Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

MoTAs, Montes e Rock n'Roll (e bifes grandes!)

Compartilhe
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

MoTAs, Montes e Rock n'Roll (e bifes grandes!)

Mensagem  TodayAdventure em Dom 14 Mar 2010, 11:42

Começa assim, como nós gostamos. Smile

Uma de corpinho inteiro... Mas... mas... qu'é aquilo branquinho lá ao fundo?

Isto? As fotos são tiradas do alto da Serra da Nogueira, vinte minutos a sudoeste de Bragança.

A vista num dia limpo por estas bandas para Norte é esta (a cinco minutos do centro da cidade). É o maciço montanhoso da Sanabria.

Mas não há neve apenas na Sanabria.

A Serra da Nogueira domina a zona a sul da cidade, tem todos os retransmissores de rádio, TV, telemóveis, radio-amador e mesmo umas velhas antenas de comunicação militar (na foto seguinte). Desde há poucos anos tem um posto de vigilância de fogos florestais e uma pista de helicópteros. Num plano menos tecnológico, esta Serra, menos conhecida do que o Parque Natural de Montesinho (a Norte, e fazendo fronteira com Espanha), alberga o maior carvalhal primitivo do país.

Lá de cima o cenário é este. Não aparece na foto, mas por detrás de todas aquelas antenas, está a velha cidade de Brigantia.

Imagens tiradas na barragem (de rega) de Gostei, uma aldeia a 5 minutos de Bragança. Com as chuvas dos últimos meses está no limite da sua capacidade.

Ainda se lembram dos ventos fortes que assolaram o país há poucos dias? Pois a Serra lembra-se! Nos arredores de Bragança, os terrenos que tinham plantações de pinheiros um pouco mais espaçados, o vento derrubou árvores de médio porte em largas áreas. As árvores foram literalmente partidas...

... ou derrubadas pela base e as fortes raízes desenterradas, às dezenas.

Vamos lá então espreitar o lado espanhol, onde se vê todo aquele branquinho (e os gigantescos parques eólicos dos espanhóis)...

No caminho, em cantos abrigados do sol, ainda resistem algumas bonitas e caprichosas formações de gelo.

Já em Espanha, mais perto daqueles montes nevados, o tempo começava a mudar e mostrava-se instável. Para a fotografia isto é uma festa. As cores são incríveis.

Estava frio, muito frio. Parei para abastecer com a gasolina "baratinha" de nuestros hermanos e para um cafe con leche retemperador, numa estação de serviço em pleno trajecto das Rias Bajas (a grande auto-estrada que vem de Orense e une a Galiza ao resto de Espanha). Começou a nevar. Pequenos flocos fofos. Estava a uns 1300 metros de altitude e um túnel na estrada nacional que corre paralela às Rias Bajas (A-52) e que "ninguém" já usa, estava cheio de placas de gelo no interior. Passei com o maior cuidado.

(continua)

=================================================================================================================

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Re: MoTAs, Montes e Rock n'Roll (e bifes grandes!)

Mensagem  TodayAdventure em Dom 14 Mar 2010, 12:44

As MoTAs e a estrada foram apresentadas, é a vez dos Montes. O tempo tem escasseado e mais uma vez saí demasiado tarde de casa. Nevava e eu ia descer para a Puebla, onde os flocos iriam passar a água. Ainda pensei na repetição duma incursão há muito pensada em off road discreto (porque proibido) a zonas de grande altitude no Parque Natural pela zona ocidental (desconhecida do turismo), mas o tempo que começava a fechar com nuvens cinzentas não me entusiasmou, era tarde, a neve devia estar bem alta lá em cima (a julgar pelo que se via cá de baixo) e eu tinha planos para o serão.

Inflecti para a fronteira portuguesa por estradas estreitas e bonitas. Fui-me entretendo com os novos mapas de Espanha que acabei de instalar no GPS. Estava satisfeito com os detalhes de caminhos que apareciam mapeados e que batiam certo com o que ia encontrando. A neve passou a chuva miudinha que logo parou à chegada a Portugal. O sol ia caindo e durante a descida no céu ia aparecendo entre as nuvens com formas originais. A luminosidade estava fantástica.

Logo depois da fronteira (uns 500 metros?) decidi ir fazer uma visita às minas de Montesinho/Portelo, entrando por um caminho de terra batida à direita. Conheço bem a zona, mas já não voltava aqui há muitos anos. Estas minas foram encerradas há relativamente pouco tempo. Ao contrário de outras minas da região, por exemplo aquelas de que se retirava essencialmente volfrâmio - que deixaram de ter viabilidade após a II guerra mundial - estas "aguentaram-se" até 1982. Para além de volfrâmio, no Portelo retirava-se também estanho.

Vamos a fotos.

Na foto seguinte podem ver o resultado de intervenções feitas na zona das minas recentemente. Na minha última visita, no lugar destas construções estavam simples "buracos" na terra. À direita em baixo podem ver um dos muitos túneis de entrada das minas, onde já entrei e andei a explorar de lanterna em punho armado em Indiana Jones. Foi fechado com uma porta. As outras construções são coberturas de respiradouros que existiam um pouco por toda a área. Estas aberturas estavam a céu aberto e causaram a morte a alguns bombeiros que combatiam fogos florestais, há uns anos atrás. Depois destas mortes, a intervenção foi feita e taparam-se dezenas destes buracos.

Nos caminhos até às ruínas o mato cresce.

Alguns caminhos estão em péssimo estado com as chuvas deste Inverno.

Algumas casas foram recuperadas, muitas permanecem em ruínas. A escola que havia no local foi convertida em turismo de habitação. O edifício que há anos atrás se adivinhava ter sido o posto de saúde (muitos vestígios de medicdamentos) é hoje sede de uma associação.

Mas muitas casas onde habitava o pessoal que trabalhava na mina, estão em ruínas. Esta é um bom exemplo. Era uma das melhores, era uma das casas dos engenheiros. Tinha garagem atrás, um galinheiro, em terreno em volta.

A placa da casa está prestes a desabar e foi escorada.

A lareira do senhor engenheiro.

Este caminho leva-nos ao longo de uma linha de casas muito mais modestas onde viviam os trabalhadores da mina. Conheço gente que nasceu nestas casas.

Com o caminho pelo monte impossível de percorrer, fiz um desvio de meia dúzia de quilómetros por estrada até Montesinho. Estava na hora ir lá bem até acima contemplar o sol a pôr-se e confirmar que vou ter água nas torneiras de casa por muito tempo!

(continua)

=================================================================================================================

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Dom 14 Mar 2010, 13:24

Na subida para o alto da Serra de Montesinho, as cores estavam fabulosas. Um quilómetro antes da descida para a aldeia que dá o nome ao Parque Natural, um estradão algo enlameado segue até à zona chamada de Lama Grande, passando antes na Barragem da Serra Serrada.

Lá ao fundo, um posto de observação florestal, onde se vigiam possíveis fogos na estação quente.

A Barragem da Serra Serrada fica quase no topo de Portugal, a uns 1250 metros de altitude. É este grande reservatório que dá de beber à cidade de Bragança. Lembro-me de a ver seca após muitos e muitos meses sem chuva. Numa ocasião chegou-se à situação dramática de haver água na cidade para apenas um mês. A rega de jardins teve que parar. Hoje está totalmente cheia, e a mini-hídrica a ela associada está a turbinar alegremente e a gerar receitas para a autarquia.

Deixo-vos com algumas fotos. Bem sei que me vou repetir, mas é para terem uma ideia necessariamente pálida deste fim de dia fabuloso.

Começo a descer. Cruzo-me com uns estrangeiros que falam bem português mas com um forte sotaque. Andam à procura do cão perdido. Quem sabe esteve também a contemplar este fim de dia? Smile

Ao longe, vê-se da serra a mancha de luzinhas que assinala a "grande cidade" (Bragança)

Vai sendo hora dos grandes bifes!...

----
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Dom 14 Mar 2010, 13:37

Cá está ele. Suculento e em quantidades difíceis de justificar por motivos que não tenham a ver com pura gula. São as chamadas postas mirandesas.

Bragança by night...

E o Rock n' Roll? Não tardou. Uma grande banda da Guarda ao vivo num bar local, até às tantas, entre amigos e entre as estudantes Erasmus lituanas na cidade e as babes locais. Smile No final do concerto ainda me deram a honra de fazer uma perninha ao piano e tocar um blues com os grande músicos.

THE END Smile

----
ARSÉNIO
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 192
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Mensagem  ARSÉNIO em Dom 14 Mar 2010, 14:29

Obrigado Zé Paulo pela partilha de tão belas fotos de paisagens que existem no nosso Portugal para muitos desconhecido Very Happy

como sempre ao estilo que nos tens habituado, essa posta até cresceu água na boca, mesmo depois de almoço lol!

um abraço

Arsénio
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Dom 14 Mar 2010, 22:04

A mim foi a crónica toda e não só a posta que me fez crescer água na boca!...

Até dói!

Zé Paulo, que hei-de dizer?Mais uma crónica de topo a enriquecer este espaço.Estou com dificuldade em escolher o melhor postal, porque tens aí uma série de fotos do melhor que apareceu por aqui.
Estou extasiado...é o termo certo!

Obrigado por partilhares aqui.

Um grande abraço para ti.

Boas transalpadas.

Última edição por TrAnsAlper em Ter 16 Mar 2010, 08:57, editado 1 vez(es)

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 149
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  red46 em Seg 15 Mar 2010, 01:07

Boas.

Parabens pela crónica e fotos, estão excelentes. De todas as fotos, não sei qual escolher como a melhor. Depois de ler a crónica e ver as imagens, só apetece agarrar na mota e ir fazer um grande passeio pelo interior

Continua com os excelentes relatos e fotos

Boas curvas
vitorsousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 841
Masculino

A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:

Lituanas, bifes ou post(as) e Trás-os-Montes (mesmo os espanhois) :P

Mensagem  vitorsousa em Seg 15 Mar 2010, 10:53

Vou começar por agradecer estes postais.....Professor obrigado. Vénia, vénia, vénia e outra vénia.

Ai as lituanas (eu gosto mais de suecas, mas à falta), ai a música, ai as postas (e eu nem gosto das postas), aí as paisagens, aí o frioooooooooo, brrrrrrrr!!!!

Zé Paulo, excelente!!!! melhor que excelente!!!!.....adoro estes teu passeios de montanha!!!! Estas tuas idas a solo fazem-me "inveja", mas no bom sentido......

Resumo com uma frase que muito prezo usar, e que tem direitos de autor do meu querido amigo El Commandante Augusto:

Topo da mama....errrr.....gama!!!! Razz Razz Very Happy Very Happy

Comecei por agradecer e termino com o mesmo

Obrigado pela partilha e pela aula, obrigado Professor!

Aquele abraço

Vitor
carlitos
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 604
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp xl 650 v
Kms: 39 000

Mensagem  carlitos em Seg 15 Mar 2010, 11:27

Parabéns zé Paulo,bonita crónica

O nosso país é realmente fantástico
Abraço
Carlitos
lowrider
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 172
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:

Mensagem  lowrider em Seg 15 Mar 2010, 12:33

Se eu já estava convencido a ir a Sanabria agora é certamente o meu próximo destino .
Estou a pensar organizar viagem com mais pessoas. Quem quiser vir, pode contactar-me por MP.

Cumps

Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
Mickel Simons
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 39
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
Kms:

Mensagem  Mickel Simons em Seg 15 Mar 2010, 14:53

Olá Today

Que maravilha, as tuas cronicas são demais!

Muitos parabens.

Um abraço

Cumprimentos em V

Miguel Simões, Maria João & Margarida
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 15 Mar 2010, 17:09

Ainda bem que gostaram. Smile A Sanabria nesta época está muito bonita, carregada de neve, depois de semanas com muito mau tempo, com pouca visibilidade sobre toda esta beleza. Tive muita sorte no sábado. O segredo das boas fotografias é essencialmente a sorte nas condições de luminosidade e a luz no sábado esteve fantástica. Domingo esteve um dia de céu azul por aqui, mas menos instável, logo o colorido foi um pouco menos interessante (e eu tive que trabalhar). Há-de haver uma segunda parte, com a incursão nas pistas proibidas de alta montanha que ficaram por fazer desta vez. Não sei se as conseguirei fazer em breve, pois aquela altitude ainda há muita neve e não deve ser fácil progredir por ali, para já. Depois vos direi... Wink

Vítor, fazes-me sentir um velho, pá! Smile Professor??? Nas minhas descrições tento-vos contar um pouco do que vou aprendendo com os outros sobre os locais. Não é tudo descoberto no momento. Afinal vivo por aqui, e o novelo das histórias vai-se revelando aos poucos. Todos os locais têm histórias para contar e elas são uma parte importante da razão por que gosto de passear e viajar. Quando houver mais eu chuto aqui, tá prometido!

Zé Paulo.

----
Dario69
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 500
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
Kms:

Mensagem  Dario69 em Seg 15 Mar 2010, 19:05

Grande Zé Paulo nao tenho mais pavaras a comentar já aqui foi tudo dito
belos postais e obrigado pela partilha

....mas não deixo de ser um Gajo do Forum Transalp.

tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Seg 15 Mar 2010, 21:37

Boas!
Grande Nordeste!
Gostei à brava e fiquei com saudades de Sanabria, do caminho a pé de França para Montesinho, de Podence, onde já fui careto, duma posta... enfim, apetecia-me ser dois e um deles estar por aí, já que o outro é obrigado a estar por cá!
São sempre de guardar estes teus passeios!
Obrigado pela partilha.
Cumps!

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 19 Set 2017, 13:40