Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Fumarada na minha TA de 1996

Compartilhe

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 100
Masculino

Fumarada na minha TA de 1996

Mensagem  HugoTA em Sex 28 Jan 2011, 22:57

Antes de vos colocar algumas questões estive a pesquisar neste fórum mas não encontrei nada igual ao problema que vos vou contar a seguir.
Comprei a minha Transalp no passado sábado e à primeira vista a mota esta bastante boa.
Tem 60 mil quilómetros e anda lindamente. É suave, tem a potencia normal para uma mota deste género e gosto bastante de a conduzir. O único problema é que enquanto esta fria e durante os primeiros 2 quilometro sai pelo escape uma fumarada enorme e um cheiro a gasolina muito intenso. Passados esse dois quilómetros iniciais não se passa mais nada. Anda bem, não cheira a gasolina e não sai fumo nenhum do escape. Atenção que é mesmo fumo, não se trata apenas de ar quente a sair do escape num dia frio de inverno.
Já vi que esta mota costuma dar problemas no CDI mas no meu caso a mota trabalha bem e não se nota nada no conta rotações como alguns de vós já relataram.
Já aconteceu a alguém? Alguém tem uma ideia do que será?

Só mais uma pergunta: Fiz 240 km com um deposito até entrar na reserva. É um consumo normal?
Obrigado e um abraço para todos.
De Sousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 814
Masculino

A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
Kms: ...

Re: Fumarada na minha TA de 1996

Mensagem  De Sousa em Sex 28 Jan 2011, 23:24

ó diabo... fumarada...tipo preta mesma?affraid

é estranho, parece um trolei dos antigos...não meteste gasóleo?

O consumo é por aí 240/250...ou 200 na esgalha!!!

Esse escape deve estar cheio de gósmia ( leia-se resíduos) !!! Faz isso de todas as vezes que a ligas? Por dois minutos...é enquanto está fria, ou então enquanto expulsa a lixarada que se acumula no interior do escape!

Sabes se esteve muito tempo parada? Fizeste uma revisão desde que a compraste? Já verificaste o nível do óleo? sabes se o óleo que tem no motor é em condições?

Não te esqueças que compraste uma mota usada e nunca fiando, o antigo proprietário pode ser uma joia de moço, mas trata de levar a TA ao Dótor para ele mexer e fazer a mamografia, mais vale fazer já uma consulta do que mais tarde um internamento de urgência!!!

Mas realmente...fumo preto, é do camandro... cá para mim o óleo deve ser reciclado e ainda tem restos de batata frita ou pasteis de bacalhau!!!

Amigo...mecânico e quanto antes melhor!!!

=================================================================================================================

OS MOTOCICLISTAS COMPREENDEM PERFEITAMENTE PORQUE OS CÃES PÕEM A CABEÇA DE FORA QUANDO ANDAM DE CARRO

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Sab 29 Jan 2011, 09:45

Não o fumo não é preto, é branco e isso é que me preocupa. Parece aqueles carros velhos que consomem vários litros de óleo aos cem...
Eu quero levar a mota para fazer uma revisão mas tenho medo que seja um problema grave no motor.
Se fosse um problema do motor o fuma não parava a fim de 2 quilómetros certo?
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sab 29 Jan 2011, 11:00

HugoTA escreveu:Não o fumo não é preto, é branco e isso é que me preocupa. Parece aqueles carros velhos que consomem vários litros de óleo aos cem...
Eu quero levar a mota para fazer uma revisão mas tenho medo que seja um problema grave no motor.
Se fosse um problema do motor o fuma não parava a fim de 2 quilómetros certo?

Eu acho que sim, mas a minha Transalp é de 2006 e quando ligo faz algum fumo branco, ou fez algum dia, sinceramente nem tenho reparado, mas entretanto vejo e também te digo....Quanto á revisão, acho que devias fazer mesmo, a Transalp não tem doenças graves....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
De Sousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 814
Masculino

A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
Kms: ...

Mensagem  De Sousa em Sab 29 Jan 2011, 11:39

Se manda um fumozito durante uns minutos, deve mesmo ser lixo que se encontra no sistema de escape, mas pode tratar-se de condensação, ou seja, pode ser ressoado dentro da exaustão.

Tenta ver se saem residuos oleosos com esse fumo.

Segundo algum mecânico uma vez me disse, é bom a TA consumir algum óleo, porque se não o fizesse poderia causar condensação no motor...eu fiquei de boca aberta, mas a pessoa que me disse é conceituadissima nas duas rodas, por isso ainda que incrédulo, acreditei.

Por isso o melhor mesmo é começar a verificar isso da frente para trás, ou seja do motor para o escape, porque pode muito bem, ser um problema de condensação no motor que passa em aquecimento, mas o bicho anda por lá!!!

Normalmente quando o fumo é branco é porque "habemos papa" e por isso vai ao mecânico... ainda assim verifica o nível do óleo, porque deve estar nas lonas!!!

OS MOTOCICLISTAS COMPREENDEM PERFEITAMENTE PORQUE OS CÃES PÕEM A CABEÇA DE FORA QUANDO ANDAM DE CARRO
ddgomes
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 74
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99875

Mensagem  ddgomes em Sab 29 Jan 2011, 12:35

Boas,

Uma "fumarada" branca, a sair do escape quando se poe a moto a trabalhar, principalmente com tempo frio, é perfeitamente normal. Alias, o que sai pelo escape(ou pelo menos aquilo a que me refiro) nao é "fumo" mas sim vapor de agua. Nao te esquecas que, ao pores o motor a trabalhar saem gazes quentes para um tudo de escape que esta "gelado".... Assim que o escape aquece, a "fumarada" acaba.
Tanto na minha TA como na PAN verifico este fenomeno. Se comprei a TA usada, ja a PAN comprei-a zero Kms e garanto eu, sempre bem assistida no concessionario (e ja vai com 125 mil Kms) cheers cheers .

De qualquer maneira uma revisao logo a seguir a compra, é sempre uma boa opcao. Assim passas a ter uma referencia certa, em termos de manutencao. A minha TA foi ao Sr. Dr assim que me foi entregue ....

Abraço,

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Sab 29 Jan 2011, 14:50

A TA já vai ao mecânico na 2º feira, marquei uma revisão.
O fumo não tem que ver com gases quentes a sair do escape num dia frio, é outra coisa.
Os gases saem com um cheio intenso a gasolina e fico com a impressão que a gasolina não esta a ser queimada na totalidade.
Já falei com o mecânico e ele vai ver o que se passa. Espero que não seja um problema grave.
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sab 29 Jan 2011, 20:36

Ficamos a aguardar as novidades e o resultado das "análises".

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 31 Jan 2011, 08:03

Hugo a mota pega bem?
Esse cheiro a gasolina vem de onde? Se colocares a mão no escape e sentires cheiro a gasolina então as velas (em príncipio) poderão não estar a fazer o trabalho delas. Se o cheiro a gasolina vier do filtro de ar então poderás ter valvulas a não fechar completamente devido a má afinação ou desgaste e má queima.
Já viste o filtro de ar se está limpo?
Assim de repente fumo no escape da TA pode ter origem em:
1 - Condensação no escape mas basta deixar lá mão uns segundos e fica molhada.
2 - Pode acontecer estar a consumir líquido do rádiador atraves dos cilindros, junta queimada ou cabeça mas ai nota-se o líquido a desaparecer. A quente é mais fácil de ver porque o líquido expande e passa por todas as fugas.
3 - Pode ser retentores e guias das valvulas gastos que deixam passar óleo para a camara de combustão.
4 - E pode ser segmentos cansados.
Também podes ter a combinação de problemas.
Aconcelho-te o mesmo que já disseram. Fazer uma revisão o quanto antes mesmo que seja só para ver o estado do material (óleos, filtros, velas e afinações).
Vai relatando os avanços e se puderes coloca um video para ter uma melhor ideia.

Cumprimentos
Faustino
BOKE
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 131
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp 600v
Kms:

Mensagem  BOKE em Seg 31 Jan 2011, 21:32

sim coloca ai depois o que o mecanico disse e o que descobriram.

boke

BOKE

BOKE, ARRE QUE A CERVEJA É BOA...
http://marcolabocha-lr-boke.blogspot.com

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 19:59

Olá malta, já tenho algumas novidades.
Como vos tinha dito levei a mota ao mecânico e logo quando lhe falei no problema do fumo ele disse-me que deviam ser segmentos. Isso porque quando o motor aquece dilata e o óleo deixa de passar para a câmara de combustão e deixa de queimar óleo.
Achei que podia ser isso, tem alguma razão de ser...
Fiz a revisão à mota. Trocou Filtros, óleo e... duas velas... Alguém vê aqui alguma coisa estranha????? Duas velas numa mota que leva quatro????
Questionei o mecânico que ficou um bocadinho atrapalhado e disse-me que ia falar com o patrão. Paguei pelo trabalho e peças 105€: 7.50€ de DUAS velas!!!!?????, 27.50€ do filtro do ar, 13,50€ do filtro do óleo, 31,50€ do óleo e 25€ da mão de obra.
Sai de lá e parece-me que a mota faz menos fumo. Situação a confirmar amanha pela manhã.
Resumindo e concluindo: Devo confiar neste artista? É um preço justo a pagar por uma revisão? Conhecem alguém na zona do Porto que não seja ladrão e que me possa dizer ao certo o que se passa com a mota? É possível uma TA com 60 mil quilómetros precisar de segmentos?
Desculpem a quantidade de dúvidas e perguntas mas cada vez mais acho que se queremos bem feito devemos ser nós a fazer.

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 20:06

jfvf87 escreveu:Hugo a mota pega bem?
Esse cheiro a gasolina vem de onde? Se colocares a mão no escape e sentires cheiro a gasolina então as velas (em príncipio) poderão não estar a fazer o trabalho delas. Se o cheiro a gasolina vier do filtro de ar então poderás ter valvulas a não fechar completamente devido a má afinação ou desgaste e má queima.
Já viste o filtro de ar se está limpo?
Assim de repente fumo no escape da TA pode ter origem em:
1 - Condensação no escape mas basta deixar lá mão uns segundos e fica molhada.
2 - Pode acontecer estar a consumir líquido do rádiador atraves dos cilindros, junta queimada ou cabeça mas ai nota-se o líquido a desaparecer. A quente é mais fácil de ver porque o líquido expande e passa por todas as fugas.
3 - Pode ser retentores e guias das valvulas gastos que deixam passar óleo para a camara de combustão.
4 - E pode ser segmentos cansados.
Também podes ter a combinação de problemas.
Aconcelho-te o mesmo que já disseram. Fazer uma revisão o quanto antes mesmo que seja só para ver o estado do material (óleos, filtros, velas e afinações).
Vai relatando os avanços e se puderes coloca um video para ter uma melhor ideia.

Cumprimentos
Faustino

Olá Faustino.
A mota pega bem e sem problemas. Não se trata de condensação, o cheio vem dos gases de escape. Não vejo qualquer tipo de liquido, o motor esta com óptimo aspecto, não baba por lado nenhum.
Cheio a gasolina pelo filtro de ar? Desculpa a minha ignorância mas onde fica o filtro do ar? Embarassed
Dá-me impressão que o cheio FORTE a gasolina vem apenas do escape e apenas nos primeiros minutos de funcionamento o que me leva a pensar que realmente podem ser os segmentos...
Já agora, se for esse o caso isso é comum acontecer nas TA? Por quanto pode ficar uma brincadeira destas?
Obrigado Smile
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 01 Fev 2011, 22:18

HugoTA escreveu:
Cheio a gasolina pelo filtro de ar? Desculpa a minha ignorância mas onde fica o filtro do ar? Embarassed

Está por detrás da carenagem esquerda, preso com três parafusos. Assim:

HugoTA escreveu:
Já agora, se for esse o caso isso é comum acontecer nas TA? Por quanto pode ficar uma brincadeira destas?

Não é comum num motor bem tratado, mesmo com quilometragens elevadas. O motor da TA é um dos mais simples e robustos motores de motos que foram fabricados.

Um motor aberto para mudar segmentos (se for esse o problema) deve levar também juntas novas e implica sempre alguma mão de obra. Há algumas coisas que é de bom senso aproveitar para verificar/mudar se tiveres que abrir o motor. Os retentores das válvulas (responsáveis por algum consumo de óleo em motores com algum uso) e a corrente de distribuição, dependendo do seu estado. Verifica também o estado de desgaste dos discos de embraiagem.

Já conseguiste perceber se a bicha está a gastar óleo?

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 01 Fev 2011, 22:41

HugoTA escreveu:
Fiz a revisão à mota. Trocou Filtros, óleo e... duas velas... Alguém vê aqui alguma coisa estranha????? Duas velas numa mota que leva quatro????
Questionei o mecânico que ficou um bocadinho atrapalhado e disse-me que ia falar com o patrão. Paguei pelo trabalho e peças 105€: 7.50€ de DUAS velas!!!!?????, 27.50€ do filtro do ar, 13,50€ do filtro do óleo, 31,50€ do óleo e 25€ da mão de obra.
Sai de lá e parece-me que a mota faz menos fumo. Situação a confirmar amanha pela manhã.
Resumindo e concluindo: Devo confiar neste artista? É um preço justo a pagar por uma revisão? Conhecem alguém na zona do Porto que não seja ladrão e que me possa dizer ao certo o que se passa com a mota? É possível uma TA com 60 mil quilómetros precisar de segmentos?
Desculpem a quantidade de dúvidas e perguntas mas cada vez mais acho que se queremos bem feito devemos ser nós a fazer.

Parecem-me preços normais para uma oficina. Para ficares com o custo por metade e poupares os 25 € da mão de obra, é comprares tu mesmo mesmo as peças (e o óleo) e montá-las... Nunca mudei velas na TA mas são de facto 4 e li que algumas são chatas de mudar (acessibilidade difícil). Ter mudado só duas pode ser preguiça ou desconhecimento?... O mecânico fez-te (apenas) o óbvio numa revisão de rotina...

Não é normal uma moto (para mais uma TA) com 60.000 kms precisar de segmentos se tiver tido uma vida "normal" (sem incidentes) e a manutenção básica regular semelhante que acabas de fazer. Há uma coisa que deves compreender: a moto MARCA 60 mil, não quer dizer que os tenha... Precisas de um mecânico bastante experiente que possa avaliar, com bom grau de certeza, se precisas de abrir o motor. Aqui em Bragança saberia aconselhar-te, mas não aí pelo Porto...

Zé Paulo.

----
http://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 01 Fev 2011, 23:49

Obrigado Zé Paulo, pela excelente explicação da zona do filtro Wink
Eu vou tentar colocar fotos da mota para vocês perceberem o estado dela. Parece estar em óptimo estado, pelo menos que sempre foi bem tratada. Acredito que os quilómetros não sejam os reais mas não me acredito que tenha sido mal tratada.
Amanha vou andar com ela e já vou perceber se melhorou alguma coisa. Parece que não sai tanto fumo mas o cheiro a gasolina mantém-se.
Antes de mexer no motor vou tentar ouvir uma segunda opinião.
Obrigado, eu vou dano noticias.
claudio gil
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 240
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V/2000
Kms: 32500

Mensagem  claudio gil em Qua 02 Fev 2011, 00:28

TodayAdventure escreveu: Nunca mudei velas na TA mas são de facto 4 e li que algumas são chatas de mudar (acessibilidade difícil). Ter mudado só duas pode ser preguiça ou desconhecimento?...
Zé Paulo.

Julgo que na Transalp 2 das velas são fáceis de mudar, as outras duas, pelo menos na 650 acho que já é preciso levantar o depósito para conseguir tirá-las. Na 600 não deve ser muito diferente. Das três uma, ou o mecânico não tava com muita vontade de trabalhar, ou tem muitos clientes e não precisa de ganhar mais uns €€ com a mão de obra ou então viu as velas e achou que não justificava substituí-las.

Cumprimentos
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 02 Fev 2011, 13:42

Olá Hugo

HugoTA escreveu:Olá malta, já tenho algumas novidades.
Como vos tinha dito levei a mota ao mecânico e logo quando lhe falei no problema do fumo ele disse-me que deviam ser segmentos. Isso porque quando o motor aquece dilata e o óleo deixa de passar para a câmara de combustão e deixa de queimar óleo.
Achei que podia ser isso, tem alguma razão de ser...

Cheirar a gasolina no escape por trabalho deficiente dos segmentos e apenas por isso não faz sentido.
Diagnosticar um problema com o motor montado pode ser difícil e à distância mais ainda.
Não está correcto substituir apenas algumas velas. Essa má acção é menos grave se pelo menos foi verificado o estado das restantes.
O mecânico já alertado para a situação e já que estava a mexer nas velas poderia ter feito um teste de compressão que é o que deverás fazer para saberes se o teu motor precisa de ser aberto. Abrindo a tampa do óleo e com o motor a trabalhar dá para ter uma ideia do estado dos segmentos. O ideal seria não sair ar dai (tampa do óleo) mas até do meu (motor) que está impecável sai um pouco, por isso, poderás ficar com uma ideia errada se o fizeres...O consumo de óleo poderá ter outra causa, por isso, sem um teste de compressão pouco se pode afirmar.
Se fosses de mais perto viamos isso. Se fores pedir a um mecânico para fazer o teste de preposito és capaz de pagar mas se estiver misturado com a revisão às vezes passa (tenho ouvido dizer).
Sobre o preço é como o TodeyAdventure aka Zé Paulo diz. Para mim um filtro de ar original fica em quase 18 euros para teres uma ideia mas parece-me um preço normal para oficina.
Sobre os 60 mil Km existe muito boa gente a arrancar com os motores frios como se já estivessem na temperatura normal de funcionamento e apesar de poderem não levar a mota a altas rotações isso tira saúde aos meninos . Fazer subidas num regime extremamente baixo (aquelas pessoas que para poupar gasolina só andam com a 5 ou 6 com a mota quase parada), as proprias reduções com a caixa, um descuido ou má qualidade do óleo.... Por isso, é normal só 20 mil, 60 mil, 100 mil, 200 mil, etc, etc. Depende do tratamento.
Normalmente em motores velhos/muito rodados o gasto de óleo é causado pelos segmentos. Um jogo original de segmentos são cerca de 25 euros mas abrir o motor acarreta outros custos mais a mão de obra.

Na imagem indicados pelas setas estão os segmentos. São das peças mais sensíveis e que mais trabalham(para teres ideia fazem o trabalho linear duas vezes mais que cada valvula e têm muito menos material).
Já disse o que deves fazer, além disso deves vigiar constantemente o nível de óleo.

Cumprimentos
Faustino
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 08 Fev 2011, 09:13

O cheiro da gasolina pode ter origem na boia do/s caburadore/s. A sede poderá não estar a vedar bem e acaba por encher a cuba. A gasolina que se escapa poderá não ser suficiente para criar poça no chão mas ao aproximarmos da mota aparece o cheiro forte que desaparece com a deslocação. Poderá ser... Rolling Eyes

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 08 Fev 2011, 17:48

Obrigado Faustino pelos teus comentários e opiniões.
Julgo que não deve ser isso pq esse problema não provocava o fumo branco... digo eu.
Tenho quase a certeza que aquele fumo é de óleo a ser queimado junto com a gasolina e as ponteiras parecem um pouco oleosas...
No próximo sábado vou levar a mota a outro mecânico para ouvir uma segunda opinião e decidir o que fazer.
O teste da compressão que falas-te faz-se com o motor quente certo? E não salta óleo para fora?
Obrigado, um abraço Wink

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Ter 08 Fev 2011, 18:32

Diz-me uma coisa: esse fumo sai em aceleração ou em desaceleração? Uma vez num passeio ia à minha frente um amigo meu numa AT que a descer a Freita fazia uma fumarada... quando acelerava o fumo já não se via. Levou-a a um mecânico e o diagnóstico foi segmentos gastos, tal como disse o João.
Alex

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Ter 08 Fev 2011, 19:43

Sai das duas maneiras mas quando acelero ainda sai mais Rolling Eyes
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 08 Fev 2011, 23:56

jfvf87 escreveu:O cheiro da gasolina pode ter origem na boia do/s caburadore/s. A sede poderá não estar a vedar bem e acaba por encher a cuba. A gasolina que se escapa poderá não ser suficiente para criar poça no chão mas ao aproximarmos da mota aparece o cheiro forte que desaparece com a deslocação. Poderá ser... Rolling Eyes

Hugo é certo que esta situação que mencionei nada tem a ver com o fumo branco. Tentei dizer que poderão ser duas situações já que por vezes na minha cheira a gasolina a primeira vez que lhe pego. São duas situações destintas mas comuns embora uma delas mais dispendiosa.
Confesso que este caso tem me feito pensar várias vezes na origem e não consigo perceber como pode cheirar a gasolina no escape e ao mesmo tempo a mota trabalhar bem. Para que a queima na camara de combustão seja total tem de haver +/- 15 partes de ar e 1 de gasolina. Então uma mistura excessivamente rica pode explicar o cheiro no escape mas com isso vem dificuldade em manter o relanti. Além disso com o sistema quente seriam gerados rateres pois a gasolina ao tocar no escape detonaria.
Algum sintoma não foi bem explicado ou sequer explicado. Óleo na ponteira explica o fumo branco mas não o cheiro a gasolina.
No ebay de Itália têm aparecido bons preços de motores, cerca de 350 euros. Vai dando notícias.

Faustino

HugoTA
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  HugoTA em Qua 09 Fev 2011, 23:01

Faustino motor novo???? Tu não me assustes affraid
Espero que o problema não seja tão grave assim... vamos ver. No próximo sábado tenho uma visita prometida a um mecânico, vamos ver o que ele diz.
Eu posso não me estar a explicar bem, não tenho grandes conhecimentos de mecânica mas o mais óbvio é aquilo que já vos relatei: fumo branco durante os primeiros minutos de utilização e um cheio forte a gasolina.
Não sinto nenhuma falta de potencia nem mais nenhuma situação fora do normal mas também não sou um motociclista com mta experiência Wink

Faustino podes responder-me a esta questão?
O teste da compressão que falas-te faz-se com o motor quente certo? E não salta óleo para fora?
Obrigado, um abraço Wink

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Qui 10 Fev 2011, 10:17

Boas,
o Faustino disse-te aquilo do motor novo porque fica mais barato comprar um motor usado em condições do que reparar. Esse meu amigo que falei aqui da Africa Twin teve um orçamento de mais de 500 euros para uma reparação semelhante - mudar segmentos...
Alex
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qui 10 Fev 2011, 10:57

HugoTA escreveu:Faustino motor novo???? Tu não me assustes affraid
Espero que o problema não seja tão grave assim... vamos ver. No próximo sábado tenho uma visita prometida a um mecânico, vamos ver o que ele diz.
Eu posso não me estar a explicar bem, não tenho grandes conhecimentos de mecânica mas o mais óbvio é aquilo que já vos relatei: fumo branco durante os primeiros minutos de utilização e um cheio forte a gasolina.
Não sinto nenhuma falta de potencia nem mais nenhuma situação fora do normal mas também não sou um motociclista com mta experiência Wink

Faustino podes responder-me a esta questão?
Obrigado, um abraço Wink

Rolling Eyes disse motor novo? Precipitei-me Rolling Eyes certamente não será necessário. É apenas uma hipotese que tem vantagens como mais rápido e garante stock para mais tarde por outro lado não sabes ao certo qual o estado.

Esse teste é talvez mais utilizado por quem tem experiência em comprar carros usados na rua. Um motor 4 cilindros em que dois pistons descem quando os outros dois sobem não deverá deitar qualquer ar pela vareta do óleo. Num motor desse tipo quando isso acontece(sair ar (dependendo do estado dos segmentos)) poderá também sair óleo porque o fim do tubo da vareta fica próximo no nível do óleo e próximo do chapinhar das bielas. Se algum salpico for apanhado pela corrente de ar sairá pela vareta.
Nos nossos motores penso que (corrijam-me se estiver errado) sairá sempre lufadas da tampa do óleo devido ás posições dos pistons e não devido a trabalho deficiente dos segmentos.
Se experimentares poderás encontrar salpicos provocados pela embraiagem mas nada de mais. Deixa a mota no descanso lateral e com o motor a trabalhar na temperatura normal retira a tampa parcialmente. O ar que sai daí não deverá ter força para levantar a tampa apenas com o peso de um dedo a mantê-la no sítiu.
Um medidor de compressão tira-te as dúvidas e qualquer mecânico deve ter isso.

Uma outra razão para verificar o óleo (nível e estado) com mais regularidade para quem tem este tipo de problemas é a hipotese da gasolina se misturar com o óleo alterando assim as propriedades lubrificantes.

Hugo a melhor maneira de veres se o teu motor está cansado é dares uma volta numa mota igual que tenhas acerteza que está boa.

Cumprimentos
Faustino

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:26