Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Afinação

Compartilhe
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 8
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: transalp
Kms:

Afinação

Mensagem  Frias em Qui 23 Jul 2009, 13:01

Saudosos cumprimentos!
Alguém sabe como se afina a Transalp de 92?
Inicialmente julguei que o "soluçar" a media-alta rotação tivesse a ver com alguma sujidade nos carburadores, ora, limpei-os mas mesmo assim o problema persiste.
Se alguém ma conseguir dar alguma indicação, agradecia.
Bons Kilómetros
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Re: Afinação

Mensagem  Fabião em Qui 23 Jul 2009, 13:15

Ora boas, Soluços a média alta rotação?! já viste a embraiagem? e os CDI's?

A transalp não desafina. Ou tá gasto e muda-se ou então deixa-se gastar para mudar mais tarde! hehehe

Abraço

Fabião

=================================================================================================================

PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Qui 23 Jul 2009, 13:42

Fabião escreveu:Ora boas, Soluços a média alta rotação?! já viste a embraiagem? e os CDI's?

A transalp não desafina. Ou tá gasto e muda-se ou então deixa-se gastar para mudar mais tarde! hehehe

Abraço

Fabião

Não, é diferente das outras... Twisted Evil

Filtro de combustível e de ar, estão ok? Todas as mangueiras de combustível estão ok?
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 23 Jul 2009, 13:46

Olá Frias, bem vindo!
Antes de afinares a Transalp afina aí uma apresentação à malta como é da praxe! Wink
A minha Transalp afina a rolar.Parada desafina-se toda! Very Happy Razz

O Zé Paulo já tem aqui um vizinho no fórum.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

petrustejus
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 166
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLV 700 VA/2011
Kms: 5000

Mensagem  petrustejus em Qui 23 Jul 2009, 13:50

E se lhe trocasses as velas? ein? Normalmente funciona...

Abraços
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qui 23 Jul 2009, 13:55

TrAnsAlper escreveu:Olá Frias, bem vindo!
Antes de afinares a Transalp afina aí uma apresentação à malta como é da praxe! Wink
A minha Transalp afina a rolar.Parada desafina-se toda! Very Happy Razz

O Zé Paulo já tem aqui um vizinho no fórum.

Este nome é conhecido cá na terra Very Happy ... o que conheço é o homem que melhor cuida das Yamahas cá na terra e que me tratava da FJR. Mas é rapaz mais para a minha idade e não pra 30 aninhos... Smile És tu, Frias, ou um parente?

Já tudo o que ocorre à minha cabeça, fraquinha nestas coisas, foi dito. E a Transalp nem sequer tem bomba de gasolina (cai por gravidade), que é um dos pontos fracos das Africa Twins antigas...

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Velas!

Mensagem  Frias em Qui 23 Jul 2009, 13:59

Velas!!! Acabei de lhas mudar. Vamos ver se resulta.

Pois é, estou a falhar no que respeita à apresentação. Quanto antes tê-la-ei aqui.

Gracias
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Frias em Qui 23 Jul 2009, 14:19

[Boas Zé Paulo.
Nem sei se o outro Frias é meu familiar, acho que não...Mas conheço-o.
No que se refere à moto, deve ser (seguindo indicação da vossa preciosa ajuda) o CDI.
Obrigado a todos.
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 23 Jul 2009, 14:22

Então não te esqueças de quando tiveres um pouco de tempo passar nas Apresentações! Wink
Quanto ao CDI sugiro que leias este tópico:

http://www.forumtransalp.com/mecnica-f11/ta-deixou-me-apeado-em-pleno-andamento-perdeu-a-fora-t511.htm

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qui 23 Jul 2009, 14:25

Frias escreveu:[Boas Zé Paulo.
Nem sei se o outro Frias é meu familiar, acho que não...Mas conheço-o.
No que se refere à moto, deve ser (seguindo indicação da vossa preciosa ajuda) o CDI.

O modelo de 92 tem 2 CDI(s) e estão debaixo do banco; basta tirar os dois parafusos de cada um dos lados do banco para se chegar a eles. É um ponto fraco das Transalps bem conhecido. É fácil ver qual o que está a falhar, um deles controla o conta-rotações. Como é uma peça um cochinho cara, se quiseres fazer alguma experiência com um dos meus, apita.

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Frias em Qui 23 Jul 2009, 14:39

O modelo de 92 tem 2 CDI(s) e estão debaixo do banco; basta tirar os dois parafusos de cada um dos lados do banco para se chegar a eles. É um ponto fraco das Transalps bem conhecido. É fácil ver qual o que está a falhar, um deles controla o conta-rotações. Como é uma peça um cochinho cara, se quiseres fazer alguma experiência com um dos meus, apita.

Zé Paulo.[/quote]
Caro Zé Paulo
Agradeço a oportunidade e sei que a peça é cara, mas quando adquiri a moto sabia que iria ter que mudar algumas peças...lá terá que ser.
A apresentação creio que já a fiz...acho que fui ao sitio certo!
Obrigado a todos
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2438
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000

Mensagem  CSampaio em Qui 23 Jul 2009, 19:36

Frias, desculpa mas não consigo resistir, há uns gajos que se chamam mecânicos e que sabem afinar as TA?s Razz

Pá eu dessa cena de afinar motas não percebo nada, nem quero... Very Happy Arrow

Boas Festas! Pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal...
                ... ah e eu faço parte dos Gatos Pingados, e tu queres fazer parte?¿

Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qui 23 Jul 2009, 21:10

Boas Cool
Podes tentar ligar para este caramelo e saber se ele sabe reparar os cdi das TA
http://portocity.olx.pt/reparacao-de-cdi-s-de-motos-iid-9446223

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
TransLopes
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 54
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TRANSALP XL 650 V
Kms:

Boas

Mensagem  TransLopes em Qui 23 Jul 2009, 22:00

Houve uma altura que a minha máquina fez o mesmo , principalmente antes de aquecer bem .
Troquei velas e nada , tudo na mesma Já estava a ficar passado quando me lembrei em trocar de marca de gasolina , eu costumava por gasolina no intermache ( por motivos obvios ) e passei a por na galp , voilá .... problema resolvido nunca mais deu um soluço e agora de vez em quando meto 95 GForce e aperto bem com ela .
Pode não ser o teu caso mas não custa experimentar eu agora na moto só meto gasolina na Galp ou Repsol mais nada a carro é que queima tudo .
Depois diz alguma coisa .
ABRAÇO
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Frias em Qui 23 Jul 2009, 22:23

Já a levei a mecânicos para afinar e tenho a impressão que ficou pior, .
Obrigado pelas dicas a todos, vou explorar as várias possibilidades antes de trocar CDI, se alguma resultar partilho com a malta.

Cumprimentos
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qui 23 Jul 2009, 22:45

Depois de ler a sequência de mensagens fico com a sensação de que ainda não percebeste a origem do problema... Se for um problema de CDI, nada tem a ver com "afinações".

Caso se trate do CDI, é normal apresentar-se como um sintoma intermitente, até que um dia falha mesmo definitivamente. Como as TA(s) do ano da tua têm dois CDI(s), fica a funcionar com um só cilindro e em princípio não te deixa na estrada. É relativamente fácil perceber se se trata do CDI e qual deles tem o problema. Um deles "mexe" com o conta-rotações. Consoante vejas o conta-rotações a funcionar ou não (e podes trocar a posição dos dois para tirar as dúvidas), sabes qual o defeituoso.

Os CDI(s) avariam, não por causa da electrónica, mas porque a sua posição na moto, logo por baixo do banco, é de modo a os circuitos impressos ou contactos deteriorarem-se por pressão do plástico rígido do banco, sobretudo com condutores pesados. A "reparação" consiste em remover a "casca" plástica da unidade e refazer as soldaduras dos contactos deteriorados. Depois recobre-se com fita isoladora. No entanto esta operação, que está descrita em alguns "sites" na net, só tem sucesso em alguns casos (50%). Se nao tiver, tenta-se encontrar um no ebay ou compra-se numa casa de peças usadas, pois a peça na Honda é relativamente cara. Depois precisas de encontrar uma solução para evitar que volte a acontecer no futuro. Uma forma é colocar uma plaquinha rígida sobre a bolsa que contém os CDI(s) - entre a bolsa e o banco - ou mudar os CDI(s) de lugar.

Mas não faças nada antes de ter a certeza que é CDI. Ou testas tu ou mandas testar.

Não sei se estás mesmo em Bragança, mas cá na cidade, conheço um mecânico por quem ponho as mãos no fogo e que tenho a certeza te resolve o problema. Tu possivelmente também conhecerás... Manda-me uma mensagem privada se quiseres o contacto e que te encaminhe; é meu amigo e tenho nele toda a confiança.

Em qualquer caso, boa sorte!

Zé Paulo.

----
Frias
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Frias em Sex 24 Jul 2009, 10:11

É bem possivel que seja o CDI, assim sendo vou seguir as tuas indicações e se mais tarde voltar a fazer o mesmo problema contactar-te-ei para resolver o problema definitivamente com o mecânico amigo.
Para já, é a solução do costume, esperar para ver.
Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento Zé Paulo, foste muito claro e de futuro tentarei ser mais cauteloso com esse tipo de material.

Frias
lowrider
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 172
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:

Mensagem  lowrider em Sex 24 Jul 2009, 10:28

Frias

Comprei o meu CDI no ebay e ficou a metade do preço do que na Honda. E eram iguais.
Ficou-me em 125 já com portes. Tirei o velho , meti o novo em 5 min.

Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Mensagem  Fabião em Sex 24 Jul 2009, 10:54

Boas, se o caso for do CDI não precisas esperar muito. Vê se sentes o cheiro a gasolina, principalmente depois de quente. se ela soluçar e cheirar e CDI.

Mas de qualquer modo confirma antes de gastares papel nisso.

Abraço

Fabião

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:30