Fumarada na minha TA de 1996

Compartilhe

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 19
    Masculino

Fumarada na minha TA de 1996

Mensagem  HugoTA em Sex 28 Jan 2011, 22:57

Antes de vos colocar algumas questões estive a pesquisar neste fórum mas não encontrei nada igual ao problema que vos vou contar a seguir.
    Comprei a minha Transalp no passado sábado e à primeira vista a mota esta bastante boa.
    Tem 60 mil quilómetros e anda lindamente. É suave, tem a potencia normal para uma mota deste género e gosto bastante de a conduzir. O único problema é que enquanto esta fria e durante os primeiros 2 quilometro sai pelo escape uma fumarada enorme e um cheiro a gasolina muito intenso. Passados esse dois quilómetros iniciais não se passa mais nada. Anda bem, não cheira a gasolina e não sai fumo nenhum do escape. Atenção que é mesmo fumo, não se trata apenas de ar quente a sair do escape num dia frio de inverno.
    Já vi que esta mota costuma dar problemas no CDI mas no meu caso a mota trabalha bem e não se nota nada no conta rotações como alguns de vós já relataram.
    Já aconteceu a alguém? Alguém tem uma ideia do que será?

Só mais uma pergunta: Fiz 240 km com um deposito até entrar na reserva. É um consumo normal?
    Obrigado e um abraço para todos.

De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 681
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XISÉLE 583 (17 foram para o fisco)
    Kms: poucos...para os 100 mil

Re: Fumarada na minha TA de 1996

Mensagem  De Sousa em Sex 28 Jan 2011, 23:24

ó diabo... fumarada...tipo preta mesma?affraid

é estranho, parece um trolei dos antigos...não meteste gasóleo?

O consumo é por aí 240/250...ou 200 na esgalha!!!

Esse escape deve estar cheio de gósmia ( leia-se resíduos) !!! Faz isso de todas as vezes que a ligas? Por dois minutos...é enquanto está fria, ou então enquanto expulsa a lixarada que se acumula no interior do escape!

Sabes se esteve muito tempo parada? Fizeste uma revisão desde que a compraste? Já verificaste o nível do óleo? sabes se o óleo que tem no motor é em condições?

Não te esqueças que compraste uma mota usada e nunca fiando, o antigo proprietário pode ser uma joia de moço, mas trata de levar a TA ao Dótor para ele mexer e fazer a mamografia, mais vale fazer já uma consulta do que mais tarde um internamento de urgência!!!

Mas realmente...fumo preto, é do camandro... cá para mim o óleo deve ser reciclado e ainda tem restos de batata frita ou pasteis de bacalhau!!!

Amigo...mecânico e quanto antes melhor!!!

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Sab 29 Jan 2011, 09:45

Não o fumo não é preto, é branco e isso é que me preocupa. Parece aqueles carros velhos que consomem vários litros de óleo aos cem...
    Eu quero levar a mota para fazer uma revisão mas tenho medo que seja um problema grave no motor.
    Se fosse um problema do motor o fuma não parava a fim de 2 quilómetros certo?

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 91 800

Mensagem  Transouto em Sab 29 Jan 2011, 11:00

HugoTA escreveu:Não o fumo não é preto, é branco e isso é que me preocupa. Parece aqueles carros velhos que consomem vários litros de óleo aos cem...
    Eu quero levar a mota para fazer uma revisão mas tenho medo que seja um problema grave no motor.
    Se fosse um problema do motor o fuma não parava a fim de 2 quilómetros certo?

Eu acho que sim, mas a minha Transalp é de 2006 e quando ligo faz algum fumo branco, ou fez algum dia, sinceramente nem tenho reparado, mas entretanto vejo e também te digo....Quanto á revisão, acho que devias fazer mesmo, a Transalp não tem doenças graves....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 681
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XISÉLE 583 (17 foram para o fisco)
    Kms: poucos...para os 100 mil

Mensagem  De Sousa em Sab 29 Jan 2011, 11:39

Se manda um fumozito durante uns minutos, deve mesmo ser lixo que se encontra no sistema de escape, mas pode tratar-se de condensação, ou seja, pode ser ressoado dentro da exaustão.

Tenta ver se saem residuos oleosos com esse fumo.

Segundo algum mecânico uma vez me disse, é bom a TA consumir algum óleo, porque se não o fizesse poderia causar condensação no motor...eu fiquei de boca aberta, mas a pessoa que me disse é conceituadissima nas duas rodas, por isso ainda que incrédulo, acreditei.

Por isso o melhor mesmo é começar a verificar isso da frente para trás, ou seja do motor para o escape, porque pode muito bem, ser um problema de condensação no motor que passa em aquecimento, mas o bicho anda por lá!!!

Normalmente quando o fumo é branco é porque "habemos papa" e por isso vai ao mecânico... ainda assim verifica o nível do óleo, porque deve estar nas lonas!!!

ddgomes
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 26
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 58000

Mensagem  ddgomes em Sab 29 Jan 2011, 12:35

Boas,

Uma "fumarada" branca, a sair do escape quando se poe a moto a trabalhar, principalmente com tempo frio, é perfeitamente normal. Alias, o que sai pelo escape(ou pelo menos aquilo a que me refiro) nao é "fumo" mas sim vapor de agua. Nao te esquecas que, ao pores o motor a trabalhar saem gazes quentes para um tudo de escape que esta "gelado".... Assim que o escape aquece, a "fumarada" acaba.
    Tanto na minha TA como na PAN verifico este fenomeno. Se comprei a TA usada, ja a PAN comprei-a zero Kms e garanto eu, sempre bem assistida no concessionario (e ja vai com 125 mil Kms) cheers cheers .

De qualquer maneira uma revisao logo a seguir a compra, é sempre uma boa opcao. Assim passas a ter uma referencia certa, em termos de manutencao. A minha TA foi ao Sr. Dr assim que me foi entregue ....

Abraço,

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Sab 29 Jan 2011, 14:50

A TA já vai ao mecânico na 2º feira, marquei uma revisão.
    O fumo não tem que ver com gases quentes a sair do escape num dia frio, é outra coisa.
    Os gases saem com um cheio intenso a gasolina e fico com a impressão que a gasolina não esta a ser queimada na totalidade.
    Já falei com o mecânico e ele vai ver o que se passa. Espero que não seja um problema grave.

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sab 29 Jan 2011, 20:36

Ficamos a aguardar as novidades e o resultado das "análises".

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

jfvf87
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 505
    Masculino

Mensagem  jfvf87 em Seg 31 Jan 2011, 08:03

Hugo a mota pega bem?
    Esse cheiro a gasolina vem de onde? Se colocares a mão no escape e sentires cheiro a gasolina então as velas (em príncipio) poderão não estar a fazer o trabalho delas. Se o cheiro a gasolina vier do filtro de ar então poderás ter valvulas a não fechar completamente devido a má afinação ou desgaste e má queima.
    Já viste o filtro de ar se está limpo?
    Assim de repente fumo no escape da TA pode ter origem em:
    1 - Condensação no escape mas basta deixar lá mão uns segundos e fica molhada.
    2 - Pode acontecer estar a consumir líquido do rádiador atraves dos cilindros, junta queimada ou cabeça mas ai nota-se o líquido a desaparecer. A quente é mais fácil de ver porque o líquido expande e passa por todas as fugas.
    3 - Pode ser retentores e guias das valvulas gastos que deixam passar óleo para a camara de combustão.
    4 - E pode ser segmentos cansados.
    Também podes ter a combinação de problemas.
    Aconcelho-te o mesmo que já disseram. Fazer uma revisão o quanto antes mesmo que seja só para ver o estado do material (óleos, filtros, velas e afinações).
    Vai relatando os avanços e se puderes coloca um video para ter uma melhor ideia.

Cumprimentos
    Faustino

BOKE
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 127
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: transalp 600v
    Kms:

Mensagem  BOKE em Seg 31 Jan 2011, 21:32

sim coloca ai depois o que o mecanico disse e o que descobriram.

boke

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 19:59

Olá malta, já tenho algumas novidades.
    Como vos tinha dito levei a mota ao mecânico e logo quando lhe falei no problema do fumo ele disse-me que deviam ser segmentos. Isso porque quando o motor aquece dilata e o óleo deixa de passar para a câmara de combustão e deixa de queimar óleo.
    Achei que podia ser isso, tem alguma razão de ser...
    Fiz a revisão à mota. Trocou Filtros, óleo e... duas velas... Alguém vê aqui alguma coisa estranha????? Duas velas numa mota que leva quatro????
    Questionei o mecânico que ficou um bocadinho atrapalhado e disse-me que ia falar com o patrão. Paguei pelo trabalho e peças 105€: 7.50€ de DUAS velas!!!!?????, 27.50€ do filtro do ar, 13,50€ do filtro do óleo, 31,50€ do óleo e 25€ da mão de obra.
    Sai de lá e parece-me que a mota faz menos fumo. Situação a confirmar amanha pela manhã.
    Resumindo e concluindo: Devo confiar neste artista? É um preço justo a pagar por uma revisão? Conhecem alguém na zona do Porto que não seja ladrão e que me possa dizer ao certo o que se passa com a mota? É possível uma TA com 60 mil quilómetros precisar de segmentos?
    Desculpem a quantidade de dúvidas e perguntas mas cada vez mais acho que se queremos bem feito devemos ser nós a fazer.

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 20:06

jfvf87 escreveu:Hugo a mota pega bem?
    Esse cheiro a gasolina vem de onde? Se colocares a mão no escape e sentires cheiro a gasolina então as velas (em príncipio) poderão não estar a fazer o trabalho delas. Se o cheiro a gasolina vier do filtro de ar então poderás ter valvulas a não fechar completamente devido a má afinação ou desgaste e má queima.
    Já viste o filtro de ar se está limpo?
    Assim de repente fumo no escape da TA pode ter origem em:
    1 - Condensação no escape mas basta deixar lá mão uns segundos e fica molhada.
    2 - Pode acontecer estar a consumir líquido do rádiador atraves dos cilindros, junta queimada ou cabeça mas ai nota-se o líquido a desaparecer. A quente é mais fácil de ver porque o líquido expande e passa por todas as fugas.
    3 - Pode ser retentores e guias das valvulas gastos que deixam passar óleo para a camara de combustão.
    4 - E pode ser segmentos cansados.
    Também podes ter a combinação de problemas.
    Aconcelho-te o mesmo que já disseram. Fazer uma revisão o quanto antes mesmo que seja só para ver o estado do material (óleos, filtros, velas e afinações).
    Vai relatando os avanços e se puderes coloca um video para ter uma melhor ideia.

Cumprimentos
    Faustino

Olá Faustino.
    A mota pega bem e sem problemas. Não se trata de condensação, o cheio vem dos gases de escape. Não vejo qualquer tipo de liquido, o motor esta com óptimo aspecto, não baba por lado nenhum.
    Cheio a gasolina pelo filtro de ar? Desculpa a minha ignorância mas onde fica o filtro do ar? Embarassed
    Dá-me impressão que o cheio FORTE a gasolina vem apenas do escape e apenas nos primeiros minutos de funcionamento o que me leva a pensar que realmente podem ser os segmentos...
    Já agora, se for esse o caso isso é comum acontecer nas TA? Por quanto pode ficar uma brincadeira destas?
    Obrigado Smile

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 01 Fev 2011, 22:18

HugoTA escreveu:
    Cheio a gasolina pelo filtro de ar? Desculpa a minha ignorância mas onde fica o filtro do ar? Embarassed

Está por detrás da carenagem esquerda, preso com três parafusos. Assim:

HugoTA escreveu:
    Já agora, se for esse o caso isso é comum acontecer nas TA? Por quanto pode ficar uma brincadeira destas?

Não é comum num motor bem tratado, mesmo com quilometragens elevadas. O motor da TA é um dos mais simples e robustos motores de motos que foram fabricados.

Um motor aberto para mudar segmentos (se for esse o problema) deve levar também juntas novas e implica sempre alguma mão de obra. Há algumas coisas que é de bom senso aproveitar para verificar/mudar se tiveres que abrir o motor. Os retentores das válvulas (responsáveis por algum consumo de óleo em motores com algum uso) e a corrente de distribuição, dependendo do seu estado. Verifica também o estado de desgaste dos discos de embraiagem.

Já conseguiste perceber se a bicha está a gastar óleo?

Zé Paulo.

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 01 Fev 2011, 22:41

HugoTA escreveu:
    Fiz a revisão à mota. Trocou Filtros, óleo e... duas velas... Alguém vê aqui alguma coisa estranha????? Duas velas numa mota que leva quatro????
    Questionei o mecânico que ficou um bocadinho atrapalhado e disse-me que ia falar com o patrão. Paguei pelo trabalho e peças 105€: 7.50€ de DUAS velas!!!!?????, 27.50€ do filtro do ar, 13,50€ do filtro do óleo, 31,50€ do óleo e 25€ da mão de obra.
    Sai de lá e parece-me que a mota faz menos fumo. Situação a confirmar amanha pela manhã.
    Resumindo e concluindo: Devo confiar neste artista? É um preço justo a pagar por uma revisão? Conhecem alguém na zona do Porto que não seja ladrão e que me possa dizer ao certo o que se passa com a mota? É possível uma TA com 60 mil quilómetros precisar de segmentos?
    Desculpem a quantidade de dúvidas e perguntas mas cada vez mais acho que se queremos bem feito devemos ser nós a fazer.

Parecem-me preços normais para uma oficina. Para ficares com o custo por metade e poupares os 25 € da mão de obra, é comprares tu mesmo mesmo as peças (e o óleo) e montá-las... Nunca mudei velas na TA mas são de facto 4 e li que algumas são chatas de mudar (acessibilidade difícil). Ter mudado só duas pode ser preguiça ou desconhecimento?... O mecânico fez-te (apenas) o óbvio numa revisão de rotina...

Não é normal uma moto (para mais uma TA) com 60.000 kms precisar de segmentos se tiver tido uma vida "normal" (sem incidentes) e a manutenção básica regular semelhante que acabas de fazer. Há uma coisa que deves compreender: a moto MARCA 60 mil, não quer dizer que os tenha... Precisas de um mecânico bastante experiente que possa avaliar, com bom grau de certeza, se precisas de abrir o motor. Aqui em Bragança saberia aconselhar-te, mas não aí pelo Porto...

Zé Paulo.

HugoTA
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 23:49

Obrigado Zé Paulo, pela excelente explicação da zona do filtro Wink
    Eu vou tentar colocar fotos da mota para vocês perceberem o estado dela. Parece estar em óptimo estado, pelo menos que sempre foi bem tratada. Acredito que os quilómetros não sejam os reais mas não me acredito que tenha sido mal tratada.
    Amanha vou andar com ela e já vou perceber se melhorou alguma coisa. Parece que não sai tanto fumo mas o cheiro a gasolina mantém-se.
    Antes de mexer no motor vou tentar ouvir uma segunda opinião.
    Obrigado, eu vou dano noticias.

Data/hora atual: Sex 25 Maio 2012, 06:22