Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!---Dia 29 de abril não percas o TransOeste!Mais informações no tópico em Passeios convívios...

Como retirar riscos dos nossos vidros e arranjar pintura?

Compartilhe
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 240
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V/2000
Kms: 32500

Como retirar riscos dos nossos vidros e arranjar pintura?

Mensagem  claudio gil em Qua 17 Fev 2010, 18:42

Pois é, esta foi uma questão que muito procurei na net e não encontrei resposta (parece que ninguem risca a viseira como eu ). A unica coisa que consegui foi uma loja em Aveiro que vendia um produto para polir e retirar riscos de acrílicos. Como pior não ficava, lá fui eu dar 10€ por aquilo (e não muito convencido). O produto que usei chama-se Xerapol e serve para retirar riscos e polir qualquer tipo de acrílico ou plástico (faróis, vidros...)---isto pelo que me disseram na loja e pela informação que consegui retirar da explicação da finalidade do produto. Aqui vão algumas fotos:

Isto é o meu vidro depois de um "encosto" no muro cá de casa:

Na foto não é muito perceptível, mas os riscos são bastante profundos.

À parte do produto, comprei uma lixa d'água (1500/1600), porque a tira minuscula que vinha com o produto não chegava. Isto é o meu vidro depois de ser lixado, com a ajuda de água:
[/url]
Deve-se lixar até os riscos ficarem uniformizados com a superficie do vidro (isto para riscos profundos).

Limpa-se o pó todo e o aspecto é este:
[/url]

Pensei que o vidro ia ficar assim todo riscado, mas após colocar o xerapol:
[/url]

É necessário fazer muita pressão para que o resultado seja bom, ou seja, quanto mais força se fizer, melhor saem os riscos.
Depois de 4 aplicações o resultado foi este:

Ou seja, viseira NOVA
Por outras palavras, podem trancar o tópico da venda do meu vidro

Por isso já sabem, quando vos acontecer o mesmo que me aconteceu a mim, aconselho a todos Xerapol. Estava também com um pouco de receio porque a minha viseira é fumada e tinha medo que ficasse ainda pior a que o dono da loja onde comprei me garantiu que não ia acontecer nada porque aquilo era aconselhável para qualquer tipo de acrilico.

Já agora aproveito para vos mostrar o resto dos estragos:
[/url]

Muito feio não acham? Fui à Chipsaway no Norteshopping e resloveram-me este problema em 1:30h. Paguei 45€ e o resultado não é preciso mostrar porque está igual a novo. Note-se que o que fizeram foi apenas pintar a parte riscada. Como? foi o que perguntei ao homem. Ele respondeu-me "fácil! Inserimos o código da côr da mota no nosso computador e aparece a quantidade exacta de corantes (tintas especificas que eles têm) que temos que juntar. Lixamos a superficie riscada, polimos, pintamos e colocamos o verniz). Ficou novo, como se tivesse pintado toda a carenagem. A côr ficou exactamente igual, não se notando nenhuma diferença entre a parte que foi pintada e o resto da carenagem. Para fazerem a côr da minha TA, bastou juntarem 6 corantes diferentes (cada um em diferentes quantidades) e lá estava a tinta igualzinha à minha.
Foram impecáveis, e mais vale arranjar só a zona que está estragada do que a peça toda, que é o que normalmente se faz. Além de €€ poupei tempo e a qualidade do serviço é óptima. Recomendo.

Cumprimentos,
Cláudio

Última edição por claudio gil em Qua 17 Fev 2010, 18:49, editado 2 vez(es)
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Re: Como retirar riscos dos nossos vidros e arranjar pintura?

Mensagem  Transouto em Qua 17 Fev 2010, 18:47

Espectacular Claudio gil, fica a dica dessa empresa no norteshopping....quanto á viseira, eu trabalho com acrílico e tentei um dia polir uns riscos...ficou sem eles, mas também fica com uma zona mais baça.... Como tal nunca mais...
Agora esses riscos sairem, muito fixe, bom trabalho....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  claudio gil em Qua 17 Fev 2010, 18:54

Pois Transalper, esse era também um dos meus medos, mas o resultado está aí. Nem um defeito. Ficou espectacular mesmo. A unica coisa que se nota é por dentro (só ontem é que dei conta). Ontem quando ia a conduzir, notei que por dentro se nota umas pequenas depressões no vidro onde estavam os riscos, tipo marcas, mas nada de especial. Nem se nota.
Cumprimentos
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 17 Fev 2010, 19:00

Exactamente, e isso na viseira dum capacete nota-se muito mais....
Agora Transalper? Não é que fique chateado, que esse nome é muito nobre , é do nosso ilustre amigo de "biseu" mas o meu também não é mau...
Transouto...

V

=================================================================================================================

claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  claudio gil em Qua 17 Fev 2010, 19:12

Sim, desculpa Ainda não sei bem os nicks de todos e fiz confunsão.. Pois, numa viseira dum capacete não arriscava, porque já li que pessoas usaram em capacetes (neste caso Shuberth) e depois começaram a decascar (deve ter sido alguma pelicula anti-embaciante ou qualquer coisa do género). Mas dá sempre pa polir ou tirar riscos dos faróis e usar em outras peças em acrílico ou plástico (no carro, objectos que tenhamos em casa, etc..)
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 17 Fev 2010, 19:23

Tranquilo Claudio gil, estamos aqui para isso esmo, para confundir...
Mas penso que seja isso essencialmente, ao polir uma viseira, devemos desgastar uma dita película....

V

tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Qui 18 Fev 2010, 19:45

Boas!
O resultado é realmente espectacular| A parte do polimento deve ter-te saído do cabedal!
Boa malha e obrigado pela partilha.
Cumps!

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1076
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qui 18 Fev 2010, 22:14

So uma pergunta podes fazer o polimento com maquina ? ou o produto recomenda a mão

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8283
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 19 Fev 2010, 12:46

Excelente dica!

A viseira da minha TA também está a precisar de um tratamento desses.Os anos pesam e as rugas começam a aparecer...já para não falar de alguma falta de cuidado da minha parte.

Pensava que a solução era bem mais dispendiosa. tipo uma viseira nova ou um tratamento na Corpration dermoestética mas estava enganado.

Sempre a aprender por aqui!

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  claudio gil em Sab 20 Fev 2010, 01:56

Tigusto, o polimento não foi assim tão dificil,. O pior foi conseguir lixar até a superficie ficar uniforme porque os riscos eram mesmo fundos. Depois foi so passar o Xerapol para polir. Nas 2 ou 3 primeiras vezes que passei o Xerapol depois de lixar, os riscos ainda estavam lá porque à medida que lixas, não te apercebes se os risos já se foram ou nao. É um pouco enganador, mas depois de aglumas tentativas lá consegui o resultado que queria...

Cou escreveu:So uma pergunta podes fazer o polimento com maquina ? ou o produto recomenda a mão

"A aplicação: Limpar a superfície e aplicar um pouco de pasta. Com um pano limpo de algodão, aplicar uma forte pressão durante 2-3 minutos. Não polir superfícies estampadas, pintadas ou revestidas (por cima da pintura original). Se os riscos são profundos, repetir a operação. Retirar os restos com um pano. Se os riscos são muito profundos, lixar antes com o papel de lixa especial (granulado 1600) humedecido. Polir novamente com XERAPOL. XERAPOL não é tóxico, é solúvel em água, facilmente lavável e também adequado para as máqunas de polir. Não aplicar sobre policarbornato (PC).

Como Funciona: O material plástico é ligeiramente dissolvido e polido com partículas abrasivas. Os cantos dos riscos são arredondados e as fissuras são preenchidas. A superfície recupera, deste modo, a suavidade e brilho originais!"
Retirado de http://www.gsmtronix.com/bxerapol-eliminacao-riscos-acrilicosb-p-1521.html.
Aqui tens a resposta

Transalper, eu também pensava que a solução da minha também só passava pela compra de uma nova, mas como não tinha nada a perder porque ela já estava mal tratada, serviu de cobaia para o produto e acho que se saiu muito bem. Quanto à tua viseira, se não tiveres riscos profundos como tinha na minha, basta passares o produto e fazeres alguma pressao. Na minha opiniao, acho que os 10€ valem bem a pena
SEAHAWK
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 601
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: Hayabusa GSX1300R
Kms: 60.000 e Tal

Grande Trabalho!

Mensagem  SEAHAWK em Sab 20 Fev 2010, 13:19

Cláudio,

Em primeiro lugar admiro a coragem para levares este projecto até à exaustão.

É preciso coragem para fazer a experimentação e passar lixa no vidro da moto, até deve doer.

Em segundo parabéns pela execução, está perfeita.

Partilhar esta dica é sem dúvida uma mais valia.

Obrigado

P.S. Transalper, nas viseiras nem penses, remove a película e fica basso.

Depois de comprar uma nova, experimentei na velha, agora está debaixo do descanso da moto, para não arranhar os tacos hehehhe.

Saudações Motard!
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8283
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 22 Fev 2010, 12:29

Seahawk, eu estava-me a referir à viseira/vidro da moTA mesmo.
Se bem que por acaso a viseira do capacete também se encontra em muito mau estado.Mas aqui a solução é mesmo substituir.

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 89
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Sab 13 Mar 2010, 14:29

Boas.

Mau grado meu ter andado arredado do fórum, e ainda por cima daqui a uma semana ir separar-me da minha TA (9 anos de grandes serviços...), aproveito pelo menos para deixar o meu contributo neste tópico. Farto de levar com tanto vento, comprei um vidro MRA há coisa de 6 meses se tanto e estava a abrir o raio da embalagem com um X-acto...não me dou conta e faço um corte no raio do acrílico....bem, fiquei doente, ainda sem meter o vidro e este já estava f*...
Procurei no PAI e sorte minha dou de caras com o contacto do Sr. Paulo Leite, que creio pertencer aos Nomads, que depois de conversa pelo telefone e sem compromisso me diz para levar lá o azarado vidro.
Um dia e 10 euros depois fiquei com um MRA impecável, um verdadeiro milagre porque o corte era mesmo feio, nada de embaçado. O resultado noutros vidros pode não ser igual, o Sr. Paulo comentou que numa determinada versão da VFR, por exemplo, o vidro original não dava para polir, ficava uma cagada.

Fica aqui o contacto, é em Milheirós, na Maia.

Paulo Acácio Leite-Transformações de Acrílico
Unipessoal Lda

Maia - Milheirós
Travessa Alegria 105, Maia
4475-310 MILHEIRÓS

229618 138
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 17 Mar 2010, 17:46

Excelente contribuição Raspapatins, e não te esqueças, "Uma vez Transalper, para sempre Transalper..."

V

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 22 Abr 2018, 16:17