Vidro/Viseira Transalp

Compartilhe

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 90 300

Re: Vidro/Viseira Transalp

Mensagem  Transouto em Ter 30 Out 2007, 23:26

Aí está..
    tal como o teu nome indica tu queres é "fresco", e mais lembra-te que no algarve é sempre mais quente. quanto ao vidro, acho que me vou render e até já encomendei o da Givi(a ver se não me arrependo)... Smile Agora, Fresco, passa nas apresentações e fala-nos mais de ti.... Cool

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

CJPB
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 35
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V Transalp
    Kms:

Mensagem  CJPB em Qui 15 Nov 2007, 11:26

Ora vamos lá deixar aqui o meu contributo.
    Tenho uma Transalp, modelo posterior a 2000.
    Coloquei-lhe o vidro alto da MRA... que entretanto já removi. Passo a explicar.

A protecção contra o vento melhora consideravelmente. É muito notório a velocidades acima de 100-110. Permite andar com o tronco/pescoço/braços muito mais descontraídos. Por outro lado o ruído aumentou em demasia, mesmo a velocidades mais baixas. O ar que recebo na zona do capacete tem muito mais turbulência e e o ruido aumentou de uma forma que para mim não compensa a vantagem da protecção extra do corpo ao vento. Até porque cada vez ando menos nas AEs.

A conclusão que tiro de tudo o que já li relativamente aos vidros altos nas transalps é de que "só experimentando". Ser melhor ou pior depende de muitos factores.. altura do condutor, postura, capacete, e até daquilo que cada um considera ser ou não confortável. O vidro que me parece ser "melhor"... das imagens e opiniões que tenho lido, é o da MRA, mas aquele que tem um pequeno deflector. Mas mesmo assim poderia ser um pouco mais alto, uma vez que tem a mesma altura do vidro alto "simples"... a única diferença é mesmo o deflector.

Com tudo isto continuo a andar com o vidro de origem, que para velocidades de estrada serve perfeitamente.. só quando chove é que gostava de ter o mais alto.

Aliás, ainda tenho o vidro da MRA lá em casa juntamente com um bocado de acrílico transparente. O objectivo seria tentar acrescentar-lhe um pequeno deflector (semelhante ao outro vidro alto da MRA) para ver se melhora. Em teoria o deflector poderá reduzir a velocidade do vento que chega ao capacete e assim ter menos turbulência, mas na prática.... não sei. Além disso ainda nem pensei como lhe posso fazer esse acrescento. Por isso se alguém tiver ideias, ou se quiserem experimentar o vidro para ve se acham confortável, estejam à vontade lol!

Carlos

drake
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 58
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp xl650v
    Kms:

Mensagem  drake em Qui 15 Nov 2007, 19:21

Transouto - que eu tenha notado não, tambem só troco uma vez por ano... quando vou de ferias e faço 500km ou mais por dia.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qui 15 Nov 2007, 19:53

Obrigado malta, deve estar aí achegar o meu vidro alto, entretanto posto notícias...

V

=================================================================================================================

CJPB
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 35
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V Transalp
    Kms:

Mensagem  CJPB em Sex 30 Nov 2007, 12:10

Transouto escreveu:Obrigado malta, deve estar aí achegar o meu vidro alto, entretanto posto notícias...

V

esse vidro já chegou? Very Happy

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Sex 30 Nov 2007, 18:04

Pois é, realmente já chegou e já tá à venda....

Isto é assim, coloquei o vidro numa sexta fim do dia e fiz logo a AE até casa. No início é sempre estranho, pois mudou um pouco a estética e maneira de estar na mota...entretanto mete-se o fim de semana e a mota fica em casa a descansar, mas na segunda feira quando pego nela continuo a ter aquela sensação estranha...È então na terça feira quando vou fazer os meus 100 e tais Kms habituais que me começo a aperceber que na velocidade que normalmente rolo ( 80Kms/h, 100 kms/h 120kms/h) há uma enorme turbulência ao nível do capacete. Como é que testo isso, é simples, abro só um pouco a viseira do capacete e a essas velocidades ela treme toda, o que não acontecia com o vidro normal....Se me levantasse mais um pouco sentia mais o vento mas também deixava de sentir essa turbulência.....Para além disso ia sempre com aquela sensação de vidro quase fechado nos carros, que me incomoda profundamente, prefiro tê-lo totalmente aberto.....Realmente confirmo que a 160Kms/h não se sente aquele sacudir nos ombros mas também não é a mesma coisa, não dá a mesma sensação de velocidade... scratch Moral da história, vinha eu a caminho de casa nessa terça feira, quando decidi que logo que chegasse a csa ia tirar o vidro e voltar ao original, e remédio santo, senti logo outra mota.....Com isto concluí que para me divertir e tirar partido das minhas voltinhas tenho mesmo de sentir o vento, até para melhor ter noção da velocidade, e que quando quiser mais conforto, então largo a mota e pego no carro(o que não me parece) .....Portanto este é o meu relato, que não será o mesmo de outros Transalper's, com o caso no nosso Transalper e outros, estou convencido que tudo vai da estatura de cada um e do vidro que se coloca, Para mim é mesmo o original e mai nada......
    Laughing Very Happy

V

Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 676
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 86xxx

Mensagem  Cou em Dom 09 Dez 2007, 16:55

Boas Cool
    Eu tenho vidro alto da givi e gosto pois agora no inverno sabe bem What a Face
    Mas para quem gosta dos vidro pequenos pode sempre usar este extra deixo a foto em anexo lol!

fresco
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 501
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: 650
    Kms:

Mensagem  fresco em Dom 09 Dez 2007, 22:33

Boa Transouto!!!

Quando defendi o vento na cara qb porque vinha das naked, fui acusado de Algarvio!!! hehehhh

Mota tem que ter vento caros amigos!

E mais: Não há "mau tempo" mas sim "vestuário desadequado"! Estão a pensar no frio?Venham lá andar de mota aqui de Verão todos os dias com blusão e botas que logo vêm...

flower

Jay
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 295
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

Mensagem  Jay em Seg 10 Dez 2007, 13:42

Nunca achei o vidro alto um bem necessario. Uso um capacete tipo cross e rodo muito a velocidades na ordem dos 140kmh e desenrasco-me bem.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Seg 10 Dez 2007, 14:36

Pois é malta, mas realmente o vidro de origem é aquele que me satisfaz, quer esteticamente quer a nível funcional, o resto é realmente uma questão de vestuário adequado e diversão ao vento.... lol! lol!

V

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 10 Dez 2007, 18:54

Pois,já vi que as opiniões divergem bastante nesta questão do vidro alto.Não vou estar aqui a defender a sua utilização,até porque isso depende de cada um.O que me fez optar pela utilização do vidro alto não foi o não querer levar com o vento,até porque estou habituado às naked.A questão era mesmo um desconforto total que nunca sentira noutra moto.Na Transalp a cerca de 160 kms/h a minha cabeça parecia que ia "saltar fora" ,como já referi no meu post anterior,e se for preciso à mesma velocidade ou mais numa Hornet isso já não acontecia.Associo isto á posição de condução,que na Transalp é mais elevada e mais direita.Eu também fiz essa alteração numa altura em que a minha estrada diária era o IP3,Coimbra-Viseu e vice-versa diáriamente e a uma certa altura já comecei a sentir dores no pescoço.Meti o vidro mais alto original da Honda e essa situação acabou.Para mim resultou,pelos vistos para o Souto já não.Mas isto é mesmo assim.Se calhar e se fosse hoje já não metia,pois dou uma utilização à mota muito diferente da que dava na altura...e infelizmente já não diariamente.Mas isso são outras conversas.
    Um abraço e boas transalpadas.

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Jay
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 295
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

Mensagem  Jay em Ter 11 Dez 2007, 20:06

Quanto medes?
    Eu tnh 1.79m e penso que estou dentro da "aerodinamica"...lol

EdPoppy
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 16
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

Mensagem  EdPoppy em Qua 12 Dez 2007, 01:00

Boas.

Já retirei o que tinha na minha. É o da Givi e fazia turbulência até dizer chega. Coloquei novamente o de origem. Sente-se mais o vento e a viseira fica mais suja, mas já não abano o capacete a partir de 120 Km.

Abraço.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 12 Dez 2007, 09:43

Tal e qual EdPoppy...era o mesmo que me acontecia a mim...nada como sentir o vento na tromba lol! lol!

V

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 12 Dez 2007, 19:39

Jay escreveu:Quanto medes?
    Eu tnh 1.79m e penso que estou dentro da "aerodinamica"...lol

Tás mesmo!... lol! És pequenito! Razz
    Eu tenho 1.70m e devia ser o que menos se queixa com o vento e com o abanar constante da cabeça a velocidades mais elevadas.Não percebo.Pelo que li até aqui sou o que mais "sofre" com a viseira de origem,quando à partida devia ser o menos "afectado",visto que sou baixo.E reparem que isto só me aconteceu na Transalp,pois as minhas motas sempre foram "nakeds" e nunca tive problemas.É esquisito... scratch Talvez as condições atmosféricas também tenham contribuido para o meu desconforto(ventos laterais,blábláblá)...Talvez,não sei.
    Um abraço e boas transalpadas.

Última edição por em Qui 13 Dez 2007, 18:52, editado 1 vez(es)

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Data/hora atual: Qui 24 Maio 2012, 15:15