Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Checkup Transalp 650

Compartilhe

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 28
Masculino

Checkup Transalp 650

Mensagem  zipper em Sex 25 Mar 2011, 22:38

Boa noite.

Fim de semana passado comprei uma TA650 2000 a um usuario aqui do forum.
A motinha está em muito bom estado mas como eu sou um tipo assim para o "picuinhas" já tratei de meter as mãos à obra e tratar de dar um checkup geral na TA.

Ao longo dos anos já reparamos e modificamos umas quantas motas, sendo a minha outra mota (XR600R), o expoente máximo e o ex-libris desta garagem.Um pequeno "monstro" com muitas horas e artilhanço até ao osso.
Tal como a XR tá para a brincadeira e tonteira, a Transalp está para a paz de alma e fiabilidade.Como tal metemos mãos à obra.

A suspensão da frente tinha ares de quem nunca tinha visto uma chave de caixa e como tal ao fim de 11 anos e muito buraco, já merecia revisão e como tal dei um toque ao Fábio para passar aqui na oficina que tenho na garagem.

Suspensão fora, mesas de direcção fora, rolamentos e pistas limpos e lubrificados com massa.As pistas já apresentam algumas marcas, mas como ainda está no inicio, esta limpeza e lubrificação vai fazê-las durar mais uma temporada.

Bainhas fora, dois dias a escorrer o óleo antigo, óleo 5w novo e está pronto para mais umas voltas.

Óleo do motor fora, adicionei Motul 10w50 mais Fahrer-tratamento anti-fricção e filtro de óleo novo.Adicionei também um imãn ao bujão do óleo de modo que este se torne magnético.Não é visivel, mas está debaixo da cola de alta temperatura.

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Re: Checkup Transalp 650

Mensagem  zipper em Sex 25 Mar 2011, 22:50

Entretanto já andava a ouvir da minha mulher: "Ainda agora compraste a mota já está toda desmontada na garagem!!"

Mulheres: não compreendem a necessidade de um homem.......

Seguindo...

A TA tem um barulho vindo da admissão ligeiramente diferente da do Fábio.A dele tem um K&N.A minha tem uma capa de depósito Bagster....Será??
Vamos averiguar:

Descobrimos um filtro de ar a precisar de uma sopradela, um tubo de respiro de vapores de carter solto e a aspirar lixo para a caixa do filtro de ar e as borrachas do carburador a vedar um pouco mal.Nada que não se resolva com silicone alta temperatura e alguma paciência.Carburadores fora.
Passo seguinte:

Limpar carburador
Afinar válvulas
Limpar filtro de ar
Liquido refrigeração
Liquido travões
Limpar velas
Resolver a fuga no colector de admissão crónica (a TA do Fábio também padecia do mesmo problema, facilmente resolvido)

No fim do checkup fica pronta para muitas Transalpadas Smile

Abraço

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sab 26 Mar 2011, 02:23

Sim senhor
Aproveito para dar as boas vindas. Não tenho ido às apresentações Embarassed .
Continua a descrever esses checkup's desse modo que tenho a certeza que vai haver muita gente a seguir atentamente. Pelo menos um é garantido Laughing

Já agora sabes se esse produto é à base de bissulfeto de molibdênio?

Cumprimentos
Faustino

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Sab 26 Mar 2011, 10:40

Não te sei dizer qual a base do produto mas sei que é compativel com embraiagens em banho de óleo. Comprei um outro mas para o carro da mesma marca, mas esse é à base dde PTFE. Inicialmente não notei grande coisa no carro, mas com os kms, as touches hidraulicas enquanto a frio,"calaram-se"...
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Dom 27 Mar 2011, 11:27

Boas
Estou a gostar venham mais fotos lol!

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 28 Mar 2011, 11:25

jfvf87 escreveu:Sim senhor

Continua a descrever esses checkup's desse modo que tenho a certeza que vai haver muita gente a seguir atentamente. Pelo menos um é garantido Laughing

Já agora sabes se esse produto é à base de bissulfeto de molibdênio?

Cumprimentos
Faustino

Pelo menos dois são garantidos!
Zipper, pode ser que durante este check-up descubras por que raio essa Transalp levava sempre a chuva atrás. Very Happy

Bom trabalho e vai partilhando aqui as dicas. Wink

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Qui 31 Mar 2011, 20:58

Ora de volta às mãos sujas e a ouvir da Maria: "Olha-me para essas unhas todas pretas!"

Liquido de refrigeração fora.Circuito lavado e liquido novo. Reparem bem na cor....Proxima vez que mudarem o óleo à vossa mota não se esqueçam:troquem o liquido!É barato e demora 30m.

Ora o mecânico anterior (ou "sapateiro") deixou-me umas prendinhas

Respiro de vapores de óleo do cilindro traseiro não colocado. Resultado: cabeça suja de óleo e o motor a aspirar lixo

Respiro do cilindro da frente não ligado ao colector de vapores de óleo. Resultado: tubo cheio de areia e motor a aspirar lixo...

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Qui 07 Abr 2011, 20:52

entretanto coloquei o motor no ponto e tratei de verificar folga das valvulas

valvula de escape do cilindro traseiro tinha um pouco de folga a mais..dai o "TIC-TIC"

oxidação no topo das valvulas de admissão :isto é o que faz longos periodos sem trabalhar Smile
uma delas estava com pouca folga.foi corrigido.

No cilindro dianteiro tudo estava bem.

Velas do cilindro traseiro: impecaveis com uma bela cor castanha

Velas do cilindro dianteiro.residuos de óleo..foram limpas e mais tarde volto a tirá-las e verificar o seu estado

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Qui 07 Abr 2011, 20:58

Já agora:este é o estado em que ficou o parafuso da tampa do alternador para a conseguir tirar.Isto é no que dá alguém apertar excessivamente um parafuso de aluminio.Regra destes parafusos é só um aconchego para depois mais tarde ser facil retirar..........

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Qui 07 Abr 2011, 21:22

Esta ligação estava solta...a aspirar lixo para a caixa do filtro de ar..

Filtro de ar: está um pouco sujo.preciso de um novo.....

Entretanto tudo foi montado e depois de colocar a caixa de filtro de ar no lugar, vedei as borrachas que ligam os carburadores à caixa com silicone para juntas de alta temperatura

zipper
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

Mensagem  zipper em Dom 31 Jul 2011, 19:47

Boas.

Entretanto fiz mais umas mudanças na minha Transalp. Já lhe meti 3000 kms em cima, um Heidenau K73 na roda de trás, um BattleWing à frente, fiz uns suportes de malas copiados pelos do Fábio, uns piscas pequenos, e troquei-lhe o mono traseiro. Quando a fui ver a Castelo Branco, o mono devia ter rebentado à pouco. O António Rui fez uma atenção no preço e comecei à procura de solução. Entretento fui andando (Serra da Estrela e outra viagem carregada com malas até ao Gerês) e largou quase todo o óleo que tinha no interior.Já estava perigoso autoestrada a dois e com malas.
Acabei por mandar vir da Alemanha, um Wilbers gama média. Tem menos 15mm de curso e deixou e mota um pouco mais baixa, incrivelmente confortável e super estável. Muito bom mesmo.Recomendo!!

Abraço

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Dom 07 Ago 2011, 18:17

Parabéns, é bom ver uma mota sempre bem atualizada e devidamente equipada....

V

Transalp é Transalp e mai nada..
carlitos
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 604
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp xl 650 v
Kms: 39 000

Mensagem  carlitos em Seg 08 Ago 2011, 08:14

Parabéns bom trabalho
Renato
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 206
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 600 v/93
Kms: 88.000

Mensagem  Renato em Sab 05 Nov 2011, 00:14

Parabens pelo trabalho... muito interessante... dame vontade de desmontar a minha toda bounce
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sab 05 Nov 2011, 10:33

Renato escreveu:Parabens pelo trabalho... muito interessante... dame vontade de desmontar a minha toda bounce

Isto é aquilo a que chamo de tópico inspirador! Wink Wink Wink

Boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
alfredo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 950
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600v
Kms: 50000

Mensagem  alfredo em Sab 05 Nov 2011, 12:39

zipper escreveu:Boa noite.

Fim de semana passado comprei uma TA650 2000 a um usuario aqui do forum.
A motinha está em muito bom estado mas como eu sou um tipo assim para o "picuinhas" já tratei de meter as mãos à obra e tratar de dar um checkup geral na TA.

Ao longo dos anos já reparamos e modificamos umas quantas motas, sendo a minha outra mota (XR600R), o expoente máximo e o ex-libris desta garagem.Um pequeno "monstro" com muitas horas e artilhanço até ao osso.
Tal como a XR tá para a brincadeira e tonteira, a Transalp está para a paz de alma e fiabilidade.Como tal metemos mãos à obra.

A suspensão da frente tinha ares de quem nunca tinha visto uma chave de caixa e como tal ao fim de 11 anos e muito buraco, já merecia revisão e como tal dei um toque ao Fábio para passar aqui na oficina que tenho na garagem.

Suspensão fora, mesas de direcção fora, rolamentos e pistas limpos e lubrificados com massa.As pistas já apresentam algumas marcas, mas como ainda está no inicio, esta limpeza e lubrificação vai fazê-las durar mais uma temporada.

Bainhas fora, dois dias a escorrer o óleo antigo, óleo 5w novo e está pronto para mais umas voltas.

Óleo do motor fora, adicionei Motul 10w50 mais Fahrer-tratamento anti-fricção e filtro de óleo novo.Adicionei também um imãn ao bujão do óleo de modo que este se torne magnético.Não é visivel, mas está debaixo da cola de alta temperatura.

a mota não é a quatro tempos esse liquido diz que é para dois tempo importa não ???

asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 534
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
Kms: 22.000

Parabéns!

Mensagem  asa em Dom 02 Set 2012, 21:22

A reportagem do amor à mota está lindo! Acredite q se estivessse perto de si, bater-lhe-ia à porta, Suspect apesar da minha TA ainda nao ter feito os 10.000 kms
Parabéns!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:46