Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Qual a melhor moto viajante?

Compartilhe
avatar
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 01/09/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TodayAdventure em Ter 05 Maio 2009, 14:13

Esta é uma questão que vejo com frequência respondida da forma - e desculpem-me a arrogância - mais disparatada.

A minha resposta simples à pergunta é: TODAS... e em especial a que temos em casa Very Happy ! Claro que não é exactamente assim como na minha resposta, mas não anda longe do que considero a melhor resposta. Vamos lá a ver se consigo explicar-me.

Não me preocupa muito ver a tendência natural de cada um de nós para dizer que a melhor moto é a que temos. É humano Rolling Eyes , e não importa muito se está correcta ou não, porque com grande probabilidade cada um de nós pode de certeza fazer a viagem dos sonhos com a que tem/escolheu. Normalmente a razão para não viajarmos (mais) prende-se com o facto de não podermos ou não querermos *de facto* viajar e não com o facto de não termos moto para isso.

Uma questão mais séria é sermos influenciados, "tomados" mesmo, por campanhas de marketing muito bem feitas, reconheça-se, que nos dizem qual é a "ultimate world traveling machine", o símbolo de masculinidade e da virilidade suprema (digo isto porque as mulheres estão infelizmente em grande minoria neste mundo e quando estão parecem-me menos "apanháveis" por estas armadilhas).

Como é óbvio, não há uma resposta única para a "melhor máquina". Depende da viagem que queremos fazer, do estilo de vida que pretendemos ter, dos nossos requisitos de conforto, do tipo de terreno que queremos percorrer.

Para mim e neste momento da minha vida, a melhor moto é uma trail, por abrir todas as possibilidades em termos de tipo de terreno, mas já foram as turísticas durante muitos anos, que nunca hesitei em meter em terra batida sempre que necessário, e até numa scooter de 4 cavalos fiz por duas vezes passeios mais longos recentemente (1400 e 3250 kms respectivamente).

As qualidades óbvias que uma moto "de viagem" deve ter, especialmente se esta for de longa duração, são a fiabilidade, simplicidade, polivalência e, muito importante, aquela em que nos sentimos à vontade para fazer o máximo número de intervenções mecânicas possível. Se é "muita gira" e se com ela engatamos muitas miúdas no café, porreiro, mas de nada vai servir numa grande viagem para destinos usualmente chamados de aventura e às vezes até se pode tornar um problema. Algumas das melhores motos de viagens de aventura são muitas vezes máquinas a que ninguém presta atenção ou que achamos "feias".

Em todos os tempos houve gente que fez viagens mundiais em TODOS os tipos de motos, mesmos as mais improváveis e objectivamente desaconselhadas usando critérios de sensatez e bom senso, desde scooters a Goldwings, motos desportivas, etc.

Já fiz viagens pequenas (15 dias) de alguns milhares de quilómetros em motos desde 50 cc e 3,8 cavalos até 1300 cc e 145 cavalos e juro-vos a pés juntos que o retorno que a viagem me trouxe (essencialmente "coisas" para a alma, uma espécie de retorno espiritual) NADA teve a ver com a máquina escolhida. A maior parte das "razões" que muitas vezes nos impomos para escolher uma máquina "de viagem" são puros preconceitos acerca do que é confortável, apropriado, "estiloso" e chega-nos de fora, através de ideias feitas.

Falando de experiências recentes minhas, passeios feitos num "secador" de 4 cavalos que toda a gente vos dirá ser totalmente desaconselhado para longas distâncias, que faz velocidade de cruzeiro de 30-40 km/h e 10/20 km/h a subir), posso dizer-vos que acabei com quase todos os mitos acerca do que é bom para viajar. O "secador" tem o mesmo conforto da Transalp e mais do que a DR 350 (consigo andar o mesmo número de horas, com a diferença apenas de percorrer menos quilómetros - o meu record foi de 450 km num dia na mini-scooter), boa capacidade de carga e suficiente para um tripulante, a suficiente capacidade para fazer devagarinho os mesmos trilhos que uma trail em Marrocos, e um sem número de vantagens que passam pelo consumo até ao incentivo à proximidade em relação aos locais quando se viaja para países pobres. Se pensam que isto é estranho e está apenas ao alcance de pessoas "especiais", digo-vos na primeira pessoa que se faz "na boa", sendo-se um tipo completamente normal, não em forma, que já não tem vinte anos, com careca e barriga, que passa o dia à secretária, sem aptidões quaisquer mais sofisticadas do que ser capaz de levar a família num passeio domingueiro. Não é preciso ter mais tempo nem ter mais paciência - embora admita ser preciso ter uma visão "muito própria" do que é "ser viajante" para não sentir a baixa velocidade como um handicap.

Se nos libertarmos destes preconceitos bacocos do que é uma moto másculo-viajante Very Happy , da pressão do marketing irresistível e de outras coisas menores, podemos ter belíssimas viagens com pouquíssimo dinheiro com motos fiáveis, robustas, simples, bem mantidas, que "ninguém quer" e ao preço da uva mijona. Podia mencionar aqui uma lista de 10 ou mais motos que dariam excelentes máquinas de viagem e que ninguém ousaria levar para o café ao sábado à noite... Wink

Tenho dito! Very Happy Very Happy Agora podem bater-me, dizer todos em coro que a Transalp é a melhor - sim, Artur, a Varadero também é a melhor Very Happy - (by the way, a Transalp cumpre de facto todos os critérios de uma boa viajante - é comprovadamente muito confortável, robusta, fiável, simples, versátil), mas podem crer que a moto que está na vossa garagem é quase de certeza uma boa aproximação da melhor moto para fazer a viagem dos vossos sonhos. E o que vos digo não é nada de inédito: é exactamente o que alguém bem viajado vos dirá (se querem um exemplo, comecem pelos "patrões" do 'site' do Horizons Unlimited: http://www.horizonsunlimited.com/ ).

Zé Paulo.


=================================================================================================================


----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960

Convidad
Convidado

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Convidad em Ter 05 Maio 2009, 14:41

Zé Paulo,

Acertaste na mosca, porque a resposta à melhor mota viajante depende bastante do que se espera da viagem em si. :-)

E temos aqui mesmo exemplos diversos, e recordo a economia da PAN do Victor, porque há alturas que é importante.

E fizeste-me lembrar o Antonio Q ao ver o tipo a fazer a america do sul de harley, e que lhe perguntou como era possivel. A resposta do tipo foi algo como "é a mota que tenho". :-)

A.-
avatar
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 05 Maio 2009, 15:28

Já posso dizer que a Transalp é a melhor de todas? Very Happy Razz

Excelente tópico Zé Paulo!...nada mais a acrescentar!


Obrigado!
Abraço e boas transalpadas.


=================================================================================================================

   Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

Philleas
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1086
Masculino
Idade : 10
Data de inscrição : 15/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Philleas em Ter 05 Maio 2009, 16:29

a melhor é a MINHA, é a mais bonita, a maior e mais comprida.




Quanto ao resto, como mota viajante, a fiabilidade deverá ser um dos primeiros itens a observar, porque de resto, se não vai depressa, vai devagar....
avatar
Barroso-VStrom
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 632
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 24/09/2007

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
Kms: 18.500 kms

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Barroso-VStrom em Ter 05 Maio 2009, 16:46

Zé, depois desse discurso um gajo até fica sem teclas pra escrever alguma coisa!
O espírito deve ser mesmo esse.
A moto XPTO pode ser a melhor do mundo mas se não me sentir à vontade nela ou não me satisfaz, para mim não serve!
"As motos são como as gajas, se todos gostassem da mesma era uma chatice..." Razz Razz Embarassed


=================================================================================================================

J. Barroso
Suzuki V-Strom K8

Vou ali acelerar 160 km até Ourense e já volto!
avatar
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2438
Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 03/03/2009

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  CSampaio em Ter 05 Maio 2009, 19:47

Boas!

Zé Paulo, pá isto de dizer alguma coisa sobre o assunto acho que não tenho formação académica para tal, Shocked Razz mas uma coisa sei a minha mota é a melhor mota para eu ir até ao fim do mundo Twisted Evil , acho que está muito bem explicado...

Obrigado Zé Paulo pela "iluminação"


=================================================================================================================



Boas Festas! Pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal...
                ... ah e eu faço parte dos Gatos Pingados, e tu queres fazer parte?¿
  
avatar
Dario69
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 500
Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 14/08/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Dario69 em Ter 05 Maio 2009, 20:20

Barroso-VStrom escreveu:
"As motos são como as gajas, se todos gostassem da mesma era uma chatice..." Razz Razz Embarassed
concordo com as tuas palavras Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

PS.ZE Paulo desta vez passas te mesmo um gajo com um abion FJR vai a Marrocos de today havia de ser hospitalizado o mais rápido possível ..........


=================================================================================================================

....mas não deixo de ser um Gajo do Forum Transalp.

avatar
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Transouto em Ter 05 Maio 2009, 23:58

"quem feio Ama, bonito lhe parece"...ralmente o essencial é mesmo gostar da mota que se tem, e aí qualquer viagem será um espectáculo... cheers cheers

V


=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

Convidad
Convidado

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Convidad em Qua 06 Maio 2009, 08:26

"É a Ialma, é a ialma"

A.-
avatar
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 01/09/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TodayAdventure em Qua 06 Maio 2009, 08:57

Malta,

Obrigado pelas reacções. Vocês contrariem-me, pá, argumentem, batam-me! Razz Very Happy Sim, que para estas coisas a gente não precisa cá de diplomas e "formação académia". Razz Very Happy

Artur,

A America do Sul em Harley?? Isso é para meninos! Very Happy Sabem deste casalinho que anda há 13 anos a viajar pelo mundo numa Harley, tendo visitado quase 200 países? http://www.horizonsunlimited.com/forwood/



É só um exemplo do que se pode fazer com uma "moto improvável", mas há muito, muitos mais.

Sacavém69,

Pecado, pecado até nem foi ter uma FJR e ir de Today para Marrocos, foi antes ter-me divertido MESMO em Marrocos como um puto no brinquedo! Wink

"Pai", Smile

Eu não puxaria tanto a coisa para o lado sentimental. É uma questão prática e muito pragmática de saber que motos nos servem melhor para uma viagem longa. E "melhor" neste caso quer dizer, a mais fiável possível, com um conforto suficiente, mecânica simples e acessível, para mexermos nela (ou para a fazermos reparar por alguém num sítio qualquer do c_ú do mundo) facilmente quando ela avariar. Ah pois, TODAS, por mais fiáveis que sejam, vão avariar. Mas ok, se dessa relação de confiança nascer um amor, também não vem mal ao mundo... lol!

Só alguns exemplos de motos (entre muitos outros) que custariam "dois tostões", que não dão para os engates nos cafés das docas mas que nos levam para todo o lado do mundo onde queiramos.

Honda Vigor 650

Tem o motor da Honda dominator, cuja fiabilidade está mais do que demonstrada. Ninguém a quer e é uma belíssima motinha. Aqui tá a foto de uma em viagem:



Suzuki GN 250

Não gasta quase nada e até há que a ache gira por parecer uma clássica. Com mil euros ou menos compra-se uma coisinha destas a rolar 5 estrelas. Aqui está a foto de uma a rolar em Africa/Médio Oriente:



Honda CG 125

Uma das motos mais fiáveis de sempre, é produzida há décadas e actualmente continua em produção no Brasil.

Um modelo de 1970 e troca o passo



E dá para uma família inteira viajar:



Sabem da história da moto do casal Grant e Susan, "patrões" do portal Horizons Unlimited, em que viajaram 11 anos pelo mundo? É uma BMW R80G/S de 1986 que caiu de um camião, que eles compraram por muito menos dinheiro do que custaria nova e que recuperaram, substituindo as partes inutilizadas. A história completa, se tiverem curiosidade, está contada aqui: http://www.horizonsunlimited.com/johnson/OurBike.shtml .

Zé Paulo.


=================================================================================================================


----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
avatar
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 06 Maio 2009, 09:39

Heheheh!
Queres "porrada" mas contra factos (ou será fatos?) não há argumentos. Razz
Essa Vigor é excelente.Esse mono cilindrico é quase indestrutível.Eu tive essa moto em versão SLR.
Fiz apenas algumas "viagens" com ela em território nacional, mas mesmo assim com um bom número de kms...
Boas transalpadas.


=================================================================================================================

   Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
avatar
Dario69
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 500
Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 14/08/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Dario69 em Qua 06 Maio 2009, 09:46

No No No No No No No No No No
cada xasso um pior o outro este topico desmotiva me ainda vou comprar o motao ao Sousa Very Happy Very Happy Very Happy


=================================================================================================================

....mas não deixo de ser um Gajo do Forum Transalp.

avatar
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 01/09/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TodayAdventure em Qua 06 Maio 2009, 10:34

sacavem69 escreveu:No No No No No No No No No No
cada xasso um pior o outro este topico desmotiva me ainda vou comprar o motao ao Sousa Very Happy Very Happy Very Happy

Não te quero ver deprimido, Mr Sacavém! lol!

Até as desportivas lindas que-ficam-bem-em-qualquer-esplanada-ao-sábado-à noite, vão ao "fim do mundo". lol! Na minha biblioteca de filmes de aventuras de moto tenho um "maluco" australiano montado numa "das tuas" com pneus de taco a ir a um local remoto do nordeste da Austrália (Queensland), o Cape York, através de uma velha estrada do telégrafo, entretanto quase desaparecida.

Ora vê: http://www.cafeman.com.au/uptopdownunder/



Mais animado?? Very Happy

Zé Paulo.


=================================================================================================================


----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
avatar
Yellow
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 728
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/03/2009

A Mota
Marca Mota: Yamaha
Modelo Mota/ano: FZ6 N
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Yellow em Qua 06 Maio 2009, 10:40

A melhor mota é aquela que temos "neste momento". Rolling Eyes Rolling Eyes

Quando andava de 50cc, a melhor mota do mundo era a DT LC. Cheguei a ir para Faro nela (10horas para baixo, 12 horas para cima) e aquilo nunca se negou a nada. cheers

Quando temos sorte com as motas, são as melhores. cyclops

O que difere pode ser o conforto, mas aí há sempre soluções para tornar o nosso "piano" mais confortável. Wink Wink


=================================================================================================================

Condutor de uma AAA (Amarelinha Arranca Alcatrão) lol

avatar
Dario69
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 500
Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 14/08/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Dario69 em Qua 06 Maio 2009, 11:09

TodayAdventure escreveu:
Não te quero ver deprimido, Mr Sacavém! lol!

Zé Paulo.

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
claro sim agora temos maquina Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Grande ZÉ Paulo estas em todas


=================================================================================================================

....mas não deixo de ser um Gajo do Forum Transalp.

avatar
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino
Idade : 64
Data de inscrição : 23/02/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  antonio.q em Sab 09 Maio 2009, 23:16

Para mim a melhor moto viajante será a que tem um viajante em cima. Não apenas um motor e duas rodas, e tudo o resto claro está.
Durante estes meses que tenho andado pela América vi toda a classe e motos e viajantes.

Tive uma Honda Dominator e fiz algumas viagens até Austria e Jugoslávia ou Marrocos, sem contar as vezes que fui até aos Pirenéus ou França. Nas primeiras voltas alguns amigos diziam que não era a moto ideal para viajar. Eles tinham grandes motos de turismo mas apenas iam até Jerez de La Frontera.
Agora tenho uma Transalp, talvez mais vocacionada para viagens. Até este momento tem sido muito fiável e conto que continue assim. Nesta semana que estou no Texas a moto teve uma pequena revisão para ajustar válvulas, depois de 55 mil já precisava, e mudar óleos. Está pronta para outra volta, mas agora pelo norte.

Qualquer moto será boa para viajar apenas precisa de um condutor(a) que a leve.
Um abraço,


=================================================================================================================

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
avatar
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 01/09/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  TodayAdventure em Dom 10 Maio 2009, 10:49

antonio.q escreveu:
Tive uma Honda Dominator e fiz algumas viagens até Austria e Jugoslávia ou Marrocos, sem contar as vezes que fui até aos Pirenéus ou França. Nas primeiras voltas alguns amigos diziam que não era a moto ideal para viajar. Eles tinham grandes motos de turismo mas apenas iam até Jerez de La Frontera.

Sintomático! Wink Concordo inteiramente contigo, António. Continuação de boa viagem por esse estado norte americano, cheio de americanos de grandes fortunas.

Zé Paulo.


=================================================================================================================


----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
avatar
FS
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 208
Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 20/10/2008

A Mota
Marca Mota: Aprillia
Modelo Mota/ano: Pegaso
Kms:

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  FS em Seg 11 Maio 2009, 11:31

Concordo com o antonio.q , o que conta é a vontade do viajante. É como nos carros, ja fui a Marbella de Smart, e até a Italia num VW Polo. Se há carros mais confortáveis, claro que há, mas eu nao tenho nenhum, por isso, agarro-me ao que tenho, e nao fico no sofá para ver o Coliseu de Roma ou a Torre de Piza na TV.

E falo dos carros porque nao tenho experiencia de viagens de moto. Wink Mas não me falta vontade. A próxima viagem é até Castelo Branco, Idanha-a-Nova, mais concretamente Ladoeiro. São apenas 300km's, o que para mim já é uma conquista. Very Happy

Conteúdo patrocinado

Re: Qual a melhor moto viajante?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sab 17 Nov 2018, 10:43