Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Moto com perda de potência em aceleracão(abafava...)

Compartilhe

silva
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TRANSALP
Kms:

Moto com perda de potência em aceleracão(abafava...)

Mensagem  silva em Dom 07 Mar 2010, 23:21

Quando em aceleração por vezes a moto parecia que abafava perdia velocidade deixava de acelerar e depois recuperava,isto quase sempre aos 120 km-h.Com calma comecei a desmontar a moto e ia limpando tudo até que quando estava a limpar a caixa de ar que se situa de baixo do depósito e serve a entrada do ar para os carburadores tinha uma pequena fissura que com uma certa vibração da moto abria e entrava ar em excesso fazendo essa quebra de rotação e velocidade,usei aquela massa que vem num tubo de plástico e que até seca debaixo de agua e aguenta temp. elevadas,depois de tapada a fissura ficou como nova,e este problema não era de fácil diagnóstico pois já tinha sondado vários mecanicos e todos davam explicações diferentes e complicadas ,lá ia dinheiro,por isso coloquei mãos à obra.Se tiverem sintomas parecidos já sabem vejam essa caixa de ar.Já agora a minha é de 1995 com 120.000 km.
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Re: Moto com perda de potência em aceleracão(abafava...)

Mensagem  Fabião em Seg 08 Mar 2010, 00:52

Ora aí está uma situação, que maior parte te diria que seria ou CDI, ou segmentos... eventualmente alguém se lembraria do ar, mas acho que nunca chegavam lá mesmo ao cerne da questão.

Obrigado pela partilha de um simples problema de dificil diagnostico.

Aproveita e passa nas apresentações.

Abraço

Fabião
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 08 Mar 2010, 09:21

Viva Silva!

Antes de tudo convido-te a passar nas Apresentações e falares mais um pouco de ti à malta!

Quanto ao problema mecânico que referes agradeço a dica.Essa "massa" faz realmente milagres.Eu que o diga nos meus tempos da Virago!

Ainda bem que resolveste o problema da maneira mais simples.
Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Seg 08 Mar 2010, 17:59

Boas ! com essa fiquei baralhado, pois o pessoal ate mete filtro KN que deixa entrar mais ar para a mota andar mais e ficar mais rapida.

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada

silva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

bem visto

Mensagem  silva em Seg 08 Mar 2010, 23:12

Bem eu não sou mecânico mas vamos pensar em conjunto ...alguém já colocou uma moto ou carro a funcionar sem o filtro do ar? OK dependendo das respostas os que experimentaram notaram que o barulho aumentou,mas o motor não parou ou abafou bem pelo contrário responde melhor,o que se passa é que o buraco de admissão de ar exterior que dá acesso ao filtro do ar e o volume da caixa de ar onde está o filtro é constante ou seja ela respira melhor mas está limitada por esse volume. Agora se existe mais um buraco e junto aos carburadores já aumentas o volume de ar disponível para a qual o motor não está pensado.Acho eu que será essa a razão... se algum mecânico puder confirmar a teoria melhor.O que sei foi buraquinho tapado TRANSALP rodando sem abafansos.Abraços.
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Qua 10 Mar 2010, 18:12

Muito bem Silva, ainda bem que lanças essa situação, afinal pode ser útil para mais alguém cá do forum.....
Agora só sabemos que és o Silva, passa nas apresentações e fala-nos de ti....

V

Transalp é Transalp e mai nada..

RicardoSanto
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 19
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600 V Transalp
Kms:

Mensagem  RicardoSanto em Sex 19 Mar 2010, 11:29

Boas,

Nao sei se estou com um problema idêntico.
Mas é um problema intermitente, passa dias sem acontecer mas depois de repente dá lhe.
Vou a uma velocidade normal (80-100) e começa aos solavancos com a perda de potência e depois volta a acelarar (dando no máximo 80 kmh).
Mas como nem sempre acontece começo a não perceber nada. Já pensei em CDI, velas, carburador.

Se houver ideias agradeço.
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Sex 19 Mar 2010, 12:17

RicardoSanto escreveu:Boas,

Mas é um problema intermitente, passa dias sem acontecer mas depois de repente dá lhe.
Vou a uma velocidade normal (80-100) e começa aos solavancos com a perda de potência e depois volta a acelarar (dando no máximo 80 kmh).
Mas como nem sempre acontece começo a não perceber nada. Já pensei em CDI, velas, carburador.

Pela tua descrição, e sem ser expert, os sintomas são característicos de CDI, incluindo o caracter intermitente do problema.

Podes ler aqui a razão (procura a parte do CDI): http://www.f-ms.de/ta/faq/

Há uma forma muito simples de teres a certeza se é de um dos CDIs ou não (a tua Transalp de 92 tem 2, um para cada cilindro). Um dos CDI(s) controla o conta-rotações, o outro não. Quando o moto falha olha para o conta-rotações . Se este não funcionar, bingo, é do CDI. Se funcionar, faz mais um teste: troca os CDI(s). Estão debaixo do banco, é uma operação muito fácil. Quando a moto falhar vê se desta vez o conta-rotações funciona. Se não funcionar é problema de CDI. Se o conta-contações funcionar em ambos os casos, quando a moto falha, terás que procurar o problema noutro lado...

Normalmente o CDI não falha imediatamente de forma total. Vai falhando à medida que os contactos se vão danificando, até que um dia kaput mesmo de vez!

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960

silva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

apresentações

Mensagem  silva em Ter 30 Mar 2010, 20:27

Onde eu vou fazer as apresentações.
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1088
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Mensagem  Fabião em Ter 30 Mar 2010, 20:41

RicardoSanto escreveu:Boas,

A ultima vez que isso acontecer a mota estava a fumar bastante e era segmentos!!!

Abraço

Fabião

Suricata
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 33
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  Suricata em Dom 11 Abr 2010, 21:01

Boa noite a todos....

pois eu estou com um problema semelhante aos indicados. Vou a andar muito bem e de repente a moto deixa de acelerar com "vigor", parece que perde potência (parece não, perde mesmo). Notasse mais quando vou a uma velocidade (acelerdor) constante, parece que um dos cilindros deixa de trabalhar e de repente lá vem o "coice" do cilindro a entrar novamente e volta a funcionar normalmente. Não tem velocidade para aparecer, normalmente é a até aos 80-90, no entanto se vou dando acelerador parece que o problema não aparece tanto. a questão da fissura não parece ser o caso pois a alta velocidade não se manifesta, já pensei que talvez fosse velas. Entretanto comprei um aditivo para a gasolina para ir limpando por dentro a ver se ajuda.

alguém pode ajudar?

obrigado.

RicardoSanto
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 19
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600 V Transalp
Kms:

Mensagem  RicardoSanto em Seg 12 Abr 2010, 09:41

Boas,

Eu acabei por trocar um dos CDI´s e agora está nova. Aproveitei também troquei as velas por umas novas de iridium.

Abraço
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Qua 14 Abr 2010, 17:52

Suricata escreveu:.... Não tem velocidade para aparecer, normalmente é a até aos 80-90, no entanto se vou dando acelerador parece que o problema não aparece tanto. a questão da fissura não parece ser o caso pois a alta velocidade não se manifesta,....
obrigado.

Está aí a solução....dá-lhe gás....

V

Transalp é Transalp e mai nada..

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 22 Nov 2017, 07:08