Sugestão

Compartilhe

antonio neto
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 167
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA XL 700 v ABS
    Kms:

Sugestão

Mensagem  antonio neto em Qua 09 Jun 2010, 00:39

Boas,

Este tópico é apenas uma sugestão / opinião que poderia acrescentar algo ao excelente forum que temos.

No meu ponto de vista seria importante na area destinada a "Moto e Piloto" colocar um grupo destinado aos novatos no mundo das motos (Transalps), o objectivo é simples, partilhar experiências a nível de condução, situações que concerteza vos ocorreram durante os vários passeios realizados.

Conselhos vários que de certeza seriam bastantes uteis para os mais novos, ouvir uma voz mais experiente sempre foi bom!

Segue alguns exemplos:

- Condução defensiva
    - Aspectos a ter em conta na estrada
    - Erros constantes dos automoveis
    - Stuações a evitar

Em suma, partilhar stuações reais que todos de certeza ja passaram!

Mais uma vez,

Aquele abraço...

A Neto

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 363
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Re: Sugestão

Mensagem  santosam em Qua 09 Jun 2010, 08:34

Boas,
    eu também senti isso... sou novato nestas andanças das duas rodas e já por várias vezes que senti essa "verdura" e há coisas simples que não se aprendem nas aulas de condução. Devia haver tipo uma FAQ com aquelas coisas que toda a gente sabe, menos nós .
    Um exemplo: no outro dia fui a uma oficina com um camarada que tem mota há vários anos e paramos numa subida. Eu meti o descanso lateral e a TA começou a descer .. Diz-me ele com aquele ar de entendido: "Mete a 1ª..." - Simples, não?

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 09 Jun 2010, 10:20

Muito obrigado pela (óptima) sugestão, António!

Penso que uma secção do género não será útil apenas para os novatos como também para os mais "experientes".No mundo das duas rodas nunca se sabe tudo, embora alguns pensem que sim.
    Todos dias aprendo qualquer coisa.Se não aprendo na estrada aprendo via fóruns.
    Já andam por aqui alguns tópicos nesse âmbito mas é verdade que não há nenhum sub-fórum próprio para o efeito.Um dos tópicos que me lembro é o das Regras de condução em grupo.

Vamos trabalhar esta ideia em conjunto para ver a melhor opção.O fórum já está um pouco extenso mas em todo caso pode-se por exemplo juntar duas secções, para dar lugar a uma nova.As Concentrações podem ir para junto dos Passeios&convívios...
    António tens alguma sugestão para o título do sub-forum a criar?O mais fácil a meu ver será um novo sub-fórum e depois dentro dele então poderrmos debater os temas que sugeres entre outros relacionados.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qua 09 Jun 2010, 10:37

santosam escreveu:
    Um exemplo: no outro dia fui a uma oficina com um camarada que tem mota há vários anos e paramos numa subida. Eu meti o descanso lateral e a TA começou a descer .. Diz-me ele com aquele ar de entendido: "Mete a 1ª..." - Simples, não?

E também funciona a descer! Para parar numa descida e usar o descanso lateral, "enganchar" a 1ª e já tá. As descidas muito suaves são uma armadilha. A gente põe no neutro, descanso lateral e abandona a bicha pensando que o terreno é plano. Depois ela começa muito devagarinho a deslizar, o descanso lateral recolhe e pimba!

Zé Paulo.

MakKA
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 25
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms:

Mensagem  MakKA em Qua 09 Jun 2010, 10:53

TodayAdventure escreveu:
    santosam escreveu:

E também funciona a descer! Para parar numa descida e usar o descanso lateral, "enganchar" a 1ª e já tá. As descidas muito suaves são uma armadilha. A gente põe no neutro, descanso lateral e abandona a bicha pensando que o terreno é plano. Depois ela começa muito devagarinho a deslizar, o descanso lateral recolhe e pimba!

Zé Paulo.

Eu desde cedo me habituei a fazer o seguinte: desligar sempre a moto com o descanso e com o botão de corte de corrente por dois motivos:

1º assim fico sempre com a moto engatada quando está parada (só a desengato para olear a corrente) o que em caso de estacionamento em piso inclinado fico um pouco mais descansado.

2º Qualquer dia irão querer ir pó offroad e eventualmente terão que atravessar ribeiras, e nesse caso é mesmo muito importante ter o reflexo imediato de cortar a corrente ao motor caso estejamos quase a cair na água (a ultima coisa que vão querer é ter água a entrar para o motor pela caixa do filtro de ar). E nem é preciso ir tão longe: o corte de corrente está lá para milhentas situações diferentes, logo convém termos o reflexo de lá ir sempre que possa ser necessário desligá-la muito rapidamente.

3º já me aconteceu, claro que ainda enquanto que maçarico, parar a mota e esquecer-me do descanso antes de sair dela.... Logo prefiro habituar-me a desligá-la sempre com o descanso.

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 90 300

Mensagem  Transouto em Qua 09 Jun 2010, 18:06

Ficou registada a sugestão, q qual vai ser discutida em assembleia Geral....

Agora a sério, vamos ver como enquadrar da melhor forma esse assunto, Obrigado Neto...

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

antonio neto
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 167
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TA XL 700 v ABS
    Kms:

Sugestão

Mensagem  antonio neto em Qua 09 Jun 2010, 23:44

Boas,

Estimados, a minha sugestão é justamente nesse sentido, estes exemplos aqui mencionados pelo Zé Paulo e Makka são de extema utilidade.

Desde ja, o meu agradecimento Smile é incrivel como aprendemos...

Caro transalper, concordo plenamente com tudo que disse, é claro que, por mais experientes que sejamos aprendemos sempre algo! Agora, os novatos, na qual faço parte, podemos e devemos ouvir quem sabe mais.

Em relação a secção, que tal juntar "Concentrações e Passeios e Convívios" e criar "Dicas e Conselhos"! Agora criar um sub forum , ou uma secção vejam a melhor opção. Ainda estou um pouco verde, embora viciado no forum

Aquele abraço...

A Neto

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 18 Jun 2010, 16:17

Viva!

Foi então criado uma nova secção para os "maçaricos" e não só.Dicas e Conselhos úteis.

Depois de estudar a situação para já a secção fica no sub-fórum "A mota e o piloto" dentros dos "Diversos"

Vejam lá se estão de acordo ou preferem que se altere.É que assim não sobrecarrega o índice do fórum com mais temas.Esta secção está sempre à vista desde que a "alimentem" com questões.

Aqui fica o link:

http://www.forumtransalp.com/dicas-e-conselhos-uteis-f52/

Vou transportar para lá alguns tópicos que se enquadram.

Um abraço e boas sugestões....e transalpadas.

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Helder_C
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 16
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 650 V Transalp
    Kms:

Mensagem  Helder_C em Sex 02 Jul 2010, 12:05

Boa sugestão!

Quanto aos casos que nos dão experiencia acontecem todos os dias e por vezes é apenas uma distracção... o suficiente para causar uma queda ou a moto ir ao chão

Ainda há pouco tempo atrás, não reparei que o descanso tinha inadvertidamente recolhido e quase que ia ao chão ao desmontar da moto... como disse atrás basta uma distracção.

Data/hora atual: Qui 24 Maio 2012, 22:02