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Reparação das Carenagens

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Mensagem  D'Artagnan em Qui 13 Dez 2007, 06:41

Boas

Como tinha alguns pernes de fixação partidos e uma lateral rachada, comprei um kit de fibra para reparação e mãos á obra


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Este gajo até parece que tem uma caixa de pregos dentro da cabeça lol!


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Mensagem  drake em Qui 13 Dez 2007, 21:52

D'Artagnan estou devera espantado, a bricolage está-te no sangue!!!! santa
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Mensagem  Transouto em Sex 14 Dez 2007, 00:25

Já sei onde levar a minha mota se um dia tiver problemas... lol! lol!

Parabéns, foi um optimo trabalho..

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Mensagem  sqbltz em Sex 30 Maio 2008, 10:52

Boas,
ontem descobri que tenho os apoios de baixo da carenagem partidos e presos por abraçadeiras de nylon.
Só agora dei conta disso pq a mota começou-me a fazer uns barulhos qd se anda nos paralelos.
No alcatrão nunca tinha dado por nada....
Tambem me apercebi que só tenho aquela rede de proteção na carenagem do lado direito. Do lado esquerdo népia.
Aliás foi isso que me fez olhar com mais atenção para dentro das carenagens.
Agora pergunto eu: Alguem faz ideia de quanto custam umas carenagens novas p a TA de 94? Ou será que não vale a pena e é suficiente reparar...
Se for este o caso, onde é que eu consigo comprar um desses kits de fibra e quanto custa?
Mal possa desmonto as carenagens e tiro umas fotos para por aqui, sempre se percebe melhor
Obrigado
Armando
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Mensagem  TRANSALVES em Sex 30 Maio 2008, 11:26

Shocked

Mosqueteiro, não páras de nos surpreender...

É impressionante a simplecidade como colocas as coisas... inté parece fácil... Suspect


Como disse o "pai souto", se eu tiver problemas tás feito... Wink


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Mensagem  Transouto em Sex 30 Maio 2008, 12:22

O melhor serás mesmo esperar a opinião do nosso D'Artagnan, eu cá não sei de nada neste momento, mas penso que se deve conseguir arranjar sempre alguma coisa, tenta no eBay, por exemplo

V


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Mensagem  fabio em Sex 30 Maio 2008, 12:29

boas
companheiro sqbltz,no plastico como em fibra todo tem reparação
no teu caso aconselho-te a reparar os plastico com material mais adecuado
em vez de fibra.
por exemplo,solda para plastico nos sitios partidos e depois reforçar por dentro
com cola propria para plasticos.
não quer dizer que trabalho feito pelo nosso amigo mosqueteiro não esteija bem
feito,não é o mais adequado.a fibra de vidro não é compativel com o plastico.
agora a reparação fica ao criterio de cada um.
ps.d'artagna não me leves a mal estar a criticar o teu trabalho,repara plasticos entre
outras coisas é o meu trabalho
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Mensagem  FALP em Sex 30 Maio 2008, 13:26

Eu também era dessas coisas até descobrir o Ebay... subretudo o www.ebay.de ... Wink
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Mensagem  D'Artagnan em Sex 30 Maio 2008, 13:43

Boas

fabio, estás á vontade, critica o que achares que tens a criticar, eu apenas fiz o que sabia e compartilhei, mas como todos os dias estamos a aprender, já sei que para uma próxima vez tenho outra forma de efectuar tal reparação.
Obrigado.
Já agora lanço-te um desafio de colocares aqui como se faz uma reparação dessas e se possível com fotos.
Como se aplica a solda
Como se prepara o material para aplicar a solda
Como se reforça por dentro com a cola
Que tipo de solda e cola é essa e onde se compra
Que material é necessário para se fazer uma reparação destas

Quando as criticas são construtivas, são sempre bem vindas.


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Mensagem  fabio em Sab 31 Maio 2008, 14:42

boas

vou tentar explicar por alto os passos necessarios para reparar os plasticos
1º passo identeficar o tipo de plastico
-trempoplastico(plastico usado nas nossas motos)
-termoendureciveis(mais utilizado no ramo automóvel)
uma vez identeficado,passamos ao passo seguinte
2º passo identificação de plasticos
2º.1 familias de plasticos
tabela de siglas de polimeros
pa-poliamida
pc-policarbonato
pe-polietilenio
pp-polipropileno
pvc-cloreto de polivinilo
ppo-polióxidode fenileno
ep-epoxi
pbt-polibutileno de tereftalato
pbtp-polibotileno de tereftalato
pur-poliuretano
up-poliester insaturado
pmma-polimetilmetacrilato(vidro acrilico)
tabela de siglas de co-polimeros
abs-acrilonitrilo/butadieno/estirano
san-acrilonitrilo/estireno
epdm-etileno/propilenodieno
éstas siglas vêm identeficadas na parte de traz dos plasticos
este processo é sempre necessario para sabermos o tipo de solda a utilizar e a que temperatura
podemos soldar o plastico.
tabela de temperaturas
platico temperatura de soldadura
pvc-rigido 275ºc
pvc-brando 400-500ºc
pe-rigido 300ºc
pe-brando 270ºc
pp 300ºc
pa 400ºc
pc 350ºc
abs 350ºc
pmma 350ºc
pur 275ºc

3º passo
3º.1 limpar bem a peça com agua ou produto similar,menos há base da silicone
3º.2 limpar todos os vestigios de tinta ex. lixa ou raspador
4º passo
se o platico está separado em um ou mais bocados,unir os bocados pelas estremidades
com o ferro de soldar
se não for o caso este proceço não é necessario
4º passo
abri um chanfre(união do platico) na parte interior do plastico com a ajuda do ferro de soldar ou uma freza
este chanfre não convem passar de metade da espeçora do plastico
5º passo
por o ferro na temperatura adequada e soldar o interior
6º passo
voltar a fazer o 4º passo,mas no exterior da péça
7º passo
soldar o exterior
8º passo
reforçar o interior da soldadora
8º.1
cortar um bocado de tela ou malha de nylon
8º.2
aplicar um bucadinho de cola soubre a solda e espalhar
8º.3
por a tela por cima da cola
8º.4
voltar a por mais cola por cima da tela e espalhar

o plastico está reparado
proximo passo repintura(esta parte fica para outra altura)


material necessário
ferro de soldar plastico (ferro de soldar estanho faz quase o mesmo trabalho)
varetas de solda
fresa
lixas
papel de limpesa
tela ou malha de nylon
cola para plasticos á base de poliuretano mono ou bicomponentes(eu prefiro bicomponentes)
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Mensagem  Transouto em Sab 31 Maio 2008, 19:22

...e assim se repara uma carenagem.... geek

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Mensagem  D'Artagnan em Sab 31 Maio 2008, 23:11

Boas

Grande fabio, só me ocorre dizer uma coisa obrigado por partilhares estes teus conhecimentos com o resto desta comunidade.

Depois de ler até parece fácil, pois está tudo muito bem explicado, com referências e tudo, agora a mim só me falta praticar, vou ver se arranjo uma crenagem partida para treinar.

Já agora só mais uma coisa, onde se pode comprar as varetas de solda e a cola?


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Mensagem  sqbltz em Qua 04 Jun 2008, 21:31

Fábio, Senhor dos Plásticos, mai nada.... Very Happy
Mas tenho uma coisa a dizer-vos
Este fds, na concentração de Viana do Castelo, olhei com mais atenção para as Transalps da altura da minha e descobri que todas elas têm a fixação de baixo da carenagem ao quadro partido.
Deve, portanto, ser uma caracteristica e não um defeito Idea Exclamation
Tambe reparei que todas elas têm a rede que tapa a abertura da carenagem só do lado direito, a abertura da carenagem esquerda não tem nenhuma protecção.
Acho que vou simplesmente prender aquilo com uma abraçadeira e quando tiver mais t€mpo talvez compre uma nova.
Já fui saber o preço e custam à volta de 240€ já colocadas com pintura colantes e tudo.

Muito obrigado pela vossa ajuda lol!
Cpmts
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Mensagem  fabio em Dom 15 Jun 2008, 18:22

boas

d'artagnan desculpa só poder responder agora,não tive tempo para o fazer mais cedo
o que eu utiliso para reparar os plasticos não é bem um ferro,mas uma maquina de ar quente
eu compra um kit completo onde traz a maquina de ar quente,varios acessorios e varetas de solda para varios tipos de plastico o preço acho que foi 300€ pelo conjunto,o kit foi comprado na expobatalha já a alguns anos.
em relação as varetas de solda não sei onde se pode comprar,por que ainda não precisei de o fazer.mas a empresa que me vendeu o material deve de ter,o nome é Jopsa é de leiria o telf.244802800
a cola que utiliso é da wurth,mas podes utilizar ouitras marcas com a patex que é mais facil de encontrar.
se tiveres mais alguma duvida diz
um abraço Fábio
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Mensagem  D'Artagnan em Dom 15 Jun 2008, 21:22

Boas

fabio, obrigado pelas explicações

Agora só preciso de praticar lol!


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Mensagem  Transouto em Seg 16 Jun 2008, 18:50

É isso , partam plásticos..... geek

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Mensagem  Gustavo Morais em Ter 03 Mar 2009, 20:41

Boas....

Tenho um problema complicado.... queria que alguem me ajudasse....

tenho uma NRS.... tive um acidente com ela... mais a moto naum ficou muiiito denificada.... teve alguns arranhões de um lado...
só que a parte onde fica os apoio do pé direito partio-se em 3.... gostaria de saber quando custaria de fosse pro arranjo para soldar...
visto que as carenagens do lado com uns arranhões fundos... quanto +/- me custaria para arranjar minha moto??? (no total)

agradeço...
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Mensagem  Pedro Marques Alves em Ter 03 Mar 2009, 21:29

Gustavo Morais escreveu:Boas....

Tenho um problema complicado.... queria que alguem me ajudasse....

tenho uma NRS.... tive um acidente com ela... mais a moto naum ficou muiiito denificada.... teve alguns arranhões de um lado...
só que a parte onde fica os apoio do pé direito partio-se em 3.... gostaria de saber quando custaria de fosse pro arranjo para soldar...
visto que as carenagens do lado com uns arranhões fundos... quanto +/- me custaria para arranjar minha moto??? (no total)

agradeço...

Gustavo,

Problema complicado era se tivesses partido uma perna, braço etc...ou outra coisa bem pior.
Pensa que foi só chapa e mais dia menos dia, tens a mota ok !
Como tens só 16 anos, estás +/- perdoado Very Happy ...devias ter passado pelas apresentações e só depois contares o sucedido.
Coloca umas fotas para que alguém te possa aconselhar da melhor maneira...mas passa pelas apresentações.

Um abraço e que tudo se resolva. Lembra-te que se o problema tem solução...deixa de ser problema !

Pedro


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Mensagem  MarceloBarão em Qua 02 Jun 2010, 22:46

Se queres soldar o pedal depende do serralheiro que
arranjares.. mas so vendo para ter uma relação do trabalho / tempo necessário
para fazer +/- um orçamento aceitavel. lool


cumps
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Mensagem  tigusto em Qui 03 Jun 2010, 08:25

sqbltz escreveu:Boas,
ontem descobri que tenho os apoios de baixo da carenagem partidos e presos por abraçadeiras de nylon.
Só agora dei conta disso pq a mota começou-me a fazer uns barulhos qd se anda nos paralelos.
No alcatrão nunca tinha dado por nada....
Tambem me apercebi que só tenho aquela rede de proteção na carenagem do lado direito. Do lado esquerdo népia.
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Agora pergunto eu: Alguem faz ideia de quanto custam umas carenagens novas p a TA de 94? Ou será que não vale a pena e é suficiente reparar...
Se for este o caso, onde é que eu consigo comprar um desses kits de fibra e quanto custa?
Mal possa desmonto as carenagens e tiro umas fotos para por aqui, sempre se percebe melhor
Obrigado
Armando
Boas!
Só uma nota para dizer que a rede do lado esquerdo originalmente não existe. Apenas existe a do lado direito pretendendo-se com isso uma protecção devido à existência nesse lado, e apenas nesse lado, da ventoínha do radiador.
Cumps!


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Mensagem  Transouto em Seg 07 Jun 2010, 22:11

Quem é o Gustavo Morais...? Reparação das Carenagens Icon_scratch

Bah lá Gustavo, apresenta-te, não custa nada...

v


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Mensagem  kuro-obi em Sab 15 Jan 2011, 17:05

Boas pessoal, eu na anterior mota que tinha a qual vendi no ano passado, Honda XL 250R, tive um problema pois o depósito de combustível começou a abrir buracos de dentro para fora, ou seja o depósito estava a apodrecer. A solução foi comprar resina, endurecedor e tela de fibra de vidro, que comprei numa empresa aqui nos Açores, que vende deste tipo de material avulso e dei duas camadas de fibra no exterior, em seguida lixei para começar a uniformizar a superfície e para fazer um acabamento para posterior pintura utilizei massa de fibra, produto este que se usa em reparação automóvel, depois de tudo direito e para fazer um óptimo acabamento usei alguma massa de ferro lixei e pintei, ficou muito bom e não deu mais problemas.

Para usar a fibra é muito fácil, embora requeira alguma prática, é com um pincel e depois de preparar a resina com um pouquinho de endurecedor, cerca de 5% a 10% depende depois de como quiserem o endurecimento, passar um pouco de resina na superfície a fibrar e a seguir colocar tela de fibra por cima e com o pincel ir colocando resina por cima e com a ponta do pincel aconchegando para a tela tomar a forma e ficar sem bolhas de ar entre a tela, resina e superfície, depois coloca-se quantas camadas as que achar necessárias, para cortar ou endireitar a fibra só depois de seca, em que o tempo varia dependendo da mistura de endurecedor na resina, que poderá ir entre 30 e 60 minutos.
Nunca façam muitas quantidades de preparado de resina pois se não utilizarem seca e será um desperdício, é preferível se faltar fazer um pouquito do que fazer de mais, mas isso é a minha opinião.

Não sei se fui explicito o suficiente mas que tiverem necessidade mandem-me PM que tentarei ajudar.
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Mensagem  carlos andrade em Qua 19 Jan 2011, 01:02

caro amigo ha mts anos que eu reparo carenagens nao so minhas mas tambem de alguns companheiros motards e vou lhe dar uma dica : 1- cole os bocadinhos todos das carenagens partidas com super cola3: 2- depois, pela parte de dentro da carenagem espalhe 1 bocado de massa de fibra, que normalmente qualquer hipermercado tem: 3- em cima desse bocado de fibra o meu amigo poe um bocado de rede de arame mas maleavel e antes dessa fibra secar que é para a rede ficar agarrada a essa fibra: 4- depois da rede posta deixa secar bem e volta a por mais uma camada de massa de fibra em cima da rede ate esta ficar tapada: 5- quando tudo estiver bem seco o meu amigo lixa tudo bem lixado ate ficar lisinho e por fim é só pintar: assim o meu amigo fica com as carenagens reforçadas e nunca mais volta a partir nesse sitio. agora na parte de fora é so por uma camada mt fina de massa de fibra e deixar secar mt bem, depois é so lixar mt bem até ficar quase transparente e depois passa um aparelho proprio e pinta por cima desse aparelho. (o aparelho é uma especie de tinta,, propria para plastico, depois é que pinta a cor da moto) é que se nao der aparelho a tinta salta toda. abraços hunkle jo (carlos andrade)
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Mensagem  kuro-obi em Qua 19 Jan 2011, 10:54

Não duvido que o processo aqui e muito bem explicado pelo nosso camarada Carlos Andrade seja bom, mas na minha modesta opinião em vez de ser massa de fibra se for com resina e fibra fica mais resistente e nem precisa rede metálica, com a resina e a tema até dá para construir partes da carnagem se necessário for, embora em situações seja necessário um molde.
É apenas a minha opinião, mas como disse anteriormente também é muito válida.

Saudações Motards
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Reparação das Carenagens Empty reparação de crenagens

Mensagem  alfredo em Sab 12 Fev 2011, 22:56

pessoal eu amanha vou por fotos uma coisa que não sei fazer
como reparei as minhas tenho uma maneira siples e economica de fazer os pernos de encaixe
nunca mais partem garantia vitalicia

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