Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Ajuda - Advogado

Compartilhe
Sérgio Castro
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 192
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 1000 V
Kms:

Ajuda - Advogado

Mensagem  Sérgio Castro em Seg 24 Ago 2009, 13:18

Meus caros, não sei se existe por aqui um advogado que me possa esclarecer.

Nop passado dia 11 de Junho tive um acidente junto a Tondela, mais precisamente em Parada de Gonta, um local pelos vistos fantástico para tal devido à fraca qualidade do piso, como é apanágio das nossas estradas nacionais e sem qualquer tipo de sinalização, tendo a moto sido projectada no meio da curva para a faixa contrária onde embati de frente com uma viatura que circilava em sentido contrário.

Chamada a GNR ao local para tomar conta da ocorrência já que apresentei queixa junto da empresa Estradas de Portugal, hoje chegou-me a casa uma carta proveniente da GNR de Tondela com uma multa por excesso de velocidade, o que não é verdade e não existe forma de comprovar já que o sitio onde embati foi onde a moto ficou imobilizada pois cisculava bastante devagar.

A minha pergunta é: o que posso fazer neste tipo de situação?

Grato pela vossa ajuda,
Sérgio Castro

=================================================================================================================

Cumprimentos,

Sérgio Castro

Frederico Santos
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 258
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: GS700F
Kms: 0

Re: Ajuda - Advogado

Mensagem  Frederico Santos em Seg 24 Ago 2009, 13:58

Boas.
Sergio em relaçao ao acidente penso nao conseguir ajudalo, mas em relaçao a multa não a pague, uma vez que nao a travagens nem nenhum dispositivo (aparelho) que comprove k vinha a excesso de velocidade, pois ja ma aconteceu isso, eu paguei a multa e passado +/- 6 meses chegou-me 1 carta a casa da DGV a dizer k o agente k me tinha passado a multa nao tinha nenhum dispositivo mecanico ou electronico k comprovasse k eu vinha a excesso de velocidade, sendo assim a multa seriame retirada do meu cadastro na DGV mas k nao iria ser reembolçado, ou seja retirarame a multa mas nao m devolveram o dinheiro

=================================================================================================================

SÓ HÁ 2 TIPOS DE TRAILS AS TRANSALP E AS OUTRAS
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Seg 24 Ago 2009, 14:00

Isto é ridículo, a mim dão uma traseirada na carrinha e o tipo foge 1 minutos depois, tinha o jipe para apreender e o mal dele são batatas, nem a polícia o multa sequer, apesar de estar no auto da queixa "Fuga"!

A ti dás um tombo sem maneira de saber se é ou não excesso de velocidade e multam-te, em caso de dúvidas a culpa é da mota vir depressa...

Enfim, é o país que temos.

joaopinhao
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 603
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: 1000RR Fireblade 180cv
Kms:

Mensagem  joaopinhao em Seg 24 Ago 2009, 14:36

Muita sorte teve ele de o individuo do enlatado não pegar num taco de "beisebol/baseball" e lhe dar com ele no capacete por se ter despistado What a Face
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 24 Ago 2009, 15:16

Situação complicada e sem grande lógica.
Como se multa alguém por excesso de velocidade sem dados para o fazer? scratch
Bom da minha parte o que te posso ajudar é alguma coisa que precises que seja esclarecido em Tondela.Acho que conheço lá alguns Gnr...Fica aqui a 10 min. Se precisares de alguma coisa apita. Acho mesmo que te deves mexer pois parece-me que está a ser cometida uma injustiça.Acerca da questão de Direito não sou a pessoa indicada para te ajudar ou esclarecer, mas conheço algumas pessoas dentro da área que procurarei para ver o que me dizem acerca deste assunto.
Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
kamikaze
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 988
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2002
Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Mensagem  kamikaze em Seg 24 Ago 2009, 16:19

E eu a pensar que era o unico a ter tido problemas com acidentes de motos...este país vai de mal a pior. No meu caso foi um jipe que estava parado num cruzamento no sentido contrário ao que eu vinha e quando me ia a aproximar dele cortou-me a faixa, o que me obrigou a bater com o cotovelo no capô ao tentar-me desviar do dele. Quando bati no jipe desequilibrei-me e fui projectado e o FILHO da P#&@ puxou o jipe para a mão dele enquanto eu ia de rojo pelo chão. Veio a Bofia tomar conta da ocorrência, a Ambulãncia para me levar e o reboque para levar a Transalp (Na altura ainda era Transalp e cinza prata). Depois de sair do hospital fui saber como estava situação e para meu espanto, FUI DADO COMO CULPADO !!! Tirei fotos, medidas,...etc do local e não me adiantou de nada. Pelos vistos par não ser culpado teria de ter enfiado a cabeça debaixo da roda do jipe...mas enfim estamos em portugal...no meio disto tudo ainda tive sorte em não ter estragado nada no jipe do C@#%RÃO que me atravessou o jipe á frente...sou um sortudo. Uma sniper fazia-me tanto jeito ás vezes... Evil or Very Mad

HONDA XL650V TRANSALP ...TRANSPLANTE para os amigos  Twisted Evil 

RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Seg 24 Ago 2009, 17:16

Na multa não tem de vir descrito como foi observado o excesso de velocidade ? pelo aparelho tal, ao km tal, e a quantos kms/h o veículo ia ?

isso vem escrito na tua multa ? acho isso muito estranho...

RainMaker

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
Sérgio Castro
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Sérgio Castro em Seg 24 Ago 2009, 17:18

Obrigado a todos pelas palavras. Realmente estamos em Portugal e o caminho a seguir é mesmo a advogada para tratar do caso.

Cumprimentos,

Sérgio Castro

D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Seg 24 Ago 2009, 17:56

Boas
Só como complemento
CÒDIGO DA ESTRADA

SECÇÃO III
Velocidade

Artigo 24.º
Princípios gerais

1 - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.

2 - Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam.

3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

Boas curvas V
Luiz
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2438
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000

Mensagem  CSampaio em Seg 24 Ago 2009, 19:43

Sérgio espero que não te tenhas magoado , pelo que percebi, não te magoaste, eu não te posso ajudar no que diz respeito ao que te aconteceu. Omelhor mesmo é procurares um advogado e fecunda esse sacana desse GNR, que está a complicar-te a vida.

Boas Festas! Pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal...
                ... ah e eu faço parte dos Gatos Pingados, e tu queres fazer parte?¿

PedroSL
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 258
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: K1100LT
Kms:

Mensagem  PedroSL em Seg 24 Ago 2009, 21:08

Sérgio, tens a certeza de que a multa, não te foi passada, no mesmo Concelho, mas noutro local (antes do acidente)???
É que tudo isto é tão estranho, ainda que dando o desconto aos "rurais".

PedroSL
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 24 Ago 2009, 21:11

Pios é, eu infelizmente também não te posos ajudar mas sou solidário e fico indignado pelo facto dos "gajos" das mor«tas serem sempre os maus da fita Evil or Very Mad

V

Transalp é Transalp e mai nada..
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 24 Ago 2009, 21:13

Sérgio Castro escreveu:Meus caros, não sei se existe por aqui um advogado que me possa esclarecer.

Nop
passado dia 11 de Junho tive um acidente junto a Tondela, mais
precisamente em Parada de Gonta, um local pelos vistos fantástico para
tal devido à fraca qualidade do piso, como é apanágio das nossas
estradas nacionais e sem qualquer tipo de sinalização, tendo a moto
sido projectada no meio da curva para a faixa contrária onde embati de
frente com uma viatura que circilava em sentido contrário.

Chamada
a GNR ao local para tomar conta da ocorrência já que apresentei queixa
junto da empresa Estradas de Portugal, hoje chegou-me a casa uma carta
proveniente da GNR de Tondela com uma multa por excesso de velocidade,
o que não é verdade e não existe forma de comprovar já que o sitio onde
embati foi onde a moto ficou imobilizada pois cisculava bastante
devagar.

A minha pergunta é: o que posso fazer neste tipo de situação?

Sérgio,

Não sou advogado por isso dá um bom desconto à lógica que se segue e procura conselho de um profissional em quem tenhas confiança (cuidado com advogados que empatam para ganharem o deles sem serem honestos para com o cliente...).

A lógica do excesso de velocidade dos GNR é baseada no facto de te teres despistado e saído da tua faixa de rodagem. Não procures argumentos muito sofisticados, é apenas isto, e a "prova" para as autoridades não tem que ser uma medição (como sugere o que diz o RainMaker). Despistaste-te, logo ias em excesso de velocidade, não adequaste a velocidade ao estado do piso (como sugere a transcrição do código da estrada do D'Artagnan). O acidente é a prova do excesso; no caso das multas "clássicas" não há um acidente e a prova tem que ser uma medição, naturalmente. A única forma de te defenderes é provares - e isso compete-te a ti - que o despiste se deveu a uma circunstância concreta e específica do local onde te despistaste. No que descreves és bastante vago, mas parece-me que para teres um caso sólido tens que ser muito específico acerca da causa da perda de controlo da moto. Tens fotos do local que te ajudem a argumentar? Temo que dizeres que circulavas "bastante devagar" não seja suficiente para convencer um juíz a não te condenar. Se levares o teu caso a bom porto e provares aquilo em que acreditas a acusação de excesso de velocidade deixa de fazer sentido, mas se perderes serás dado como culpado do acidente e terás que pagar a multa. A batata está do teu lado.

Soube de um caso de um advogado há MUITOS anos (quem sabe, haverá muitos mais) que conseguiu ser indemnizado por ter danificado o seu automóvel numa zona em trabalhos (com buracos), mas suspeito que este seja um tipo de caso relativamente raro. Esta semana falo com alguém que tem alguma experiência nestas coisas e se achar que posso juntar algum conselho com utilidade, fa-lo-ei.

Pelo que percebi, apesar de a situação ser potencialmente grave (choque frontal), pouco ou nada sofreste em termos pessoais, felizmente.

Frederico Santos escreveu:Boas.
Sergio em relaçao ao acidente penso nao conseguir ajudalo, mas em relaçao a multa não a pague, uma vez que nao a travagens nem nenhum dispositivo (aparelho) que comprove k vinha a excesso de velocidade, pois ja ma aconteceu isso, eu paguei a multa e passado +/- 6 meses chegou-me 1 carta a casa da DGV a dizer k o agente k me tinha passado a multa nao tinha nenhum dispositivo mecanico ou electronico k comprovasse k eu vinha a excesso de velocidade, sendo assim a multa seriame retirada do meu cadastro na DGV mas k nao iria ser reembolçado, ou seja retirarame a multa mas nao m devolveram o dinheiro

Aqui está algo que não faz qualquer sentido. Se entendi correctamente, ao veres a tua autuação ser retirada por falta de provas da infração, a multa (castigo) deixa de fazer sentido. Não sei a quem e como devas reclamar, mas pelo descrito penso que não terias problema em veres restituída a quantia que pagaste se o fizeres correctamente (rápido é que não sei se será..).

Zé Paulo.

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
Sérgio Castro
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Sérgio Castro em Ter 25 Ago 2009, 16:38

É verdade Zé Paulo, felizmente não tive nad a não ser o orgulho ferido.
Quanto ao acidente em si tenho diversas fotos do local, tipo e curva e estado do piso bem como fotos que demonstram a falta de sinalização adequada face ao estado do piso tendo já feito uma carta de reclamação junto das Estradas de Portugal.
O que mais choca nesta situação toda é que se não tivesse chamado a GNR para posteriormente poder utilizar o auto na reclamação junto da EP nada disto teria acontecido já qeu estes abriaram um processo de inquérito e onde me apontam como arguido no caso, como se tivesse cometido um homicidio ou algo que o valha. A juntar a tudo isto esta será a minha 4ª multa grave e ainda por cima estou com pena suspensa depois de ter pago uma caução para não ficar 2 meses sem carta por me apanharem em excesso de velocidade, isto numa zona a descer onde o limite é 50 e eu passei a 70km/h. É certo que ia em excesso segundo o código mas é ridiculo a forma de actuar.

Cumprimentos,

Sérgio Castro

TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 25 Ago 2009, 19:03

Está aqui um imbróglio do caraças... Evil or Very Mad Precisas mesmo de um advogado nesta cena. study
Das EP não há resposta até ao momento?
Está-se sempre a aprender...
Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Sérgio Castro
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Sérgio Castro em Qua 26 Ago 2009, 12:55

Ontem estive a conversar um pouco com um agente da extinta BT que me disse logo para impugnar a multa, desconhecendo mesmo a forma de autuar já que o próprio cologa não tinha forma de analisar se era ou não velocidade excessiva para a zona em questão.

Entretanto também já falei com a minha advogada para colocar o processo em andamento visto que disponho de 15 dias úteis para o fazer.

A ver vamos como isto vai ficar.

Cumprimentos,

Sérgio Castro

TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qua 26 Ago 2009, 14:26

Olá Sérgio.

É isso mesmo que deves fazer, impugnar o auto da GNR. Segundo uma pessoa próxima na família que tem experiência no assunto e com quem falei hoje de manhã, tens boas hipóteses de ter sucesso. A questão é que a GNR não presenciou os factos e a "acusação" de excesso de velocidade é pouco credível nos termos em que foi feita. No verso do auto que recebeste da GNR tens as instruções a seguir para reclamar. Tens um prazo para o fazer que deve vir mencionado também no verso. Não o deixes passar. E mesmo que a Autoridade para Segurança Rodoviária não te venha a dar razão podes reclamar da decisão e o processo ir para tribunal. Normalmente tens muito tempo para resolver esta questão.

Não precisas de um advogado para fazer isto, embora se puderes ter a ajuda de um, a argumentação possa ir melhor esgrimida. Junta fotos e tudo o que possa ajudar a demonstrar que foi o estado da via e falta de sinalização que causou o despiste. Dizeres que reclamaste para as Estradas de Portugal abona a teu favor; menciona isso e junta cópia da carta de enviaste para a EP. E mencionares que chamaste voluntariamente a GNR é mais um ponto a teu favor; não hesites em mencioná-lo na carta. Faz também um "choradinho" dizendo és um condutor cuidadoso (embora o teu cadastro possa desdizer isto...) e que tens necessidade absoluta de conduzir uma viatura no teu dia-a-dia.

Se te aparecer alguma dúvida concreta, pode ser que te possamos ajudar. Contacta-me directamente.

Boa sorte e juizinho na estrada!

Zé Paulo.

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
De Sousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 814
Masculino

A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
Kms: ...

Mensagem  De Sousa em Qua 26 Ago 2009, 15:10

Vou dar a minha opinião:
Relativamente ao facto de receberes uma multa por excesso de velocidade, no mesmo dia que o acidente, não significa necessáriamente que tenhas sido multado em consequência do acidente, poder-se-á dar o facto de ter sido captado em algum radar antes do acidente, tens de esclarecer essa situação.
Segundo aspecto e muito importante, as medições de rasto de travagem, num acidente, apenas servem para determinação através de equações matemáticas previamente elaboradas por especialistas, da velocidade, algo nestes moldes - rasto de travagem + peso da viatura+estado o piso + factor chuva ou inexistência desta, mais graus da curva e outros dados que não me recordo, tem ainda em atenção que estes dados são fornecidos às companhias de seguro que as submetem a peritagens supostamente rigorosas... Relativamente ao facto de teres sido autuado pelas medições do agene da GNR, posso-te dizer de antemão É IMPOSSÍVEL, uma vez que nem a GNR nem a PSP dispôe de formação técnica para determinar a velocidade de um veículo através do rasto de travagem, uma vez que tem que se ter em consideração os factores atrás descritos.
Antes de peredr tempo e GASTAR dinheiro com advogados, tenta informar-te exactamente qual o local da infração que te é imputada, qual a hora, no auto vem o artigo infringido do Código da Estrada ( consulta o CE) e verifica se não há nenhum disposito de medição de velocidade envolvido no excesso de velocidade...
Aproveito para te informar que as coimas tem dois valores uma pelo mínimo quando existe o pagamento voluntário e outro valor sensivelmente mais alto, quando a mesma não é paga voluntáriamente, por norma a DGV só procede à abertura de impugnação da contra ordenação após o pagamento voluntário.
Em suma arriscas-te a ter de pagar o valor máximo e ainda teres de pagar os honorários da advogada.
-Confirma se efectivamente foste autuado em consequência do acidente, é o mais importante aqui!!!
Sérgio Castro
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Sérgio Castro em Qua 26 Ago 2009, 16:07

TodayAdventure escreveu:Olá Sérgio.

É isso mesmo que deves fazer, impugnar o auto da GNR. Segundo uma pessoa próxima na família que tem experiência no assunto e com quem falei hoje de manhã, tens boas hipóteses de ter sucesso. A questão é que a GNR não presenciou os factos e a "acusação" de excesso de velocidade é pouco credível nos termos em que foi feita. No verso do auto que recebeste da GNR tens as instruções a seguir para reclamar. Tens um prazo para o fazer que deve vir mencionado também no verso. Não o deixes passar. E mesmo que a Autoridade para Segurança Rodoviária não te venha a dar razão podes reclamar da decisão e o processo ir para tribunal. Normalmente tens muito tempo para resolver esta questão.

Não precisas de um advogado para fazer isto, embora se puderes ter a ajuda de um, a argumentação possa ir melhor esgrimida. Junta fotos e tudo o que possa ajudar a demonstrar que foi o estado da via e falta de sinalização que causou o despiste. Dizeres que reclamaste para as Estradas de Portugal abona a teu favor; menciona isso e junta cópia da carta de enviaste para a EP. E mencionares que chamaste voluntariamente a GNR é mais um ponto a teu favor; não hesites em mencioná-lo na carta. Faz também um "choradinho" dizendo és um condutor cuidadoso (embora o teu cadastro possa desdizer isto...) e que tens necessidade absoluta de conduzir uma viatura no teu dia-a-dia.

Se te aparecer alguma dúvida concreta, pode ser que te possamos ajudar. Contacta-me directamente.

Boa sorte e juizinho na estrada!

Zé Paulo.

Foi exactamente isto que me disseram ontem também.

A coisa já está a ser encaminhada, desde o contactar das testemunhas até à elaboração da carta.

Abraço e obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

Sérgio Castro

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Qua 26 Ago 2009, 22:18

Tens as dicas certas para o melhor encaminhamento desta situação, no entanto, se estas não resultarem, diz-lhes que pertences ao forum Transalp e vais ver perdoam-te tudo... Very Happy Twisted Evil Boa sorte

V

Transalp é Transalp e mai nada..

mesca
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 121
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA
Kms: 13500

Mensagem  mesca em Qua 26 Ago 2009, 22:45

... ou então perguntas aí ao "URBANO" do porto que ele é capaz de te desenrascar qq coisa!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 15 Nov 2018, 10:16