Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

lfred

Compartilhe
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
Kms:

lfred

Mensagem  Lfred em Sex 28 Jan 2011, 18:50

Boas

O meu nome é Luis Fradinho, e sou o honrado proprietário de uma ta de 92.
Comprei a mota por acaso, tem uns riscos e mazelas, mas porta-se lindamente. Acho fantástico o equilibrio e a facilidade com que se "faz corpo" com ela (para uma mota com estes anos).
Tambem tem o tal problema de consumir oleo, já aqui referido, mas não cheira, não se vê babados... apenas requer atenção ao nivel para evitar surpresas.
Aproveito para perguntar a quem sabe. Esse problema dos vedantes das valvulas é muito difici$$$ de resolver?

PS. estou a preparar a maquina para ir ao Les a Les. Já comecei por lhe tirar o pó, ver a pressão dos pneu...

LF
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: lfred

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 28 Jan 2011, 19:39

Luís, bem vindo ao Fórum das grandes máquinas!

São cada vez mais as TA de 92 por aqui.Parece-me que esse ano também deu um boa colheita.

Quantos às tuas questões mecâncicas não sou a pessoa indicada para te ajudar, mas as opiniões dos experts vêm já a seguir.

Se quiseres também podes partilhar umas fotos da tua moTA.Temos também uma secção dedicada à apresentação nossas máquinas.

Votos de um bom LAL do qual aguardamos que nos vás dando notícias e depois partilhes uma crónica.
Diverte-te por cá e participa!

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sab 29 Jan 2011, 10:47

Boas Lfred, eu também não sou propriamente mecânica, mas acho que a pressão dos pneus, é um começo, vai rectificando... lol! Quanto ao forum, bem vindo e vai falando...

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Dom 30 Jan 2011, 12:26

Bem vindo e parabéns pela tua Transalp de 1992, tal qual a minha.
É verdade, é um belo ano e não te esqueças que tens uma Transalp fabricada no Japão e não em Itália como as seguintes depois de 1994... No outro dia um fulano da Honda quando olhou para ela disse logo isso: Vê-se logo que foi das feitas no Japão, não há ferrugem, etc...
Relativamente ao óleo: eu agora vou experimentar óleo mineral a ver se consome menos qualquer coisa, já que vi aqui um comentário sobre isso. A minha também bebe óleo mas é como tu dizes, sem cheiro ou fumo, é mesmo feitio.
Na internet o que dizem é que caso se tenha de fazer uma reparação grande ao motor se deve aproveitar para reparar isso, pois deve ser muito caro...
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Dom 30 Jan 2011, 19:16

viva santosam

Já li algures que o problema se prende com uns vedantes das valvulas, e como não sei se as cabeças podem sair sem o motor vir fora...
Mesmo assim deve ser sempre caro em mão-de-obra.
De forma que não sei se o oleo mineral vai alterar alguma coisa.
Mas nunca se sabe.
Vai mantendo informado, pois parece ser algo que afecta alguns de nós, pelo menos aqueles que tem velhotas.

Cmps,
LF
BOKE
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 131
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp 600v
Kms:

Mensagem  BOKE em Seg 31 Jan 2011, 21:26

muito bem vindo , pois esse tambem parece o mesmo problema da minha, vamos ver depois da revisao.

boke

BOKE

BOKE, ARRE QUE A CERVEJA É BOA...
http://marcolabocha-lr-boke.blogspot.com
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 01 Fev 2011, 07:47

Viva Luís

Antes de mais bem vindo.
As cabeças não saem com o motor no quadro. De qualquer maneira o que te dá ideia de serem os vedantes?
Só as juntas que têm de ser mudadas para esse trabalho são +/- 70 euros originais Honda.
A troca de óleo não passa de uma solução temporária e agrava. Apesar de uma das caracteristicas do óleo ser diminuir o atrito ele existe e é diferente em cada tipo de óleo isto implica que as peças já acamadas tenham de acamar novamente. Se for só os retentores das valvulas é melhor fazer a reparação.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Faustino

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Ter 01 Fev 2011, 09:40

A informação sobre consumo elevado de óleo:
"Normally a Transalp should not consume oil (even if Honda accepts as normal an oil consumption up to 1 ltr/1,000 km). If your Transalp is from 1987 or 1988, you may notice a growing oil consumption beyond 40 - 50,000 km, caused by worn piston rings and probably worn valve guides and worn valve seals; newer Transalps won't have this problems. You may live with this or not; if you decide to fix it, you may discover pitting on exhaust valve clearing adjusting screw, exhaust valve rocker and possibly the exhaust cam of the camshaft. This will refer only to the rear cylinder, but to all engines of this kind: the 500 cc VT500, the 650 cc Revere, the 650 cc and 750 cc Africa Twin and even the VT600C, I believe. Honda dealers likely claim that this is caused by a wrong (i.e. too small) valve gap clearence, but funny enough, it really refers just to the exhaust of the rear cylinder... Every long distance test report says this. So I don't believe this, but I have no explanation for this phenomenon. This is not a real severe fault, but once the engine is open, you may fix it. "

1. Known Problems [Internet]. [citado 2011 Fev 1];Available from: http://www.ta-deti.de/ta/knownproblems.html#oilcons

Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Ter 01 Fev 2011, 10:32

Bom dia

Antes do mais quero agradecer as respostas enviadas.

Efectivamente, já tinha a sensação que o problema deveria estar mais relacionado com o cilindro de traz.
Há algum tempo, depois de fazer uns kms de autoestrada a 160, retirei as velas. A do cilindro de traz, apesar de apresentar uma boa cor castanha, tinha marcas de oleo na rosca(????)
Outro fenomeno estranho foi ela ter derramado um pouco de oleo para o chão numa manobra improvisada para retirar a roda da frente - mota muito inclinada sob o descanso lateral para colocar macaco do outro lado - fiquei sem saber por onde é que ele saiu...

Bem. Vou continuar a fazer algumas verificações.
Hoje, em principio vão-me medir a compressão (à mota, à mota...).
Vamos ver o que dá.

De qualquer dos modo, gosto da parte em que o artigo citado pelo santosan, refere "you may live with it..."

Cmps,
LF
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Compressão Transalp 92

Mensagem  Lfred em Sex 04 Fev 2011, 14:40

Boas

Finalmente consegui medir a compressão à velhota.

O cilindro de traz mediu 10. O da frente 8 (um nada mais que Cool.

Será bom? assim assim? péssimo?
O que é estranho é o cilindro da frente apresentar menos compressão do que o de traz.
Aquilo que li, aponta sempre no sentido contrario.
O traseiro costuma ser o mais castigado, por causa de uma refrigeração mais deficiente, mas neste caso é o da frente (Transalp macha, a minha).
A carburação tambem parece melhor no de traz, a vela mais cor de chocolate, e a da frente mais clara (tambem tem andado pouco e algum tempo com ar aberto...)
A rosca da vela de traz mantem-se com oleo e a da frente seca.
Algumas ideias?

LF

tamagochi
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 26
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp xl700va
Kms: