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Mensagem  Dimiranda em Qua 28 Jul 2010, 23:27

Boa noite,

Mudei á pouco tempo os pneus da TA (frente e trás) e hoje quando a estava a lavar notei que o apoio da roda da frente estava ligeiramente desapertado. A minha dúvida é se esta folga é mesmo assim ou será que o tipo da oficina não apertou bem? junto vão umas fotos a mostrar o sitio exacto.
A mota é uma TA de 2001 650

Alguem me pode ajudar?

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Mensagem  Paulo Costa em Qua 28 Jul 2010, 23:38

Esses dois parafusos são mesmo para apertar bem, convém ver se o interior da rosca não está danificado, mas pode ter sido um esquecimento, bastante lamentável.

Grande Abraço
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Mensagem  santosam em Qui 29 Jul 2010, 00:37

De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.
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Mensagem  RainMaker em Qui 29 Jul 2010, 10:09

santosam escreveu:De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.

Boas,

dá a sensação que a peça foi colocada "de pernas para o ar" sim...

De qualquer forma, os parafusos deviam estar apertados até ao limite (atenção, não é para partir Very Happy )

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Mensagem  santosam em Qui 29 Jul 2010, 11:52

RainMaker escreveu:
santosam escreveu:De preferência verifica se essa peça de aperto está na posição correcta ou de pernas para o ar... pela foto parece descentrada em relação à parte fixa.

Boas,

dá a sensação que a peça foi colocada "de pernas para o ar" sim...

De qualquer forma, os parafusos deviam estar apertados até ao limite (atenção, não é para partir Very Happy )

RainMaker

Esses parafusos são para ser apertados a 12 Nm, caso tenhas uma chave dinamométrica. A olho posso-te dizer que se fizeres muita força partes o parafuso, porque 12 Nm não é muito aperto...
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Mensagem  TrAnsAlper em Qui 29 Jul 2010, 20:51

Dimiranda, aconselho-te a não rolares muito tempo com a moTA nessas condições.Obviamente está mal apertado (ou colocado) e pode meter a tua segurança em risco.Além de poder ainda causar danos maiores na mota.Não facilites e vai à oficina onde te mudaram os pneus...

Um abraço e boas transalpadas.


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Mensagem  Dimiranda em Qui 29 Jul 2010, 22:25

Agora é que fiquei mesmo preocupado com isto tudo.... Hoje passei na Motorway onde fiz a revisão á cerca de duas semanas e o mecanico que fez a dita revisão disse que era normal....a seguir fui á oficina onde fiz a mudança dos pneus e mais uma vez o tipo disse que era assim mesmo...até sugeriu ir dar uma vista de olhos na transalp que estava no final da rua, mas quando lá cheguei o Transalper já tinho ido embora.

O que é certo é que não fiquei muito convencido com as explicações que os tipos da oficina me deram e agora que li os vossos comentarios ainda fiquei mais confuso....
Estou sem saber que fazer...ir á oficina e pedir para me apertarem isso é estár a por em causa o trabalho deles.... Apoios da Roda da frente desapertados. Kopfschuettel Talvez exprimente ir a outro sitio...
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Mensagem  TrAnsAlper em Qui 29 Jul 2010, 22:34

Não sou perito na matéria, mas sinceramente isso não me parece normal.Como também não me parece normal um mecânico dizer-te que isso está bem assim.Até pode estar seguro e não acontecer nada...A mim já aconteceu um perno desses partir quando estavam a mudar o pneu da frente e substituiram por outro.
Mas nunca fiar.A peça tem que estar apertada como está em cima e não é preciso ser um expert em mecânica.A foto é bem esclarecedora.
Não vale a pena ficares assustado mas também não facilites, Dimiranda.É o melhor conselho que te posso dar. Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_wink

Um abraço para ti e boas transalpadas.


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Mensagem  antonio.q em Sex 30 Jul 2010, 00:21

Apoios da Roda da frente desapertados. DSC01603
O que me parece é que não foi apertado por igual em cima e em baixo. Mas isso é fácil de resolver. Pegas numa das chaves da ferramenta da moto e desapertas em cima e apertas um pouco em baixo.Na minha moto aperto até ficar preso e depois dou mais um toque, até agora não perdi a roda.
Tens aí uma foto da minha roda e podes ver que, não sei como se chama aquilo, mas podes ver que a peça que prende o eixo não fecha totalmente e nunca fechou, se bem me lembro. Tens é de ajustar para ficar mais equlibrado.
Não tenhas medo, anda...
Se os mecânicos dizem que está bem, tens de confiar. Mas tens de começar a mexer na moto para saber como são alguns pormenores e ver como são as posições dos parafusos e outras peças.


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Mensagem  tigusto em Sex 30 Jul 2010, 10:59

Boas!
Verificar se a peça está de pernas para o ar ou não é fácil pois ela, na sua parte exterior, tem escrita a palavra "UP". Assim sendo é só dar uma olhadela para ver se está bem.
Quanto ao facto de a peça na parte inferior não estar "fechada" totalmente também me parece correcto já que tal solução permite que o aperto se efectue num ajuste progressivo tendo em conta que as duas fixações de cima ajustam totalmente as peças em encosto e as duas de abaixo ajustam as peças prograssivamente quase como se de um eixo em cima se tratasse.
É de facto importante a força do aperto. Consultei o manual técnico que tenho aqui comigo (Revue Moto Technique Transalp 600 ) e a solução técnica é a mesma da Transalp 650 sendo o momento de aperto para esses quatro parafusos de 1,0 a 1,4 m.kg (atenção que esta é uma norma de medida diferente de Nm).
O factor de conversão é o seguinte: 1 quilograma-força metro = 9,8065 N m
Na minha Transalp 650 de 2003 a foto que colocaste podia ser a da minha moTA, pelo que me parece estar tudo ok com a tua.
Já agora confirma a força do aperto e dá uma vista de olhos às Transalps que por aí encontrares.
Depois diz de tua justiça.
Abraço.


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Mensagem  jfvf87 em Sex 30 Jul 2010, 13:19

A propria cabeça do parafuso define(também diametro e inscrições) o intervalo de binário de aperto. Como o santosam já disse o aperto é cerca de 1.2Kg/m(não confirmo mas posso ver no manual de serviço).

Um parafuso apertado "à mão" difícilmente fica com o aperto certo. Apertar demasiado está longe de ser boa política, pode danificar as roscas e a cabeça do parafuso pode perder a capacidade de fixação.
Concerteza que já muita gente julgou ter apertado bem parafusos e ao final de algum tempo aparece algum desapertado e a razão é mesmo essa ter excedido o intervalo do binário de aperto e a cabeça ter perdido a propriadade de fixação.
Por isso, quem não tiver chave dinamométrica ou tiver dúvidas quanto à qualidade da mesma é deitar uma gota de cola de parafusos no inicio da rosca e ao apertar tentar imaginar 1.2kg de força à distância de 1 metro(o valor de aperto depende obviamente de cada parafuso).
Tambem pela mesma razão algumas porcas e parafusos só fazem um aperto uma vez e não é só na Honda, se houver necessidade de intervir nesses parafusos mesmo que aparentem estar em perfeito estado devem ser substituídos por novos.

Atênção que não passo de um curioso e na zona que é não se justifica gastar dinheiro por uma chave dinamométrica, cola fica mais em conta e serve bem para parafusos da caixa do filtro de ar, parafusos das tampas do nível do óleo entre outros. (minha opinião)

Quem for curioso pode encontrar fácilmente o curso de mecânico da Honda na internet e é logo matéria dos primeiros capitulos ou consultar a Wikipédia.

Essas peças (em principio) só têm uma posição de encaixe apesar de parecerem absolutamente simétricas(devem ter uma marca). Por isso é que o manual de serviço dá sempre jeito, nada que não se resolva com uma pm.
Quem apertou isso parece que o fez de olhos fechados mas mais uma vez não passo de um curioso.

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Mensagem  santosam em Sex 30 Jul 2010, 22:53

Um aparte: comprei no ebay uma chave dinamométrica muito em conta, com estojo e tudo. Vale bem a pena. Este link é para a chave sem estojo: http://cgi.ebay.co.uk/Draper-3-8-Drive-Reversible-Ratchet-Torque-Wrench_W0QQitemZ130405804897QQihZ003QQcategoryZ30922QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem
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Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 00:26

Hoje comprei uma chave dinamométrica por 15 euros no Lidl de Santa Marta, perto de Corroios. 14.99 euros para ser mais certeiro!!! Mostrei ao mecânico e disse que na oficina tiveram uma igual e aguentou bastante tempo. Também disse que não aguentou mais porque servia para desapertar parafusos das rodas dos carros etc. Por tanto, pelo preço é de aproveitar. O único senão é que trabalha entre o 4kg e os 21kg.
Vem com um acrescento, três chaves de caixa, instruções e obviamente a o roquete. Tudo na caixa.
Aqui fica a dica Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_exclaim
Outra coisa não sei como está o stock noutras lojas Lidl mas se não encontrarem posso reservar algumas, é só uma apitadela mas rápido Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_smile. Ainda vou tirar uma foto...

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Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 00:39

Aqui está:

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0506

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0507

Apoios da Roda da frente desapertados. DSCF0508

Hoje era dia de tirar o motor fora da mota mas acabou por ser dia de passeio que também faz parte.

E até amanhã Apoios da Roda da frente desapertados. Sleep
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Mensagem  santosam em Seg 02 Ago 2010, 12:35

Vou já ao Lidl comprar uma dessas... a minha é de 10 a 80. Já agora: estas chaves só servem para apertar, nunca desapertar.
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Mensagem  jfvf87 em Seg 02 Ago 2010, 14:00

No manual diz que dá para desapertar mudando a patilha para a esquerda Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_lol.
Mas na minha opinião como é uma chave de precisão deve ser utilizada unicamente como chave de aperto e nunca forçada.
Outra nota sobre a chave que não tenho ideia de ter lido nas instruções mas foi me explicado pelo mecânico é que a dita deve ser guardada sempre com o aperto mínimo para não provocar tensão na mola e assim evitar que descalibre (com o tempo).

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Mensagem  santosam em Seg 02 Ago 2010, 21:18

jfvf87 escreveu:No manual diz que dá para desapertar mudando a patilha para a esquerda Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_lol.
Mas na minha opinião como é uma chave de precisão deve ser utilizada unicamente como chave de aperto e nunca forçada.
Outra nota sobre a chave que não tenho ideia de ter lido nas instruções mas foi me explicado pelo mecânico é que a dita deve ser guardada sempre com o aperto mínimo para não provocar tensão na mola e assim evitar que descalibre (com o tempo).

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Mensagem  Transouto em Ter 03 Ago 2010, 09:57

Tal como aqui já foi referido, não me parece muito normal esta situação, no entanto, também concordo com o antonioq, deves mexer na dita peça, e assim já verificas tu mesmo o que se passa, pode ser mesmo só uma questão de divisão de folgas.....Eu tirava a peça e voltava a colocra, eu próprio, não é nada de complicado...

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Mensagem  jfvf87 em Ter 03 Ago 2010, 10:47

Concordo pleanamente com o "O pai do fórum" Apoios da Roda da frente desapertados. Icon_biggrin. O que está ai não me parece bem feito e é coisa fácil de fazer mas também compreendo que quando mexemos(os curiosos) em zonas dessas andamos sempre "à coca/à espreita" a ver se não hà nenhum parafuso desapertado. Por isso, acho que devias ir à oficina expor a situação.

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Mensagem  santosam em Ter 28 Set 2010, 18:19

Estive a fazer a manutenção da roda da frente da minha Transalp e tive de tirar estas porcas várias vezes. A peça em causa da foto tem uma indicação "UP", por isso não há hipótese de engano.
O Manual indica que se devem apertar primeiro as porcas de cima e depois as de baixo, em 2 ou 3 passos, até à força de 12 Nm. Este valor é bastante baixo. Com uma chave de roquete grande, fica-se muito longe do apertado e mais um bocadinho. Sem uma chave dinamométrica vai-se desfazer a rosca, que foi o que me aconteceu uma vez e me fez ter de comprar os 4 pernos e 4 porcas novas.
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Mensagem  Dimiranda em Qua 29 Set 2010, 09:21

Estive a verificar a posição da peça e ela está bem colocada. Quanto ao facto de estar desapertada em baixo a explicação que me deram na oficina foi exactamente o que o santosam disse "O Manual indica que se devem apertar primeiro as porcas de cima e depois as de baixo, em 2 ou 3 passos, até à força de 12 Nm", aliás o mecânico chegou me a mostrar outras transalps na oficina que estavam com essa folga....desde então tenho andado mais descansado.

Abraço
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Mensagem  santosam em Qua 29 Set 2010, 09:24

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