Faróis extras - ligação "tipo escape livre" 1286630276Faróis extras - ligação "tipo escape livre" 57540211Faróis extras - ligação "tipo escape livre" 2438059070

Faróis extras - ligação "tipo escape livre"

TransalpTwoTimes
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 22
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700VA
Kms:

Faróis extras - ligação "tipo escape livre" Empty Faróis extras - ligação "tipo escape livre"

Mensagem  TransalpTwoTimes em Qua 13 Jan 2010, 14:33

Olá pessoal.
Tenho acompanhado as cumbersas das luzes e vomecês "fizeram-me" montar luzes h11 (2) da OSRAM Night Breaker na minha TA. E que boa ideia que tive...é uma diferença do camandro.
Agora montei - farto-me de montar... - 2 faróis de nevoeiro extras, mas já percebi que fui burro: fiz o circuito de ligação todo sem passar pela acção da chave de ignição. Os faróis ligam sem ser necessário introduzir a chave: ´não é escape livre, mas fica lá perto! Qualquer puto que passe pela moto e se lembre de fazer a asneira de carregar no botão - e ele até é giro -, lá vão ficar as luzes acesas para eu vir de reboque.
A minha pergunta é: para fazer com que os ditos só acendam depois da chave introduzida tenho de ir buscar energia, por exemplo, à ficha dos médios ( porque na TA 700 estão sempre ligados), certo? E que fio devo lá levar? Qualquer um que sai do interruptor? É que ao interruptor fiz chegar um fio directo da bateria e que regressa de novo e directamente a ela (asneira!!!)
Podem ajudar-me?

=================================================================================================================

TransAlpTwoTimes(T2T)
Mr. Bakus
Mr. Bakus
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 206
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero xl 1000
Kms:

Faróis extras - ligação "tipo escape livre" Empty Re: Faróis extras - ligação "tipo escape livre"

Mensagem  Mr. Bakus em Qua 13 Jan 2010, 16:07

tens de ligar a um fio que tem sempre corrente no interruptor de mudança de luz (claro está, quando a chave de ignição está ligada), fio esse que dá passagem de corrente para os médios e para os máximos. Assim os farois ficam sempre ligados tanto em maximos como em médios.
boas transalpadas
TransalpTwoTimes
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Faróis extras - ligação "tipo escape livre" Empty Re: Faróis extras - ligação "tipo escape livre"

Mensagem  TransalpTwoTimes em Qua 13 Jan 2010, 17:13

Mr. Bakus escreveu:tens de ligar a um fio que tem sempre corrente no interruptor de mudança de luz (claro está, quando a chave de ignição está ligada), fio esse que dá passagem de corrente para os médios e para os máximos. Assim os farois ficam sempre ligados tanto em maximos como em médios.
boas transalpadas

Queres dizer: dos 2 fios q liguei directamente da bateria ao interruptor, um deles tenho de o ligar à ficha dos médios, por exemplo, que estºao sempre ligados. O outro mantenho-o ligado à bateria. É assim?

=================================================================================================================

TransAlpTwoTimes(T2T)
Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1096
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qua 13 Jan 2010, 17:52

Boas, isso e facil ligas um fio directo da bateria ao rele dos farois e depois liga um fio do interruptor dos medios ou maximos conforme tu vais ligar ao rele e ja esta simples

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  
Faróis extras - ligação "tipo escape livre" TA
Coutada
TransalpTwoTimes
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TransalpTwoTimes em Qua 13 Jan 2010, 22:52

Peço-vos desculpa mas não percebi nada do explicaram (ou então fui eu que me expliquei mal):
Eu construí um circuito exclusivo para os faróis extra. Com interruptor próprio independente do dos médios e máximos. Só como ficou todo ligado por fora do controlo da chave -directo da bateria - pode haver sempre o azar de ficarem acesos. Deve haver um dos fios do interruptor que terá de passar pelo circuito da chave de ignição (será?).

TransAlpTwoTimes(T2T)
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Qua 13 Jan 2010, 23:02

O que te disseram foi que tens de ir buscar o positivo a um sítio que só seja alimentado quando a chave da ignição está em ON e não directamente à bateria. Podes usar um voltímetro para verificar isso.
Cou
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1096
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qua 13 Jan 2010, 23:09

Boas na bateria tem um rele que corta tudo liga nesse rele pois e comandado pela chave 

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  
Faróis extras - ligação "tipo escape livre" TA
Coutada
TransalpTwoTimes
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TransalpTwoTimes em Qua 13 Jan 2010, 23:42

santosam escreveu:O que te disseram foi que tens de ir buscar o positivo a um sítio que só seja alimentado quando a chave da ignição está em ON e não directamente à bateria. Podes usar um voltímetro para verificar isso.
Obrigado pela explicação, mas confere o que te vou dizer: tenho um positivo ligado ao relais e um dos fios do interruptor liga também ao positivo no relais. O outro fio do relais vai ligar directamente à bateria -penso q deve ser aqui q está o erro-. Será q é este que deveria ligar à ficha, por exemplo, dos médios, que está sempre ligada com a chave em ON?

TransAlpTwoTimes(T2T)
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Qui 14 Jan 2010, 15:46

O teu relê é igual a este usado numa instalação de punhos aquecidos? Vê este LINK onde se explica também a ligação que precisas - só ligado com a ignição em ON.
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Qui 14 Jan 2010, 17:29

Não deu para editar o post anterior, por isso aqui vai mais um.
O relê é um interruptor comandado por um electroíman. Desta forma precisas de ter uma entrada a 12 V alimentada pela bateria (terminal 30) que vai depois alimentar os teus faróis (termiinal 87). O truque para só os acenderes com a chave da ignição em ON é usares um positivo no terminal 86 que só tenha corrente quando ligas a chave (comandos dos faróis, p.ex.) - a forma de saberes é usando um voltímetro - se desligares a chave a voltagem vem para zero. O terminal 85 ligas à massa (um parafuso qualquer a jeito). O relê está sempre alimentado mas o electroíman só é accionado com a chave em ON.

Faróis extras - ligação "tipo escape livre" Relaytext2
Rui Tavares
Rui Tavares
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 252
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Rui Tavares em Qui 14 Jan 2010, 22:30

Mostra lá umas fotos desses faróis e respectivo interruptor.
Abraço

Nunca a TA rebaixarás
Ou as melhores vistas perderás

http://rodaspequenas.blogspot.com
TransalpTwoTimes
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TransalpTwoTimes em Sex 15 Jan 2010, 10:37

Obrigado a todos. Foram impáveis na ajuda. Penso que o esquema que o Santosam envio me vai resolver o problema...
Para mim motas e carros é só meter gasosa e evitar o acidente....
Obrigado

TransAlpTwoTimes(T2T)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 24 Jun 2019, 09:05