Portugal tem a gasolina mais cara da UE antes de impostos

Compartilhe

Tluis
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 767
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

Mensagem  Tluis em Qua 08 Jul 2009, 13:44

Portugal terminou o primeiro semestre do ano com os preços dos combustíveis mais caros entre os membros da União Europeia. Descontando os impostos, o nosso país é mesmo o que pratica o preço da gasolina mais caro entre os 27 estados-membros. No caso do gasóleo temos o quarto preço mais alto. No último ano, os valores das matérias-primas caíram mais do que os preços praticados nas bombas.

O Negócios analisou a evolução dos preços dos combustíveis desde o início do ano em Portugal e na União Europeia. A conclusão aponta para que os preços tenham subido mais em Portugal, desde o início deste ano, do que na média dos países da UE. Isto no caso dos preços sem impostos. Porque quando analisados os preços com impostos, a evolução é um pouco diferente, de acordo com os dados disponíveis no site da Comissão Europeia.

Comentários a esta noticia do Jornal de Negócios

Senhores da GALP é preciso não ter um pingo de vergonha na cara Evil or Very Mad .

GALP Embarassed = Gamamos Aos Lorpas Portugueses lol! lol! lol!

EU DEIXEI DE METER GASOLINA NA GALP! Exclamation E VOCÊS? Question

Como é que é possivel o petróleo, hoje, estar a $62,29 e o preço médio da 95 a 1.308? No Sad

Última edição por tluis em Sex 17 Jul 2009, 00:55, editado 3 vez(es)

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Re: Portugal tem a gasolina mais cara da UE antes de impostos

Mensagem  TodayAdventure em Qua 08 Jul 2009, 13:53

Quando vou meter gasolina a Espanha (estou em Bragança, a 20 kms da fronteira) às vezes converso com os espanhóis sobre o preço dos combustíveis. Eles dizem-me que não conseguem entender como é que os portugueses aguentam os preços de cá. Como sabem, a principal razão pela qual existe uma disparidade tão grande de preços nas gasolinas tem a ver com a forma como estas são taxadas. Em Espanha, o imposto sobre os combustíveis é "anormalmente" baixo, não só em comparaçao com Portugal, mas com todos os outros países europeus. Outra coisa que eles me dizem (não sei até que ponto é verdade), a situação de baixos impostos sobre os combustíveis em Espanha está próximo do final e o governo pretende nivelar os preços com o resto da Europa...

Zé Paulo.

lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 106
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: gs1200r Adventure
    Kms:

preços gasosa!

Mensagem  lobocamino em Qua 08 Jul 2009, 17:49

Boas!
    Também estou em espanha e sinceramente não se entende como se diferencia tanto o preço entre estes dois paises! Aqui a gasolina também sobe quando o barril aumenta, o caso é que quando o barril desce a gasolina também desce!
    Segundo o que penso, o preço alto dos combustiveis não ajudam em nada à evolução da economia do pais! Por falar nisso, ouvi aqui nas noticias que o ministro da economia ( se não estou enganado ) aconselhou as gasolineiras a baixarem os preços dos combustiveis conforme baixara o preço do barril, claro que nenhuma delas o fez, o que se nota cada vez mais o descrédito na classe política, mandam em nós que pagamos, fora isso não mandam em mais nada!
    Se a gasolina for mais barata, a malta anda mais ou menos? Mais! Então, se anda mais, consome mais, paga mais impostos... ficamos todos felizes! Ou não!
    A solução meus amigos é optar por combustiveis alternativos! Eu já ando a juntoar o óleo da fritadeira pra fazer biodiesel ,se der certo o MacD aqui da zona é meu! Cool

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1085
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Qui 09 Jul 2009, 11:42

este é um dos motivos porque eu e um grupo de amigos (cada vez maior) não abastecemos na Galp. A gasolineira dominante do mercado, que controla a refinação, manipula e estabelece as regras do negócio, tem que ser penalizada.

têm que ser os consumidores a impor a verdadeira concorrência.

Vejam que eles já começaram a reagir, 1.º fizeram descontos aos fins-de-semana, quando a gasolina dos hiper lhes faz verdadeira concorrência. Depois como não resultou, tentaram denegrir a qualidade da gasolina dos hiper (por eles fornecida).

A GAlp é um antro de ex-politicos imcompetentes. sustentados por nós cm os combustiveis mais caros da europa.

lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

gasolina!

Mensagem  lobocamino em Qui 09 Jul 2009, 13:26

Boas!
    Sim, mas não é só a GALP, são também as outras grandes gasolineiras!!!

Tluis
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Tluis em Qui 09 Jul 2009, 13:57

Realmente também não nos podemos esquecer que 62% do preço do combustível reverte directamente para as contas do Governo Português No , ou seja um litro de gasolina custaria 50/55 cêntimos sem impostos, o que significa cerca de 260% Sad Sad Sad de taxação sobre o preço base.
    Esta é uma das explicações para as discrepâncias com os preços praticados noutros países e constitui uma fonte de receita que o governo (diga-se partidos de governo) dificilmente dispensará Mad . Todavia há que manter a pressão Basketball no sentido da baixa, seja por via da descida de impostos seja pela diminuição dos lucros das petroliferas, pois quem sofre somos nós! e a nossa economia, por sua vez, torna-se menos competitiva.

Para a GALP deixo estre quadro comparativo entre ontem e hoje:

Petroleo62,2961,04-2,0%
    G951,3081,303-0,4%

Última edição por tluis em Qui 09 Jul 2009, 14:07, editado 1 vez(es)

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Qui 09 Jul 2009, 14:00

lobocamino escreveu:Boas!
    Sim, mas não é só a GALP, são também as outras grandes gasolineiras!!!

São todas iguais. No entanto em Portugal a Galp é a dominante e "controla" o mercado.

como nós temos que comprar gasolina temos que atacar a dominante, não é com dias sem abastecer, nada disso, vejamos,

a Galp tem 80% do mercado, se por exemplo, começarmos a meter todos nas outras marcas, e equilibrarmos a percentagem de mercado o que vai acontecer?

a Galp vai sofrer quebras acentuadas que se refletem directamente na bolsa e nos accionistas, como resposta vai ter que atrair de novo os clientes, com promoções, publicidade e descida do preço.

por outro lado quem tinha 20% de mercado e devido à guerra de consumidores vê-se com 30% ou 40% (o dobro das vendas) vai querer manter o dobro do lucro. com promoções, publicidade e descida de preços

em Portugal não à concorrência porque somos todos "ovelhas" e compramos todos no mesmo sitio, temos que ser nós consumidores a fazer o mercado funcionar.

lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

gasolina cara!

Mensagem  lobocamino em Qui 09 Jul 2009, 15:16

OK! Concordo com tudo o que se falou por aqui!
    E sim devemos fazer algo! Que propões? Um protesto tipo Greenpeace com as motas todas estacionadas e não deixar ninguem abastecer um fim de semana? Chamamos as televisões, rádios e jornais?
    Que propões?

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6404
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 09 Jul 2009, 15:24

Já foi feita tanta coisa.Protestos, boicotes, petições, etc etc!Certo é que os tipos continuam a fazer o que querem aqui na república das bananas.Eu tal como o Philleas.Galp, não obrigado! Evil or Very Mad
    Boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

gasolina

Mensagem  lobocamino em Qui 09 Jul 2009, 15:36

Uma coisa que ainda não foi feita!
    Alterar os medidores de saída da gasolina! Eu explico, passam 5 litos e só marca um!!!
    Alguém tem jeito pra essas coisas?

miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 148
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

Mensagem  miguel em Qui 09 Jul 2009, 16:04

sempre preferi a galp á BP, Repsol, e desprezei as pequenas: Ávia, Cipol, hiper, etc. Isto porque a qualidade dos produtos das primeiras é superior ás restantes, independentemente de virem da mesma refinaria.
    hoje em dia estou-me cag**** para isso e só abasteço nas pequenas.
    quantos aos medidores, cuidado onde se põe gasolina, porque há casos( nas pequenas áreas de serviço) onde os gerentes, colaboradores conseguem controlar o débito( para menos) sem alterar os € marcados.

Tluis
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Tluis em Qui 09 Jul 2009, 16:33

Quando comprei a minha SPECIAL T Laughing deram-me a indicação que deveria pôr G98. Com a pressão dos preços, após ouvido o meu mecânico, passei para G95. Não notei grande diferença na performance. Alguém começou por pôr G98? Question

E reforço, apesar de ter cartão frota não meto na GALP! Mad

Última edição por tluis em Seg 13 Jul 2009, 16:41, editado 1 vez(es)

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Qui 09 Jul 2009, 17:47

lobocamino escreveu:Uma coisa que ainda não foi feita!
    Alterar os medidores de saída da gasolina! Eu explico, passam 5 litos e só marca um!!!
    Alguém tem jeito pra essas coisas?

as gasolineiras têm.

Nunca abasteçam numa bomba onde tenham afixado que não atestam garrafões. é porque a bomba está martelada e facilmente constatávamos que no garrafão de agua não estavam 5L. Claro que a justificação "oficial" é a segurança. Mas por questões de segurança não devia ser em todas as bombas?

CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 2417
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700
    Kms: 47000 ;)

Mensagem  CSampaio em Qui 09 Jul 2009, 19:58

Eu só não meto gasoelo porque a Marelinha não gosta do sabor senão era mesmo dessa que metia, e atesto sempre 95 na bomba do Jumbo neste momento está a 1.19€ junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro

vitorsousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 840
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  vitorsousa em Seg 13 Jul 2009, 11:07

Preço da gasolina nem discuto, somos os mais ricos da Europa!!! Fiz um pequeno passeio estas férias, visitei 7 países, alguns nem à UE pertencem e todos com a excepção da França, que por acaso pertence à UE Very Happy, tem a gasolina mais barata!!! Não sei se é antes ou depois dos impostos, mas é mais barata que em terras Lusas.

Muitas e boas curva~s

Vitor

Data/hora atual: Qua 23 Maio 2012, 17:52