Qual a minha nova mota

Compartilhe

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Re: Qual a minha nova mota

Mensagem  TodayAdventure em Qua 27 Jan 2010, 12:17

r_86 escreveu:

Já agora deixo outra questão... Já li comparativos entre as motas bi e tetra... mas nunca entre as bi e as mono, como já perceberam falo dos cilindros do motor!! Quais são as principais diferenças?

Como o Fabião diz e bem, as monocilindricas são motos que tendem a vibrar um pouco mais. As bi são genericamente mais suaves. Para a mesma cilindrada um monocilíndrico tem menor potência máxima. No entanto as mono têm normalmente mais binário a baixa rotação, o que as torna mais interessantes fora de estrada, onde a resposta em baixas é importante. As motos com motores monocilíndricos são normalmente mais leves, logo mais uma vantagem fora de estrada. Em auto-estrada as bi estão mais à vontade e exigem menos esforço dos motores. Os motores monocilíndricos, especialmente os refrigerados a ar, exigem um pouco mais de atenção pois trabalham mais tempo a mais altas temperaturas. Como tal, é mais importante usar óleos mais "elaborados" (semi-sintético ou sintéticos) e fazer mudanças de óleo e filtro mais frequentes.

Para falarmos de marcas e modelos concretos convém mencionar o ano de fabrico, já que podemos não estar a falar do mesmo bicho-motor. As BMW F650GS até recentemente tinham o motor monocilíndrico Rotax (austríaco), que tem uma excelente reputação de fiabilidade e é muito económico. Por isso se andas a namorar uma amarela de coração Rotax, e já achas que são as monos que te convêm mais, não me parece má ideia convidá-la para jantar. Wink Tenho que dizer isto com muito cuidado que o pessoal aqui não gosta de namoros com outras que não se chamem Transalp... Uma desvantagem das BMW 650GS Rotax é que têm jante 19'' à frente, o que não é tão bom para fora de estrada como as 21'' das nossas amadas Transalp (a ver se me salvo... ).

Zé Paulo.

BlackJack
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 894
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  BlackJack em Qua 27 Jan 2010, 12:19

Já tive uma XT660 que é mono e agora tenho a Vstrom que é bi.

De longe a Vstrom..... em tudo!!

E para bi-cilindrica nem se sente muitas vibrações!!

=================================================================================================================

[i][b]Casal Fundador TT (1986), Aprilia AF1 50 (1987); Yamaha XT660R (2007); Honda CBR600F (2007); actual Suzuki DL650 V-Strom K9 (2009) (SEM MOTA DE MOMENTO)

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qua 27 Jan 2010, 12:57

BlackJack escreveu:Já tive uma XT660 que é mono e agora tenho a Vstrom que é bi.

De longe a Vstrom..... em tudo!!

Para o uso que a maior parte das pessoas dá às motos (passeios de fds, dia-a-dia, alcatrão), não me admiro que se prefira a V-Strom. Muito mais potência, mais conforto, menos vibrações... Também mais euros! Wink Mas não é para isto que as mono (XT660 e outras) foram feitas. A simplicidade da mecânica e a (genérica) superior aptidão das mono para fora de estrada, grandes viagens overland, torna-as vantajosas em alguns contextos. Ofereço uma posta mirandesa a quem quiser dar uma voltinha aqui pelos campos e não implorar por uma moto mais leve e mais apta a andar pelos caminhos! Very Happy

Zé Paulo.

RainMaker
    Moderador
    Moderador

Número de Mensagens: 1564
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 56000

Mensagem  RainMaker em Qua 27 Jan 2010, 14:44

TodayAdventure escreveu:...Ofereço uma posta mirandesa a quem quiser dar uma voltinha aqui pelos campos e não implorar por uma moto mais leve e mais apta a andar pelos caminhos! Very Happy

Zé Paulo.

ACEITO !

nem que me desmanche todo, mas só pela posta vale a pena Smile ehehehe

RainMaker

P.S. ok ok, eu vou já ali censurar-me pelo off topic e já volto !

=================================================================================================================

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Mensagem  Fabião em Qua 27 Jan 2010, 15:05

Idem lá passear pelos campos que eu fico-me pela posta e por uns bons canecos que a região oferece!!!

hehehe

Abraço

Fabião

r_86
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 57
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Ainda ando a procura...
    Kms:

Mensagem  r_86 em Qua 27 Jan 2010, 19:55

Desculpem o erro, eu falei varias vezes em BMW G 650 GS, mas na realidade queria dizer e referir-me à F 650 GS mais propriamente o modelo que se vendeu de 2001 até a pouco com o lançamento da F 650 "bi".

Já vi em fotos que à malta que já teve essa mota, o que me dizem dela?

Data/hora atual: Qui 24 Maio 2012, 14:07