Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Corrente de transmissão-Manutenção (Scotoiler)

Compartilhe
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Corrente de transmissão-Manutenção (Scotoiler)

Mensagem  antonio.q em Qua 05 Mar 2008, 17:15

Olá a todos,

A corrente de transmissão é um elemento essencial para o bom andamento da moto.
Gostava de saber como fazem a manutenção desta parte tão importante e quantos quilómetros fazem com cada corrente.
A corrente original na minha Transalp durou 55 mil kms e talvez pudesse durar mais mas na ocasião ia fazer uma viagem maior e achei que deveria mudar. A segunda mudei-a com trinta e picos mil kms, mas está guardada em casa para quando regressar voltar a usá-la. Mudo sempre o conjunto completo de pinhão, cremalheira e corrente.
Comprei um sistema de lubrificação automático - scotoiler, passe a publ. sei que há outros - e agora é um descanso rolar pois o pequeno depósito dura, dependendo da abertura, para uns dois mil kms ou mais. Dantes a cada 500/600 kms lá tinha que pegar na lata e fffssssssshhhh...
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: Corrente de transmissão-Manutenção (Scotoiler)

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 05 Mar 2008, 19:09

Boas,António!
Pois eu contnuo a pegar na lata a cada 200/300kms e ffffffssssssshhhh! Very Happy
Já tinha ouvido falar nesse sistema,mas nem sei bem como funciona.Podes deixar aqui alguns detalhes se quiseres.
O meu 1º Kit (o de origem portanto) durou cerca de 40.000kms e penso que faria mais alguns.Mas achei que estava quase a dar as últimas e resolvi mesmo mudar.Penso que esta é a média pelo que tenho visto por aí.Tudo também depende da manutenção quese dá a este componente e também ao tratamento em andamento...ou seja se leva muita "pancada" ou não.
Outra coisa importante que aprendi na altura da mudança é que este é um componente que deve ser substituído por um de orgem Honda.
Conheço um caso de alguém que substiuiu o kit de transmissão por um da concorrência a metade do preço do de origem,e imaginem o kit em vez de 200euros custou apenas 100euros,mas em vez de fazer 40.000,também fez apenas 20.000kms.O barato às vezes sai caro...
Eu meti de origem,mas dói um bocado o preço de um Kit Honda...
Uma coisa que me falta actualmente na mota é a protecção da dita corrente.E só não comprei ainda porque na Honda aquela "pequena peça de plástica" custa uns bons 70 euros...Isto já pode vir da concorrência! Wink
Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Qua 05 Mar 2008, 20:15

Olá,

O sistema tem um pequeno depósito de 50 cc. Um tubo tem de ser ligado ao tubo de vácuo do motor para o sistema só trabalhar com o motor em andamento, porque só assim funciona. Um outro tubo vai até à corrente onde vai pingando o óleo. Só fuinciona com o motor em andamento e pode-se regular para mais ou menos conforme haja chuva ou tempo seco ou até pó.

Eu montei o meu sistema e não achei assim muito difícil. Dá muito jeito. Cada pode montar o depósito onde achar melhor. O meu está por baixo do filtro do ar.
Já fiz perto de vinte mil quilómetros por aqui e ainda só terei gasto um quarto de litro do óleo. Trouxe dois meios litros, um para temperaturas mais frias e outro para mais quentes.
Agora há um vendedor em Portugal.

http://www.scottoiler-portugal.com/

Tem lá todas as informações e preços. Também tem os revendedores.
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 06 Mar 2008, 20:01

Obrigado António!Excelente dica.Óptima solução,para quem tal como tu,entra numa viagem de muuuuuuuiiitos kms!Estou sempre a aprender aqui... e é bom sinal,claro! Smile
Eu para já vou continuar no fffssssshhhhh!... Wink
Um abraço e boas transalpadas pelas américas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 89
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Sab 07 Jun 2008, 00:27

TrAnsAlper escreveu:Boas,António!
Pois eu contnuo a pegar na lata a cada 200/300kms e ffffffssssssshhhh! Very Happy
Já tinha ouvido falar nesse sistema,mas nem sei bem como funciona.Podes deixar aqui alguns detalhes se quiseres.
O meu 1º Kit (o de origem portanto) durou cerca de 40.000kms e penso que faria mais alguns.Mas achei que estava quase a dar as últimas e resolvi mesmo mudar.Penso que esta é a média pelo que tenho visto por aí.Tudo também depende da manutenção quese dá a este componente e também ao tratamento em andamento...ou seja se leva muita "pancada" ou não.
Outra coisa importante que aprendi na altura da mudança é que este é um componente que deve ser substituído por um de orgem Honda.
Conheço um caso de alguém que substiuiu o kit de transmissão por um da concorrência a metade do preço do de origem,e imaginem o kit em vez de 200euros custou apenas 100euros,mas em vez de fazer 40.000,também fez apenas 20.000kms.O barato às vezes sai caro...
Uma coisa que me falta actualmente na mota é a protecção da dita corrente.E só não comprei ainda porque na Honda aquela "pequena peça de plástica" custa uns bons 70 euros...Isto já pode vir da concorrência! Wink

Também eu experimentei uma da concorrência e fosga-se...never jamais! Mas nesta ultima decidi abrir os cordões à bolsa e meti uma da RK. perto de 130 euros. Não foi barato mas agora sei o que é uma corrente de luxo e com o-rings a maneira.
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Mensagem  FALP em Sab 07 Jun 2008, 06:40

O Scottoiler é afamadíssimo... admito que julguei ser mais barato... What a Face
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Dom 01 Fev 2009, 00:16

Boas Cool

O meu kit durou 56400, quando vinha para casa do primeiro encontro TA do Norte na A28 vinha eu a +- 160km, quando ouvia de vez quando um track quando cheguei a casa não tinha metade dos dentes da cremalheira What a Face .
Mesmo assim andei normalmente ate segunda semana de janeiro pois devido aos balanços das empresas não consegui arranjar o material.
Só não podia dar arranques ouvia logo track menos um dente affraid , mesmo assim ainda fiz a primeira escapadinha do ano só com metade da cremalheira lol!

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2438
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000

Mensagem  CSampaio em Sab 18 Abr 2009, 20:22

Hello!

Preciso de uma ajuda/informação sobre essa tarefa que é lubrificar a corrente na XL700 , ora bem para mim é uma seca, pois como a Ta não tem descanso central, ehehehe pareço um tolinho no meio da rua a andar com a mota aos soluços para poder lubrificar a corrente toda, mas faço-o com frequencia, tipo 400 em 400 km mais ou menos e ja que falaram aqui no scottoiler, as perguntas são as seguintes, depois de montarem o scottoiler que tipo de oleo colocam lá para lubrificar e a outra pergunta é isso não suja o aro da roda e os raios, é que pior que olear a corrente é tirar o oleo do aro e dos raios Mad . Eu para evitar esse sujar costumo lavar a corrente com petroleo e depois coloco o spray do lubrificante que é daqueles que borbulha, não sei qual a marca e faço sempre ao fim do dia quando não vou sair na mota que é para não me sujar a roda.
Fico no aguardo Very Happy

Boas Festas! Pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal...
                ... ah e eu faço parte dos Gatos Pingados, e tu queres fazer parte?¿

JFAlves
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 252
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V
Kms: 60000

Mensagem  JFAlves em Seg 04 Maio 2009, 22:30

Boas,
Quando comprei a moto, lembro-me de ter lido no manual que é aconselhável lubrificar a corrente de 1000 em 1000 km.
Também refere que este é um valor médio, pois se as condições forem muito secas (de muito pó, principalmente) ou muito molhadas (em chuva), deve-se reduzir esse período para metade.

Fui cumprindo os intervalos mas, nos últimos tempos, acabei por me desleixar um pouco. Resultado: a corrente, e restantes elementos de transmissão, sofreram com isso!... A folga começa a estar perto dos limites.
A minha Transalp tem pouco mais de 30 mil km e no último check-up disseram-me que seria melhor pensar em substituir na próxima revisão.
O preço de um kit completo da Honda anda perto de 200 € (com desconto, esta semana fica nos 160).

A minha pergunta é: será mesmo necesário?
Além do Couto, além tem experiência de deixar ir até ao limite?
Já alguém ficou parado com uma corrente, ou dentes das cremalheiras, partida?

Obrigado pelas contribuições.

Joaquim TTransAlves
http://jfalves.blogspot.com/search/label/Transalp
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 05 Maio 2009, 00:42

Respondendo à tua questão JFAlves, eu já levei dois kits ao limite, que no meu caso foi terem ficado ovalizados, o que fazia com que a corrente tivesse sítios em que estav esticada e outros em que estava larga, e com tal tive mesmo de trocar...o primneiro durou o dobro do segundo, e penso que isto aconteceu porque também me desleixei a uma dada altura, e esquecia-me de lubrificar....Boa sorte..

V

Transalp é Transalp e mai nada..
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:

Mensagem  fabio em Ter 05 Maio 2009, 23:09

Boas
O meu 1º kit só durou pouco mais de 18000km,a camalheira estáva ovalizada e a corrente tinha bastante folga.
Agora tenho um kit da comcurrencia e já vai com 10000km e tem muito menos desgaste que o original,principalmente a corrente que ainda não tem nenhuma folga e não faz barulho como a outra
O preço tambem foi muito melhor 90€
Agora é esperar para ver se faz os mesmos ou km que a original,mas com metade do custo.

ab

Fábio
JFAlves
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  JFAlves em Qua 06 Maio 2009, 08:45

Transouto escreveu:..., que no meu caso foi terem ficado ovalizados, o que fazia com que a corrente tivesse sítios em que estava esticada e outros em que estava larga, ...
Olá,
Obrigado pelas respostas e opiniões.
Com elas, resolvi não mudar já o kit de transmissão. Vou esperar até que passe a notar mesmo alguma coisa.
O meu problema está mesmo em verificar o que acontece quando se atinge um limite, perto da quebra. Será que isso implica ter que chamar o reboque, ou não(?)...
Para já, julgo que a folga verificada não traz grandes problemas mas, nunca se sabe.

Quanto à "ovalização" da cremalheira... tenho algumas dúvidas que assim seja.
O que me parece que acontece (e o que me explicaram na mototrofa) é que, nos esticões que se dá por vezes à transmissão, há folgas que aparecem em alguns elos na corrente, em silmultâneo com um desgaste acrescido em alguns dentes das cremalheiras. Por isso é que existem zonas na corrente que têm mais folga do que outros.
E estes "esticões", para mim, passaram a acontecer mais frequentemente nos últimos tempos... É que o gozo que dá andar com a roda de trás a "rabiar", juntamente com os saltos que acontecem de vez em quando, provocam estas coisas...

Joaquim TTransAlves
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qua 06 Maio 2009, 13:29

Boas Cool
Eu geralmente vejo pelas marcas dos esticadores quando esta a chegar ao limite as correntes estão gastas.
Quanto ao ficar oval eu li no forum dos nomadas
(outro promenor é que o numero de dentes da cremalheira não deve ser multiplo no nº do pinhão senão os elos engatam sempre no mesmo dente o que provoca um desgaste desigual da corrente e dos dentes provocando um efeito de pulsação. (são "mariquices" mas é uma regra básica).
lol!

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
SEAHAWK
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 601
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
Kms: 60.000 e Tal

A tora

Mensagem  SEAHAWK em Qua 06 Maio 2009, 23:01

CSampaio,

Não me digas que não sabes lubrificar a corrente com tora? Lol

Cortas um barrote ligeiramente mais comprido que a altura do eixo traseiro, encravas a tora no eixo com suave esforço lateral e a suspensão faz o resto, depois é só jogar o arco e roda a sprayzar hehhe.

Quando não souberes pergunta!!! hehehe
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Qui 07 Maio 2009, 09:22

antonio.q escreveu:Comprei um sistema de lubrificação automático - scotoiler, passe a publ. sei que há outros - e agora é um descanso rolar pois o pequeno depósito dura, dependendo da abertura, para uns dois mil kms ou mais. Dantes a cada 500/600 kms lá tinha que pegar na lata e fffssssssshhhh...

Eu não quero outra coisa e sou grande apologista deste sistema. O meu já dura há cerca de 30 mil kms, passou da Pegaso para a V-Strom, e vou agora na segunda carga da segunda a garrafa... Laughing Dura muito dependendo da abertura, não dá chatice - este tempo todo só tive que desentupir a saída uma vez - e a corrente está SEMPRE lubrificada. De Inverno abro aquilo um pouco mais por causa da água.

PS: estão a pensar num group buy de Scottoilers para os lados do fórum V-Strom. Se vocês organizarem aqui um group buy semelhante e os pedidos forem feitos em coordenação com os dois fóruns, a coisa pode vir para valores muito interessantes.

TrAnsAlper escreveu:Boas,António!
O
meu 1º Kit (o de origem portanto) durou cerca de 40.000kms e penso que
faria mais alguns.Mas achei que estava quase a dar as últimas e resolvi
mesmo mudar.Penso que esta é a média pelo que tenho visto por aí.Tudo
também depende da manutenção quese dá a este componente e também ao
tratamento em andamento...ou seja se leva muita "pancada" ou não.
Outra
coisa importante que aprendi na altura da mudança é que este é um
componente que deve ser substituído por um de orgem Honda.
Conheço um caso de alguém que substiuiu o kit de transmissão por um da
concorrência a metade do preço do de origem,e imaginem o kit em vez de
200euros custou apenas 100euros,mas em vez de fazer 40.000,também fez
apenas 20.000kms.O barato às vezes sai caro...
Uma coisa que me falta actualmente na mota é a protecção da dita corrente.E
só não comprei ainda porque na Honda aquela "pequena peça de plástica"
custa uns bons 70 euros...Isto já pode vir da concorrência! Wink

Aquilo funciona por uma válvula activado pelo vácuo do motor. Tem um tubo ligado ao vácuo do motor que abre a válvula do óleo, só pingando óleo com o motor ligado. Esta válvula deixa o óleo ir para o tubo que
pinga óleo junto à cremalheira, cuja força centrifuga empurra o óleo para a corrente.

Essa protecção não tens da Touratech em metal?

CSampaio escreveu:Hello!

Preciso de uma ajuda/informação sobre
essa tarefa que é lubrificar a corrente na XL700 , ora bem para mim é
uma seca, pois como a Ta não tem descanso central, ehehehe pareço um
tolinho no meio da rua a andar com a mota aos soluços para poder
lubrificar a corrente toda, mas faço-o com frequencia, tipo 400 em 400
km mais ou menos e ja que falaram aqui no scottoiler, as perguntas são
as seguintes, depois de montarem o scottoiler que tipo de oleo colocam
lá para lubrificar e a outra pergunta é isso não suja o aro da roda e
os raios, é que pior que olear a corrente é tirar o oleo do aro e dos
raios Mad
. Eu para evitar esse sujar costumo lavar a corrente com petroleo e
depois coloco o spray do lubrificante que é daqueles que borbulha, não
sei qual a marca e faço sempre ao fim do dia quando não vou sair na
mota que é para não me sujar a roda.
Fico no aguardo Very Happy

Para teres uma ideia: o regulador de fluxo tem a posição PRIME, que é a posição de débito máximo que só se usa para purgar o sistema quando entra lá ar. Basicamente, só se usa quando se instala ou quando deixamos o óleo acabar. Da única vez que deixei o óleo acabar (como tenho dois odómetros uso um para o depósito da gasolina e o segundo para o depósito do óleo o que dá para controlar) deixei aquilo com o depósito cheio no PRIME do género "não vou estar a olhar para isto a ir purgando o ar devagarinho, vou mas é andando com isto aberto..." Bem, gastei um depósito de óleo para uns 2000 kms em 10kms... Laughing Sujou-me a protecção da corrente e o "bacalhau" mas não foi NADA para o pneu e escora, portanto já vez o nível de sujidade. Mas atenção, ficas sempre com a protecção da corrente um pouco mais suja.

O óleo que coloco lá é da Scotoiller mesmo, custa 10€ prái... mas como te digo para mais de 30mil kms.

TrAnsAlper escreveu:Tens aqui um interessado!

Quando aquilo estiver em pé eu aviso aqui, vocês têm que arranjaralguém que reúna os pedidos, recolha o graveto, fuja para o Brasil, etc. Very Happy

Última edição por PDC em Qui 07 Maio 2009, 09:37, editado 6 vez(es)
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 07 Maio 2009, 09:24

PDC escreveu:
antonio.q escreveu:Comprei um sistema de lubrificação automático - scotoiler, passe a publ. sei que há outros - e agora é um descanso rolar pois o pequeno depósito dura, dependendo da abertura, para uns dois mil kms ou mais. Dantes a cada 500/600 kms lá tinha que pegar na lata e fffssssssshhhh...

PS: estão a pensar num group buy de Scottoilers para os lados do fórum V-Strom. Se vocês organizarem aqui um group buy semelhante e os pedidos forem feitos em coordenação com os dois fóruns, a coisa pode vir para valores muito interessantes.

Tens aqui um interessado!

Ondavis-Viseu
PDC
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 531
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:

Mensagem  PDC em Qui 07 Maio 2009, 09:39

Aqui com injector duplo:

Para a Transalp 650:

http://www.scottoiler.com/SuitableKits/Honda/XL650V%20Transalp%202000-2007/Scottoiler+vSystem

TrAnsAlper escreveu:
PDC escreveu:

Olha aqui:

http://www.touratech.com/shops/016/product_info.php?cPath=4_51_380&products_id=1723

Tens aqui um interessado!

CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  CSampaio em Sex 15 Maio 2009, 17:26

Boas!

depois de muito pensar se compraria um descanso central, um scottoiler, ou utilizaria um barrote ou uma grade de superbock para levantar a mota afim de a lubrificar, resolvi o problema da seguinte forma, fui à Norauto e com 18,30€ comprei um macaco hidraulico até 2 toneladas e sem esforço nenhum resolvi o problema, aqui ficam umas fotos Wink

vem numa caixinha toda catita em plástico

cada coisa no seu lugar

coloquei a parte que vai encostar à mota no suporte do descanso central

depois coloquei um cartão no chão para que não fique com óleo apesar de ser na rua e com uma mão rodei a roda e com a outra apliquei o spray.

Somando e sumindo, afinal há coisa que nos passam completamente ao lado apenas porque não estamos atento ou estamos a dormir, fica aqui a dica, que para mim foi excelente pois acabou-se o stress de andar a empurrar a mota Wink

JFAlves
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  JFAlves em Sex 15 Maio 2009, 17:47

Muito boa esta tua apresentação!!!

Joaquim TTransAlves
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  CSampaio em Sex 15 Maio 2009, 17:51

JFAlves escreveu:Muito boa esta tua apresentação!!!

Ehehehehe...

Ainda bem que gostaste rapaz, espero que sirva a quem precisar, afinal quando se faz luz, devesse partilhá-la sunny Wink

Dario69
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 500
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
Kms:

Mensagem  Dario69 em Sex 15 Maio 2009, 18:46

Venho por este meio propor a administração deste fórum para seja alterado o Nick do companheiro Sampaio para
]MacGAYver

PS. excelente ideia rapaz Very Happy Very Happy Very Happy mas continuo achar esta a melhor solucao

Última edição por Dario69 em Sex 15 Maio 2009, 19:15, editado 1 vez(es)

....mas não deixo de ser um Gajo do Forum Transalp.

Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Mensagem  Fabião em Sex 15 Maio 2009, 18:56

Sampaio, bem pensado mas arranjaste mais uma caixinha de plástico com a qual tens q andar atras caso seja preciso lubrificar a corrente longe de casa. o scot o único esforço q se faz é só mesmo no levantamento da mini e arremeço da beata!

Já tinha visto uma coisa no género da tua mas com um cavalete daqueles de mecanico.

Abraço

Fabião

TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 15 Maio 2009, 19:08

Já aqui falámos na solução CAVALETE, embora esta do CSampaio também me pareça uma boa solução.

Vários tópicos sobre este assunto:

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/spray-para-corrente-t621-15.htm

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/loobman-t915.htm

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/kit-de-transmissao-t422.htm

...e finalmente o "group-buy" para aquisição do Scotoiler em parceria com o Fórum V-Strom.

http://www.forumtransalp.com/geral-f3/group-buy-scottoiler-t1479.htm

Ondavis-Viseu
CSampaio
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  CSampaio em Sex 15 Maio 2009, 19:42

Dario69 escreveu:Venho por este meio propor a administração deste fórum para seja alterado o Nick do companheiro Sampaio para
]MacGAYver

PS. excelente ideia rapaz Very Happy Very Happy Very Happy mas continuo achar esta a melhor solucao

Ó franguinho parece-me que o ombro não te doi muito... Twisted Evil eheheheh, se calhar queres que vá aí apertar até chiares affraid Razz Razz Razz

Falando agora mais a sério, naturalmente que o cavalete é uma excelene solução, mas eu se posso gastar 18,30€ porque gastar 40 ou 60 ou lá quanto custa esse trambolho, estive quase para comprar um macaco tipo jacaré (tipo de garagem aquekes mesmo grandes)que até era mais barato, mas depois tinha um mais um trambolho na garagem, resolvi por este e estou contente. Quando estiver fora 400€ ou o ... que custa o descanso central dá para gastar muitas solas a puxar para a frente e para trás a mota Wink

Potransalp
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 156
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 650 V
Kms:

Mensagem  Potransalp em Sex 15 Maio 2009, 20:46

O macaco hidraulico é bastante prático. Para ter na garagem é do melhor! Mas... eu arranjei outra solução... Passo a apresentar:

Fiz um mini-micro-macaquinho que fixo no braço oscilante com um esticador de cabos de aço e algumas adaptações... Pretendia algum que podesse levar prós passeios tt, e que pudesse suportar a mota caso precise de tirar a roda... Vamos às fotos!

A ferramenta é a da direita... discreta e leve qb...

Pronta a entrar em funcionamento...

Em posição...

Roda-se o esticador à mão ou, mais fácil ainda, com a ajuda de uma alavanca (tipo chave de fendas...) e toca a subir...

E toca a meter óleo com fartura!!

O esticador é bastante robusto, se a mota for bem estabilizada, ou seja bloquear a roda da frente, e fixar bem o ponto de apoio do esticador (num buraco, p.e.) tenho confiança para lhe tirar a roda de tràs sem receios! acho eu... Embarassed

E é isto... Foi o que deu para desenrascar com uns minutos apressados de bricolage... Estou contente com a ferramenta! E no fundo o importante é que cada um ande contente com a ferramenta que tem!! Very Happy

Entretanto ando a ponderar a compra do scotoiler... ou se tento fazer um...

Abraços bricoleiros!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 22 Nov 2017, 07:03