Afinação

Compartilhe

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Re: Afinação

Mensagem  TodayAdventure em Qui 23 Jul 2009, 23:45

Depois de ler a sequência de mensagens fico com a sensação de que ainda não percebeste a origem do problema... Se for um problema de CDI, nada tem a ver com "afinações".

Caso se trate do CDI, é normal apresentar-se como um sintoma intermitente, até que um dia falha mesmo definitivamente. Como as TA(s) do ano da tua têm dois CDI(s), fica a funcionar com um só cilindro e em princípio não te deixa na estrada. É relativamente fácil perceber se se trata do CDI e qual deles tem o problema. Um deles "mexe" com o conta-rotações. Consoante vejas o conta-rotações a funcionar ou não (e podes trocar a posição dos dois para tirar as dúvidas), sabes qual o defeituoso.

Os CDI(s) avariam, não por causa da electrónica, mas porque a sua posição na moto, logo por baixo do banco, é de modo a os circuitos impressos ou contactos deteriorarem-se por pressão do plástico rígido do banco, sobretudo com condutores pesados. A "reparação" consiste em remover a "casca" plástica da unidade e refazer as soldaduras dos contactos deteriorados. Depois recobre-se com fita isoladora. No entanto esta operação, que está descrita em alguns "sites" na net, só tem sucesso em alguns casos (50%). Se nao tiver, tenta-se encontrar um no ebay ou compra-se numa casa de peças usadas, pois a peça na Honda é relativamente cara. Depois precisas de encontrar uma solução para evitar que volte a acontecer no futuro. Uma forma é colocar uma plaquinha rígida sobre a bolsa que contém os CDI(s) - entre a bolsa e o banco - ou mudar os CDI(s) de lugar.

Mas não faças nada antes de ter a certeza que é CDI. Ou testas tu ou mandas testar.

Não sei se estás mesmo em Bragança, mas cá na cidade, conheço um mecânico por quem ponho as mãos no fogo e que tenho a certeza te resolve o problema. Tu possivelmente também conhecerás... Manda-me uma mensagem privada se quiseres o contacto e que te encaminhe; é meu amigo e tenho nele toda a confiança.

Em qualquer caso, boa sorte!

Zé Paulo.

Frias
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 8
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

Mensagem  Frias em Sex 24 Jul 2009, 11:11

É bem possivel que seja o CDI, assim sendo vou seguir as tuas indicações e se mais tarde voltar a fazer o mesmo problema contactar-te-ei para resolver o problema definitivamente com o mecânico amigo.
    Para já, é a solução do costume, esperar para ver.
    Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento Zé Paulo, foste muito claro e de futuro tentarei ser mais cauteloso com esse tipo de material.

Frias

lowrider
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 172
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: R1100GS
    Kms:

Mensagem  lowrider em Sex 24 Jul 2009, 11:28

Frias

Comprei o meu CDI no ebay e ficou a metade do preço do que na Honda. E eram iguais.
    Ficou-me em 125 já com portes. Tirei o velho , meti o novo em 5 min.

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Mensagem  Fabião em Sex 24 Jul 2009, 11:54

Boas, se o caso for do CDI não precisas esperar muito. Vê se sentes o cheiro a gasolina, principalmente depois de quente. se ela soluçar e cheirar e CDI.

Mas de qualquer modo confirma antes de gastares papel nisso.

Abraço

Fabião

Data/hora atual: Qua 23 Maio 2012, 18:30