Porto Santo by Transalp

Compartilhe

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Re: Porto Santo by Transalp

Mensagem  TodayAdventure em Seg 29 Jun 2009, 16:36

ferrrolas escreveu:
    TodayAdventure escreveu:Muito obrigado, Ferrolas, pela descrição. Percebeu-se perfeitamente, mesmo com os piratinhas a chatear-te a cabeça! Very Happy Deu para ter um aroma de como são as coisas por aí. Não pode ser uma "grande loucura", afinal são apenas cerca 40 km2 e 4400 pessoas segundo o censo de 2004. Imagino que a isso se somam constantemente um bom número de turistas. Não há problemas de falta de água na ilha? Sabes se eles dessalinizam a água do mar?

Zé Paulo.

Boas Ze, nao faço a minima ideia dos processos de obtenção de agua, mas agora que falas nisso aki na madeira ha uns 2 anos houve uma seca descomunal, uma vez que nao choveu quase nada no inverno e como tal as reservas de agua estavam todas secas, lembri-me de sair nos jornais e na tv para a malta poupar, tipo banho uma vez por semana, lac+var os dentes com agua do bide, etcc, tou a gozar claro nesta parte, mas houve mesmo a seca e com medidas preventivas para consumir-mos menos agua por isso imagino que no porto santo ainda seja pior..

Pois... o problema das ilhas - e é tanto mais agudo quando menor área tem o território e quanto mais agressivo é o turismo - é a natureza muito limitada dos recursos hídricos. Em Tenerife, que não é longe e onde já passei um mês, há muitos apelos à contenção no consumo. Normalmente nas ilhas com elevações razoáveis (caso do Funchal, Tenerife, etc) nas faces viradas a norte/nordeste há água da chuva mas as faces sul/sudeste são muito secas.

joaopinhao escreveu:
    Eles mandam a água para Porto Santo dentro de garrafinhas lol!

Muito espirituoso... Wink Mas dei uma googladela e descobri que nao são as garrafinhas dos funchalenses que safam os gajos Wink . Há de facto uma central de dessalinização na ilha (a única em Portugal). O problema é que este processo de produzir água doce é muito caro:
    http://nelsonfq.blogs.sapo.pt/1006.html

Zé Paulo.

Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 647
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Seg 29 Jun 2009, 17:54

Olá Ferrolas

Excelente foto reportagem de Porto Santo. Espero que tenhas feito mergulho com o Símplicio da EDM Very Happy

Em Setembro, espero fazer uma foto reportagem na Ilha do Pico.

Um forte abraço picaroto ! Wink

Pedro

joaopinhao escreveu:
    Eles mandam a água para Porto Santo dentro de garrafinhas lol!

Muito espirituoso... Wink Mas dei uma googladela e descobri que nao são as garrafinhas dos funchalenses que safam os gajos Wink . Há de facto uma central de dessalinização na ilha (a única em Portugal). O problema é que este processo de produzir água doce é muito caro:
    http://nelsonfq.blogs.sapo.pt/1006.html

Zé Paulo.[/quote]

Para não criar um novo post, dou uma achega a este comentário : O processo de conversão de água salgada em doce é tecnologia da antiga empresa onde trabalhava : Degrémont. Chama-se osmose inversa e é um processo um pouco caro. Fica um parco esclarecimento

Abraço

Pedro

ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 143
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V
    Kms:

Mensagem  ferrrolas em Seg 29 Jun 2009, 19:25

TrAnsAlper escreveu:
    Philleas escreveu:Apesar de ter a latitude da Mauritânia e ficar ao largo do Continente Africano, acho bastante piada, a que cada vez que se posta aqui algo sobre a Madeira seja na secção "além fronteiras"

Também já questionei isso noutro tópico.Ao que me responderam:

Edward escreveu
    "Pertinente a tua questão... a Madeira faz parte do continente ou não?

De facto coloquei a mim próprio esta questão antes de editar mas depois pensei:

Tivemos de mostrar a identificação à entrada e à saída, fomos acompanhados de perto pela policia, os produtos são genericamente mais baratos (14 % IVA), é necessário um esforço adicional, se não um dicionário para compreender os seus habitantes.... tem um Presidente diferente....fui de facto além fronteiras, não fui?"

Aqui:
    http://www.forumtransalp.com/viajar-para-alm-fronteiras-transalp-international-transalp-outdoor-travelling-f20/madeira-t1626.htm

Com uma resposta destas resta-me admitir que ir á Madeira é viajar além fronteiras. Very Happy

Boas transalpadas.

Ja para nao falar na luingua, nuué, lol

CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 2417
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700
    Kms: 47000 ;)

Mensagem  CSampaio em Seg 29 Jun 2009, 20:45

Boas!

Ferrrolas antes demais obrigado pelas excelentes fotos dessa ilha que muito gosto, é simplemente fabulosa, o mar então é maravilhoso, tipo 9.00h da manhã ver o mar com os seus tons de verde e azul e a juntar a isso ondinhas de 30cm que nos dão uma paz de alma. Saudades que um dia hei-de "matar", já faltou mais. Conheço muito bem Porto Santo, cá por casa há uma série de lembranças dessa NOSSA ilha e excelentes recordações, algumas um pouco amargas, mas mesmo assim excelentes.

A questão da água já está esclarecida, mas certamente viste no lado norte que eles têm uns diques que quando chove muito aproveitam essa água creio que para regar e coelhos bravos, viste? É uma coisa do outro mundo, eu que sou de familia de caçadores e muitas vezes acompanhei os meu avô, pai e os meus tios à caça, nunca tinha visto tantos coelhos juntos,

Das coisas que mais gosto além da praia, é a gastronomia, na calheta, fazem um bolo do caco maravilhoso e a acompanhar se forem umas lapas grelhadas com manteiga de alho melhor, pá e as espetadas em pau de loureiro, nem digas nada...

Lamento é que para se fazer féria lá seja muito caro, é mais barato ir para Espanha, ou para as ilhas espanholas, esses têm mais velocidade, "nós" queremos ganhá-lo todo, é realmente uma pena.

Um dos anos que estive lá aluguei uma Honda Scoopy e deia a volta à ilha em 3 horas, foi maravilhoso, aconselho a todos que quando tiverem uma oportunidade de ir lá que não a percam, a Madeira é um mundo à parte a mim não me seduz, principalmente pela humidade.

Rapaz um abraço e aproveita bem essa terra maravilhosa, se quiseres alugar uma bicicletas por lá, vai ao porto de abrigo e pergunta pelo Eduardo um tipo que foi ciclista e dizes que me conheces e que pretendes alugar uma bicicleta, não tarda estás a beber um copo de vinho do Porto Santo Very Happy

ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  ferrrolas em Seg 29 Jun 2009, 21:03

[quote="Pedro Marques Alves"]Olá Ferrolas

Excelente foto reportagem de Porto Santo. Espero que tenhas feito mergulho com o Símplicio da EDM Very Happy

Infelizmente nao fiz mergulho, ia fazer o curso de nitrox se nao estivesse em trabalho, mas tive de levar os meus miudos do andebol e como tal nao tive muito tempo para uns mergulhos de botelha, fica para a proxima, mas concerteza que la irei mergulhar, tambem vou ficar a aespera que abras o teu business para ir ai fazer uns mergulhitos...
    abraço

ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  ferrrolas em Seg 29 Jun 2009, 21:07

CSampaio escreveu:Boas!

Ferrrolas antes demais obrigado pelas excelentes fotos dessa ilha que muito gosto, é simplemente fabulosa, o mar então é maravilhoso, tipo 9.00h da manhã ver o mar com os seus tons de verde e azul e a juntar a isso ondinhas de 30cm que nos dão uma paz de alma. Saudades que um dia hei-de "matar", já faltou mais. Conheço muito bem Porto Santo, cá por casa há uma série de lembranças dessa NOSSA ilha e excelentes recordações, algumas um pouco amargas, mas mesmo assim excelentes.

A questão da água já está esclarecida, mas certamente viste no lado norte que eles têm uns diques que quando chove muito aproveitam essa água creio que para regar e coelhos bravos, viste? É uma coisa do outro mundo, eu que sou de familia de caçadores e muitas vezes acompanhei os meu avô, pai e os meus tios à caça, nunca tinha visto tantos coelhos juntos,

Das coisas que mais gosto além da praia, é a gastronomia, na calheta, fazem um bolo do caco maravilhoso e a acompanhar se forem umas lapas grelhadas com manteiga de alho melhor, pá e as espetadas em pau de loureiro, nem digas nada...

Lamento é que para se fazer féria lá seja muito caro, é mais barato ir para Espanha, ou para as ilhas espanholas, esses têm mais velocidade, "nós" queremos ganhá-lo todo, é realmente uma pena.

Um dos anos que estive lá aluguei uma Honda Scoopy e deia a volta à ilha em 3 horas, foi maravilhoso, aconselho a todos que quando tiverem uma oportunidade de ir lá que não a percam, a Madeira é um mundo à parte a mim não me seduz, principalmente pela humidade.

Rapaz um abraço e aproveita bem essa terra maravilhosa, se quiseres alugar uma bicicletas por lá, vai ao porto de abrigo e pergunta pelo Eduardo um tipo que foi ciclista e dizes que me conheces e que pretendes alugar uma bicicleta, não tarda estás a beber um copo de vinho do Porto Santo Very Happy

lol, coelhos? por acaso este ano nao vi nenhum mas o ano passado era a potes, mais parecem lebres os sacanas sao enormes...., abraço

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 29 Jun 2009, 21:35

A história dos coelhos em Porto Santo já vem de longe, ao que parece! Very Happy

"OS PRIMEIROS HABITANTES DA ILHA: OS COELHOS

O solo do Porto Santo foi pisado por diversas vezes por gentes das mais diversas procedências que, certamente, procuravam nas suas praias o descanso após a demorada e a água para a demorada e perigosa viagem. Mas nunca houve qualquer intensäo desse visitante em fixar morada. Por isso à chegada dos portugueses, no princípio do século XV, ninguém estava para os acolher na praia, pois a ilha encontra-se desabitada. Este é um aspecto em que todos os cronistas estäo de acordo.

O processo é sempre o mesmo: primeiro o encontro ocasional, seguido do reconhecimento e, finalmente, a ocupaçäo humana. Tal como o refere Zurara a segunda viagem de reconhecimento foi feita por Joäo Gonçalves Zarco, Tristäo Vaz e Bartolomeu Perestrelo. A acompanhá-los seguia um casal de coelhos que lançaram na ilha para atestar das condiçöes de sobrevivência animal. Os coelhos são as cobaias para esta nova experiência. Será que os portugueses duvidavam das condições de habitabilidade destas paragens, como os preceituavam os textos antigos? Para João de Barros esta segunda viagem é já de ocupaçäo, tendo os ditos trazido consigo sementes e plantas para a nova terra.

Os coelhos foram os primeiros habitantes da ilha, mas também a primeira dificuldade com que os primeiros povoadores tiveram de defrontar-se: a sua rápida capacidade de reproduçäo havia-os tornado numa praga para as culturas que os primeiros colonos ensaiavam. Deste modo a ilha, que num primeiro momento se apresentava como uma esperança para Bartolomeu Perestrelo, acabou numa verdadeira catástrofe. Desiludido o capitão abandonou a ilha e preferiu regressar ao reino a ser dono de uma ilha sem futuro."

in: http://www.ceha-madeira.net/avieira/html/porto_santo.html

Zé Paulo.

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1085
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Seg 29 Jun 2009, 22:08

TodayAdventure escreveu:A acompanhá-los seguia um casal de coelhos que lançaram na ilha para atestar das condiçöes de sobrevivência animal. Os coelhos são as cobaias para esta nova experiência.

o coelho-Adão e o coelho-Eva, se o Vaticano sabe desta história faz do Porto Santo um "case-study" para provar a evolução bíblica

Afinal de contas, pelos relatos Porto Santo é um Paraíso
    lol! lol! lol! lol!

CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 2417
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700
    Kms: 47000 ;)

Mensagem  CSampaio em Seg 29 Jun 2009, 22:40

...-se Zé Paulo tu és uma enciclopédia pá Razz Razz obrigado pelo relato Wink

SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 601
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

Espectacular

Mensagem  SEAHAWK em Seg 29 Jun 2009, 23:01

Ferrolas,

Parabéns, está altamente a tua crónica, até faz inveja, vê lá é se organizas uma road trip até esses places bastante chip pra gente se botar a caminho e desbundar o paraíso.

Abrax

ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  ferrrolas em Qua 01 Jul 2009, 13:53

Roadtrip vai ser mtuit dificil oraganizar, alias a que ja estou a organizar é a roadtrip Funchal,portimão-braga, pois ainda nao sei se vou de barco com o zangao ou se o meto no contentor, é que tambemtenho um carro para levar e parece que desta é de vez..

SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 601
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

Road Trip

Mensagem  SEAHAWK em Qua 01 Jul 2009, 23:05

Pra cá ou para lá, não interessa o que é preciso é rolar com coração, quando andares por terras do continente vê lá se mandas uma mike para a malta se encontrar e beber umas mines.

Abrax Ferrolas e não te esqueças dos gajos das Busas hehehe

Jay
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 295
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

Mensagem  Jay em Ter 07 Jul 2009, 13:49

Isso significa entao que eu sou ESTRANGEIRO! Very Happy
    ehehe

Ainda bem que gostaste da vizita cá à terra.
    Sou Madeirense mas a minha transalp ja conhece muito bem essas areias.

RainMaker
    Moderador
    Moderador

Número de Mensagens: 1564
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 56000

Mensagem  RainMaker em Ter 07 Jul 2009, 15:07

ferrrolas escreveu:
    TodayAdventure escreveu:Muito obrigado, Ferrolas, pela descrição. Percebeu-se perfeitamente, mesmo com os piratinhas a chatear-te a cabeça! Very Happy Deu para ter um aroma de como são as coisas por aí. Não pode ser uma "grande loucura", afinal são apenas cerca 40 km2 e 4400 pessoas segundo o censo de 2004. Imagino que a isso se somam constantemente um bom número de turistas. Não há problemas de falta de água na ilha? Sabes se eles dessalinizam a água do mar?

Zé Paulo.

Boas Ze, nao faço a minima ideia dos processos de obtenção de agua, mas agora que falas nisso aki na madeira ha uns 2 anos houve uma seca descomunal, uma vez que nao choveu quase nada no inverno e como tal as reservas de agua estavam todas secas, lembri-me de sair nos jornais e na tv para a malta poupar, tipo banho uma vez por semana, lac+var os dentes com agua do bide, etcc, tou a gozar claro nesta parte, mas houve mesmo a seca e com medidas preventivas para consumir-mos menos agua por isso imagino que no porto santo ainda seja pior..

Boas,

quando lá estive, já há uns 5/6 anos, eles já usavam esse meio para obterem água doce, salvo erro, só havia um sistema daqueles em Israel, pois segundo julgo saber eles utilizam uma técnica de dessalinização da água com areia através de várias lavagens, pois a ilha é mesmo muito pequenina para ter fontes ou água doce, ao contrário da Madeira.

RainMaker

Data/hora atual: Qua 23 Maio 2012, 17:36