Tensão da corrente 1286630276Tensão da corrente 57540211Tensão da corrente 2438059070

Tensão da corrente

Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5388
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Tensão da corrente Empty Tensão da corrente

Mensagem  Transouto em Ter 13 Out 2009, 17:55

Viva amigos, venho agora lançar mais um assunto a discussão....a tensão da corrente.
Então é assim, eu que rolo maioritariamente sozinho, tenho por h´bito deixar a corrente ligeiramente mais esticada que o recomendado, e digo recomendado, como sendo a dita folga de 4 cm que vem especificadad nos manuais e inclusivamente na escora. Ora quando venho da oficina, e ainda na semana que passou isso aconteceu dado que meti nova transamissão, a corrente vem sempre um pouco mas solta que o que eu costumo deixar...agora gostava que desem as vossa opiniões para poder concluir como devo afinal deixar a corrente...A minha fica com folga, talvez muito próxima dos 4 cm recomendados, mas com tendencias a ficar um pouco mais esticada..... Tensão da corrente Icon_cool Tensão da corrente 338808

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
BlackJack
BlackJack
Admin
Admin

Número de Mensagens : 904
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: VFR 800X CrossRunner
Kms:

Tensão da corrente Empty Re: Tensão da corrente

Mensagem  BlackJack em Ter 13 Out 2009, 20:37

A tensão normal é 120/60 mmHg

Mas caso esteja alta nada como "mictares" bastante que alivia!!!

=================================================================================================================

[i][b]Casal Fundador TT (1986), Aprilia AF1 50 (1987); Yamaha XT660R (2007); Honda CBR600F (2007); Suzuki DL650 V-Strom K9 (2009); Kawasaki ZZR 1100 (2014); Honda VFR 800X CrossRunner
Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1094
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Ter 13 Out 2009, 20:38

Eu faço o seguinte sento-me em cima da mota e com o calcanhar da bota verifico a folga, pois esse truke dos 4cm de folga para mim não funciona as correntes ficam muito esticadas.

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  
Tensão da corrente TA
Coutada
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 14 Out 2009, 14:28

Pois essa já me tinha passado pela cabeça, mas nunca o fiz...vou ensaiar... Tensão da corrente Icon_smile

V

TrAnsAlper
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8334
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 14 Out 2009, 18:51

Estou com uma dúvida parecida pelo que a passo a postar aqui.O meu Kit de transmissão também foi mudado recentemente.É normal ganhar folga mais frequentemente enquanto é novo?Desde que mudei é a segunda ou terceira vez que tenho que ir à oficina mandar esticar a corrente visto ficar muito "laça" ao fim de alguns kms.A resposta é que é normal.O normal não seria um kit novo não fazer isso?

Para verificar a folga faço algumas vezes como o Cou sugeriu.Outras vezes sou "avisado" para o facto da corrente andar com folga...

Um abraço e boas transalpadas.

Tensão da corrente 546217  Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
kamikaze
kamikaze
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 988
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2002
Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Mensagem  kamikaze em Qua 14 Out 2009, 20:18

Uma corrente nova estica até acamar. Por isso é que tem de ser afinada mais vezes. A não ser que tenhas esticado muito e já estejas a criar desgaste suprior ao normal no kit de transmissão. O kit da minha Transplante é recente e já teve de ser afinado algumas vez.

HONDA XL650V TRANSALP ...TRANSPLANTE para os amigos  Twisted Evil 
Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292 Tensão da corrente 1306873292 Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292  Tensão da corrente 1306873292
Rui Mendes
Rui Mendes
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 112
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600
Kms:

Mensagem  Rui Mendes em Qua 14 Out 2009, 23:13

Boas;

Ora aqui esta um topico que vem mesmo a calhar.

Acabei de montar uma transmissao nova na minha TA,isto porque a minha corrente antiga andava muito solta e a fazer um barulho muito esquesito,depois de varias afinadelas a correnta estava mesmo a dar as ultimas e tive que meter uma nova e realmente ela veio do doutor com a afinacao normal(tambem uso o truque do calcanhar)e agora tenho notado que esta mais solta,deve ser normal ,mas vou la passar para afinar e pergunto se será mesmo assim.

Abraco

Rui Mendes
Philleas
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1086
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  Philleas em Qui 15 Out 2009, 17:44

e já alguém encurtou uma corrente para continuar a afinar no mesmo kit de transmissão?

Há quem corte um elo.
tigusto
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Sex 16 Out 2009, 15:41

Philleas escreveu:e já alguém encurtou uma corrente para continuar a afinar no mesmo kit de transmissão?

Há quem corte um elo.
Boas!
O problema é que quando a corrente chega a um estado desses já a cremalheira e pinhão de ataque devem estar também com muito desgaste para além do facto de quem colocar uma corrente nova numa transmissão (corrente e pinhão) velhos ir certamente danificar rapidamente a corrente.
A cremalheira e o pinhão devem ter os dentes todos da mesma dimensão e sem estarem a acabar em bico nem apresentarem uma inclinação nos pontos onde a corrente provoca um contacto mais efectivo.
Quem montar uma corrente com um elo falso que é fixo com uma peça (pente) deve levar em conta que essa mesma peça deve ser montada de modo a que a parte aberta não fique no sentido da rotação da corrente sob pena da mesma soltar-se ou encravar-se.
Cumps!
Tensão da corrente Ch608z00

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Ter 20 Out 2009, 10:02

kamikaze escreveu:Uma corrente nova estica até acamar. Por isso é que tem de ser afinada mais vezes. A não ser que tenhas esticado muito e já estejas a criar desgaste suprior ao normal no kit de transmissão. O kit da minha Transplante é recente e já teve de ser afinado algumas vez.

Exactamente, afina-se e quando já "esticou"tudo, é só fazer a manutenção...eu por exemplo, meti o meu Kit, e quando cheguei a casa, acertei logo a tensão da corrente..

V

claudio gil
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 240
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V/2000
Kms: 32500

Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 20:58

Então expliquem-me lá como se eu fosse muito burro essa técnica do calcanhar?! Em cima da moTA (com ou sem descanso?), damos com o calcanhar na corrente e ela tem que estar esticada ou tem que ter folga? Pergunto isto porque a minha estava muito larga (comprei a TA e vinha com kit de transmissão novo e nunca ajustei a tensão da corrente) e tentei ajustar mas ficou muito esticada, porque até faz muito barulho nos poucos metros que andei para testar. Como já está de noite tenho que ajustar amanha e gostava que me exlicassem melhor essa táctica Tensão da corrente 463778
Já agora, eu desapertei o parafuso do eixo e afinei nas porcas atrás. Isto não faz que a roda fique desalinhada ou alinha-se "a olho"?
Cumprimentos
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Dom 30 Maio 2010, 21:24

Carlos,
deves fazer essa tarefa conforme vem descrito no Manual. Desapertas a porca do eixo traseiro do lado direito (a maior) e depois afinas em ambos os lados do braço, tendo em conta que deverás afinar de igual forma em ambos os lados. Senão, a roda fica desalinhada.
O manual fala numa folga de 35 a 45 mm (medida na mediatriz da corrente), tendo já lido na internet que deverá estar mais nos 45 mm, porque caso se ande em maus pisos temos mais folga.
Ainda não tenho experiência suficiente para "sentir" a folga com o calcanhar, por isso uso uma fita métrica.
antonio.q
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Dom 30 Maio 2010, 22:10

Para "sentir" a folga com o calcanhar é preciso sentar na moto e tirando-a do descanso lateral apoiar o pé direito no chão, mas só para equilibar pois o peso deve estar na moto para esta baixar. Deste modo o eixo da roda de trás sobe e fica mais perto do alinhamento do ponto de fixação da escora e assim do ponto máximo que a corrente deve esticar.
Toca-se com o calcanhar na corrente e esta deve ter uma folga ligeira, pois ainda deve poder esticar um pouco mais.
Agora não posso fazer isto pois a minha moto tem descanso central e não dá para chegar com o pé à corrente, com os dois descansos recolhidos.
Quando monto uma transmissão nova vejo a folga ao fim de uns quilómetros (tipo uma volta num fim de semana ou uns 300 ou 400 quilómetros). Se for preciso ajustar muito bem senão é andar e não pensar mais nisso.
Atenção que não é "NÃO PENSAR MAIS" mas andar e olhar sempre para a corrente quando vamos iniciar uma volta. Ao notarmos que começa a ficar "caída" formando uma barriga há que rectificar.
Isso faz-se em cinco minutos e toca a andar.
A corrente é um elemento muito importante nas motos e não se pode descurar a sua manutenção. É preciso ver que ande sempre lubrificada. Normalmente punha "spray" na corrente no dia anterior às saídas, assim o lubrificante ia entranhando nos elos. Se o pusermos e formos andar o óleo salta todo mas sempre é melhor que nada.
A primeira (e única) vez que fui à Jugoslávia fiz uns 8.000 quilómetros e quando regressei tive de mudar a corrente (todo o conjunto) que só tinha doze mil. Burrice minha pois a falhei na lubrificação. A partir daí os conjuntos fazem sempre mais de quarenta mil quilómetros e na Transalp consegui fazer 55 mil.
Rolem com segurança e não tenam problemas em lubrificar a corrente. A roda de trás limpa-se bem e as correntes duram muito mais.

Um abraço,
António Queirós

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
claudio gil
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 22:52

Pois, fazendo o teste de me por em cima da mota sem o descanso, notei que a corrente está esticadissima, de modo que até nem a suspensão vai toda até abaixo como o normal, por isso suponho que esteja esticadissima... Amanha vou rectificar com fita métrica. No entanto, não tenho manual, pelo que não dei as mesmas voltas ás porcas dos 2 lados. Só depois de fazer asneira é que me disseram como se fazia. Não faço a minima ideia de quantas voltas dei ás porcas mas já estive a ver e a roda não me parece desalinhada. Tive isso em atenção quando voltei a apertar e acho que deixei minimamente alinhada. Será melhor mandar alinhar na oficina para evitar um desgaste precoçe no pneu ou dá para alinhar como eu fiz "a olho"??
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Dom 30 Maio 2010, 23:06

como uma imagem vale mais do que mil palavras...

Tensão da corrente Corrente
claudio gil
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 23:13

Acho que está tudo explicado. So te tenho a agradecer. Obrigado pela ajuda Tensão da corrente 60843
Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  Cou em Seg 31 Maio 2010, 10:37

Boas Tensão da corrente 463778

Não esquecer de reapertar as porcas dos esticadores no fim de apertar a roda, pois correm o risco de perder as porcas e a chapa.
Já me aconteceu isso quando mudei o pneu na oficina não reapertou e perdi.
Agora para não perder usei um truque com 1cm de manga termo retratil meti na ponta dos parafusos assim mesmo que as porcas desapertem não saem Tensão da corrente 161678r

Última edição por Cou em Ter 01 Jun 2010, 11:21, editado 1 vez(es)

Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  
Tensão da corrente TA
Coutada
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Ter 01 Jun 2010, 09:30

Cou escreveu:...Agora para não perder usei um truque com 1cm de manga termo retatil meti na ponta dos parafusos assim mesmo que as porcas desapertem não saem Tensão da corrente 161678

Explica lá isso, que manga é essa....eu já usei elásticos, mas depois saem..

v

antonio.q
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Ter 01 Jun 2010, 15:47

O que interessa é que as porcas e até os espaçadores não caiam se se desapertarem.
Também já me aconteceu o mesmo. Agora uso um simples fio de linha de costura enrolado duas ou três voltas na ponta do parafuso e fechado com um nó e fica feito um travão, mal se nota. Se as porcas não ficarem bem apertadas e se soltarem, ao chegar à linha não desenroscam mais.

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  Cou em Qui 03 Jun 2010, 13:37

Boas Tensão da corrente Icon_cool

Aqui vai a dica mete-se a manga termo retratil, depois com esqueiro da-se calor e fica como se ve na foto assim nunca mais perdemos as porcas ou chapas Tensão da corrente 223388

Tensão da corrente Aac914149280da8fc77d43fa3c2a208b5g

Tensão da corrente TA
Coutada
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Seg 07 Jun 2010, 22:08

Sim, mas onde se arranja dessa manga? Tensão da corrente Icon_scratch Isso vai-me dar um jeitasso, é que eu já perdi duas peças dessas...

V

Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  Cou em Seg 07 Jun 2010, 22:26

Eu meti esta na oficina eles sabem o ke isso é e devem ter isso se não tens nas casas onde vendem material electrico

Tensão da corrente TA
Coutada
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Seg 07 Jun 2010, 22:28

Ok, vou " chécar"...como se diz na Chéquia.... Tensão da corrente Icon_biggrin

V

Gigikoln3
Gigikoln3
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1154
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888

Mensagem  Gigikoln3 em Dom 13 Nov 2011, 01:20

Pessoal, venho avivar este tópico...

Eu normalmente ando com pendura e já estava a sentir a corrente um pouco laça... então meti mãos á obra e comecei por desapertar o eixo, seguidamente por desapertar a 1ª porca de cada lado do braço oscilante...

Depois quando comecei a apertar a 2ª porca para fazer esticar a corrente do lado esquerdo 5 estrelas, mas do lado direito só se apertar é que aquilo anda, se desapertar não vejo aquilo a mexer pelas marcas do braço oscilante onde nos guiamos para saber se está igual de um lado e de outro, reparei que do lado direito não mexia quando desapertava.... será que tenho de lhe dar uma cacetada ??? corro o risco de a roda não estar direita...

Alguém tem algum troque ou explicação ??

Já agora.... Tensão da corrente 3078794623

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
Renato
Renato
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 206
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 600 v/93
Kms: 88.000

Mensagem  Renato em Dom 13 Nov 2011, 01:30

Boa noite. aproveito o topico para deixar tb aqui uma duvida.
Há dias mudei um novo kit de transmissao e a corrente veio esticadinha. andei um pouco com ela e tudo bem, mas á uns dias atras fui eu mais a pendura na mota e nas curvas vinha um barulho creio que da corrente, parecia que estava a roçar em algo.. será que a causa foi ter mais peço e por consequencia a corrente esticar e roçar em algo?

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 21 Maio 2019, 02:51