Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Compartilhe
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
Kms:

Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 11:41

Bom dia

Estou em vias de trocar a minha idosa por uma Transalp 650 de Abril 2001, Preta, sem autocolantes, com (diz o vendedor...) 66.000Kms.

A mota está à venda na Venda do Pinheiro.

Por acaso não pertenceu a alguem aqui do Forum?

Alguem com 650 mais "bem passadas" pode dizer se esta quilometragem é exagerada para o modelo?

Cumprimentos,
LF
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1090
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Re: Troco, não troco.... XL600V por XL650V

Mensagem  Fabião em Ter 22 Mar 2011, 12:04

1º antes do estado da outra acho que deves ponderar o porque da troca; a tua está em mau estado? manutenção é constante? Algum problema que não compense mandar arranjar?
a Xl650 em relação a 600, para além de mudar um pouco estéticamente pouco muda em relação ao motor, tens +5cv e + 50 cm3. Eu pessoalmente prefiro a 600 em todos os aspectos e mais algum ( o pneu de trás na 600 tem a medida de 130 e o da 650 120).

De momento tenho a 700 e garanto-te que bom bom era meter o motor dela na 600 e aí era a transalp perfeita.

Abraço
Fabião
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 13:17

O que me queixo da 600 é ser um pouco lenta, vibrar um bocado e consumir algum oleo.

Qual é o consenso geral? a 650 não é melhor que a 600?

Qual das duas é mais resistente?

Cumprimentos,
LF
cronus
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 200
Masculino

A Mota
Marca Mota: Yamaha
Modelo Mota/ano: teneré 660
Kms:

Mensagem  cronus em Ter 22 Mar 2011, 13:26

se calhar o que o fabiao quer dizer é que as diferencas da tua para a outra nao serao muitas que justifique uma troca...alem de que a tua sabes o que tens ai e a outra desconheces o estado dela. se fosses da tua para um modelo novo a questao era completamente diferente pois justifica-se...tenta levar essa moto a um mecanico para ver o estado dela e se vale a pena.

pessoalmente se tens queixas da tua...troca...era o que faria. claro que nestas coisas ás vezes nao pensamos no mais lógico e objectivo. ficamos uns putos e queremos logo na hora...
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Mar 2011, 15:45

Eu também tive a 600 e prefiro-a à 650. Mecânica (ainda) mais simples e normalmente a (importante) vantagem de melhores preços. Há quem goste mais da estética da 600.

Eu diria que são dois modelos igualmente resistentes e que não é por aí que a decisão passaria. Tirando as duas vantagens acima, a 650 é ligeiramente melhor moto. A diferença nas acelerações e velocidade de ponta deverá ser marginal. A grande diferença é na travagem, substancialmente diferente, especialmente para transalps 600 das mais antigas.

Aqui tens algumas opiniões acerca das diferenças entre as duas: http://www.xrv.org.uk/forums/transalp/42549-transalp-600-vs-650-a.html .

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Ter 22 Mar 2011, 19:56

Obrigado pela partilha de experiencias.

A questão não é estar desiludido ou farto da minha idosa.
Estou apenas algo preocupado, sobretudo com o consumo de oleo.
Até aqui, para as pequenas voltitas não era um problema. Mas como está no horizonte participar no les-a-les este ano, e quero usufruir do passeio sem andar sempre a pensar que vou ficar apeado...

Normalmente consumo de oleo está associado a desgaste mecanico acentuado, que em uso mais intenso, como aquele que prevejo, pode trazer graves problemas.
Sei que é normal as primeiras Transalp consumirem oleo devido a mau desenho de uns vedantes das valvulas, e que esse defeito não trás grandes problemas, para além do incomodo de ter de estar sempre com atenção para não deixar o motor seco. Mas como não sei o que é normal, fico um bocado em paranoia.

Testei a mota este fim-de-semana, e penso que andará a consumir um nivel (de Max a Min) em 300/400 Quilometros. isto em autoestrada a 120/130,com algumas "puxadelas" pelo meio. É muito? Ou é normal?

Cumprimentos,
LF
Fabião
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1090
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes

Mensagem  Fabião em Ter 22 Mar 2011, 20:19

Ei na minha 600 perdia óleo pelo retentor da caixa, mandei consertar e sem dar conta continuava a perder óleo, mas pela minha experiência e pelo que gosto desse modelo acho que vale a pena mudar segmentos, e peças do género, no caso da minha colou por falta de óleo e quase que ponho a mão no fogo que foi pelos segmentos, deu o berro com 74 mil. ( num ano meti-lhe 22 mil).

Leva isso a uma oficina de confiança e dá uma valente volta ao motor.

Abraço

Fabião
TodayAdventure
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 893
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Ter 22 Mar 2011, 20:24

Lfred escreveu:
Testei a mota este fim-de-semana, e penso que andará a consumir um nivel (de Max a Min) em 300/400 Quilometros. isto em autoestrada a 120/130,com algumas "puxadelas" pelo meio. É muito? Ou é normal?

Não sei qual a experiência de outros com modelos dos primeiros anos, mas parece-me francamente excessivo! affraid

Isso significa que na prática tens que repor o nível todos os 300/400 kms! A minha gastava bem menos e eu já achava muito. A Honda defende-se dizendo, nos manuais, que os consumos de óleo de até 1 litro por cada 1000 kms são "normais".

Os retentores das válvulas podem ser substituídos, com reduções previsíveis do consumo. São peças baratas, o problema é a mão de obra envolvida que é muita (motor aberto e desmontado). Também há a possibilidade de precisar de segmentos, se a bicha já tiver muitos quilómetros...

Zé Paulo.

=================================================================================================================

----
https://facebook.com/todayadventure || Scooting in Dreamland - THE MOVIE: http://www.vimeo.com/7261172
PIZZA BOY GOES to the SAHARA - The Teaser: http://vimeo.com/9439960
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8307
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 22 Mar 2011, 20:36

As diferenças entre modelos não são assim tão grandes e já foram aqui esclarecidas.No caso de quereres trocar aconselho-te que o faças por uma Transalp que possas conhecer melhor o historial e com menos kms.Há imensas no mercado por isso nada de te precipitares.
Com isto não quero dizer que 66 mil seja exagerado.A minha conta com 60 mil e apezar de algumas mazelas de guerra (já curadas) ainda está para durar.Mas se estás a pensar trocar e para manter algum tempo deves tentar encontrar uma com menos kms que em princípio te dará mais garantias...Tal como na compra de um carro, certo?A vantagem da troca justifica-se se fôr para ficar com uma mota mais recente e com menos kms...e se possível com mínimo dinheiro investido.Se assim fôr, apoio a troca...apesar de gostar imenso das XL 600 como deves imaginar e não me importava de ter uma! Wink Uma das minhas preferidas é o modelo do Cinquentenário Honda.Pena serem tão caras...
Se a grande questão é o consumo de óleo tens outra solução como podes ver pelos posts anteriores.

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
cronus
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  cronus em Ter 22 Mar 2011, 22:19

é um pau de dois bicos porque se mandar abrir o motor da que ele tem para reparar é investir € na moto que se calhar poderia dar para a outra mas se tem o azar de lhe acontecer o mesmo acaba por perder ainda mais dinheiro com isso. tenta levar essa moto a um mecanico que te possa dar uma ideia do estado dela.

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Qua 23 Mar 2011, 11:09

Eu tenho uma Transalp de 1992 e também tenho ideias de mudar para uma mais recente. A minha fez já 14000 kms nas minhas mãos em pouco mais de um ano e gostava de ter uma mota com menos kms, já que a minha passou agora os 74000. Nas minhas pesquisas tenho visto Transalps 650 com menos de 25000 kms, o que é dizer quase novas (há algumas até com menos de 10000...).
No teu lugar preferia uma com poucos kms, a não ser que conheças a mota e saibas que está impecável e o preço seja agradável, já que anda aí gente um pouco enganada e pede balúrdios...
Abraço
Alex
cronus
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  cronus em Qua 23 Mar 2011, 11:18

pessoalmente acho que os km's é psicológico. eu tive uma hornet e vendi-a na altura com 220 mil km'se nunca teve um problema. andava sempre em cima dela. fazia as revisoes e substituicoes de peças a tempo e horas e nunca me deu problemas.

santosam
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 387
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
Kms:

Mensagem  santosam em Qua 23 Mar 2011, 12:05

cronus escreveu:pessoalmente acho que os km's é psicológico. eu tive uma hornet e vendi-a na altura com 220 mil km'se nunca teve um problema. andava sempre em cima dela. fazia as revisoes e substituicoes de peças a tempo e horas e nunca me deu problemas.

Os kms são a única coisa realmente "científica", o resto das considerações são conjunturas. Uma peça mecânica é desenvolvida para durar x kms, com base em estudos teóricos e em experiências de desgaste, resistência à tracção, fluência, etc. Depois com base nesses resultados são extrapolados os intervalos de manutenção, troca de órgãos mecânicos, etc. Os segmentos, por exemplo, são desenhados para durar x nº de deslocações. Claro está que se andares 100.000 km às 6.000 rpm fazes mais voltas aos pistões que se fizeres 100.000 km apenas às 2.000 rpm. Se andares com óleo usado o desgaste vai ser maior, e por aí adiante.
cronus
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  cronus em Qua 23 Mar 2011, 15:55

excato. concordo contigo. vai sempre depender da forma como o proprietário tratou da moto. mas acaba por ser sempre um risco especialmente em motos usadas. tenho de admitir que moto em condicoes só nova mesmo porque de resto uma usada tem sempre qq coisa a resolver mas lá está nao nascemos com o rabisque pra lua para poder ter esses luxos...
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Qua 23 Mar 2011, 22:57

Santosan.
A sua consome algum oleo? tem ideia de quanto?

Cumprimentos,
LF
De Sousa
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 814
Masculino

A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
Kms: ...

Mensagem  De Sousa em Qua 23 Mar 2011, 23:34

Se toda a gente pensasse em não trocar de mota, não havia comércio de usados.

Se te derem a garantia de lei ( 2 anos) ou a treta da garantia que o "comprador concorda" de 1 ano, estás garantido, porque a garantia serve para isso mesmo.

Nem toda a gente tem genes de mecânico para saber se a mota x é usada mas está impecável.

O que interessa aqui é saber o que vais ficar a ganhar:

Ou seja pouco!!! Se a tua mota está boa, a trocar pela 650, mais vale investires na que já tens e melhorares os pormenores que a diferenciam da 650, como por exemplo os travões!!!

Sinceramente eu não trocava, pelo menos para fazer esse mini upgrade!!!

583 ou 650?!?!? definitivamente 583!!!

Resta saber se a tua te está a dar trabalhos extras e aí a coisa muda de figura!!!

OS MOTOCICLISTAS COMPREENDEM PERFEITAMENTE PORQUE OS CÃES PÕEM A CABEÇA DE FORA QUANDO ANDAM DE CARRO
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 149
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  red46 em Dom 27 Mar 2011, 01:50

Boas.

Eu também tenho estado a pensar em trocar para a 650. Eu tenho a 600 e desde que a comprei, que quase todos os meses, gasto dinheiro nela e tenho andado um pouco "farto" Crying or Very sad Eu gosto imenso da minha 600 mas quando tiver o t€€mpo necessário, vou pensar muito bem se troco por uma 650 com poucos quilómetros, anos e garantia ou se faço o que user Zeus fez à sua TA.

Os pontos que eu penso que a 650 seja "melhor" do que a 600 é em ter só um CDI, 2 discos à frente, pegas para o passageiro, indicador do nível do combustível, relógio no painel, motor e tudo o resto mais actual que a minha. Custa-me estar a desfazer da minha TA, porque foi a minha 1ª mota depois de tirar a carta, mas na altura logo vejo o que faço.

Boas curvas
Zeus
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 194
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Mensagem  Zeus em Dom 27 Mar 2011, 16:42

Já tinha deixado aqui um post, mas como tenho um problema no meu trabalho é que sempre que estou neste fórum ele vai abaixo, cai ou desaparece isto porque passa num outro servidor.
Alias, segundo o local do servidor estou em Santa Maria da Feira e eu realmente estou na margem Sul(é perto).
Mas relativamente á troca no que tens de pensar é se o valor que tens que repor para a troca se compensa.
Não sabemos qual o valor que te pedem na troca, mas tens que pensar que a diferença se vai traduzir num modelo mais recente com uma estética, mecânica e componentes mais actualizados.
Vês qual o valor comercial da tua e da que pretendes adquirir e sabes qual é o valor que tens que pagar de diferença.
Se tens uma mota que pensas que está com problemas é saberes qual o valor da reparação e adicionares a essa diferença.
Se vês que a mota a adquirir terás que fazer alguma intervenção (pneus,carenagens..) é subtraíres á diferença.
O que eu fiz á minha (Lavar Cara) não deve ser exemplo. Pois se eu fizesse contas ao que gastei certamente tinha uma mota mais recente, e se um dia a vier vender não vou conseguir o que gastei muito menos o tempo/deslocações que tive nesta intervenção mas o que me fez a intervir foi da mota marcar 30 000KM e neste momento saber que a tenho em muito boas condições e para tal vou querer usufruir do que gastei.
Resumindo e baralhando... tens que fazer muito boas contas e saberes que qual quer seja a decisão que vás tomar, certamente vão aparecer despesas extras mas certamente que te de prazer e gosto no que faças e dês por bem empregue o teu dinheiro ainda para mais no momento em que vivemos.

Bom negocio/reparação.
Dito isto acho que vais ficar sem duvidas......hehehe
Abraço
red46
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 149
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  red46 em Seg 28 Mar 2011, 00:57

Boas.

Zeus, obrigado pelo "testamento". Essa troca/reparação, não vai ser para agora. Se tudo correr como previsto, só lá para o final do ano é que vou começar a ver e fazer contas para a troca ou reparação de TA.
Eu quando comprei a minha TA de 1994, marcava no conta-quilómetros, 8000 kms reais. E a minha TA tinha estes quilómetros, porque o dono dela, só andava com ela uma vez por ano, durante o mês de Agosto. Por isso é que ela tinha só estes quilómetros. Para veres, ela ainda tinha os pneus de origem, e só tinha feito a revisão dos 1000 kms, nem a dos 6000 kms tinha feito. Eu quando a comprei, fui logo com ela fazer uma revisão para mudar os líquidos todos, filtros e pneus. O que me deixa mais triste na altura de trocar, é que foi a minha 1ª mota depois de tirar a carta e a que me "ensinou" a conduzir. Por isso é que ando e vou andar cheio de dúvidas quando for a troca, mas na altura vejo o que faço.
Se não chegar a trocar a minha TA, vou-lhe fazer o que fizeste à tua, mas o único problema para mim é que não tenho garagem para o fazer. E logo eu que gosto de "sujar" as mãos. A ver vamos Rolling Eyes

Boas curvas
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 29 Mar 2011, 23:50

Viva

Luís como é que vai isso? Diga alguma coisa.
Eu só posso dizer que andava à procura do topico na secção errada.

Cumprimentos
Faustino
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Dom 03 Abr 2011, 18:53

Viva

Ora bem. Depois de alguma analise e muita hesitação, vou ficar com a idosa!

Esteve para ser substituida por uma Africa Twin, mas após a ter entregue ao Dr. Faustino, que lhe retirou o motor e abriu, constatou-se que está em excelente estado!
Cilindros, pistons, cabeças e valvulas (não fomos mais longe porque os indicadores foram muito bons), com bastante bom aspecto.

Portanto, e sem se perceber por onde é que o oleo desaparecia, vão ser mudados os retentores, rodar as valvulas, e mudar os segmentos.

Para não restarem para duvidas!!!

e dia 23 de Junho lá estaremos em Mogadouro.

Cumprimentos,
LF
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Qui 21 Abr 2011, 16:51

Parabéns pela opção Lfred, vais ver não te vais arrepender, a transalp é realmente indestrutível..... Wink

V

Transalp é Transalp e mai nada..
Romeu Dias
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 20
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600
Kms:

Mensagem  Romeu Dias em Qui 21 Abr 2011, 21:48

Boas lfred kuanto a mim só tenho a dizer kawasaki klr 650r 1986 148000km´s vs transalp 600v 1995 60000km´s
kawasaki consumo de óleo 0 entre mudas problema:distribuíção partida;honda consumo de óleo já nem faço caso quando tá baixo reponho problema:um cdi a caminho do doutor qual será a melhor... ou ainda tenho que ir á terceira . (transalp 600 é sem dúvida a verdadeira máquina)
Lfred
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Lfred em Sab 23 Abr 2011, 10:33

Bons dias

Já está de novo na estrada, a idosa. e vem retocada, mas sem os exageros de uma lili caneças.

O motor está uma verdadeira delicia. certinho, certinho.

O amigo faustino fez o favor de tambem limpar e afinar carburadores, para alem de rodar as valvulas e mudar os retentores das mesmas e os segmentos.

Agora é rodar a ver a paisagem, e em cidade, com um cheirinho de acelerador entre as 2000 e as 4000, passar muita caixa, durante uns kms. só depois é que vamos esticar mais um pouco, lá para os 500, e ver se está tudo bem (eventualmente reapertar cabeças).

Quando fizer uns 1000Kms, mudança de oleo e filtro.

Sei que sou um pouco mariquinhas com as rodagens, mas sempre fiz assim e sempre me dei bastante bem.

Ainda é cedo para saber se o problema do oleo ficou totalmente resolvido, uma vez que é natural em rodagem consumir algum, embora, aos ritmos a que ando é provavel que não consuma.

Ver se lhe tiro umas fotos e post aqui.

caso tenham interesse, vou dando noticias sobre como a coisa está a evoluir.

Cumprimentos,
LF

tigusto
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  tigusto em Sab 23 Abr 2011, 18:13

Bem visto!
Rodagens são mesmo para fazer com calma!
Cumps!

"Sempre por Maus Caminhos"- http://montanhismosscgd.blogspot.com/
"De Quase Tudo e Quase Nada" - http://dequasetudoequasenada.blogspot.com/

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 23 Out 2018, 18:01