Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Suspensão da Frente

Compartilhe

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 386
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Suspensão da Frente

Mensagem  santosam em Sex 02 Jul 2010, 16:08

Boas,
ando com 2 problemas na suspensão na frente. Penso que o são mas o melhor é explicar aqui aos entendidos:
1. Quando travo a fundo em alcatrão, acho que a frente afunda muito e a roda de trás facilmente bloqueia se usar o travão de trás. Acreditem que fico com algum medo...
2. A dar curvas a muito baixa velocidade, tipo a estacionar, a roda da frente saltita e parece que quer escorregar. Não sei se é efeito do motor em V estar a baixa rotação...
Vocês já experimentaram isso?
Eu vou mudar o óleo da suspensão, porque a minha azulinha tem 18 anos e não faço ideia se alguma vez mudou o óleo. Acham que vai resolver?
Alex
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Re: Suspensão da Frente

Mensagem  Transouto em Sex 02 Jul 2010, 17:49

Só te posso responder à primeira questão.....Acho que quando mudares o óleo vai resolver alguma coisa, eu tenho a minha desde 2006 e já lhe mudei o óleo, esta é uma manutenção que deve ser feita..Quanto ao afundar, eu também noto, e acho que seja normal nas nossas motas, ele trava bem, pois agora no verão, ouve-se a roda da frente a "chiar" no asfalto polido....Quanto ao saltitar, a mim não me acontece....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1071
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Sex 02 Jul 2010, 20:28

Boas

Já viste a pressão do pneu 2bares

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 149
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  red46 em Sab 03 Jul 2010, 00:13

Boas.

A minha TA também tem esse problema de afundar a suspensão. A minha é de 1994 e nunca mudou o óleo, neste momento deve de ser água

Para tentar resolver essa questão, vou mudar as molas por umas progressivas e o óleo por novo

Boas curvas
Frederico Santos
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 258
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: GS700F
Kms: 0

Mensagem  Frederico Santos em Sab 03 Jul 2010, 22:03

boas a minha é de 2009 e tmb afunda a frente quando travo mais a fundo, mas isso é normal nestas moTAs devido a suspensão ter de ser mola para em offroad não andarmos aos saltos, em relaçao ao saltitar a roda a minha tmb faz isso mas acho que é do ABS

SÓ HÁ 2 TIPOS DE TRAILS AS TRANSALP E AS OUTRAS

Suricata
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 33
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  Suricata em Dom 04 Jul 2010, 18:12

tenho uma de 2003 e tinha esse problema de afundar a frente e de a roda de trás bloquear... . Não gostava nada daquilo e resolvi mudar as molas e o oleo da suspensão da frente.
está sopinpa, 5*!
coloquei umas molas da WP e está deveras melhor. Agora ando a pensar em mudar o banco pois este ainda não cheguei a Aveiro já vou com o "governo", rabo e parte das pernas dormentes.... lá se vão mais 200€... mas enfim é por/para uma boa causa/menina!

PS - fiz isso na Dealermoto na Maia.
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  red46 em Dom 04 Jul 2010, 23:51

Boas.

As únicas molas progressivas que encontrei foram estas ->http://www.wemoto.com/bikes/Honda/XL_600_VR_Transalp/94-95/picture/Fork_Springs_Progressive_-_Hagon_-_Pair/

Será que são boas ou é preferível comprar umas WP?
Onde se podem comprar umas da WP?
Qual é o óleo que põem com as molas progressivas?

Boas curvas
Jardel
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 360
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA700/2009
Kms: 43000

Mensagem  Jardel em Seg 05 Jul 2010, 08:55

tenta procurar no ebay...

http://global.ebay.com/

há por lá muita coisa para as TA...
miguel
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 148
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp
Kms:

Mensagem  miguel em Seg 05 Jul 2010, 09:22

boas

a minha tb afunda e bem e se há coisa k eu gosto nas trails é o grande percurso da suspenão da frente, dá muita confiancsa a travar.
agora o k acontece quando a TA está afundada é k a carga da mota passa toda para a roda da frente e o cheirinho no travão de trás quando iniciamos a travagem nesta altura será suficiente para bloquear a roda de trás.
para quem não tem ABS( cumo a mim ) tem de ter cuidado e pé leve a travar. se vamos a curvar e temos de travar aí dá para apanhar uns sustos bons, agora a travar em linha recta é só levantar o pé k a TA não vai a lado nenhum, só faz barulho.

as minhas suspensões da frente com 8 anitos e mais de 30000km estão novas, não precisam de nada e ainda vão durar uns bons tempos assim.

embrasses
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 382
Masculino

Mensagem  psm em Ter 06 Jul 2010, 00:15

Para a transalp 600 podem ver as molas da Hyperpro, www.hyperpro.com Também têm a mola progressiva para o amortecedor traseiro. Eu ainda continuo a estudar o que fazer, mas eu quero e melhorar o desempenho em fora de estrada.

red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  red46 em Ter 06 Jul 2010, 00:57

Boas.

Eu mandei um email a pedir preços para as molas da Hyperpro e já sei +/- o preço das WP. Depois logo vejo quais vão ser instaladas na minha TA.

Boas curvas
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  red46 em Sab 02 Abr 2011, 00:56

Boas.

Encontrei num fórum uma solução muito boa, diz o user, para a suspensão da Transalp. Pela opinião dele, é a melhor modificação para a Transalp, sem mudar por completo a suspensão. Fica o link onde fala sobre as ditas peças.
->http://www.xrv.org.uk/forums/transalp/38183-best-transalp-fork-mod.html

Boas curvas
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  Cou em Seg 08 Fev 2016, 21:49

Boas...
Venho por cá pedir ajuda...
Gostava de colocar uns ajustes de preload na suspenção da TA...
Tem uns acessíveis no ebay mas tenho duvidas nas medidas por isso peço ajuda...
Sei que muito material da cbr6550 e compativel masssss
http://www.ebay.co.uk/itm/Fork-Black-Preload-Adjusters-Fit-Honda-CBR650F-14-15-/262181399786?hash=item3d0b3aacea:g:DQsAAOSwf-VWZp9y
Ou TA são iguais 650 ? a medida
http://www.ebay.ie/itm/Black-CNC-Preload-Fork-Cap-Adjusters-For-Honda-XLV-600-TRANSALP-1989-1997-/401038294567?hash=item5d5fbebe27:g:4r0AAOSwfZ1WZU3O

Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 09 Fev 2016, 18:46

Boas Cou, desconhecia essas peças, na minha colocaram uns espacadores, mas feitos em oficina e sem possibilidade de afinação. Se quiseres mais pormenores, apita.

V

Transalp é Transalp e mai nada..
PedroF
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 224
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
Kms: 40k

Mensagem  PedroF em Dom 14 Fev 2016, 12:17

Cou,

Relativamente às suspensões,a da TA 650 é igual à da TA 600 97-99.

Por uma pesquisa rápida só se encontram essas peças para as TA 600 até 97. Para a TA 650 só encontrei ao dobro do preço.

Se não estás a pensar andar sempre a alterar a suspensão utilizas a solução do Transouto e colocas uns espaçadores verificas o diametro interno das varas e se calhar até arranjas varão de nylon com esse diametro e é só cortares uns pedaços. Caso não encontres mandas tornear e pedes para te fazerem uns com um cm de altura e outros com 0,5cm.
Tiras as tampas colocas os espaçadores vais vendo com incrementos de 0,5cm. Por cada par de 0,5 sustituis por 1 cm...

Solução económica, mais trabalhosa de afinar e tem a desvantagem de não ser prática para alterar rapidamente o pre-load.

PedroF

A vida é uma moto! Não tem marcha a trás.
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  Cou em Dom 14 Fev 2016, 18:37

Boas...
A minha duvida era essa se as medidas da bainha da TA 600 tem o mesmo diâmetro da TA 650...
Para o dia a dia eu gosto da suspenção original pois aqui na aldeia estradas em paralelo esta mesmo no ponto...
Só quando faço raramento umas escapadinhas pelas autorutes ai sim um pouco mais durita ficava no ponto

Coutada

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 15:12