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Mensagem  Transouto em Ter 13 Out 2009, 17:55

Viva amigos, venho agora lançar mais um assunto a discussão....a tensão da corrente.
Então é assim, eu que rolo maioritariamente sozinho, tenho por h´bito deixar a corrente ligeiramente mais esticada que o recomendado, e digo recomendado, como sendo a dita folga de 4 cm que vem especificadad nos manuais e inclusivamente na escora. Ora quando venho da oficina, e ainda na semana que passou isso aconteceu dado que meti nova transamissão, a corrente vem sempre um pouco mas solta que o que eu costumo deixar...agora gostava que desem as vossa opiniões para poder concluir como devo afinal deixar a corrente...A minha fica com folga, talvez muito próxima dos 4 cm recomendados, mas com tendencias a ficar um pouco mais esticada..... Tensão da corrente Icon_cool Tensão da corrente 338808

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Mensagem  BlackJack em Ter 13 Out 2009, 20:37

A tensão normal é 120/60 mmHg

Mas caso esteja alta nada como "mictares" bastante que alivia!!!


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Mensagem  Cou em Ter 13 Out 2009, 20:38

Eu faço o seguinte sento-me em cima da mota e com o calcanhar da bota verifico a folga, pois esse truke dos 4cm de folga para mim não funciona as correntes ficam muito esticadas.


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Mensagem  Transouto em Qua 14 Out 2009, 14:28

Pois essa já me tinha passado pela cabeça, mas nunca o fiz...vou ensaiar... Tensão da corrente Icon_smile

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Mensagem  TrAnsAlper em Qua 14 Out 2009, 18:51

Estou com uma dúvida parecida pelo que a passo a postar aqui.O meu Kit de transmissão também foi mudado recentemente.É normal ganhar folga mais frequentemente enquanto é novo?Desde que mudei é a segunda ou terceira vez que tenho que ir à oficina mandar esticar a corrente visto ficar muito "laça" ao fim de alguns kms.A resposta é que é normal.O normal não seria um kit novo não fazer isso?

Para verificar a folga faço algumas vezes como o Cou sugeriu.Outras vezes sou "avisado" para o facto da corrente andar com folga...


Um abraço e boas transalpadas.


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Mensagem  kamikaze em Qua 14 Out 2009, 20:18

Uma corrente nova estica até acamar. Por isso é que tem de ser afinada mais vezes. A não ser que tenhas esticado muito e já estejas a criar desgaste suprior ao normal no kit de transmissão. O kit da minha Transplante é recente e já teve de ser afinado algumas vez.


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Mensagem  Rui Mendes em Qua 14 Out 2009, 23:13

Boas;

Ora aqui esta um topico que vem mesmo a calhar.

Acabei de montar uma transmissao nova na minha TA,isto porque a minha corrente antiga andava muito solta e a fazer um barulho muito esquesito,depois de varias afinadelas a correnta estava mesmo a dar as ultimas e tive que meter uma nova e realmente ela veio do doutor com a afinacao normal(tambem uso o truque do calcanhar)e agora tenho notado que esta mais solta,deve ser normal ,mas vou la passar para afinar e pergunto se será mesmo assim.

Abraco

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Mensagem  Philleas em Qui 15 Out 2009, 17:44

e já alguém encurtou uma corrente para continuar a afinar no mesmo kit de transmissão?

Há quem corte um elo.
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Mensagem  tigusto em Sex 16 Out 2009, 15:41

Philleas escreveu:e já alguém encurtou uma corrente para continuar a afinar no mesmo kit de transmissão?

Há quem corte um elo.
Boas!
O problema é que quando a corrente chega a um estado desses já a cremalheira e pinhão de ataque devem estar também com muito desgaste para além do facto de quem colocar uma corrente nova numa transmissão (corrente e pinhão) velhos ir certamente danificar rapidamente a corrente.
A cremalheira e o pinhão devem ter os dentes todos da mesma dimensão e sem estarem a acabar em bico nem apresentarem uma inclinação nos pontos onde a corrente provoca um contacto mais efectivo.
Quem montar uma corrente com um elo falso que é fixo com uma peça (pente) deve levar em conta que essa mesma peça deve ser montada de modo a que a parte aberta não fique no sentido da rotação da corrente sob pena da mesma soltar-se ou encravar-se.
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Mensagem  Transouto em Ter 20 Out 2009, 10:02

kamikaze escreveu:Uma corrente nova estica até acamar. Por isso é que tem de ser afinada mais vezes. A não ser que tenhas esticado muito e já estejas a criar desgaste suprior ao normal no kit de transmissão. O kit da minha Transplante é recente e já teve de ser afinado algumas vez.

Exactamente, afina-se e quando já "esticou"tudo, é só fazer a manutenção...eu por exemplo, meti o meu Kit, e quando cheguei a casa, acertei logo a tensão da corrente..

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Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 20:58

Então expliquem-me lá como se eu fosse muito burro essa técnica do calcanhar?! Em cima da moTA (com ou sem descanso?), damos com o calcanhar na corrente e ela tem que estar esticada ou tem que ter folga? Pergunto isto porque a minha estava muito larga (comprei a TA e vinha com kit de transmissão novo e nunca ajustei a tensão da corrente) e tentei ajustar mas ficou muito esticada, porque até faz muito barulho nos poucos metros que andei para testar. Como já está de noite tenho que ajustar amanha e gostava que me exlicassem melhor essa táctica Tensão da corrente 463778
Já agora, eu desapertei o parafuso do eixo e afinei nas porcas atrás. Isto não faz que a roda fique desalinhada ou alinha-se "a olho"?
Cumprimentos
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Mensagem  santosam em Dom 30 Maio 2010, 21:24

Carlos,
deves fazer essa tarefa conforme vem descrito no Manual. Desapertas a porca do eixo traseiro do lado direito (a maior) e depois afinas em ambos os lados do braço, tendo em conta que deverás afinar de igual forma em ambos os lados. Senão, a roda fica desalinhada.
O manual fala numa folga de 35 a 45 mm (medida na mediatriz da corrente), tendo já lido na internet que deverá estar mais nos 45 mm, porque caso se ande em maus pisos temos mais folga.
Ainda não tenho experiência suficiente para "sentir" a folga com o calcanhar, por isso uso uma fita métrica.
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Mensagem  antonio.q em Dom 30 Maio 2010, 22:10

Para "sentir" a folga com o calcanhar é preciso sentar na moto e tirando-a do descanso lateral apoiar o pé direito no chão, mas só para equilibar pois o peso deve estar na moto para esta baixar. Deste modo o eixo da roda de trás sobe e fica mais perto do alinhamento do ponto de fixação da escora e assim do ponto máximo que a corrente deve esticar.
Toca-se com o calcanhar na corrente e esta deve ter uma folga ligeira, pois ainda deve poder esticar um pouco mais.
Agora não posso fazer isto pois a minha moto tem descanso central e não dá para chegar com o pé à corrente, com os dois descansos recolhidos.
Quando monto uma transmissão nova vejo a folga ao fim de uns quilómetros (tipo uma volta num fim de semana ou uns 300 ou 400 quilómetros). Se for preciso ajustar muito bem senão é andar e não pensar mais nisso.
Atenção que não é "NÃO PENSAR MAIS" mas andar e olhar sempre para a corrente quando vamos iniciar uma volta. Ao notarmos que começa a ficar "caída" formando uma barriga há que rectificar.
Isso faz-se em cinco minutos e toca a andar.
A corrente é um elemento muito importante nas motos e não se pode descurar a sua manutenção. É preciso ver que ande sempre lubrificada. Normalmente punha "spray" na corrente no dia anterior às saídas, assim o lubrificante ia entranhando nos elos. Se o pusermos e formos andar o óleo salta todo mas sempre é melhor que nada.
A primeira (e única) vez que fui à Jugoslávia fiz uns 8.000 quilómetros e quando regressei tive de mudar a corrente (todo o conjunto) que só tinha doze mil. Burrice minha pois a falhei na lubrificação. A partir daí os conjuntos fazem sempre mais de quarenta mil quilómetros e na Transalp consegui fazer 55 mil.
Rolem com segurança e não tenam problemas em lubrificar a corrente. A roda de trás limpa-se bem e as correntes duram muito mais.

Um abraço,
António Queirós


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Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 22:52

Pois, fazendo o teste de me por em cima da mota sem o descanso, notei que a corrente está esticadissima, de modo que até nem a suspensão vai toda até abaixo como o normal, por isso suponho que esteja esticadissima... Amanha vou rectificar com fita métrica. No entanto, não tenho manual, pelo que não dei as mesmas voltas ás porcas dos 2 lados. Só depois de fazer asneira é que me disseram como se fazia. Não faço a minima ideia de quantas voltas dei ás porcas mas já estive a ver e a roda não me parece desalinhada. Tive isso em atenção quando voltei a apertar e acho que deixei minimamente alinhada. Será melhor mandar alinhar na oficina para evitar um desgaste precoçe no pneu ou dá para alinhar como eu fiz "a olho"??
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Mensagem  santosam em Dom 30 Maio 2010, 23:06

como uma imagem vale mais do que mil palavras...

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Mensagem  claudio gil em Dom 30 Maio 2010, 23:13

Acho que está tudo explicado. So te tenho a agradecer. Obrigado pela ajuda Tensão da corrente 60843
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Mensagem  Cou em Seg 31 Maio 2010, 10:37

Boas Tensão da corrente 463778

Não esquecer de reapertar as porcas dos esticadores no fim de apertar a roda, pois correm o risco de perder as porcas e a chapa.
Já me aconteceu isso quando mudei o pneu na oficina não reapertou e perdi.
Agora para não perder usei um truque com 1cm de manga termo retratil meti na ponta dos parafusos assim mesmo que as porcas desapertem não saem Tensão da corrente 161678r


Última edição por Cou em Ter 01 Jun 2010, 11:21, editado 1 vez(es)


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Mensagem  Transouto em Ter 01 Jun 2010, 09:30

Cou escreveu:...Agora para não perder usei um truque com 1cm de manga termo retatil meti na ponta dos parafusos assim mesmo que as porcas desapertem não saem Tensão da corrente 161678

Explica lá isso, que manga é essa....eu já usei elásticos, mas depois saem..

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Mensagem  antonio.q em Ter 01 Jun 2010, 15:47

O que interessa é que as porcas e até os espaçadores não caiam se se desapertarem.
Também já me aconteceu o mesmo. Agora uso um simples fio de linha de costura enrolado duas ou três voltas na ponta do parafuso e fechado com um nó e fica feito um travão, mal se nota. Se as porcas não ficarem bem apertadas e se soltarem, ao chegar à linha não desenroscam mais.


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Mensagem  Cou em Qui 03 Jun 2010, 13:37

Boas Tensão da corrente Icon_cool

Aqui vai a dica mete-se a manga termo retratil, depois com esqueiro da-se calor e fica como se ve na foto assim nunca mais perdemos as porcas ou chapas Tensão da corrente 223388

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Mensagem  Transouto em Seg 07 Jun 2010, 22:08

Sim, mas onde se arranja dessa manga? Tensão da corrente Icon_scratch Isso vai-me dar um jeitasso, é que eu já perdi duas peças dessas...

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Mensagem  Cou em Seg 07 Jun 2010, 22:26

Eu meti esta na oficina eles sabem o ke isso é e devem ter isso se não tens nas casas onde vendem material electrico


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Mensagem  Transouto em Seg 07 Jun 2010, 22:28

Ok, vou " chécar"...como se diz na Chéquia.... Tensão da corrente Icon_biggrin

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Mensagem  Gigikoln3 em Dom 13 Nov 2011, 01:20

Pessoal, venho avivar este tópico...

Eu normalmente ando com pendura e já estava a sentir a corrente um pouco laça... então meti mãos á obra e comecei por desapertar o eixo, seguidamente por desapertar a 1ª porca de cada lado do braço oscilante...

Depois quando comecei a apertar a 2ª porca para fazer esticar a corrente do lado esquerdo 5 estrelas, mas do lado direito só se apertar é que aquilo anda, se desapertar não vejo aquilo a mexer pelas marcas do braço oscilante onde nos guiamos para saber se está igual de um lado e de outro, reparei que do lado direito não mexia quando desapertava.... será que tenho de lhe dar uma cacetada ??? corro o risco de a roda não estar direita...

Alguém tem algum troque ou explicação ??


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Mensagem  Renato em Dom 13 Nov 2011, 01:30

Boa noite. aproveito o topico para deixar tb aqui uma duvida.
Há dias mudei um novo kit de transmissao e a corrente veio esticadinha. andei um pouco com ela e tudo bem, mas á uns dias atras fui eu mais a pendura na mota e nas curvas vinha um barulho creio que da corrente, parecia que estava a roçar em algo.. será que a causa foi ter mais peço e por consequencia a corrente esticar e roçar em algo?

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