1º Passeio, 1ª queda

Compartilhe

JINF
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 10
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

1º Passeio, 1ª queda

Mensagem  JINF em Sex 06 Nov 2009, 22:07

Bem, vou-vos contar o meu 1º contacto com o solo.

Fiz exame de condução hoje às 9:00, passei, mas o examinador meteu-me um pouco de "nojo" . Entreguei os documentos para iniciar o exame e o examinador perguntou-me logo qual era a medida mínima dos rastos dos pneus. Eu, que já não fazia ideia, disse-lhe que "pensava que eram 2 mm", ao qual ele respondeu que "pensava mal" de uma forma bastante arrogante. Parece que não, mas a forma como falou deixou-me "mal disposto" . De seguida perguntou se era obrigatório andar com as luzes acesas ao qual eu respondi que sim, com os médios. Lá fui eu para o exame. As coisas lá foram andando normalmente até ouvir aquela voz para andar mais depressa.... é verdade que ia só a 40 km, mas não queria abusar . Altura de fazer os 8, logo no primeiro, meti a pata no chão, pensei, estou lixado, mas como não quer a coisa, fiz logo outros 2 de seguida que correram bem. Concluindo, passei, é o que interessa .
    De manhã não lhe peguei, estava a chover. À tarde fui trocar o pneu da frente, estava todo ressequido. Pneu trocado, lá fui eu até ao meu local de trabalho todo contente. Mal cheguei à portaria parei a mota para falar ao pessoal. Ao abrir o capacete, não sei como consegui, deixei cair a mota . Realmente é pesadota, se a deixarmos inclinar um pouco, tornasse difícil segura-la . Fiquei debaixo dela, a minha sorte foi a minha perna não ter ficado presa. Lá vem o pessoal ajudar-me, os 3 segundos que demoraram pareceu uma eternidade . Esta queda serviu de exemplo, nunca nos devemos distrair 1 segundo, temos que ter a máxima atenção em todas as ocasiões.

Fiquem bem.

Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 215
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL700V ABS
    Kms:

Re: 1º Passeio, 1ª queda

Mensagem  Frederico Santos em Sex 06 Nov 2009, 22:15

O k intereça e k ñ t aleijaste a ti e nem a mota, todos noz sabemos k a primeira x e a k custa mais, eu por exe. ja lhe apanhei o gosto e ja vou na segunda

sapatilha
    4ª engrenada
    4ª engrenada

Número de Mensagens: 447
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA - Côr: Verde Tinto
    Kms:

Mensagem  sapatilha em Sex 06 Nov 2009, 22:24

O que interessa é que não te aleijaste.

Batismo todos temos. Enquanto não houver danos tá tudo bem.
    Vais ver que com o tempo vais-lhe sentir melhor o peso e a coisa atina.

brimbas49
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 79
    Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  brimbas49 em Sex 06 Nov 2009, 22:31

pois o batismo já tens, mas essas quedas são as mais estupidas e as que acontencem mais vezes estarmos parados ou quase a parar e sem dar-mos por isso vamos ao chão.

boa sorte e que se voltar a acontecer que seja assim como essa sem danos para o dono e moto

JINF
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  JINF em Sex 06 Nov 2009, 22:36

Bem, a montada teve pequenos danos. A carnagem estalou. Já estava estalada, para ai uns 5 cm, agora deve ter ficado com uns 10 cm.

Outro problema que teve foi a manete do travão, ficou empenada. A mota trava bem, só tem a manete torta. Quanto será uma manete?

SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 601
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

Pensa nisso como Gande Tombo!!!!

Mensagem  SEAHAWK em Sex 06 Nov 2009, 23:00

My friend,

Quem não terna parado é porque nunca andou de duas rodas.

Todos nós já ternamos parados, desta vez foi assim e até correu bem, pensa que podia ter sido na quina de um passeio e teres ficado sem altura para a segurar, um espaço de paralelos com grande buraco e o descanso entrou lá, Terno pela certa. pois pois já lá todos estivemos. Não penses nisso naquela é pa caí, mas sim desta forma nunca mais.

Vais ver que vai ser mais difícil ternares pois estás mais atento.

Grande abrax.

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Mensagem  Fabião em Sab 07 Nov 2009, 02:07

JINF escreveu:Bem, a montada teve pequenos danos. A carnagem estalou. Já estava estalada, para ai uns 5 cm, agora deve ter ficado com uns 10 cm.

Outro problema que teve foi a manete do travão, ficou empenada. A mota trava bem, só tem a manete torta. Quanto será uma manete?

Que para ser que sejam todas assim!! uma manete na Honda são por volta de 15€.

Abraço

Fabião

D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1670
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sab 07 Nov 2009, 04:10

Boas

Quedas, tralhos, tombos, destes já todos nós tivemos, são os chamados "abre olhos"

Como se costuma dizer "uma pequena distração é a morte do artista"

O melhor mesmo nestas situações, quando ela se quer deitar, é não irmos agarrados a ela para não acontecer ficarmos debaixo dela como te aconteceu, nada como não contrariarmos a vontade própria dela, que para além de nos arriscarmos a contrair uma lesão desnecessária a partir de uma certa inclinação não vale a pena tentarmos nada que ela não nos vai obedecer

Sérgio Castro
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 192
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 1000 V
    Kms:

Mensagem  Sérgio Castro em Sab 07 Nov 2009, 08:42

Em primeiro lugar os meus parabéns pela carta.

Em segundo e, como dizes e bem, não nos podemos distrair nem que seja um segundo.

Em terceiro, quando ela começa a tombar e não temos hipótese de a segurar o melhor mesmo é deixa-la cair, o mais suavemente possível, de forma a não ficarmos por baixo dela.

Muitos e bons kilometros com a menina.

Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 212
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

Mensagem  Rui Tavares em Sab 07 Nov 2009, 16:43

Eu, no 2º dia com a TA, a tirar da garagem em marcha-atrás, desligada, tive logo a oportunidade de saber se a conseguia levantar sozinho
    E consegui.
    Faltou-me apenas a água benta assim como a ti.
    Baptizados, portanto, agora é seguir em frente.
    Parabéns pela carta.

CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 2417
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700
    Kms: 47000 ;)

Mensagem  CSampaio em Sab 07 Nov 2009, 17:17

Jinf, oh Jinf... deixaste cair a TA mas näo te magoaste e isso é que importa mesmo,a mim aconteceu-me 3 vezes näo com esta mas com a NX4, olha sempre que uma coisa ruím te aconteça, pensa sempre assim "antes isso que um par de cornos...", vais ver te vais sentir melhor... pelo menos comigo costuma resultar ,bem o outro também dizia "...meu Deus faz com que eu näo seja, se for que näo saiba e se souber que näo me importe..." mas esse era o corno manso

Um abraço e as melhoras para o teu ego

kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 777
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms:

Mensagem  kamikaze em Dom 08 Nov 2009, 13:04

O segredo é não reparares os riscos ou as estaladelas nas carnagens. Eu falo por mim quando pintei a Transplante, na segunda vez que lhe peguei depois de estar pintada deixei-a cair e estalei a carnagem. Pensei: FO#@-SE !! ainda agora pintei esta ME%@ e já tem de ser pintada outra vez , que CA*@LHO !?!?!? Espera lá...deixa-te mas é ficar assim. E desde esse dia nunca mais se deitou lol!

JINF
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  JINF em Dom 08 Nov 2009, 18:56

Obrigado pelas palavras de apoio .

Em relação às carnagens, disseram-me para fazer um furo no fim da estaladela para impedir que aumente.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4234
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 90 300

Mensagem  Transouto em Seg 09 Nov 2009, 09:22

Pois é JINF, realmente todos nós já devemos ter dado uma quedita destas, é perfeitamente natural....Agora o conselho que te dou, é para colocares as crash-bars, pois assim proteges a mota , nomeadamente as carenagens e manetes.....Neste caso já te tinham dado jeito....Força aí, e Parabéns pela tua carta...

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

JFAlves
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 245
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms:

Mensagem  JFAlves em Seg 09 Nov 2009, 14:30

A última vez que deixei tombar a moto ao parar (há cerca de um ano) parecia que estava numa cena de desenhos animados...
    Parei e... não é que pousei o pé em cima de uma casca de banana!

Uma coisa que nunca me aconteceu, nestes "tombinhos", foi ficar com a carenagem, ou qualquer elemento mecânico, partido ou torcido.
    Riscado sim, mas não partido.

Quanto ao furo nas extremidades da rachadela, nunca experimentei mas acredito que resulte: o efeito é fazer dispersar, em torno do furo, as forças de tensão ao longo da rachadela.

Por curiosidade, e agora que escrevo isto, lembrei-me que na última vez que fui à Mototrofa (trocar pneus) reparei em três diferentes carenagens de Tansalp partidas, que tinham sido substituídas...
    As primeiras chuvas de Outono fizeram logo estragos...

Abraço,

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 11:11