Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Geocaching

Compartilhe
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Geocaching

Mensagem  TodayAdventure em Dom 05 Abr 2009, 22:39

Como bem sabemos, os motociclistas são pródigos em arranjar desculpas para andar de moto. E como nem toda a gente pode partir numa viagem longa deixando a sua "vida terrena" para trás, lá se vai arranjando um almocinho aqui, uma jantarada mensal ali, um café semanal acolá, uma peregrinação de grupo a uma estrada cheia de curvas ou de belas vistas, um motorali, uma competição com navagação por carta, GPS ou roadbook...

Uma actividade de que já tinha ouvido falar mas que até agora não me tinha despertado curiosidade suficiente para olhar mais de perto, é o geocaching. "Picado" pelo nosso companheiro e transalpeiro Cou, que me ajudou a dar o primeiro passo, fui olhar a coisa mais de perto. É uma actividade que não é necessariamente praticada de moto, mas que também se pode fazer de moto.

Em que consiste então o geocaching ("geo" de terra, "caching"/"cache" - esconder)? A brincadeira é simples. Alguém esconde um objecto num lugar do mundo, marca as coordenadas GPS do local, divulga num portal esta "cache", com detalhes sobre o local e as coordenadas GPS mágicas. A partir daí outros participantes na brincadeira (e há centenas de milhares pelo mundo registados nos principais portais) podem agarrar-se ao GPS e "fazer esta cache", isto é, tentam encontrar o objecto escondido. Tipicamente o que está escondido é uma pequena marmita com alguns pequenos objectos sem valor e um log book (bloco) e um lápis onde cada "descobridor" regista a descoberta.

O principal local de aficionados do geocaching é www.geocaching.com mas há presumivelmente outros com variantes na forma de abordagem à brincadeira. Para experimentar as sensações, experimentei fazer duas "caches" deste portal em plena cidade de Bragança, numa rapidinha à hora do almoço. Impressões: é uma bela desculpa para pequenos passeios e parece-me poder ser uma actividade gira para fazer em família. Frequentemente os locais são bonitos e permitem aprender um pouco sobre o local. Pelo menos assim foi com estes dois e a banhoca de cultura começou logo na consulta na net. Uma moto de trail parece-me "a matar" para a actividade, pois o acesso dá-se por vezes por caminhos de terra. Há um tipo de "caches" que me parecem interessantíssimas e que são colocadas por pessoas que têm conhecimentos geologia: tratam-se de pontos de curiosidades geológicas que estão bem documentados na página e que podemos depois visitar "ao vivo"; chamam-se "earth caches" e parecem muito fixes e uma brincadeira gira e instrutiva para quem gosta de conhecer curiosidades.

As duas "caches" aqui da cidade que visitei foram facílimas. Cheguei lá com um GPS MUITO básico de exercício físico que só mostra as coordenadas GPS com um pequeno truque. Os esconderijos são bastante engraçados e não deixa de ser curioso como se conseguem esconder objectos eficazmente em plena cidade.

Vamos a fotos dos locais e das próprias "caches".

A primeira "cache", no miradouro de S. Bartolomeu (o Garmin é meu).

As belas vistas sobre Bragança da "cache" do miradouro.

As vistas da zona onde está a segunda "cache", na cidadela de Bragança, onde se conta uma famosa lenda chamada "Lenda da Torre da Princesa".

A "cache" propriamente dita, que estava escondida num local muito engraçado.

Isto é apenas o básico, há muito mais para descobrir. Comecem pelo portal! Espero ter-vos posto algum bichinho, da mesma maneira que o Cou me contagiou!

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Re: Geocaching

Mensagem  RainMaker em Dom 05 Abr 2009, 22:57

TodayAdventure escreveu:Como bem sabemos, os motociclistas são pródigos em arranjar desculpas para andar de moto.

Zé Paulo.

Não me digas nada, conheço um que até disse assim "devia comprar uma mota para fazer as caches, isso é que era", resultado, comprou a mota e nunca mais fez "cachadas" Razz

Deixa que te diga uma coisa, quando começares a ver as GeoCoins (moedas comemorativas de datas, acontecimentos, grupos de tudo e mais alguma coisa, países, etc.etc.) lindas que há por esse mundo fora, e os TravelBugs (Bichos Viajantes, que "andam" de cache em cache) com os objectivos mais engraçados, desde pedirem que os leves para determinada cache, ou que tires uma foto com o boneco e mandes para um determinado email... vais ficar agarrado !!! Smile

Pior, vais dar por ti e sempre que saires da ua zona, vais levar as caches apontadas para conheceres novos sítios, vais encontrar sitios que nunca encontrarias por acaso, quer local quer internacionalmente, sítios lindos que nem sempre aparecem nos guias Smile

RainMaker
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1082
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Dom 05 Abr 2009, 23:55

Boas TodayAdventure
Já conheci sitios lindissimos a custa do geocaching.
Agora tambem podes colocar as tuas caches e dar a conhecer os sitios lindos que tu conheces ai pela tua cidade e não te esqueças de meter algumas offroad tipo (montesinho) lol! vais ver que aparece pessoal a visitar.

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 06 Abr 2009, 09:24

Conheci o Geocaching primeiro depois de ter visto uma reportagem na TV e depois através deste fórum logo no início, quando existiu um tópico que falava dos nosso "hobbies".Fui ficando curioso e era bem capaz de ficar "viciado".Deve ser excelente.Para se fazer de mota, de carro.A solo ou até em família.
Infelizmente a minha vida não me permite, mas adorava fazer.

Um abraço e boas "cachadas"! Wink

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Seg 06 Abr 2009, 11:14

O pessoal das V-Strom também anda a ficar viciado nisso, há crónicas porreiras e com passagem em sítios muito interessantes.
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2438
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000

Mensagem  CSampaio em Seg 06 Abr 2009, 11:18

Boas.

Obrigado pela informação mais aprofundada eu como se calhar muitos, apenas tinha uma ideia da coisa, quem sabe um dia destes dá-me a louca e la vou eu participar... parece ser bem fixe!

Boas Festas! Pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal...
                ... ah e eu faço parte dos Gatos Pingados, e tu queres fazer parte?¿

Yellow
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 728
Masculino

A Mota
Marca Mota: Yamaha
Modelo Mota/ano: FZ6 N
Kms:

Mensagem  Yellow em Seg 06 Abr 2009, 13:11

Geocaching em Portugal: http://geocaching-pt.net/ Cool

Condutor de uma AAA (Amarelinha Arranca Alcatrão) lol

LUIS_TEIXEIRA
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 981
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero
Kms:

Mensagem  LUIS_TEIXEIRA em Seg 06 Abr 2009, 19:07

Parece interessante!
Zé Paulo, só uma duvida, o carro que se vê la em cima é teu ou foste incomodar algum casalinho de namorados? lol!
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1082
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Seg 06 Abr 2009, 20:19

Boas Cool

Deixo o link de um ficheiro para abrir no google earth onde se pode ver o geocaching de todo mundo, depis basta clicar no ficheiro e abre a pagina com a descrição.

http://www.box.net/shared/aj1khxg71i

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 06 Abr 2009, 20:40

LUIS_TEIXEIRA escreveu: foste incomodar algum casalinho de namorados? lol!

Sou incapaz de fazer tal coisa... Rolling Eyes Wink

Zé Paulo.

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 07 Abr 2009, 19:27

Vocês metem-nos o vício e depois olha, lá vamos todos cachar..... geek Quem sabe um dia não alinho..

V

Transalp é Transalp e mai nada..

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 17 Nov 2018, 11:40