Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Compartilhe

Lfred
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 77
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
    Kms:

Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 11:41

Bom dia

Estou em vias de trocar a minha idosa por uma Transalp 650 de Abril 2001, Preta, sem autocolantes, com (diz o vendedor...) 66.000Kms.

A mota está à venda na Venda do Pinheiro.

Por acaso não pertenceu a alguem aqui do Forum?

Alguem com 650 mais "bem passadas" pode dizer se esta quilometragem é exagerada para o modelo?

Cumprimentos,
    LF

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Re: Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Mensagem  Fabião em Ter 22 Mar 2011, 12:04

1º antes do estado da outra acho que deves ponderar o porque da troca; a tua está em mau estado? manutenção é constante? Algum problema que não compense mandar arranjar?
    a Xl650 em relação a 600, para além de mudar um pouco estéticamente pouco muda em relação ao motor, tens +5cv e + 50 cm3. Eu pessoalmente prefiro a 600 em todos os aspectos e mais algum ( o pneu de trás na 600 tem a medida de 130 e o da 650 120).

De momento tenho a 700 e garanto-te que bom bom era meter o motor dela na 600 e aí era a transalp perfeita.

Abraço
    Fabião

Lfred
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 13:17

O que me queixo da 600 é ser um pouco lenta, vibrar um bocado e consumir algum oleo.

Qual é o consenso geral? a 650 não é melhor que a 600?

Qual das duas é mais resistente?

Cumprimentos,
    LF

cronus
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 156
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Yamaha
    Modelo Mota/ano: teneré 660
    Kms:

Mensagem  cronus em Ter 22 Mar 2011, 13:26

se calhar o que o fabiao quer dizer é que as diferencas da tua para a outra nao serao muitas que justifique uma troca...alem de que a tua sabes o que tens ai e a outra desconheces o estado dela. se fosses da tua para um modelo novo a questao era completamente diferente pois justifica-se...tenta levar essa moto a um mecanico para ver o estado dela e se vale a pena.

pessoalmente se tens queixas da tua...troca...era o que faria. claro que nestas coisas ás vezes nao pensamos no mais lógico e objectivo. ficamos uns putos e queremos logo na hora...

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Mar 2011, 15:45

Eu também tive a 600 e prefiro-a à 650. Mecânica (ainda) mais simples e normalmente a (importante) vantagem de melhores preços. Há quem goste mais da estética da 600.

Eu diria que são dois modelos igualmente resistentes e que não é por aí que a decisão passaria. Tirando as duas vantagens acima, a 650 é ligeiramente melhor moto. A diferença nas acelerações e velocidade de ponta deverá ser marginal. A grande diferença é na travagem, substancialmente diferente, especialmente para transalps 600 das mais antigas.

Aqui tens algumas opiniões acerca das diferenças entre as duas: http://www.xrv.org.uk/forums/transalp/42549-transalp-600-vs-650-a.html .

Zé Paulo.

Lfred
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 19:56

Obrigado pela partilha de experiencias.

A questão não é estar desiludido ou farto da minha idosa.
    Estou apenas algo preocupado, sobretudo com o consumo de oleo.
    Até aqui, para as pequenas voltitas não era um problema. Mas como está no horizonte participar no les-a-les este ano, e quero usufruir do passeio sem andar sempre a pensar que vou ficar apeado...

Normalmente consumo de oleo está associado a desgaste mecanico acentuado, que em uso mais intenso, como aquele que prevejo, pode trazer graves problemas.
    Sei que é normal as primeiras Transalp consumirem oleo devido a mau desenho de uns vedantes das valvulas, e que esse defeito não trás grandes problemas, para além do incomodo de ter de estar sempre com atenção para não deixar o motor seco. Mas como não sei o que é normal, fico um bocado em paranoia.

Testei a mota este fim-de-semana, e penso que andará a consumir um nivel (de Max a Min) em 300/400 Quilometros. isto em autoestrada a 120/130,com algumas "puxadelas" pelo meio. É muito? Ou é normal?

Cumprimentos,
    LF

Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 832
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms:

Mensagem  Fabião em Ter 22 Mar 2011, 20:19

Ei na minha 600 perdia óleo pelo retentor da caixa, mandei consertar e sem dar conta continuava a perder óleo, mas pela minha experiência e pelo que gosto desse modelo acho que vale a pena mudar segmentos, e peças do género, no caso da minha colou por falta de óleo e quase que ponho a mão no fogo que foi pelos segmentos, deu o berro com 74 mil. ( num ano meti-lhe 22 mil).

Leva isso a uma oficina de confiança e dá uma valente volta ao motor.

Abraço

Fabião

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Mar 2011, 20:24

Lfred escreveu:
    Testei a mota este fim-de-semana, e penso que andará a consumir um nivel (de Max a Min) em 300/400 Quilometros. isto em autoestrada a 120/130,com algumas "puxadelas" pelo meio. É muito? Ou é normal?

Não sei qual a experiência de outros com modelos dos primeiros anos, mas parece-me francamente excessivo! affraid

Isso significa que na prática tens que repor o nível todos os 300/400 kms! A minha gastava bem menos e eu já achava muito. A Honda defende-se dizendo, nos manuais, que os consumos de óleo de até 1 litro por cada 1000 kms são "normais".

Os retentores das válvulas podem ser substituídos, com reduções previsíveis do consumo. São peças baratas, o problema é a mão de obra envolvida que é muita (motor aberto e desmontado). Também há a possibilidade de precisar de segmentos, se a bicha já tiver muitos quilómetros...

Zé Paulo.

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 22 Mar 2011, 20:36

As diferenças entre modelos não são assim tão grandes e já foram aqui esclarecidas.No caso de quereres trocar aconselho-te que o faças por uma Transalp que possas conhecer melhor o historial e com menos kms.Há imensas no mercado por isso nada de te precipitares.
    Com isto não quero dizer que 66 mil seja exagerado.A minha conta com 60 mil e apezar de algumas mazelas de guerra (já curadas) ainda está para durar.Mas se estás a pensar trocar e para manter algum tempo deves tentar encontrar uma com menos kms que em princípio te dará mais garantias...Tal como na compra de um carro, certo?A vantagem da troca justifica-se se fôr para ficar com uma mota mais recente e com menos kms...e se possível com mínimo dinheiro investido.Se assim fôr, apoio a troca...apesar de gostar imenso das XL 600 como deves imaginar e não me importava de ter uma! Wink Uma das minhas preferidas é o modelo do Cinquentenário Honda.Pena serem tão caras...
    Se a grande questão é o consumo de óleo tens outra solução como podes ver pelos posts anteriores.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

cronus
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  cronus em Ter 22 Mar 2011, 22:19

é um pau de dois bicos porque se mandar abrir o motor da que ele tem para reparar é investir € na moto que se calhar poderia dar para a outra mas se tem o azar de lhe acontecer o mesmo acaba por perder ainda mais dinheiro com isso. tenta levar essa moto a um mecanico que te possa dar uma ideia do estado dela.

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 363
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Mensagem  santosam em Qua 23 Mar 2011, 11:09

Eu tenho uma Transalp de 1992 e também tenho ideias de mudar para uma mais recente. A minha fez já 14000 kms nas minhas mãos em pouco mais de um ano e gostava de ter uma mota com menos kms, já que a minha passou agora os 74000. Nas minhas pesquisas tenho visto Transalps 650 com menos de 25000 kms, o que é dizer quase novas (há algumas até com menos de 10000...).
    No teu lugar preferia uma com poucos kms, a não ser que conheças a mota e saibas que está impecável e o preço seja agradável, já que anda aí gente um pouco enganada e pede balúrdios...
    Abraço
    Alex

cronus
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  cronus em Qua 23 Mar 2011, 11:18

pessoalmente acho que os km's é psicológico. eu tive uma hornet e vendi-a na altura com 220 mil km'se nunca teve um problema. andava sempre em cima dela. fazia as revisoes e substituicoes de peças a tempo e horas e nunca me deu problemas.

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 363
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Mensagem  santosam em Qua 23 Mar 2011, 12:05

cronus escreveu:pessoalmente acho que os km's é psicológico. eu tive uma hornet e vendi-a na altura com 220 mil km'se nunca teve um problema. andava sempre em cima dela. fazia as revisoes e substituicoes de peças a tempo e horas e nunca me deu problemas.

Os kms são a única coisa realmente "científica", o resto das considerações são conjunturas. Uma peça mecânica é desenvolvida para durar x kms, com base em estudos teóricos e em experiências de desgaste, resistência à tracção, fluência, etc. Depois com base nesses resultados são extrapolados os intervalos de manutenção, troca de órgãos mecânicos, etc. Os segmentos, por exemplo, são desenhados para durar x nº de deslocações. Claro está que se andares 100.000 km às 6.000 rpm fazes mais voltas aos pistões que se fizeres 100.000 km apenas às 2.000 rpm. Se andares com óleo usado o desgaste vai ser maior, e por aí adiante.

cronus
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  cronus em Qua 23 Mar 2011, 15:55

excato. concordo contigo. vai sempre depender da forma como o proprietário tratou da moto. mas acaba por ser sempre um risco especialmente em motos usadas. tenho de admitir que moto em condicoes só nova mesmo porque de resto uma usada tem sempre qq coisa a resolver mas lá está nao nascemos com o rabisque pra lua para poder ter esses luxos...

Lfred
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Lfred em Qua 23 Mar 2011, 22:57

Santosan.
    A sua consome algum oleo? tem ideia de quanto?

Cumprimentos,
    LF

Data/hora atual: Sex 25 Maio 2012, 07:01