CJPB em Qui 15 Nov 2007, 11:26
Ora vamos lá deixar aqui o meu contributo.
Tenho uma Transalp, modelo posterior a 2000.
Coloquei-lhe o vidro alto da MRA... que entretanto já removi. Passo a explicar.
A protecção contra o vento melhora consideravelmente. É muito notório a velocidades acima de 100-110. Permite andar com o tronco/pescoço/braços muito mais descontraídos. Por outro lado o ruído aumentou em demasia, mesmo a velocidades mais baixas. O ar que recebo na zona do capacete tem muito mais turbulência e e o ruido aumentou de uma forma que para mim não compensa a vantagem da protecção extra do corpo ao vento. Até porque cada vez ando menos nas AEs.
A conclusão que tiro de tudo o que já li relativamente aos vidros altos nas transalps é de que "só experimentando". Ser melhor ou pior depende de muitos factores.. altura do condutor, postura, capacete, e até daquilo que cada um considera ser ou não confortável. O vidro que me parece ser "melhor"... das imagens e opiniões que tenho lido, é o da MRA, mas aquele que tem um pequeno deflector. Mas mesmo assim poderia ser um pouco mais alto, uma vez que tem a mesma altura do vidro alto "simples"... a única diferença é mesmo o deflector.
Com tudo isto continuo a andar com o vidro de origem, que para velocidades de estrada serve perfeitamente.. só quando chove é que gostava de ter o mais alto.
Aliás, ainda tenho o vidro da MRA lá em casa juntamente com um bocado de acrílico transparente. O objectivo seria tentar acrescentar-lhe um pequeno deflector (semelhante ao outro vidro alto da MRA) para ver se melhora. Em teoria o deflector poderá reduzir a velocidade do vento que chega ao capacete e assim ter menos turbulência, mas na prática.... não sei. Além disso ainda nem pensei como lhe posso fazer esse acrescento. Por isso se alguém tiver ideias, ou se quiserem experimentar o vidro para ve se acham confortável, estejam à vontade
Carlos