Side bags ou alforges para a XL600 92?

Compartilhe

luisandrecunha
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 50
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600
    Kms:

Side bags ou alforges para a XL600 92?

Mensagem  luisandrecunha em Ter 26 Jan 2010, 18:47

Meus caros,

já há uns tempos que ando a pensar em arranjar uns alforges ou então malas laterais para a minha TA.

Vale a pena o investimento no kit para as malas? Neste momento tenho uma top-case da givi E45, dá para adaptar? E a nível de alforges existe alguma boa opção?

Alguem tem sugestões?

Abraço e obrigado,

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 892
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Re: Side bags ou alforges para a XL600 92?

Mensagem  TodayAdventure em Ter 26 Jan 2010, 20:34

Luís,

É uma decisão muito pessoal e ninguém te pode dizer qual a melhor solução. Depende também do tipo de trajectos que fazes, da regularidade com que tencionas usar e do teu desafogo financeiro. Acho que o melhor é deixar-te aqui algumas indicações de vantagens e desvantagens de um sistema e outro para fazeres a tua própria opção.

Vantagens dos alforges:

- Mais apropriados para fora de estrada, do ponto de vista da condução e manobrabilidade da moto.
    - Flexíveis e geralmente a volumetria é menor (e em muitos casos ajustável), portanto melhores em viagens de aventura.
    - Quando são impermeáveis, são mesmo à prova de água e até resistem a passagens de rios.
    - Em geral são MUITO mais baratos do que umas malas rígidas.
    - Práticos: tiras e fica uma moto "normal" sem alterações estéticas.
    - Melhores para usos muito esporádicos e viagens longe de grandes cidades, onde o perigo de roubos é menor.
    - Com poucas ou nenhumas consequências no caso de pequenas quedas.
    - Adicionam menos peso à moto

Desvantagens dos alforges:

- Segurança - são mais vulneráveis; no entanto este inconveniente pode ser atenuado com o uso de redes de aço com cadeado, tipo PacSafe, por exemplo.
    - Há poucos modelos impermeáveis, e no caso de não teres um destes modelos tens que preservar a bagagem com sacos de plástico.

Vantagens das malas rígidas:

- Segurança, porque fecham com chave - embora esta vantagem seja mais aparente do que real e o valor da fechadura é mais como elemento dissuasor - é muito fácil abrir as malas sem chave.
    - Em geral, ligeiramente maior capacidade de carga.
    - Muito práticas, porque podem ter usos múltiplos (válido apenas para as de alumínio). Boa mesa de campismo!
    - Em princípio são à prova de água, mas a prática mostra que nem sempre, no caso das de alumínio, especialmente a atravessar rios (até pode nem ser a tua onda! ).
    - Melhores para quem a usa na cidade (mais conforto mental por causa da fechadura).

Desvantagens das malas rígidas:

- Fazem a moto muito volumosa (mau para TT) e, especialmente no caso das de alumínio, pouco aerodinâmica (consome mais, especialmente a alta velocidade).
    - Adicionam mais peso à moto do que os alforges.
    - As malas de "plástico" são muito frágeis e as mais pequenas quedas normalmente acarretam despesas.
    - Solução MUITO mais despendiosa do que os alforges.

Quanto a marcas de alforges, em versão não-impermeável, as de melhor qualidade de fabrico, em minha opinião, são as Givi. À prova de água, sem dúvida as Oertlieb.

Tenho e uso ambas as soluções alforges e malas de alúminio, e escolho consoante o tipo de viagem/trajecto. Aqui na cidade quando ando com a Transalp, ponho-lhe uns alforges velhos para scooter que uso para as compras. Smile O capacete fica na top case fechado à chave.

A ti de escolher o que te convém mais!

Zé Paulo

SEAHAWK
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 601
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
    Kms: 60.000 e Tal

Alforges e Top Cases

Mensagem  SEAHAWK em Ter 26 Jan 2010, 22:22

Como muito bem explicado pelo nosso amigo Paulo, aliás a prova viva de que se pode abrir qualquer fechadura com meia chave lol, eu penso que os alforges são mais regonómicos e mais fiáveis que as side cases, primeiro porque que se tiveres alforges nunca perdes a moto de olho, e não confias nos fechos, isto é segurança máxima hehehe.

Segundo, caso te amandes para o soalho, dá para costurar lol. Eu tenho os da SW MoTech, e a minha Busita não dá por eles a 120, velocidade a que sempre ando heheh.

As sides cases, são mais lindas e até são pintadinhas, mas não dá para esguiçar mais um cadito para lá colocar aquele acessório que ficou esquecido.

Tens de pensar bem, no que vais fazer com a tua Machine e pensa mesmo em tudo, pois quando começares a ver muitos ferros se calhar não vais gostar.

Top case, tem de ser rígida, agora os apliques podem ser amovíveis e deixar a moto limpinha quando não a usas, como os meus SW MoTech por ex.

Com malas, alforges ou sacos plásticos, não te esqueças que até num baú amarado à moto podes e deves Kurtir a estrada. Diverte-te.

Grande Abraço.

luisandrecunha
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 50
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600
    Kms:

Mensagem  luisandrecunha em Ter 26 Jan 2010, 22:38

Muito obrigado pelas dicas, de facto vou ter de pensar bem no que quero.

A minha ideia é poder ir (e.g) para o alentejo com mais alguma tralha! Essas viagens só se podem realizar ao fds e como aqui por Lisboa não quero perder a maneabilidade, acho que vou optar por uns alforges... As vantagens que o Zé Paulo enumerou e que o Victor reforçou convenceram-me (uma em especial €).

Resta-me procurar uns que se adaptem bem à minha TA, tenho medo do tubo de escape, um dos alforges ficará mesmo por cima dele...

Obrigado pelas dicas meus caros, vou pesquisar e assim que tiver algum resultado ponho por aqui para puderem dar-me a vossa opinião!

Grande abraço e obrigado,

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4029
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 88 000

Mensagem  Transouto em Ter 02 Fev 2010, 15:02

Muito elucidativo, mas agora coloco uma quetsão aos utilizadores dos alforges.
    -Quando utilizados sem os ferros de suporte, não corremos o risco de nos ir danificando as protecções de plástico, ou seja, riscar?

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 02 Fev 2010, 15:14

Transouto escreveu:Muito elucidativo, mas agora coloco uma quetsão aos utilizadores dos alforges.
    -Quando utilizados sem os ferros de suporte, não corremos o risco de nos ir danificando as protecções de plástico, ou seja, riscar?

V

Claro que sim. Riscar ou safar, isto é desgastar a pintura/plásticos pela fricção causada pela trepidação. Há uns truques para evitar isto, ou pelo menos, minimizar a coisa: usar uma rede soft, uma espécie de espuma ou material esponjoso levemente aderente e muito suave. A Givi vende disto. Numa velhota com a minha não me chateio com estas coisas, mas de qualquer modo tenho uns ferros de protecção home made de gosto muito duvidoso mas que dão um jeitaço.

Zé Paulo.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Ter 02 Fev 2010, 15:16

Obrigadinho Today, era mesmo o que eu suspeitava, ou seja, nada como os ditos ferros, sejam eles made onde seja....

V

=================================================================================================================

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 02 Fev 2010, 16:31

Transouto escreveu:Obrigadinho Today, era mesmo o que eu suspeitava, ou seja, nada como os ditos ferros, sejam eles made onde seja....

V

É o preferível (até por causa das queimaduras do escape), mas completando o que comecei, mesmo os mais pobrezinhos que gostam de estimar a sua pintura, podem contornar a necessidade de ferros com a solução da protecção da Givi - ou equivalente - (ver abaixo).

TodayAdventure escreveu:
    Claro que sim. Riscar ou safar, isto é desgastar a pintura/plásticos pela fricção causada pela trepidação. Há uns truques para evitar isto, ou pelo menos, minimizar a coisa: usar uma rede soft, uma espécie de espuma ou material esponjoso levemente aderente e muito suave. A Givi vende disto.

O tal material de protecção que mencionava é este. Tenho cá por casa, usei na scooter uma vez ou duas e funcionou bem (sem danos na pintura). Se bem me lembro é coisa para uns 20 eurecos ou coisa que o valha.

http://www.givi.it/Accessories-for-bikes-scooters/Accessories/T25

Zé Paulo.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 03 Fev 2010, 12:24

Obrigado Today, mas já vi que se um dia quiser mesmo uns alforges, vou ter de me render aos "ferros"...

Ficou a excelente dica..

V

Data/hora atual: Sex 10 Fev 2012, 16:48