Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Folga no eixo da saída da caixa.

Compartilhe
Rogerio
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 6
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL600 89
Kms:

Folga no eixo da saída da caixa.

Mensagem  Rogerio em Qua 23 Mar 2011, 13:17

Estou a substituir toda a transmissão na m/ Transalp 89 c/ 45000Km (corrente e dois carretos marca Sunstar/Japan).
Verifiquei que tenho uma folga entre o eixo da saída da caixa e o carreto frontal.
Pretendia saber como avaliar esta folga e determinar quando se deve substituir o eixo da caixa, operação bastante dispendiosa.
Conforme pude pesquisar parece um problema bastante comum na Transalp devido à má lubrificação/ajuste da corrente.
Cumps
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Folga no eixo da saída da caixa.

Mensagem  jfvf87 em Qua 23 Mar 2011, 16:51

Boa tarde

A folga dai resultante é muito pouca. Deve ser a suficiente para se puder encaixar o pinhão no eixo secundário (ou eixo movido) e não existir folga radial nem axial. Na minha opinião com fundamentos pouco sólidos que irei explicar de seguida penso que será atingido o máximo(meu máximo) de uso quando mais de dois quintos das estrias do veio estiverem gastas. Claro que o ideal seria não existir qualquer folga mas jogando com as despesas necessárias para corrigir esse problema e os estragos que esse mesmo problema cria penso que o acertado era abrir o motor quando fosse necessário corrigir mais alguma situação ou numa folga extrema. Não vejo que essa folga estrague os carretos da caixa. Apenas vai trazer algum desconforto devido ao solavanco (-zinho) em que os sinoblocos do cubo da roda trazeira não serão suficientes para suavizar e estes sim sofrerão um desgaste prematuro bem como o kit de trasmissão. Quanto à resolução não sei se será possível/viável trabalho de torneiro é uma questão de tentar mas o melhor deve ser um veio usado ou uma caixa completa oriunda por exemplo do Ebay por pouco mais de 100 euros. Por via das dúvidas será desejável uma inspeção aos rolamentos do veio, ao veio, aos carretos e à caixa da embraiagem.

Cumprimentos
Faustino
Rogerio
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 6
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL600 89
Kms:

Mensagem  Rogerio em Sex 25 Mar 2011, 12:19

Caro Faustino,
Agradeço a tua ajuda. O meu carreto tem um jogo radial de ~15º em relação ao veio de saída? Penso que está na altura de substituir??
Qual é o grau de dificuldade/custo desta operação? Vou fazer mais uns Km e depois substitir embraiagem e veio de saída.
Cumps
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sab 26 Mar 2011, 02:43

Viva

Desaconselho vivamente tal intervenção se não possuír boas bases de mecânica e até experiência.
Andei à procura em casa de um transferidor mas acabei com papel, uma caneta e esta imagem da net

Nos 15º não estará ai o 1 a mais? Parece me scratch um pouco demais mas se não se importar de tirar um fotografia para me satisfazer a curiosidade.
Mais logo ainda devo dizer alguma coisa. Agora está na hora de pôr o motor a roncar Sleep .

Cumprimentos
Faustino

Última edição por jfvf87 em Dom 27 Mar 2011, 12:14, editado 1 vez(es) (Razão : Português)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:26