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Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

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Philleas
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Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  Philleas em Qua 01 Jul 2009, 20:38

Nunca alterei a pré-carga da minha mota, mas ando curioso em saber mais sobre isso, noutro tópico tocam de raspão neste assunto, pelo que "lanço" aqui o tópico.

Como afinar a pré-carga da mola do amortecedor traseiro?

Qual a principal diferença entre a relação mole/rijo e quais as consequências destas alterações?
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fabio
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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  fabio em Qua 01 Jul 2009, 21:04

Boas Philleas.
Para afinar a pré-carga da mola precisas de uma chave própria para apertar as porcas que apertão a mola.
para teres acesso à mola tens que desmontar a bateria e a caixa da mesma,desapertas um bocado a primeira porca e apertas a segunda para a medida que queres e voltas a apertar a primeira contra a segunda para que a vibração não as desaperte.
Agora a relação entre mole/rijo,acho que isso depende da opinião e do tipo de condução que se faça.
Eu na minha moto tenho a pré-carga a 3'4 (acho que é assim que se escreve) e quando vou para algum lado com a Maria e com as mala laterais ponho a pré-carga a fundo.
Porque se não faço isto fico com a frente muito leve e pouco precisa.
Philleas espero ter respondido à tua pergunta,caso tenhas mais alguma duvida é perguntar que a malta está aqui é para ajudar (no que poder).

ab Fábio
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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  CSampaio em Qua 01 Jul 2009, 21:24

Entãs as vossas TA's não têm um furo lateral que dá para enfiar lá uma chave de fendas e apertar ou desapertar o respectivo parafuso que faz com que a mola fique para o "HARD" ou "SOFT"? Eu na minha já andei a mexer nessa cena, e pelo que percebi, quando vamos para uma viagem grande com a top case atestada e com pendura numa estrada de alcatrão deve-se colocar o parafuso para o lado "HARD", quando vamos para pisos mais mistos, tipo paralelo e terra, deve-se colocar no "SOFT". Neste momento a Marelinha está no meio, pois ando por todo o lado e o comportamento é simpático, de fábrica vinha com uma regulação que no paralelo, junto a minha casa é só paralelo, sentia os buracos pela coluna acima pale , depois de mexer na cena, melhorou bastante.
Agradeço que se a minha explicação e o meu procedimento não é correcto que digam.

Bom tópico este Philleas! Wink


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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  Cou em Qui 02 Jul 2009, 15:21

Boas Cool
Cá vai explicação a ver se o pessoal perde as duvidas... Exclamation
1-Para ficar mais dura é preciso apertar o parafuso da mola, isso aplica-se se fizer grandes viagens com pendura e muita carga para compensar a mota para não ficar muito inclinada e aguentar melhor o peso.
2-O parafuso ("HARD" ou "SOFT") este serve para regular a velocidade que o amortecedor sobe depois de passar um buraco, (ou seja este não põe o amortecedor mais duro).
Um exemplo se for numa estrada rapida com pendura e passas numa vaga a mota se estive muito SOFT vai valoiçar varias vezes então deve-se por mais HARD.
Mas se usar em paralelo ou off road devemos ter mais SOFT pois o amortecedor tem de subir varias vezes e rápido.
Para verificar melhor um teste fácil e rápido fazem da seguinte forma colocam em SOFT se fizerem pressão com as mãos na traseira ela desce e sobe rápido, se colocarem tudo HARD e fizer pressão desce rapido mas sobe lentamente.
Espero ter explicado da melhor forma What a Face


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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  Philleas em Qui 02 Jul 2009, 19:31

Cou escreveu:Boas Cool
Cá vai explicação a ver se o pessoal perde as duvidas... Exclamation
1-Para ficar mais dura é preciso apertar o parafuso da mola, isso aplica-se se fizer grandes viagens com pendura e muita carga para compensar a mota para não ficar muito inclinada e aguentar melhor o peso.
2-O parafuso ("HARD" ou "SOFT") este serve para regular a velocidade que o amortecedor sobe depois de passar um buraco, (ou seja este não põe o amortecedor mais duro).
Um exemplo se for numa estrada rapida com pendura e passas numa vaga a mota se estive muito SOFT vai valoiçar varias vezes então deve-se por mais HARD.
Mas se usar em paralelo ou off road devemos ter mais SOFT pois o amortecedor tem de subir varias vezes e rápido.
Para verificar melhor um teste fácil e rápido fazem da seguinte forma colocam em SOFT se fizerem pressão com as mãos na traseira ela desce e sobe rápido, se colocarem tudo HARD e fizer pressão desce rapido mas sobe lentamente.
Espero ter explicado da melhor forma What a Face

então são 2 parafusos diferentes?

eu ainda não testei, nem mexi em nada.
Onde comprei a mota disseram-me que o anterior dono era fortemente elegante como eu e por isso não era preciso mexer.

pensei que bastava mexer no parafuso soft/hard. onde está o outro?
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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  fabio em Qui 02 Jul 2009, 20:52

Philleas não são 2 parafusos,mas sim 1 parafuso de fendas no reservatorio do oleo do amortecedor qie serve como o Cou disse e bem para regular a velocidade de descida do amortecedor.
E 2 porcas entre a mola e a base de cima do amortecedor e essas porcas é que servem para afinar a pre-carga da mola.
Agora se tu achas que com 2 a frente da moto fica pouco precisa só tens uma solução é tirar a bateria e a caixa e ver como está a afinação da mola se éla estiver no maximo,tens que comprar uma mola com mais preção ou um amortecedor completo.
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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  Transouto em Qua 15 Jul 2009, 01:31

Eu não diria melhor do que já aqui foi dito..

V


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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  CSampaio em Qua 15 Jul 2009, 19:03

Desculpem lá mas vocês não percebem um boi dessa cena da "pré-carga na mola", quem percebe disso é mesmo o SEAHWAK, mandem-lhe uma PM que ele explica Very Happy


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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  Cou em Ter 05 Out 2010, 12:54



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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 17 Mar 2011, 09:50

Neto, vê lá se este tópico responde a alguma dúvida que tenhas...


Um abraço e boas transalpadas.


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Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

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