Apoios da Roda da frente desapertados. 1286630276Apoios da Roda da frente desapertados. 57540211Apoios da Roda da frente desapertados. 2438059070

Apoios da Roda da frente desapertados.

Dimiranda
Dimiranda
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 126
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
Kms: 25000

Apoios da Roda da frente desapertados. Empty Apoios da Roda da frente desapertados.

Mensagem  Dimiranda em Qua 28 Jul 2010, 23:27

Boa noite,

Mudei á pouco tempo os pneus da TA (frente e trás) e hoje quando a estava a lavar notei que o apoio da roda da frente estava ligeiramente desapertado. A minha dúvida é se esta folga é mesmo assim ou será que o tipo da oficina não apertou bem? junto vão umas fotos a mostrar o sitio exacto.
A mota é uma TA de 2001 650

Alguem me pode ajudar?

]Apoios da Roda da frente desapertados. 100728204201[/URL][/url]

]Apoios da Roda da frente desapertados. 100728204144[/URL][/url]
Paulo Costa
Paulo Costa
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 114
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
Kms:

Apoios da Roda da frente desapertados. Empty É mesmo de preocupar

Mensagem  Paulo Costa em Qua 28 Jul 2010, 23:38

Esses dois parafusos são mesmo para apertar bem, convém ver se o interior da rosca não está danificado, mas pode ter sido um esquecimento, bastante lamentável.

Grande Abraço
Paulo Costa
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Apoios da Roda da frente desapertados. Empty Re: Apoios da Roda da frente desapertados.

Mensagem  santosam em Qui 29 Jul 2010, 00:37

De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.
RainMaker
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1740
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Apoios da Roda da frente desapertados. Empty Re: Apoios da Roda da frente desapertados.

Mensagem  RainMaker em Qui 29 Jul 2010, 10:09

santosam escreveu:De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.

Boas,

dá a sensação que a peça foi colocada "de pernas para o ar" sim...

De qualquer forma, os parafusos deviam estar apertados até ao limite (atenção, não é para partir Very Happy )

RainMaker

=================================================================================================================

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Qui 29 Jul 2010, 11:52

RainMaker escreveu:
santosam escreveu:De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.

Boas,

dá a sensação que a peça foi colocada "de pernas para o ar" sim...

De qualquer forma, os parafusos deviam estar apertados até ao limite (atenção, não é para partir Very Happy )

RainMaker

Esses parafusos são para ser apertados a 12 Nm, caso tenhas uma chave dinamométrica. A olho posso-te dizer que se fizeres muita força partes o parafuso, porque 12 Nm não é muito aperto...
TrAnsAlper
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8338
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 29 Jul 2010, 20:51

Dimiranda, aconselho-te a não rolares muito tempo com a moTA nessas condições.Obviamente está mal apertado (ou colocado) e pode meter a tua segurança em risco.Além de poder ainda causar danos maiores na mota.Não facilites e vai à oficina onde te mudaram os pneus...

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Apoios da Roda da frente desapertados. 546217  Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Dimiranda
Dimiranda
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  Dimiranda em Qui 29 Jul 2010, 22:25

Agora é que fiquei mesmo preocupado com isto tudo.... Hoje passei na Motorway onde fiz a revisão á cerca de duas semanas e o mecanico que fez a dita revisão disse que era normal....a seguir fui á oficina onde fiz a mudança dos pneus e mais uma vez o tipo disse que era assim mesmo...até sugeriu ir dar uma vista de olhos na transalp que estava no final da rua, mas quando lá cheguei o Transalper já tinho ido embora.

O que é certo é que não fiquei muito convencido com as explicações que os tipos da oficina me deram e agora que li os vossos comentarios ainda fiquei mais confuso....
Estou sem saber que fazer...ir á oficina e pedir para me apertarem isso é estár a por em causa o trabalho deles.... Apoios da Roda da frente desapertados. Kopfschuettel Talvez exprimente ir a outro sitio...
TrAnsAlper
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8338
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 29 Jul 2010, 22:34

Não sou perito na matéria, mas sinceramente isso não me parece normal.Como também não me parece normal um mecânico dizer-te que isso está bem assim.Até pode estar seguro e não acontecer nada...A mim já aconteceu um perno desses partir quando estavam a mudar o pneu da frente e substituiram por outro.
Mas nunca fiar.A peça tem que estar apertada como está em cima e não é preciso ser um expert em mecânica.A foto é bem esclarecedora.
Não vale a pena ficares assustado mas também não facilites, Dimiranda.É o melhor conselho que te posso dar. Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_wink

Um abraço para ti e boas transalpadas.

Apoios da Roda da frente desapertados. 546217  Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
antonio.q
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Sex 30 Jul 2010, 00:21

Apoios da Roda da frente desapertados. DSC01603
O que me parece é que não foi apertado por igual em cima e em baixo. Mas isso é fácil de resolver. Pegas numa das chaves da ferramenta da moto e desapertas em cima e apertas um pouco em baixo.Na minha moto aperto até ficar preso e depois dou mais um toque, até agora não perdi a roda.
Tens aí uma foto da minha roda e podes ver que, não sei como se chama aquilo, mas podes ver que a peça que prende o eixo não fecha totalmente e nunca fechou, se bem me lembro. Tens é de ajustar para ficar mais equlibrado.
Não tenhas medo, anda...
Se os mecânicos dizem que está bem, tens de confiar. Mas tens de começar a mexer na moto para saber como são alguns pormenores e ver como são as posições dos parafusos e outras peças.

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
tigusto
tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Sex 30 Jul 2010, 10:59

Boas!
Verificar se a peça está de pernas para o ar ou não é fácil pois ela, na sua parte exterior, tem escrita a palavra "UP". Assim sendo é só dar uma olhadela para ver se está bem.
Quanto ao facto de a peça na parte inferior não estar "fechada" totalmente também me parece correcto já que tal solução permite que o aperto se efectue num ajuste progressivo tendo em conta que as duas fixações de cima ajustam totalmente as peças em encosto e as duas de abaixo ajustam as peças prograssivamente quase como se de um eixo em cima se tratasse.
É de facto importante a força do aperto. Consultei o manual técnico que tenho aqui comigo (Revue Moto Technique Transalp 600 ) e a solução técnica é a mesma da Transalp 650 sendo o momento de aperto para esses quatro parafusos de 1,0 a 1,4 m.kg (atenção que esta é uma norma de medida diferente de Nm).
O factor de conversão é o seguinte: 1 quilograma-força metro = 9,8065 N m
Na minha Transalp 650 de 2003 a foto que colocaste podia ser a da minha moTA, pelo que me parece estar tudo ok com a tua.
Já agora confirma a força do aperto e dá uma vista de olhos às Transalps que por aí encontrares.
Depois diz de tua justiça.
Abraço.

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/
jfvf87
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 30 Jul 2010, 13:19

A propria cabeça do parafuso define(também diametro e inscrições) o intervalo de binário de aperto. Como o santosam já disse o aperto é cerca de 1.2Kg/m(não confirmo mas posso ver no manual de serviço).

Um parafuso apertado "à mão" difícilmente fica com o aperto certo. Apertar demasiado está longe de ser boa política, pode danificar as roscas e a cabeça do parafuso pode perder a capacidade de fixação.
Concerteza que já muita gente julgou ter apertado bem parafusos e ao final de algum tempo aparece algum desapertado e a razão é mesmo essa ter excedido o intervalo do binário de aperto e a cabeça ter perdido a propriadade de fixação.
Por isso, quem não tiver chave dinamométrica ou tiver dúvidas quanto à qualidade da mesma é deitar uma gota de cola de parafusos no inicio da rosca e ao apertar tentar imaginar 1.2kg de força à distância de 1 metro(o valor de aperto depende obviamente de cada parafuso).
Tambem pela mesma razão algumas porcas e parafusos só fazem um aperto uma vez e não é só na Honda, se houver necessidade de intervir nesses parafusos mesmo que aparentem estar em perfeito estado devem ser substituídos por novos.

Atênção que não passo de um curioso e na zona que é não se justifica gastar dinheiro por uma chave dinamométrica, cola fica mais em conta e serve bem para parafusos da caixa do filtro de ar, parafusos das tampas do nível do óleo entre outros. (minha opinião)

Quem for curioso pode encontrar fácilmente o curso de mecânico da Honda na internet e é logo matéria dos primeiros capitulos ou consultar a Wikipédia.

Essas peças (em principio) só têm uma posição de encaixe apesar de parecerem absolutamente simétricas(devem ter uma marca). Por isso é que o manual de serviço dá sempre jeito, nada que não se resolva com uma pm.
Quem apertou isso parece que o fez de olhos fechados mas mais uma vez não passo de um curioso.

Cumprimentos
João Faustino
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Sex 30 Jul 2010, 22:53

Um aparte: comprei no ebay uma chave dinamométrica muito em conta, com estojo e tudo. Vale bem a pena. Este link é para a chave sem estojo: http://cgi.ebay.co.uk/Draper-3-8-Drive-Reversible-Ratchet-Torque-Wrench_W0QQitemZ130405804897QQihZ003QQcategoryZ30922QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
jfvf87
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 00:26

Hoje comprei uma chave dinamométrica por 15 euros no Lidl de Santa Marta, perto de Corroios. 14.99 euros para ser mais certeiro!!! Mostrei ao mecânico e disse que na oficina tiveram uma igual e aguentou bastante tempo. Também disse que não aguentou mais porque servia para desapertar parafusos das rodas dos carros etc. Por tanto, pelo preço é de aproveitar. O único senão é que trabalha entre o 4kg e os 21kg.
Vem com um acrescento, três chaves de caixa, instruções e obviamente a o roquete. Tudo na caixa.
Aqui fica a dica Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_exclaim
Outra coisa não sei como está o stock noutras lojas Lidl mas se não encontrarem posso reservar algumas, é só uma apitadela mas rápido Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_smile. Ainda vou tirar uma foto...

Cumprimentos
João Faustino
jfvf87
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 00:39

Aqui está:

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0506

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0507

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0508

Hoje era dia de tirar o motor fora da mota mas acabou por ser dia de passeio que também faz parte.

E até amanhã Apoios da Roda da frente desapertados. Sleep
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Seg 02 Ago 2010, 12:35

Vou já ao Lidl comprar uma dessas... a minha é de 10 a 80. Já agora: estas chaves só servem para apertar, nunca desapertar.
jfvf87
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 14:00

No manual diz que dá para desapertar mudando a patilha para a esquerda Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_lol.
Mas na minha opinião como é uma chave de precisão deve ser utilizada unicamente como chave de aperto e nunca forçada.
Outra nota sobre a chave que não tenho ideia de ter lido nas instruções mas foi me explicado pelo mecânico é que a dita deve ser guardada sempre com o aperto mínimo para não provocar tensão na mola e assim evitar que descalibre (com o tempo).

Cumprimentos
João Faustino
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Seg 02 Ago 2010, 21:18

jfvf87 escreveu:No manual diz que dá para desapertar mudando a patilha para a esquerda Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_lol.
Mas na minha opinião como é uma chave de precisão deve ser utilizada unicamente como chave de aperto e nunca forçada.
Outra nota sobre a chave que não tenho ideia de ter lido nas instruções mas foi me explicado pelo mecânico é que a dita deve ser guardada sempre com o aperto mínimo para não provocar tensão na mola e assim evitar que descalibre (com o tempo).

Cumprimentos
João Faustino

Exacto x 2 :-)
Transouto
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5388
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 03 Ago 2010, 09:57

Tal como aqui já foi referido, não me parece muito normal esta situação, no entanto, também concordo com o antonioq, deves mexer na dita peça, e assim já verificas tu mesmo o que se passa, pode ser mesmo só uma questão de divisão de folgas.....Eu tirava a peça e voltava a colocra, eu próprio, não é nada de complicado...

V

Transalp é Transalp e mai nada..
jfvf87
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 03 Ago 2010, 10:47

Concordo pleanamente com o "O pai do fórum" Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_biggrin. O que está ai não me parece bem feito e é coisa fácil de fazer mas também compreendo que quando mexemos(os curiosos) em zonas dessas andamos sempre "à coca/à espreita" a ver se não hà nenhum parafuso desapertado. Por isso, acho que devias ir à oficina expor a situação.

Cumprimentos
João Faustino
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Ter 28 Set 2010, 18:19

Estive a fazer a manutenção da roda da frente da minha Transalp e tive de tirar estas porcas várias vezes. A peça em causa da foto tem uma indicação "UP", por isso não há hipótese de engano.
O Manual indica que se devem apertar primeiro as porcas de cima e depois as de baixo, em 2 ou 3 passos, até à força de 12 Nm. Este valor é bastante baixo. Com uma chave de roquete grande, fica-se muito longe do apertado e mais um bocadinho. Sem uma chave dinamométrica vai-se desfazer a rosca, que foi o que me aconteceu uma vez e me fez ter de comprar os 4 pernos e 4 porcas novas.
Dimiranda
Dimiranda
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  Dimiranda em Qua 29 Set 2010, 09:21

Estive a verificar a posição da peça e ela está bem colocada. Quanto ao facto de estar desapertada em baixo a explicação que me deram na oficina foi exactamente o que o santosam disse "O Manual indica que se devem apertar primeiro as porcas de cima e depois as de baixo, em 2 ou 3 passos, até à força de 12 Nm", aliás o mecânico chegou me a mostrar outras transalps na oficina que estavam com essa folga....desde então tenho andado mais descansado.

Abraço
santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  santosam em Qua 29 Set 2010, 09:24

O Manual tem sempre razão...

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 26 Jun 2019, 07:51