Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

2 Milhões de anos...

Compartilhe
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

2 Milhões de anos...

Mensagem  TodayAdventure em Dom 16 Maio 2010, 23:27

... é quanto tempo é preciso para a natureza fazer uma sala destas.

Ex-espeleólogo, sempre tive curiosidade pelas maravilhas subterrâneas. No seguimento de um encontro de adoradores de Africa Twins, aproveitei o solinho do fim-de-semana para visitar umas grutas relativamente pouco conhecidas no limite da cordilheira cantábrica. Foram uma boa surpresa. Lindíssimas, atingíveis com a travessia de um desfiladeiro e num local bastante discreto e pouco turístico, as grutas de Valporquero a caminho dos Picos da Europa) é um excelente passeio para motociclistas e revelou-se também um sítio muito família-friendly.

Estamos em meados de Maio, faz ainda muito frio e há muita neve nos montes mesmo de altitude não muito elevada.

[provocação para uma pequena crónica em breve]

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
vitorsousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 841
Masculino

A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: 2 Milhões de anos...

Mensagem  vitorsousa em Seg 17 Maio 2010, 08:31

Zé Paulo

Obrigadinho.....belo "teaser"......fico a aguardar......porra és mau!!! Very Happy

Diria até mais, és muito mau!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Vá, põe isso cá fora rapidinho, faz favor. E uma gravação, "motion pictures", há?

Um grande abraço

Vitor
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 17 Maio 2010, 11:09

Gostei da provocação...E fico a imaginar o que vem aí de seguda.

So far...so good!Fico a aguardar a crónica.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

petrustejus
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 166
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLV 700 VA/2011
Kms: 5000

Mensagem  petrustejus em Seg 17 Maio 2010, 11:52

Boas,

Bela voltinha sim senhor, mas queria fazer-te uma pergunta, essa AT é a tua nova aquisição certo? Aqueles faróis pequenos que ela tem onde arranjaste? Queria colocar uns na minha TA mas não a furar as carenagens, eram para montar com umas braçadeiras nos ferros de protecçao, e os teus parecem ser mto interessantes.

Abraço,

Petrus
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 17 Maio 2010, 12:37

petrustejus escreveu:Boas,

Bela voltinha sim senhor, mas queria fazer-te uma pergunta, essa AT é a tua nova aquisição certo? Aqueles faróis pequenos que ela tem onde arranjaste? Queria colocar uns na minha TA mas não a furar as carenagens, eram para montar com umas braçadeiras nos ferros de protecçao, e os teus parecem ser mto interessantes.

Abraço,

Petrus

Olá Petrus,

Os faróis piquirruchinhos são de nevoeiro - não aquelas tangas dos chineses que para aí andam com leds, que pretendem ter o mesmo efeito. Já comprei a moto com eles e não te sei dizer de onde vieram. Apenas que são faróis clássicos de nevoeiro, de curto alcance e com um foco/espalhamento bastante largo. Em casa verei que mais te posso dizer sobre a marca/modelo.

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Seg 17 Maio 2010, 23:24

O passeio começa ainda no sábado, com um encontro do Forum AT Portugal. Muito fixe, um almoço seguido de passeio pela Mata da Albergaria, um miradouro muito bonito e um estradão que ladeia a barragem de Vilarinho das Furnas. Contei em pormenor no Fórum AT Portugal, se quiserem saber desta parte.

No final do dia regressei a Espanha em direcção à região de León. Logo depois da fronteira, em Portela do Homem, passei pelos famosos baños públicos em Torneiros. Num tanque público ao ar livre, mesmo ao lado do rio Caldo, livremente se partilha uma mistura de água quente termal (que brota a uma temperatura capaz de nos cozer!) com água do rio. O local é bastante frequentado e há um parque de estacionamento com algumas auto-caravanas.

Apesar de o tempo estar a melhorar a olhos vistos, fazia muito frio e eu tinha dormido pouco na noite anterior. Parei não muito tarde numa aldeia anónima, minúscula, não muito longe de Ponferrada. O restaurante era a único estabelecimento aberto na aldeia. Era um tasco familiar, simpático. Meia dúzia de idosos a jogar às casas, 4 ou 5 pessoas jantavam, aparentando ser amigos dos donos. Fui observando as dinâmicas no único local com vida da aldeia. A meio do jantar reparei que tinham “habitaciones”. Estava cansado e amanhã também era dia. Para quê regressar ao frio? Fiquei ali mesmo, num confortável e ultra-barato quarto. Nestes locais familiares não há salamaleques. A família toda participa e receber o hóspede. Garagem para a moto? “Pões aqui atrás da casa, abrigada”. Que mais podemos querer?

Depois de uma noite retemperadora, de manhã, uma pequena “charla” com o (creio) pai do homem da família com quem tinha conversado na noite anterior. Perguntou-me de onde vinha. Disse-me ser da região de León, para onde eu me dirigia e conhecia bem as grutas que eu iria visitar mais tarde. Conversamos um pouco sobre o tempo, sobre agricultura e o tempo estranho que tem feito nas últimas semanas, a situação económica difícil comum aos nossos dois países. Neste último ponto, um fel muito pouco contido da sua parte, pelos “abutres” nos governos sucessivos que têm destruído o país. No tempo do Franco (um ”ditador suave”, em sua opinião) é que as coisas eram “direitas”, era o que estava à vista, mas agora todos se aproveitam do que é comum e passa por gente séria. Deseja-me boa viagem e lá vou eu com a minha farpela quase à civil, calcinha de ganga bem permeável aos 7 graus matinais.

Escolho estradas nacionais e quando possível secundárias. Vou até Ponferrada, que conheço relativamente bem. É uma cidade de dimensão média, a que se chega quando se contorna a cadeia de montanhas da Sanabria. Bragança fica do lado Sul. Embora já o tivesse observado na Sanabria, fico impressionado com a quantidade de neve que ainda se observa nesta altura, já Maio vai avançado. Da parte nova da cidade, olhando para Sul vê-se, imponente, a neve dos montes na Sanabria.

Após uma curta volta na cidade, na calma de um Domingo de manhã, rumo para Astorga por uma estrada municipal estreita. De lá têm-se vistas magníficas para a cidade, incluindo um mamarracho que sobressai desagradavelmente da planura da povoação. A Norte, vêem-se alguns montes nevados, embora menos do que a Sanabria.

Para Norte o mesmo espectáculo deslumbrante da neve.

A estrada para Astorga está repleta de peregrinos que fazem, a pé ou de bicicleta, o caminho de Santiago, o principal. São às dezenas ou centenas, dispersos pelos trilhos que estão pré-preparados. Ao longo do caminho há albergues específicos para peregrinos, que os recebem gratuitamente ou quase.

O caminho de Santiago é hoje uma rota pelo menos tão cultural quanto religiosa. Vêm pessoas de todo o mundo para fazer estes caminhos, que são uma forma diferente de conhecer Espanha. Esta época é a ideal. Muitos já podem fazer férias e a temperatura ainda está muito agradável.

Os peregrinos no caminho entre Astorga e Ponferrada:

Passo ao largo de Astorga, cidade pequena, acolhedora e um dos pontos mais importantes das rotas históricas e religiosas do norte de Espanha. Conheço bem a cidade; aqui passei no Verão de 2007, em scooter, a caminho das Asturias. Aponto a León. De León toma-se uma pequena estrada departamental que segue junto ao rio Torío e que leva à Cueva de Valporquero, uns 40/50 kms a nordeste.

Um bocadinho de orientação num mapa:

À medida que nos aproximamos do local da Cueva, o terreno, até ali plano, anuncia os seus relevos, mesmo com uns farrapos de neve. Mesmo antes de chegar à cueva, passa-se por um curto mas bonito desfiladeiro. Fica mais bonito num pequeno vídeo, espero, mas que tem que ficar para depois.

A situação é um pouco singular e fiquei com a sensação que é em consequência disto que permanece relativamente pouco conhecida a que não é da zona. Encontra-se numa zona franja da cordilheira cantábrica. Já não fica longe de Riaño, que é uma espécie de porta de entrada para os Picos da Europa que na região retêm toda a atenção. Que passa por ali, vai que nem uma seta para nordeste para o coração do Parque dos Picos onde as atracções são muitas, ou em caminho para as Asturias (Oviedo) prefere-se a AP-66 ou então a clássica nacional 630 que também corre na direcção Norte-Sul.

No entanto o cantinho turístico da Cueva de Valporquero é muitíssimo aprazível e as grutas surpreendentes bonitas e majestosas. Já estive em Postjona, na Eslovénia, onde estão as maiores grutas visitáveis, da Europa (para quem não conhece, vai-se num comboio eléctrico) e estas são muitíssimo ricas em variedade de formações.

Adiante! O desfiladeiro:

Há gente que aproveita para treinar a escalada mesmo à beira da estrada.

As várias pontes sobre o rio Toría nos kms do desfiladeiro:

O pequeno local turístico em torno das grutas está muito bem conseguido.

Uma praça assente num vale suave, com um jardim para crianças, um restaurante/cafetaria, alguns cavalitos com as suas crias pastam alegremente. Um local excelente para famílias passarem uma tarde.

Momento de ternura...

Há uma formação rochosa caprichosa, sui generis, em equilíbrio delicado, de onde escorre água com abundância.

[continua]

----
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 18 Maio 2010, 00:35

Também há algumas motos. Ao prazer da visita à gruta, junta-se o das curvinhas do traçado até lá. Vejam se conhecem esta Wink :

Um mapa gráfico que dá uma ideia do que existe no local:

Podem-se fazer dois tipos de visita: o percurso "largo" e o "corto". O mais pequeno inclui a visita a cinco das salas e o grande, sete. Eu fiz o grande. A última sala, a última a ser descoberta, é de facto espectacular. O bilhete para o percurso maior custa 6.95€.

A entrada do percurso:

Um pequeno mapa topográfico que dá uma ideia do que se passa debaixo do chão. As grutas grandes e bonitas são todas calcárias, uma rocha permeável à água. A nível freático noutros tempos estava muito mais alto e cavou enormes galerias. Actualmente o rio corre mais fundo, mais abaixo. As escorrências de água ao longo de muitos e muitos milhares de anos formaram caprichosas formas que hoje podemos admirar.

A boca da gruta, descoberta por locais e aberta ao público há uns 45 anos.

É proibido levar câmaras de vídeo e tripés para o interior e usar flash, por isso há que levar as nossas melhores máquinas Reflex (que deixam entrar um máximo de luz) e saber suster a respiração - um exercício difícil!
Aqui vão algumas das imagens que consegui do interior. Espero que não enjoem de tantas fotos. Wink Dificilmente elas fazem justiça ao local...

Uma das mais vastas salas da "Cueva".

Estranhos mas belos campos de estalagmites...

[continua]

----
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 18 Maio 2010, 01:03

Mais algumas das partes mais profundas da gruta...

Campos de estalagmites pequenas e redondas...

Este é o local onde se pode notar a mudança no tipo de rocha. A zona calcária termina abruptamente e dá lugar a uma rocha muito mais dura e não permeável pela passagem da água.

Sala das maravilhas, a última visitável da gruta.

A saída...

[continua]

----
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 18 Maio 2010, 01:32

No regresso do interior estive de conversa com o guia. Este esteve-me a falar do seu hobby, concursos de pombos e entusiasmado com a "affición" que há em Portugal pela modalidade. 100.000 federados no nosso país, algo que eu desconhecia. Explicou-me que os pombos levam uns meses a serem treinados. Aproveitei para lhe falar de mais grutas e fiquei com algumas ideias sobre locais a visitar numa próxima oportunidade. Para quem não saiba a cordilheira cantábrica, nomeadamente na zona dos Picos da Europa, é um dos maiores paraísos do mundo para espeleólogos. Algumas das grutas calcárias mais profundas conhecidas no mundo encontram-se por ali. As profundidades chegam a atingir 1,5 kms (na vertical!). http://top--10.blogspot.com/2008/06/ten-deepest-caves-in-world.html

Voltei para o sol, em fim de tarde. O céu estava azul escuro, o sol agradável quase fazia esquecer o frio. Já parece Primavera outra vez! Percorri de novo o desfiladeiro e aproveitei para fazer um pouco de vídeo. Fiz parte do caminho até León na companhia de uma STX1300, uma Fazer e uma Suzuki 500 espanholas, em ritmo muito tranquilo. León, La Bañeza, Sanabria e Portugal, onde já entrei ao anoitecer. Quem circula perto da Sanabria crepúsculo já sabe ao que se candidata. A uma lição de vida selvagem. Quantas vezes isto me aconteceu... Os animais fazem a vida activa durante a noite e é ao anoitecer que se começam a ver. E assim foi. Primeiro um veado fêmea antes de Palacios de Sanabria, depois uma raposita a atravessar a estrada. Chegado a Rio de Onor, inflecti para a aldeia do extremo nordeste de Portugal, Guadramil, de seu nome. Esta região tem muitos veados e fez jus à fama. Quatro veados furtivos perto da estrada, embrenharam-se na vegetação assustados com o escape da Africa Twin. Claro que não os consegui filmar nem fotografar, para isso é necessário paciência e tempo. Mas se gostarem deste espectáculo podem ver umas filmagens que fiz no local há uns anos atrás ( http://vimeo.com/2574167 ). Parei, já noite em Babe para jantar, a meia dúzia de quilómetros de casa, depois de o sol se esconder atrás dos montes sanabreses.

Até à próxima. Smile

Zé Paulo.

----
vitorsousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  vitorsousa em Ter 18 Maio 2010, 08:52

Fenomenal!!! Excepcional!!! Bombástico!!!

Zé Paulo, obrigado!!!!! Já apontei aqui no meu livrinho de coisas a fazer!!!

Só quero um vídeo, p.f., nem que seja pequenino!!!

Mil vénias, Sr. Professor Razz Razz Razz

um grande abraço

Vitor
SataN
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 696
Masculino

A Mota
Marca Mota: Kawasaki
Modelo Mota/ano: GTR 1400
Kms: 65.000

Mensagem  SataN em Ter 18 Maio 2010, 11:25

Acho que foi para cima dessa Multi-Estrada que eu vomitei nos Picos da Europa.

Depois de um GRANDE pequeno almoço o Sr. Bitori Sousa Levou-me para uma estrada cheia de curvas e eu comecei a sentir-me mal-disposto. Pelo intercomunicador pedi-lhe para abrandar o ritmo e ele mandou-me passear... Ainda acelerou mais. Eu, teimoso, decidi que não havia de quebrar e fui atrás dele.

Agora imaginem o cenãrio:

Ao pequeno almoço comi, entre muitas outras coisas, 4 croissant's, mais gordurosos que a cozinha de um Restaurante Chinês.

Imediatamente a seguir ao Pequeno Almoço Chinês, no Hotel onde estávamos hospedados em Cangas de Onís, fomos ver se apanhavamos o teleférico em Fuente Dé (já pareço o Socrates a falar Espaniolé).

O caminho é sinuoso, ainda mais sinuoso fica quando um gajo tem 1lt de sumo de laranja natural misturado com montes de sólidos aos trambolhões no estômago, e eu comecei a ficar mal-disposto e com vontade de ir ao gregório.

Apelei á boa vontade do Bitori Sousa e pedi-lhe que, das duas uma... Ou que parasse um pouco ou que fosse mais devagar.

O Bitori ficou todo contente porque pela primeira vez na via eu estava a dizer para alguém ir mais devagar e decidiu ignorar o meu pedido. E eu ignorei a má-disposição...

Comecei a bocejar... A salivar... a ver as curvas para a direita irem para a esquerda e vice-versa... Mas sempre colado À Pan.

Até que, a certa altura, já não conseguindo ignorar mais a má-disposição, só tive tempo de abrir o capacete (ainda bem que o meu capacete é modular), meter a cabeça para o lado da moto e mandar fora o que estava a mais no meu estômago... Que, diga-se de passagem, ainda era um "bom" bocado.

A cerca de 60/70kms/h, com os olhos todos lacrimejados, ainda a salivar que nem um Dogue Argentino, lá ia curvando e cuspindo os restos de croissant que me tinham ficado presos entre os dentes... Até que, depois de várias cuspidelas, olhei pelo espelho e estava uma Multi-Estrada atrás de mim aos "zigue-zagues" e a desviar-se das bombas que eu ia mandando.

Agora o meu lema de vida é: "Ser ultrapassado por uma Sucati!? Nem que me vomite todo, crlho"

PS: Resta dizer que o Bitori foi um amigalhaço e parou para eu lavar a boca e os dentes... A uns 5kms do local do "crime".

FIM DE

Já agora, Zé Paulo... Parabéns pela crónica. Se a inveja furasse, tu estavas tipo peneira, pá.

Pergunta: O Sanábria 2010 vai ser nessas bandas?

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 18 Maio 2010, 15:48

Eh pah, assim não dá, babo o teclado todo só de ver e ler estas crónicas...Está mais uma vez excelástico.....

A Multistrada realmente tem um quê de esquisita, tem um frente que parece de há uns anitos atrás.....Isso já passa Satan.....

V

Transalp é Transalp e mai nada..
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 18 Maio 2010, 17:56

vitorsousa escreveu:
Só quero um vídeo, p.f., nem que seja pequenino!!!

O que eu não faço para vos ter contentes!... Wink

http://www.vimeo.com/11837107

Obrigado pelos vossos comments! Smile

Zé Paulo.

----
Cortez
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 648
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-strom DL 650
Kms:

Mensagem  Cortez em Ter 18 Maio 2010, 22:28

Grande Zé Paulo !!

Boa crónica, boas fotos, excelente o video,...ou seja..., o costume

Grande abraço!!

CORTEZ
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 382
Masculino

Mensagem  psm em Qua 19 Maio 2010, 09:44

Excelente crónica. Fiquei com muita vontade de ir conhecer o local.
Zé Paulo, qual a marca das malas que tens na AfricaTwin?

vitorsousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  vitorsousa em Qua 19 Maio 2010, 10:45

Ze Paulo escreveu:O que eu não faço para vos ter contentes!...

Nem mais........ Razz

Obrigado Zé Paulo, vénias mil!!!

Fenomenal!

Um grande abraço

Vitor
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qua 19 Maio 2010, 17:19

psm escreveu:Excelente crónica. Fiquei com muita vontade de ir conhecer o local.
Zé Paulo, qual a marca das malas que tens na AfricaTwin?

Hepco & Becker: http://www.hepco-becker.de/ -- Zé Paulo.

----
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 20 Maio 2010, 15:12

Tirando a parte do "gómito" do NataS eu diria que esta crónica está fantabulantástica!!!

Grande Zé Paulo!
Já nos habituaste a esta qualidade, portanto nada mais a acerscentar a não ser agradecer-te a partilha destes momentos.E esperar pela próxima.

Um grande abraço para ti e boas africanadas!

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 23 Set 2017, 02:01