas não sei. Os trajectos citadinos que faço são curtos.

"O caminho faz-se caminhando"
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 29 Mar 2015, 23:47

Esta semana, como sempre, enchi o depósito. Chego a casa, faço a média. Dá 5.6 l/100 mais ou menos e fico satisfeito. Enfim, tinha andado com um bocado de "calor" principalmente na via-norte e justifica perfeitamente este valor.

Passado quase 1 hora, lembro-me do erro que cometi. Fiz conta aos 12 litros que meti mas na verdade foram 12,48 euros e 8 litros e pouco. Que palhaço!

Pego na calculadora e pimba: média 3.9 litros aos 100.

Voltei a fazer a conta, porque o valor é duma NC700 claramente e não uma Transalp. Lá tá, 3.9, ou 3.87 mais precisamente.

Nem sei bem o que dizer disto mas assumo que pode haver uma diferença entre o que foi metido agora e o que foi provavelmente atestado à rolha, da outra vez, mas a média apenas subiria para os 4.3 ou parecido. E, como disse antes, confesso que andei umas 3 ou 4 vezes claramente acima do limite legal.

Não pouco nas acelerações, não desligo a Transalp em andamento. Mas parece-me que andar calmamente, estou a roçar os valores da NC700. Só imagino o que fará uma NC700 a andar nas calmas.

Hoje li num manual da Transalp que ela deverá fazer 6.5 aos 100. Provavelmente seria com a gasolina da altura, porque desde que começei a meter na Galp a média baixou 1 a 2 litros, sem eu alterar em nada a forma como ando.

Eu devia ir à Galp pedir um patrocinio para dizer estas coisas.

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 05 Abr 2015, 00:58

Vamos lá adivinhar quantos kms vou fazer desta vez? Já levo o depósito nessa posição e já cantam 158,1 kms. Será que chego aos 400?

krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  krieg em Dom 05 Abr 2015, 11:26

O ponteiro agora vai baixar rapidamente.
Se não passares dos 90, chega aos 400 e, fica mesmo sequinho.

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 05 Abr 2015, 13:37

Sim, o ponteiro agora vai mais rápido é verdade. Mas até aos 130 e tal nem sai do full e parece avariado. Isto, com a nova gasolina, porque a anterior, nem perto. Vamos lá ver se chego aos 350. Se conseguir, já fico contente.

Nunca andei com a Transalp no vermelho. Mal está a chegar ao último traço branco, costumo meter. Mas desta vez, vai pesar o vermelho. Depois digo quanto foi a média desta vez.

Outra coisa que não sei mas gostava de saber é, por exemplo, quanto gasta uma 1000 mas nas mãos daqueles tipos que tiram a mota no verão e vão a Vila do Conde e voltam, ao Domingo, a rasgar para um lado e para o outro. Aposto que fazem mais de 5.5 ou até 6 litros aos 100.

Já agora, update, também já fiz a revisão dos 30 mil e meti o kit de transmissão. Portanto a Transalp está nova.

Ontem perguntei a alguns colegas lá no meu work, quantos anos tem a mota. Isto, nós em frente à Transalp. Diz um 5, outro 6 e outro 3. Outro ainda disse 5 anos. Só me ria!

Eu respondi-lhes que é de 2001, portanto 14 anos. Eles mal acreditavam. Devem estar habituados a motas velhas ou então já gastas, não sei, mas dar 5 anos à minha Transalp é um elogio.

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 11 Maio 2015, 17:24

Há qualquer ***** mal aqui. Acho que tenho um problema na Transalp.

A última média que tinha feito deu 4.9 l/100. Tudo bem, foi naqueles dias de tempestado, sempre em 1ª até sair do Porto e algumas viagens acima de 120.

Hoje fui novamente meter gasoil. A média dá 4.07 l/100.

Não percebo. Acabei de vir do outro lado de Gaia e tenho feito várias viagens, além do normal. Pelo menos duas das viagens de +-80 kms, foram sempre acima de 120 e muitas vezes, acima de 120 pois claro.

Pensei que ia ter uma média de 6, vá, 5.8 mas menos de 5.5 só com um milagre. E como isso não existe...

Estou aqui a pensar o que fiz de errado, porque já conferi os 10.79 litros que meti e os 265 kms que fiz e ainda não chegou ao vermelho. E desta e da outra vez, é encher o depósito até o gasoil bater na tampa em cima.

O drama. O horror! Não percebo.

miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  miguel almeida em Seg 11 Maio 2015, 21:13

Deves desliga-la nas descidas ..... mas olha a minha vaca a carburadores fez 300kms este fim semana por curvas e contracurvas no geres e chegou a casa com a bonita media de 7 !!!! portanto acho que esta bom !!!! eu nunca fiz menos de 6,5 na Ta excepto uma vez que nao sei como fiz 6..... fruto de detestar andar a pastar.... na vaca vais a pastar a 120kms/h tipo as 4000rpm, metendo todas nao ultrapassando essa rotaçao faz esta bela media !
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 11 Maio 2015, 23:05

miguel almeida escreveu:Deves desliga-la nas descidas ..... mas olha a minha vaca a carburadores fez 300kms este fim semana por curvas e contracurvas no geres e chegou a casa com a bonita media de 7 !!!! portanto acho que esta bom !!!! eu nunca fiz menos de 6,5 na Ta excepto uma vez que nao sei como fiz 6..... fruto de detestar andar a pastar.... na vaca vais a pastar a 120kms/h tipo as 4000rpm, metendo todas nao ultrapassando essa rotaçao faz esta bela media !

Por acaso hei-de começar a desligar a moto nas descidas lol!

Apesar de sair disparado de semáforos e outras situações, no geral, ando devagar e sem grandes alterações de ritmo. Prevejo paragens e acelerações, portanto só gasto e travo mesmo o necessário. Mas como estava à espera duma média elevada, não andei a poupar também. E nós sabemos, que só para eu sair aqui da Maia, tenho 4 semáforos e 200 passadeiras.

Agora estou a matutar... não sei quantos litros tem o depósito, mas na net diz 19. Fonix! Se eu com 11 litros fiz 265 kms... até chegar ao fim do depósito... ui... pera lá... xiça... num pode ser... eu podia mesmo fazer 400 à vontade?

Tenho que voltar a enchar o tanque e gastar o mesmo, sempre sem passar dos 120 e tentar não gastar sem necessidade. O que não acontece às vezes, como nestes dias de tempestade, tive que passar a ponte da Arrábida 2 vezes em dois dias e recordo-me de passar lá a 140.

Tenho que meter a outra chave que só vai até 110 e tentar fazer pelo menos 350 kms. E sim poucas vezes ando acima das 4500 ou 5000.

Já agora, a tua vacolas tem carburadores e por isso é que a minha de injecção faz estas médias. É injecção. Injecta combustível para lá.

Mas olha lá, mesmo que gastasses 17 litros em 300 kms dá média de 5.6. Onde é que tu tiraste a média de 7?

campesino
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 26
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 650 V 2000
Kms: 22285

Mensagem  campesino em Ter 12 Maio 2015, 09:27

Deixo aqui também a minha posta de pescada:

Abasteço sempre que possível só na BP. Tanto gasóleo para o coche e benzina 95 para a TA. A nível de descontos utilizo o poupamais (salvo pub ao Pdoce...) que acaba por ter tão ou mais desconto que as lowcost.

Das gasolinas todas que experimentei, as lowcost definitivamente fazem menos Km, isto testado e provado na NX4 e na TA. Sejam Prio, intermarché ou diabo que o valha. Marcas sem ser lowcost meti BP, Galp, Repsol e todas fazem, com 16L metidos sempre que abasteço, +/- 300km conforme a condução.

Nota: circulou em tempos um email de um conhecido de um ex-colega de trabalho que trabalhou em Sines que afirma o seguinte:
A BP tem os combustíveis menos contaminados (gasóleo) com água e outras porcarias, na gasolina esse problema não se verifica tanto nos postos em geral, excepto na Galp que de vez em quando vem a gasolina toda marada que até têm que trancar as agulhetas.

De referir que não tenho nada a ver com a BP, apenas abasteço lá devido aos testemunhos que recebi e também pelos episódios marados da Galp.
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 12 Maio 2015, 11:21

O que a Galp tem chama-se NITRO. É o que faz a minha Transalp voar e gastar menos. Nitrometano, também conhecido por CH3NO2.

Isso faz a minha TA pensar que é uma 1200 a andar e uma 125 a gastar.

Mas se fazes 300kms com 16 litros, já estou mais descansado, estava a ficar preocupado com a minha gastar tão pouco.

campesino
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 26
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 650 V 2000
Kms: 22285

Mensagem  campesino em Ter 12 Maio 2015, 11:30

adelinoaraujo escreveu:O que a Galp tem chama-se NITRO. É o que faz a minha Transalp voar e gastar menos. Nitrometano, também conhecido por CH3NO2.

Isso faz a minha TA pensar que é uma 1200 a andar e uma 125 a gastar.

Mas se fazes 300kms com 16 litros, já estou mais descansado, estava a ficar preocupado com a minha gastar tão pouco.

NITRO? Eh pá, isso é que é, onde é essa bomba?
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  krieg em Ter 12 Maio 2015, 15:55

Repsol é que é.

- 0.06€ ao fim de semana e acumula com -0.06€ do cartão Benfica ou Montepio ou outros protocolos ainda. = -0.12€/L

E, é mais barata que a BP.

miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  miguel almeida em Qua 13 Maio 2015, 21:24

E exactamente o que eu faço Krieg. E como gasto cerca de 300 a 400euros de combustivel por mes, dá jeito !!!!!
Ate ja !
EKnivel
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 32
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA Transalp / 2009
Kms: 17400

Mensagem  EKnivel em Dom 24 Maio 2015, 16:51

Eu nunca fui de abastecer em postos de combustível low-cost, mas hoje em dia já o faço de vez em quando.

Algumas vezes abasteço gasolina 98 no Jumbo (cerca de 1,5€ o litro), e nas outras vezes acabo por ir à Repsol, utilizando o cartão Montepio para os -0,06€ além do desconto de fim de semana (-0,12€/lt total). Aqui já meti gasolina simples 95, mas a maior parte das vezes é mesmo a 98, pois tenho receio de a primeira fazer mal à minha "menina".

Comprei a XL700VA com 14600 km o ano passado, e de momento tem cerca de 17400 km. Não tem andado muito, mas já vez 2 viagens ao Algarve de ida e volta desde a margem sul, e portou-se sp bem (óbvio!!).

Tenho sp registado quanto abasteço e os km que faz, se bem que por vezes faço a soma de 2 ou 3 abastecimentos em vez de 1. Para já, o consumo médio anda nos 5,0 litros/100 km, sendo que tenho um ritmo de andamento moderado (em estrada a 110/120 km/h, só passando disso para ultrapassagens). Às vezes faz-me 4 litros e tal aos 100, outras passa um pouco dos 5 litros, mas anda sempre nestes valores.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 15:43