Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Qual o maior defeito da TA ?

Compartilhe
kamikaze
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 988
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V 2002
Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Qual o maior defeito da TA ?

Mensagem  kamikaze em Dom 20 Jun 2010, 12:57

Tenho andado a pensar e gostaria de comparar algumas opiniões de todos aqueles que se orgulham de serem proprietários de TA. E o assunto é : na vossa opinião qual o maior defeito da TA, ou o que fariam para a melhorar ?

=================================================================================================================

HONDA XL650V TRANSALP ...TRANSPLANTE para os amigos  Twisted Evil 

Off-Road Rider
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 35
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
Kms:

Re: Qual o maior defeito da TA ?

Mensagem  Off-Road Rider em Dom 20 Jun 2010, 15:59

No caso da minha (XL600V de 95, apenas um disco à frente) sem dúvida os travões... trava muito pouco, fora isso, é uma excelente moto.
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Dom 20 Jun 2010, 19:44

Boas,

a TA não tem defeitos ehehhe tem virtudes menos boas Smile

Neste caso, a TA 650, na minha opinião, apenas precisava de uma sexta velocidade, que conseguisse meter a TA nos 140km/h a gastar 5 litros aos 100 Smile

RainMaker

=================================================================================================================

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
sanchez
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 22
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp
Kms:

Mensagem  sanchez em Dom 20 Jun 2010, 20:18

boas,para min e o consumo,podía gastar algo menos,pero despois de tanta cuisa boa,casi deixa de ser un defecto.
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Dom 20 Jun 2010, 23:04

Boas!
Tive uma 600 e agora uma 650.
Quanto à 700 não me posso pronunciar porque nem nunca guiei nenhuma.
Se não tivesse gostado da mota pelo seu conforto, versatilidade geral e fibilidade não repetia a dose mas mesmo assim há sempre alguma crítica possível:

• Na 600 os problemas crónicos relacionados com os CDI´s
  • A travagem nos modelos com apenas um disco na frente
  • Rotação elevada em 5ª
  • "Bambolear" da mota/direcção. (agora entre os 70 e os 90 Kmh nâo posso largar o guiador...)
  • Protecção aerodinâmica
  • Ausência de pegas para o pendura na 600
  • Podia gastar menos...
  • Dificuldade para executar pequenas intervenções técnicas como mudanças das velas ou filtro ar na 650

Cumps!

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 21 Jun 2010, 11:20

Era mesmo um botãozinho que a transformasse numa Transalp R... Quanto ao resto para mim está tudo maravilha, e quanto a mim os defeitos que alguns enumeram não podem ser assim chamados...Senão vejam, querem um VFR, custam uma boa massa, e tem pormenores XPTO, no entanto metam-na nuns caminhos de terra menos lisos.... não será um defeito mas sim algo apara que tal moto não foi desenvolvida....

A Transalp é uma mota muito completa...

V

Transalp é Transalp e mai nada..
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8306
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 21 Jun 2010, 17:29

A Transalp não tem defeitos!

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

ryk
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Mensagem  ryk em Seg 21 Jun 2010, 19:25

Como Novato e sem conhecimento de causa( para já) posso afirmar que a transalp 600 não tem defeitos, so virtudes.

-Travar, para já chega( daqui a uns tempos se calhar não mas isso depois vê-se, posso sempre travar com os pés );

- Pegas paara o pendura, como já foi referido aqui no forum, se for mulher agarras aqui, se for homem ou desenrrasca-se ou vai a pé;

-Motor 5 estrelas;

- Consumos: para já tem feito média de 5 litros ao 100, pelo que já li é abaixo da média. ou a minha está estrangulada, ou sou poupadinho.( tambem podia ser regador, mas não tinha vantagens);

-Tem duas rodas, o que não é mau para o equilibrio , pena que nºao tenha duas rodas laterais

Como o acima referido, não tenho nada de defeitos a reportar.

É uma montada para o resto da vida.

Cumprimentos
Potransalp
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 156
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 650 V
Kms:

Mensagem  Potransalp em Seg 21 Jun 2010, 20:15

É estar tão longe de mim...

Potransalp
Frederico Santos
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 258
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: GS700F
Kms: 0

Mensagem  Frederico Santos em Seg 21 Jun 2010, 21:16

no meu caso que tenho uma 700 com abs, as 2 coisas menos boas que tem são:
1º - a ausencia da 6ª velocidade (já resolvi com um pinhão maior 1 dente, ganhei mais 10Km/H e desci as rotações em +/-500RPM)
2º - a falta de um botão pra ligar e desligar o abs e o cbs (ja estou tambem a tratar do assunto)

de resto axo que nao posso dizer mais nada a não ser que gasta mesmo muito pouco (15L faz + de 300Km)

SÓ HÁ 2 TIPOS DE TRAILS AS TRANSALP E AS OUTRAS
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Ter 22 Jun 2010, 03:41

Para já o único problema que encontro na Transalp é não ter um depósito maior. Se tivesse uns 25 litros de capacidade seria o ideal. Eu sei que a maioria do pessoal não usa a moto em grandes viagens mas que dava jeito lá isso dava, pelo menos poderia haver uma depósito maior opcional.
Seria bom poder ir a qualquer lado sem andar sempre a parar para abastecer, eu vou conseguindo fazer 300/310 kms até pedir a reserva. Os consumos andam nos 5 L aos 100 km, mas eu costumo andar sem muita pressa. Se quisesse andar rápido teria comprado outra moto.

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Jun 2010, 07:24

Concordo com o António. E eu não conseguia fazer tantos kms com a minha, embora não fosse um "apressado". Para vossa informação, segundo alguns sites, o depósito da Africa Twin é montável na Transalp 600 sem grandes adaptações. Andaram por aqui algumas fotos de uma TA alemã com esta modificação.

Zé Paulo.

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Ter 22 Jun 2010, 08:57

Até hoje e na minha curta experiência de 6 meses de Transalp, os pontos a desfavor da 600 são:

• Travões: efectivamente a travagem não é o forte da Transalp, em particular da minha que só tem 1 disco à frente. Se se andar devagar e/ou em fora-de-estrada não se sente qualquer problema mas em estrada era preciso mais poder de travagem. Pelo que li, a troca dos tubos para uns de malha de aço trazem uma melhoria muito significativa.
  • CDI: por acaso fui bafejado pela sorte ao ter comprado uma TA de 1992 com a electrónica de uma de 1996 mas deve ter sido uma solução radical do anterior dono depois da saga dos CDIs... As Transalp até 1996 têm um cancro a esse nível.
Alguns "problemas" ou "defeitos" que se possam apontar à Transalp são, na minha opinião, falsos defeitos, porque para ter essas coisas teria comprado uma Tourer ou uma RR, por exemplo. Um caso: a protecção aerodinâmica acima dos 120 km/h.
MakKA
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 25
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA
Kms:

Mensagem  MakKA em Ter 22 Jun 2010, 09:19

A meu ver o grande defeito é mesmo o depósito ser de apenas 17.5L (na 700). Apesar de conseguir percorrer 230kms até acusar a reserva, na verdade só consigo meter 13L nesse momento. Pelas contas parece ter uma autonomia total de 300kms, mas ainda não arrisquei tanto.

O outro grande defeito é não vir com descanso central e a Honda cobrar 260€ pelo original!!!!!

Frederico Santos escreveu:no meu caso que tenho uma 700 com abs, as 2 coisas menos boas que tem são:
1º - a ausencia da 6ª velocidade (já resolvi com um pinhão maior 1 dente, ganhei mais 10Km/H e desci as rotações em +/-500RPM)
2º - a falta de um botão pra ligar e desligar o abs e o cbs (ja estou tambem a tratar do assunto)

Concordo, mas em relação ao botão do ABS, acho isso arriscado. Mas se o fizeres faz para o fusível de 30A (o do motor de ABS), e não no de 10A (pois este também desliga o velocímetro)

Relativamente ao pinhão, hás de me dizer a que velocidade vais quando estás às 6000rpm (interessam-me tanto o valor no velocímetro como o valor que disser o GPS quando com boa recepção de satélites).
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Jun 2010, 09:36

santosam escreveu:Até hoje e na minha curta experiência de 6 meses de Transalp, os pontos a desfavor da 600 são:

• Travões: efectivamente a travagem não é o forte da Transalp, em particular da minha que só tem 1 disco à frente. Se se andar devagar e/ou em fora-de-estrada não se sente qualquer problema mas em estrada era preciso mais poder de travagem. Pelo que li, a troca dos tubos para uns de malha de aço trazem uma melhoria muito significativa.
  • CDI: por acaso fui bafejado pela sorte ao ter comprado uma TA de 1992 com a electrónica de uma de 1996 mas deve ter sido uma solução radical do anterior dono depois da saga dos CDIs... As Transalp até 1996 têm um cancro a esse nível.
Alguns "problemas" ou "defeitos" que se possam apontar à Transalp são, na minha opinião, falsos defeitos, porque para ter essas coisas teria comprado uma Tourer ou uma RR, por exemplo. Um caso: a protecção aerodinâmica acima dos 120 km/h.

Em minha opinião, desses dois aspectos, apenas os CDIs, são um problema que classifico como defeito, e mesmo esse tem fácil resolução, pois não se trata de um problema da electrónica em si, mas sim do posicionamento debaixo do banco. O molde do banco toca nos contactos eléctricos da ficha, danificando-os com o passar do tempo. A solução preventiva é simples: mudar os CDI(s) de posição (há umas bolsas baratas que se vendem para esse efeito - o Rui Tavares pôs em tempo o URL de um site que as vende) ou colocar uma pequena chapa metálica debaixo do banco para impedir que este toque nos CDIs.

Os travões são quanto a mim, mais um problema de feitio do que de defeito. Para a época e para as estradas da época eram correctos. De facto não são dos mais fortes, mas excepto em situações de moto carregada com pendura a coisa se torna crítica. Há uma moto do início dos anos 90 (nunca vendida em Portugal) que sempre me fascinou, ao ponto de ter pensado seriamente ir comprar uma ao estrangeiro: a Honda PC800 - Pacific Coast. Pois recentemente tive oportunidade de experimentar uma e a travagem decepcionou-me muito: bem pior do que a Transalp. Mas suponho que estes eram dos standards da época...

MakKA escreveu:
O outro grande defeito é não vir com descanso central e a Honda cobrar 260€ pelo original!!!!!

Solução possível: comprar de outra marca, por exemplo SW-Motech. Foi o que eu fiz, comprei usado, como novo a um companheiro aqui do fórum: 70 euros.

Zé Paulo.

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 382
Masculino

Mensagem  psm em Ter 22 Jun 2010, 11:17

A boano, www.boano.com tem depósitos maiores para as transalp 600. Até para colocar um depósito traseiro tem.

A travagem comparada com as motos novas é mais fraquinha mas chega para as encomendas e com malha de aço temos sempre a mesma potência de travagem.

Edmundo
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 28
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms:

Qual o maior defeito da TA

Mensagem  Edmundo em Ter 22 Jun 2010, 19:18

No meu caso que tenho a 600 de 98 já com dois discos à frente e com apenas um CDI em posição melhorada, a única coisa que acho que devia ter é a luz de reserva e claro, uma caixa de 6 vel. não lhe ficava mal.

Grande máquina

Max
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 19
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  Max em Ter 22 Jun 2010, 21:09

antonio.q escreveu:Para já o único problema que encontro na Transalp é não ter um depósito maior. Se tivesse uns 25 litros de capacidade seria o ideal. Eu sei que a maioria do pessoal não usa a moto em grandes viagens mas que dava jeito lá isso dava, pelo menos poderia haver uma depósito maior opcional.
Seria bom poder ir a qualquer lado sem andar sempre a parar para abastecer, eu vou conseguindo fazer 300/310 kms até pedir a reserva. Os consumos andam nos 5 L aos 100 km, mas eu costumo andar sem muita pressa. Se quisesse andar rápido teria comprado outra moto.

Subscrevo, até agora é o defeito mais acentuado que encontro. Em viagens onde se deseje um pouco de autonomia há que ir sempre a fazer contas ao depósito.

De resto nada a declarar... Embora não seja exemplo porque só a tenho há 1 mês.
miguel
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 148
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp
Kms:

Mensagem  miguel em Qua 23 Jun 2010, 10:47

boas
não é fácil encontrar defeitos neste modelo de sucesso com 20 anos?
mas posso apontar, defeitos não porque a TA não sabe o k é isso, mas duas possiveis melhorias:
1 - sem dúvida k uma sexta faz falta na TA
2 - banco não é dos mais confortáveis, a posicsão de conducsão é excelente, mas o banco falta-lhe ali mais espuma ou espuma mais rija?
Seja como for, a minha NINA só a troco por outra igual com menos anos e km. estou muito satisfeito kuela
embrasses
carlitos
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 608
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp xl 650 v
Kms: 39 000

Mensagem  carlitos em Qua 23 Jun 2010, 10:52

Boas,a minha TA só lhe falta mesmo é o frigorifico de resto está tudo OK
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8306
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 23 Jun 2010, 10:55

Repito!
A Transalp não tem defeitos.A gasolina é que está cara comó caraças!!!

Vou ali abrir um tópico sobre as Qualidades da Transalp e já volto!

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
kamikaze
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 988
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2002
Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Mensagem  kamikaze em Qui 24 Jun 2010, 20:25

Altamente !!! Gostei das respostas.

A minha opinião é basicamente igual á vossa. Defeitos não tem , podia é ter mais umas coisitas tipo : uma 6ª ou uma 7ª ; descanso central ; mais capacidade de combustivel e sinto falta de mais power... estou a pensar seriamente em aplicar um motor de uma VFR...ficava giro não ?!?!

HONDA XL650V TRANSALP ...TRANSPLANTE para os amigos  Twisted Evil 

Vultura
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 50
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Mensagem  Vultura em Sex 25 Jun 2010, 18:02

Sendo a minha Transalp XL650V é dela que falo.
Não lhe encontro propriamente defeitos,mas faltas que já colmatei tais como: ecran maior com aero trim(para não apanhar vento na carola),malas laterais e top case,descanso central, ferros da touratech em caso de queda e um kit de bi-xenon.
Está quase perfeita.
Para ficar perfeita na minha opinião só lhe falta a 6º velocidade e veio de transmissão.
E são duas coisas que a Honda facilmente lhe introduzia, pois existe aquele mesmo motor com 6º e veio de transmissão.
Eu já tive motas com veio e aquilo é uma limpeza e descanso.

P.S.Bom topico,gostei particularmente de ler.
Justo
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 65
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA
Kms:

Mensagem  Justo em Sab 26 Jun 2010, 00:46

Boas,

em minha opinião apenas lhe falta a 6.ª e uma protecção aerodinamica mais eficaz. Estou a falar da XL700VA, ainda não experimentei outra.
Justo
Frederico Santos
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 258
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: GS700F
Kms: 0

Mensagem  Frederico Santos em Qua 30 Jun 2010, 21:59

Frederico Santos escreveu:no meu caso que tenho uma 700 com abs, as 2 coisas menos boas que tem são:

........

Relativamente ao pinhão, hás de me dizer a que velocidade vais quando estás às 6000rpm (interessam-me tanto o valor no velocímetro como o valor que disser o GPS quando com boa recepção de satélites).[/quote]

no gps não me lembro mas no velocimetro da mota as 6000RPM vou a 150Km/h

SÓ HÁ 2 TIPOS DE TRAILS AS TRANSALP E AS OUTRAS

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 21 Out 2018, 18:35