artur escreveu:
Reservar os hoteis no dia anterior é bem vantajoso, a nível de euros gastos / qualidade do hotel. O RainMaker lá chegará, mas ficámos sempre em hoteis de 4 estrelas, com parque privativo ou garagem, a pagar 50 a 60 euros por noite por casal, pequeno almoço incluído.
Tens toda a razão, Artur. Eu sei bem que os quartos comprados ao balcão, na hora da chegada, ficam bem mais caros do que quando reservados de véspera ou com mais antecipação. Quando fui a Berlim em 2007 na FJR fiquei num hotel caríssimo, todo XPTO, à entrada na Alemanha, porque estava muito cansado e não tive paciência para procurar melhor (vim dos Pirinéus e fiz 1400 kms nesse dia

). Admiro é esse planeamento de que eu sou perfeitamente incapaz.
Eu tenho outras estratégias para conseguir manter os orçamentos baixos e sei que não são para toda a gente e em particular não são para ocasiões em que se vai com a companheira/mulher. Para além da táctica do ciganito-que-fica-em-campings ou campismo selvagem nas zonas rurais

, costumo procurar alojamentos rurais ou em casas de família ou ainda pousadas de juventude em pequenas povoações relativamente perto das cidades. Ganho sossego, segurança (normalmente os locais são pacatos), poupo muito dinheiro (normalmente fica mais barato do que dizes, Artur) e é igualmente asseado como um hotel e igualmente fácil dar um salto à noite ou durante o dia à "grande cidade". Dispenso normalmente as mordomias - frequentemente impessoais - de um hotel de X estrelas. E muitas vezes fazem-se conhecimentos mais interessantes. Mas nem sempre a coisa corre como gosto e como teoricamente descrevo aqui...
RainMaker escreveu:
Apenas uma ressalva, em Espanha, aparentemente,
quando a AE não é paga, que foi a maior parte da viagem, não existem
Estações de Serviço como as conhecemos em Portugal, há saídas para
pequenas localidades, onde aí sim, existem bombas de gasolina, que
simultaneamente servem para a população da localidade, como para a
malta que vai a circular na AE, muitas das vezes temos
indicação de
saída para área de “servícios”, mas depois quando chegamos ao primeiro
cruzamento não existe mais nenhuma indicação para as bombas de
gasolina, isto aconteceu-me mais do que uma vez…
Provavelmente tou a ensinar a missa ao sacristão, mas sabem que há dois tipos de vias rápidas em Espanha e nem todas são AE(s), certo? As autopistas têm portagem, as autovias não (ver detalhes aqui ). Espanha construiu uma impressionante rede de autovias, de uso gratuito, com os dinheiros comunitários, sobretudo durante os anos 90, que na prática são tão boas e rápidas como as vias pagas. Viajava com frequência na Europa no final dos anos oitenta e primeira metade dos anos 90 e vi esta rede crescer a olhos vistos - muito rapidamente. Uma coisa boa que os espanhóis fizeram em algumas autovias que corriam junto das estradas nacionais que foram substituir, foi não "matar" alguns comércios que existiam ao longo das velhas nacionais ou em pequenas povações próximas. As estações de serviço, com alguns serviços de hotelaria agregados, foram um exemplo disto e por isso é que há estes desvios para as localidades de que se fala. No entanto isto não aconteceu em todo o lado e com todos os tipos de comércio, infelizmente. Se já percorreram a nacional que corre ao longo da A52, por exemplo (autopista das Rias Bajas, que liga a Galiza ao resto da España), sabem do que falo e do enorme número de negócios que morreram ao longo da velha nacional que já poucos usam nos dias de hoje.
Zé Paulo.