Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Adeus à minha Transalp

Compartilhe

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 89
Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Adeus à minha Transalp

Mensagem  RaspaPatins em Sex 19 Mar 2010, 22:33

Hoje deverá ser véspera da minha última viagem com a minha Transalp. Desde que saiu para o mercado (87?88?), que era a minha mota de eleição. Só uma outra mota rivalizou com a Transalp na minha preferência, e essa mota era a Africa Twin, não fosse o preço exorbitante em 2001 e talvez hoje não trocava a montada. Mas depois da viagem o ano passado aos Picos da Europa com a patroa, a Transalp não pôde disfarçar as poucas limitações que tem. Autonomia e um pouco mais de conforto, porque no resto foi uma delícia nas curvas do parque asturiano.
Tinha grandes expectativas para a última encarnação da Transalp mas além de ver a capacidade do depósito diminuir só vi mais do mesmo. A Honda realmente desistiu de ser o grande fabricante de motas que é e passou só a querer saber de ser o 2º maior fabricante automóvel do Japão.
Resumindo, começo já a ter saudades da minha Julieta. Sempre pensei que a trocaria por uma GS, a minha onda sempre foi trails, mas uma alteração na rotina semanal e um negócio imperdível levam.me para uma RT. A ideia agora é se já não posso andar à semana ao menos fazer viagens longas, e em Junho rezo para poder ia ao noroeste de França. Haja dinheiro pq saúde pra já (madeira, maderia)
Sei que vou sentir saudades do V-Twin, o ronco tipo 2 cavalos do boxer não é a mesma coisa. Talvez a Honda ganhe juízo ou a Suzuki se resolva a fazer uma trail em condições, sim porque a Yamaha para mim fez uma cagaditas na XTZ 1200...
Como disse o Transouto, uma vez Transalper sempre Transalper.
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Re: Adeus à minha Transalp

Mensagem  TodayAdventure em Sab 20 Mar 2010, 11:29

Espero que hoje faças uma boa derradeira viagem na tua Transalp. A BMW RT é uma excelente moto de turismo e não tenho dúvidas de que em viagem com pendura terás um acréscimo de conforto. É também uma moto muito económica e com um maior depósito, o que aumenta bastante a autonomia, que dizes apreciar. Mas nestas voltas europeias, com gasolina por todo o lado, não vejo uma menor autonomia como um handicap sério. Da Transalp para a RT perdes as capacidades off road, mas possivelmente nunca usaste esta vantagem Transalp por isso dela não sentirás falta.

Boa sorte com a tua nova montada. Que modelo da RT será o teu? Depois deixa-nos aqui as tuas impressões sobre a tua nova aquisição! Smile

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Sab 20 Mar 2010, 18:11

TodayAdventure escreveu:Espero que hoje faças uma boa derradeira viagem na tua Transalp. A BMW RT é uma excelente moto de turismo e não tenho dúvidas de que em viagem com pendura terás um acréscimo de conforto. É também uma moto muito económica e com um maior depósito, o que aumenta bastante a autonomia, que dizes apreciar. Mas nestas voltas europeias, com gasolina por todo o lado, não vejo uma menor autonomia como um handicap sério. Da Transalp para a RT perdes as capacidades off road, mas possivelmente nunca usaste esta vantagem Transalp por isso dela não sentirás falta.

Boa sorte com a tua nova montada. Que modelo da RT será o teu? Depois deixa-nos aqui as tuas impressões sobre a tua nova aquisição! Smile

Zé Paulo.

Viva.
Foi uma viagem calma, deu para despedir da menina em condições . Mas é difícil esquecer o som dum V-Twin
A questão não é haver muitas gasolineiras, é mais ter que parar n vezes .
Eu fiz off-road qb com a TA, até um Lés, mas não sou um expert e com as suspensões soft que a TA tem ao fazer um andamento mais rápido a coisa pia mais fino . E como disse, eu sempre preferi as trail, mas quem me conhece sabe que a RT seria a outra escolha além da GS. Testei a Adventure e não gostei, é bonito ter 33L disponíveis mas conduzir uma mota que mais parece um barco, não obrigado. Nesse aspecto a RT tem a vida mais fácil, ao ser uma mota mais baixa ter um depósito largo não é stress, o centro de gravidade mantém-se baixo.
Se fosse a comprar a GS, teria que dispender à volta de 1000 euros extra em equipamento, enquanto na RT (já agora é 2009 e tinha 3km...), é vidro eléctrico, ESA, punhos aquecidos, protecções de cilindros, ABS, alarme, cruise control, computador de bordo, tudo pelo mesmo preço que a GS sem malas, sem escape cromado (dispensável), sem protecções cilindros, sem vidro maior...consumos mais elevados e menos capacidade de depósito. Tem off.road de série?tem sim senhor, mas eu só quero pensar nisso daqui a uns 10 anos +-, quando os meus filhotes já não quiserem saber do pai. Até lá a ideia é pegar na patroa e percorrer Portugal e Europa. Já agora, como andei a pesquisar, em www.landparts.com foi onde encontrei as malas de alumínio mais baratas, umas Alpos, e o importador é um bacano do MCP.

Impressões até agora? Maquinão! Gostei do cruise-control, estranha-se ao início, especialmente nas ultrapassagens, mas para longas viagens em AE é do melhor. Não experimentei o ESA em modo Sport, mas em Normal a mota nem mexe a 140...
A caixa+embraiagem são um mimo, as da Suzuki eram a minha referência mas depois da RT...eu a espera de ouvir um CLONK! mas nada, suavidade ao extremo. Posição de conduçao extremamente agradável, o que é bom, pq as carenagens largas não facilitam a vida a esticar as pernas
A protecção que a marquise oferece traduz-se nma viagem de Pombal à Maia a 130km/h de média pareçer uma voltinha pela marginal do Porto até à Foz. Prevejo estiradas de 500km sem mossas, já o fiz na Burgman 650 do meu pai e a sensação de conforto é a mesma (vantagem para a Burgman que ganha no espaço para as pernas ) . O handicap de tanta protecção é pouco ar a refrescar-nos. Apanhei abertas de sol a fazer subir a temperatura até aos 20oC e senti logo uns calores . E confirmei a impressão que tinha desde que fiz o test-drive há 3 anos: a RT, apesar do aspecto volumoso intimidar, é duma agilidade impressionante, ao nivel da GS. Obervando melhor a RT, o volume é só isso, volume, não se traduzindo em peso excessivo pelo facto de abusar nos plásticos. Em conclusão, seria o gajo mais feliz do mundo tendo a RT e a minha TA. E por falar em felicidade, óh Maria, onde está o meu talão do Euromilhões?
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Dom 21 Mar 2010, 10:47

Boa descrição! Vejo que estás contente com a nova aquisição. Smile Ainda em relação à autonomia, claro que entendo que com um depósito mais pequeno se tem que parar mais vezes, mas na prática parar para esticar as pernas de 200 em 200 kms, mesmo em viagem mais longa é mais do que adequado (sobretudo com a Maria atrás, que normalmente "reclama" paragens mais cedo! Wink ). O que quero dizer é que na prática não é um inconveniente tão sério assim (para mim pelo menos). Já se se quiserem fazer umas pistas no Sul de Marrocos, por exemplo, ou outras aventuras mais "substanciais", a autonomia é uma real necessidade para que não sejamos obrigados a andar com jerricans...

Também experimentei a GS e a GSA e se bem que a GSA seja de facto uma moto imponente e volumosa, na estrada, tanto uma como outra me pareceram motos muito fáceis de conduzir e com o mesmo atributo de centro de gravidade baixo que contribui para a sensação de leveza e agilidade. Mas com a RT ficas muito bem servido e se é à Europa que te vais atacar, é a moto ideal para fazer isso em todo o conforto.

Conheço também o Pedro Azevedo da Land Parts (de um jantar de outro forum) e é uma excelente pessoa e presta um excelente serviço. As Alpos de alumínio são uma opção muito económica. Tem em atenção que a espessura do alumínio nestas malas é de 1.2 mm ao contrário do que é standard noutras marcas mais caras (Zega-Touratech, Hepco & Becker, ...) e que é 1.5 mm. Mas a RT não tem já incorporadas malas da marca?

Bons passeios e mostra aí umas fotozinhas da garota cá à malta! Smile

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 22 Mar 2010, 18:09

Gostei da leitura dos tópicos anteriores, no entanto é necessário identificar-se com a mota e com a utilização que se lhe pretende dar....Faz um excelente proveito da RT Raspapatins, e agora sim, essa já raspa os patins(sem cair)

V

Transalp é Transalp e mai nada..

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Dom 18 Abr 2010, 11:48

Ora viva. Lamento a demora mas queria complementar o tópico com fotos e uma boa história. E foi o que aconteceu ontem. Desde que comprei a RT quase não pude fazer um passeio em condições e ontem era o vai ou racha . Só para terminar a avaliação da RT, o único defeito que a mota tem são os espelhos. Aquilo fica muito aerodinânico e tal mas em visibilidade... do resto, já pude testar os punhos aquecidos e depois duma chuva são uma maravilha. É tipo de acessório que vale a pena, por conforto e segurança.
Ora vamos lá à história que vai servir para adicionarem ao vosso arsenal de equipamento mais um gadget . Como só tinha a tarde por minha conta ainda pensei dar o salto até ao Gerês mas o meu compincha de viagem disse que ficava um pouco desviado para o tempo que tinhamos e ok, bora S.Jacinto. Ao sair pensei levar as calças de chuva mas pensei "nah, bom tempo, sol, não se vêm nuvens..." até a minha mulher me perguntou "não levas as calças??". Pois bem, já em Coimbrões começam aquelas gotas grossas...meia-volta e toca pa Norte. Acabamos em Viana do Castelo e a fazer uma nacional espectacular que vai de Outeiro até Vila Praia de Âncora. Também dá para Ponte de Lima mas essa fica para outra voltinha . Pois bem, no regresso olho o horizonte e viam-se nuvens escurinhas e a minha mulher no telem "atão, tás molhado?tá a chover de caraças..." sigh...ok, vamos pela N13 que parece ter menos nuvens. Paragem em Fão para comprar umas clarinhas. É então que veio a chuva. Olho para a mota e só penso na sensação de tintins demolhados . Como saio desta ... virei-me para a senhora da confeitaria e fiz a pergunta do dia "arranja um saco do lixo, daqueles pretos grandes?" "Arranjo sim senhor!". Meus amigos, esqueçam as "saias" caríssimas e rócócós que vêm nas fotos das scooters em Paris e Roma! Nada como uma "manta" Desenrasca modelo "Clarinhas de Fão"!!
É só prender entre o depósito e o banco, embrulhar as pernas e prender o plástico debaixo do rabo. O resultado é que chegam a casa sequinhos! Seguem os url com as fotos

E já sem a manta :-)

P.S. Transouto, tenho tentado raspar os patins da RT mas acho que só conduzindo-a como se fosse um RR eheheh, por mais que deite a mota aquilo parece que nunca tem fim LOL
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Qua 21 Abr 2010, 12:32

Parabéns pela moa e pelo relato Raspapatins...Vai continuando com as tuas novidades...Parabéns...

V

Transalp é Transalp e mai nada..
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8292
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 21 Abr 2010, 13:52

Muito fixe, Raspa!

Agora juizinho a curvar com isso porque não é uma Transalp.Ainda ficas conhecido como o Raspa...cilindros!

Estás de parabéns pela aquisição.

Desejo-te tudo de bom com ela e que possas desfrutar de muitos e bons kms.

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
vitorsousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 841
Masculino

A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  vitorsousa em Qua 21 Abr 2010, 14:30

Grande bomba!!! Parabéns pela RT. Isso é o que se chama um descapotável em 2 rodas!

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Qua 21 Abr 2010, 22:26

Transouto escreveu:Parabéns pela moa e pelo relato Raspapatins...Vai continuando com as tuas novidades...Parabéns...

V

É motão sim senhor mas...não é a minha Transalp....bem que podia ser rico e ter as duas né? LOL

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 23 Jun 2018, 02:11