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Mensagem  dv em Seg 28 Fev 2011, 17:13

olá a todos
estou com um problema na minha montada, (transalp 650) que é o seguinte:
quando o motor fica quente, depois de fazer uma viagem maior o conta rotações ao relantin fica entre as 1500 e as 2000 rotações, quando arrefece volta ao normal.
alguém me pode dizer a causa do problema e como o resolver.
desde já obrigado
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Mensagem  Fabião em Seg 28 Fev 2011, 20:18

Provavelmente mexeram no ralenti com o motor frio e meteram-na com as rpm que achavam certas, mas isso afina-se com o motor quente.


Abraço

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Mensagem  sadhus em Ter 01 Mar 2011, 08:51

Boas,

No outro dia também reparei que quando o motor estava quente as rotações estavam altas, e com o motor frio estava normal. Achei estranho e comecei a fazer filmes do que poderia ser, até que passado 5 minutos lembrei-me do que era.... tinha o ar aberto. Acima das 1500 rotações ao relantin  223734

Não sei se esse modelo tem, se tiver verifica isso...

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Mensagem  jfvf87 em Ter 01 Mar 2011, 09:05

Olá DV

Penso ser normal ver um aumento de +/- 300 rotações com o aumento significativo da temperatura do motor(a gasolina também aquece e a explosão é mais rápida). A função das octanas na gasolina é que esta não detone antes da ignição. Se a temperatura na camara de combustão for demasiado alta a octanagem não é suficiente e a gasolina detona antes da faisca da vela. Se isso acontecer além de existir um aumento de rotações também vai provocar estrago de material.
Além do que o Fabião disse da afinação do relanti ser a quente só se faz quando quando a mota está ok a nível de revisão. Por exemplo um filtro de ar sujo torna a mistura mais rica, velas quentes dissipam menos calor, entre outros.
Penso que esses valores não são alarmantes mas por descargo de consciência aconselho a fazer um checkup.
Experimentar gasolina com mais octanas também pode ser um meio de diagnostico.
Corrijam-me se estiver errado.

Cumprimentos
Faustino
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Mensagem  jfvf87 em Ter 01 Mar 2011, 09:08

O Hugo fez me lembrar da situação de motas com injecção, nesse caso pode estar a existir erros de leitura.
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Mensagem  luis.m.antonio em Ter 01 Mar 2011, 10:52

Olá Duarte,

Antes de se pensar em coisas piores, e como já aqui foi falado, já verificaste como está a "choke" ou seja o manipulo que controla o fecho do ar, que deve ser sempre usado enquanto a moto está fria e depois colocado na posição normal.
Penso que nesse modelos o dito manipulo, está por baixo do deposito do lado esquerdo. (Eu não conheço bem essa moTA).
Verifica onde está o botão no manual da mesma, se te o entregaram quando a adquiriste.
E depois diz aqui como estava o mesmo, para o pessoal poder ajudar.

Um abraço.
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Mensagem  TrAnsAlper em Ter 01 Mar 2011, 11:28

dv, parece-me que a situação que reportas não seja um problema.É uma questão de afinação.
Como já foi aqui descrito, por baixo do depósito (perto do cabo da embraiagem) tens um regulador.Afina a quente...

Um abraço e boas transalpadas.


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Mensagem  dv em Ter 01 Mar 2011, 12:14

Bom dia
Obrigado a todos pelas vossas explicações e tambem pela brevidade, mas vamos ao que interessa:
A minha moto tem uma patilha para puxar o ar em frio junto da embraige, que após alguns segundos despara, embora não fique totalmente fechada temos de ser nós a fazelo, mas verifiquei essa situação e estava correta.
está quase nos kms para fazer a revisão vou ver o filtro do ar e dopois volto a dar noticias.
boas VOLTAS ao volante das grandes máq. transalps.
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Mensagem  TrAnsAlper em Ter 01 Mar 2011, 12:30

A patilha que falas é o "choke", para auxiliar a ligar a frio.Só uso mesmo quando está muuuito frio.Ele não dispara (volta ao abrir) sozinho.Temos que ser nós a comandar.

O botão que te falo é mesmo uma "rodinha preta" de baixo do depósito que esse sim regula o ralenti. Wink

Um abraço e boas transalpadas.


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