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Direcção a ABANAR

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Gustavo
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Mensagem  Gustavo em Sex 03 Abr 2009, 22:44

Boas,
Tenho sentido de à um tempo para cá a minha drecção a abanar (não a tremer) quando baixo de velocidade +/- 10 km/h. É muito estranho mesmo. Já tive várias motas e nunca tal me aconteceu. É imprtante referir que mudei a caixa de direcção à pouco tempo e meti 2 pneus novos da Metzeler Tourance. Não consigo obter uma resposta em lado nenhum onde vou e pergunto.
Alguém me pode dar umas pistas? scratch
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Transouto
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Transouto em Sex 03 Abr 2009, 23:39

Segue este tópico, acho que vais encontar respostas..

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/bambolear-a-alta-velocidade-t447.htm

V


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CSampaio
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  CSampaio em Sab 04 Abr 2009, 14:15

Boas.
Isso acontece-me quando vou a baixa velocidade, tipo 50 /60 Kmh em que tiro as mão do guiador e a mota abana o roda da frente mas parece-me que é da top case. Já perguntei ao mecânico e ele disse-me que provavelmente será isso, vou ter de experimentar sem top case, depois informo qual o comportamento.


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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Gustavo em Sab 04 Abr 2009, 19:02

Boa Tarde,
O que se passa é a muito baixa velocidade. A menos de 20km/h e com as mãos novolante. A direcção começa a abanar não de uma maneira descontrolada mas pouco nornal. Já me disseram que podia ser dos raios da roda traseira desapertados, mas o que é estranho é que já li aqui no forum pessoal a queixar-se da direcção a velocidades altas e a minha nem treme nem abana, nada super estavel a partir de 2o km/h até 180km/h. O que se passa é mesmo muito devagar. Será que o facto do cardado do pneu da frente junto ao facto de estar habituado a sentir a direcção presa antes de mudar a caixa de direcção? Não faço ideia. Mas obrigado na mesma
CSampaio escreveu:Boas.
Isso acontece-me quando vou a baixa velocidade, tipo 50 /60 Kmh em que tiro as mão do guiador e a mota abana o roda da frente mas parece-me que é da top case. Já perguntei ao mecânico e ele disse-me que provavelmente será isso, vou ter de experimentar sem top case, depois informo qual o comportamento.

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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  petrustejus em Sab 04 Abr 2009, 19:35

Boas

A minha TA também me fez isso algumas vezes e vários factores podem estar na origem desse abanar:

- Desgaste Irregular do piso do pneu da frente (ou até do pneu traseiro), o que provoca ressaltos que são apenas sentidos a baixas velocidades;
- Descalibramento das rodas, quer da frente quer de trás podem provocar esse abanar na direcção;
- Top case, como já foi dito também pode provocar instabilidade mas nunca a essa velocidade.

As primeiras duas situação falo delas pois já me aconteceu na minha TA e ao resolver esses problemas também desapareceu a instabilidade.

Abraços

Pedro
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  CSampaio em Sab 04 Abr 2009, 19:39

Boas Gustavo.

Vê se aí por onde vives há algum "garajista" de bicicletas e de motorizadas, daqueles antigos, é que geralmente esses Srs. sabem afinar bem os aros das rodas atraves da afinação dos raios, senão for isso aproveita o que o pretrustejus sugeriu e pode ser que uma das situações te resolva o prblema, ou então anda sempre na esgana que isso pelos vistos ja não acontece Cool


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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Gustavo em Sab 04 Abr 2009, 20:26

Boa Noite Pedro,
Acho estranho ser dos pneus porque estão com 2.000km os dois da Metzeler Tourance colocados na Honda em Lisboa. Acredito que se as rodas estivessem descalbradas a altas velocidades iria sentir qualquer (muita)vibração.
Obrigado pelas dicas. Temos aqui um mistério Suspect
petrustejus escreveu:Boas

A minha TA também me fez isso algumas vezes e vários factores podem estar na origem desse abanar:

- Desgaste Irregular do piso do pneu da frente (ou até do pneu traseiro), o que provoca ressaltos que são apenas sentidos a baixas velocidades;
- Descalibramento das rodas, quer da frente quer de trás podem provocar esse abanar na direcção;
- Top case, como já foi dito também pode provocar instabilidade mas nunca a essa velocidade.

As primeiras duas situação falo delas pois já me aconteceu na minha TA e ao resolver esses problemas também desapareceu a instabilidade.

Abraços

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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Gustavo em Sab 04 Abr 2009, 20:32

Boas,
Não me tinha lembrado dessa ideia. É que na Honda levam cerca de 120€ para apertar os raios (têm de tirar os pneus, desmontá-los...). Já soube apertar raios de bicicleta nos meus tempos de BTT e a técnica é a mesma, mas ainda não pus mãos à obra por não ter as ferramentas necessárias. É melhor estar quietinho study
CSampaio escreveu:Boas Gustavo.

Vê se aí por onde vives há algum "garajista" de bicicletas e de motorizadas, daqueles antigos, é que geralmente esses Srs. sabem afinar bem os aros das rodas atraves da afinação dos raios, senão for isso aproveita o que o pretrustejus sugeriu e pode ser que uma das situações te resolva o prblema, ou então anda sempre na esgana que isso pelos vistos ja não acontece Cool
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  fabio em Sab 04 Abr 2009, 21:06

Boas Gustavo
Já tive esse problema na minha transalp,bastou tirar a roda e levar ao senhor da oficina de motorizadas.
Em pouco mais de meia hora os raios foram reapertados. paguei 10€ pelo trabalho.
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Transouto em Dom 05 Abr 2009, 21:22

Gustavo, experimenta mesmo essa situação dos raios, embora no meu caso, me tenham colocado os pessos habituais nas rodas, alegando que a calibração correcta seria assim.... scratch Não sei, o que sei é que resultou, e deixou de abanar..

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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  angel99 em Qua 24 Jun 2009, 05:27

CSampaio escreveu:Boas.
Isso acontece-me quando vou a baixa velocidade, tipo 50 /60 Kmh em que tiro as mão do guiador e a mota abana o roda da frente mas parece-me que é da top case. Já perguntei ao mecânico e ele disse-me que provavelmente será isso, vou ter de experimentar sem top case, depois informo qual o comportamento.
sempre e reppito SEMPRE que a minha me fez isso era do pneu da frente... ou vazio, ou desgaste... etc etc

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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  joaopinhao em Qua 24 Jun 2009, 08:31

angel99 escreveu:
CSampaio escreveu:Boas.
Isso acontece-me quando vou a baixa velocidade, tipo 50 /60 Kmh em que tiro as mão do guiador e a mota abana o roda da frente mas parece-me que é da top case. Já perguntei ao mecânico e ele disse-me que provavelmente será isso, vou ter de experimentar sem top case, depois informo qual o comportamento.
sempre e reppito SEMPRE que a minha me fez isso era do pneu da frente... ou vazio, ou desgaste... etc etc

Tendo em conta a hora da tua mensagem não sei se será muito credível o k dizes... drunken drunken lol!
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  angel99 em Qua 24 Jun 2009, 08:47

joaopinhao escreveu:
angel99 escreveu:
CSampaio escreveu:Boas.
Isso acontece-me quando vou a baixa velocidade, tipo 50 /60 Kmh em que tiro as mão do guiador e a mota abana o roda da frente mas parece-me que é da top case. Já perguntei ao mecânico e ele disse-me que provavelmente será isso, vou ter de experimentar sem top case, depois informo qual o comportamento.
sempre e reppito SEMPRE que a minha me fez isso era do pneu da frente... ou vazio, ou desgaste... etc etc

Tendo em conta a hora da tua mensagem não sei se será muito credível o k dizes... drunken drunken lol!

epa porra... duas postas fora de horas e um gajo é logo apelidado de alcoólico...






P.S. estava a trabalhar... trabalho por turnos, e a esta hora a noite já ia longa é verdade. Mas a credibilidade mantem-se pá!

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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  petrustejus em Qua 24 Jun 2009, 11:57

Bom dia

Esta semana também notei, por duas vezes, que a minha TA a alta velocidade (acima dos 160 kms/h) abana tremendamente, da primeira ia com o top case e levou ele com as culpas, ontem voltei a tentar mas sem o top case e reparei que faz o mesmo, fui ao meu mecânico (desses antigos que tb arranja bicicletas...) e como tenho o pneu traseiro com 8000 ou 9000 kms (para além de ser um Kenda chinoca com pouca qualidade, mas que para os 50 euros que custou até estou admirado...) e o piso já nao tem canais debaixo para o ar poder circular ele disse-me que isso poderia estar na origem da instabilidade, achei isso um pouco estranho, mas para o mês que vem vou colocar um tourance atrás para ficar com o mesmo modelo de pneu atrás e à frente.

Abraços
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Re: Direcção a ABANAR

Mensagem  Moi_meme em Qua 24 Jun 2009, 13:09

Bom, já agora deixo a minha colherada!

A minha desde que a comprei (comprei-a com 48000 km) que a baixas velocidades ( menos de 20 km/h) parece que está meia bebada, por vezes.

Nunca liguei muito até porque me foi dito que era relativamente normal.

No outro dia (antes do TransDouro) fui ao mecanico pedir para fazer um check up à bicha para ver se tudo estava bem para a viagem. Ele sentou-se em cima dela e assim que tocou no guiador disse-me "Esta TA está a precisar de uns rolamentos de direção, que estes estão picados. Não sentes uma folga quando conduzes, principalmente quando vais devagar?"

Bom, neste preciso momento ele está a tratar da minha bichinha... logo responderei se resolveu o problema ou não!

Abraços


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