Pois é, esta foi uma questão que muito procurei na net e não encontrei resposta (parece que ninguem risca a viseira como eu
). A unica coisa que consegui foi uma loja em Aveiro que vendia um produto para polir e retirar riscos de acrílicos. Como pior não ficava, lá fui eu dar 10€ por aquilo (e não muito convencido). O produto que usei chama-se Xerapol e serve para retirar riscos e polir qualquer tipo de acrílico ou plástico (faróis, vidros...)---isto pelo que me disseram na loja e pela informação que consegui retirar da explicação da finalidade do produto. Aqui vão algumas fotos:
Isto é o meu vidro depois de um "encosto" no muro cá de casa:

Na foto não é muito perceptível, mas os riscos são bastante profundos.
À parte do produto, comprei uma lixa d'água (1500/1600), porque a tira minuscula que vinha com o produto não chegava. Isto é o meu vidro depois de ser lixado, com a ajuda de água:
[/url]
Deve-se lixar até os riscos ficarem uniformizados com a superficie do vidro (isto para riscos profundos).
Limpa-se o pó todo e o aspecto é este:
[/url]
Pensei que o vidro ia ficar assim todo riscado, mas após colocar o xerapol:
[/url]
É necessário fazer muita pressão para que o resultado seja bom, ou seja, quanto mais força se fizer, melhor saem os riscos.
Depois de 4 aplicações o resultado foi este:

Ou seja, viseira NOVA
Por outras palavras, podem trancar o tópico da venda do meu vidro
Por isso já sabem, quando vos acontecer o mesmo que me aconteceu a mim, aconselho a todos Xerapol. Estava também com um pouco de receio porque a minha viseira é fumada e tinha medo que ficasse ainda pior a que o dono da loja onde comprei me garantiu que não ia acontecer nada porque aquilo era aconselhável para qualquer tipo de acrilico.
Já agora aproveito para vos mostrar o resto dos estragos:
[/url]
Muito feio não acham? Fui à Chipsaway no Norteshopping e resloveram-me este problema em 1:30h. Paguei 45€ e o resultado não é preciso mostrar porque está igual a novo. Note-se que o que fizeram foi apenas pintar a parte riscada. Como? foi o que perguntei ao homem. Ele respondeu-me "fácil! Inserimos o código da côr da mota no nosso computador e aparece a quantidade exacta de corantes (tintas especificas que eles têm) que temos que juntar. Lixamos a superficie riscada, polimos, pintamos e colocamos o verniz). Ficou novo, como se tivesse pintado toda a carenagem. A côr ficou exactamente igual, não se notando nenhuma diferença entre a parte que foi pintada e o resto da carenagem. Para fazerem a côr da minha TA, bastou juntarem 6 corantes diferentes (cada um em diferentes quantidades) e lá estava a tinta igualzinha à minha.
Foram impecáveis, e mais vale arranjar só a zona que está estragada do que a peça toda, que é o que normalmente se faz. Além de €€ poupei tempo e a qualidade do serviço é óptima. Recomendo.
Cumprimentos,
Cláudio
Isto é o meu vidro depois de um "encosto" no muro cá de casa:

Na foto não é muito perceptível, mas os riscos são bastante profundos.
À parte do produto, comprei uma lixa d'água (1500/1600), porque a tira minuscula que vinha com o produto não chegava. Isto é o meu vidro depois de ser lixado, com a ajuda de água:
[/url]Deve-se lixar até os riscos ficarem uniformizados com a superficie do vidro (isto para riscos profundos).
Limpa-se o pó todo e o aspecto é este:
[/url]Pensei que o vidro ia ficar assim todo riscado, mas após colocar o xerapol:
[/url]É necessário fazer muita pressão para que o resultado seja bom, ou seja, quanto mais força se fizer, melhor saem os riscos.
Depois de 4 aplicações o resultado foi este:

Ou seja, viseira NOVA
Por outras palavras, podem trancar o tópico da venda do meu vidro
Por isso já sabem, quando vos acontecer o mesmo que me aconteceu a mim, aconselho a todos Xerapol. Estava também com um pouco de receio porque a minha viseira é fumada e tinha medo que ficasse ainda pior a que o dono da loja onde comprei me garantiu que não ia acontecer nada porque aquilo era aconselhável para qualquer tipo de acrilico.
Já agora aproveito para vos mostrar o resto dos estragos:
[/url]Muito feio não acham? Fui à Chipsaway no Norteshopping e resloveram-me este problema em 1:30h. Paguei 45€ e o resultado não é preciso mostrar porque está igual a novo. Note-se que o que fizeram foi apenas pintar a parte riscada. Como? foi o que perguntei ao homem. Ele respondeu-me "fácil! Inserimos o código da côr da mota no nosso computador e aparece a quantidade exacta de corantes (tintas especificas que eles têm) que temos que juntar. Lixamos a superficie riscada, polimos, pintamos e colocamos o verniz). Ficou novo, como se tivesse pintado toda a carenagem. A côr ficou exactamente igual, não se notando nenhuma diferença entre a parte que foi pintada e o resto da carenagem. Para fazerem a côr da minha TA, bastou juntarem 6 corantes diferentes (cada um em diferentes quantidades) e lá estava a tinta igualzinha à minha.
Foram impecáveis, e mais vale arranjar só a zona que está estragada do que a peça toda, que é o que normalmente se faz. Além de €€ poupei tempo e a qualidade do serviço é óptima. Recomendo.
Cumprimentos,
Cláudio
Última edição por claudio gil em Qua 17 Fev 2010, 18:49, editado 2 vez(es)