Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Capas de Bielas

Compartilhe
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Capas de Bielas

Mensagem  jfvf87 em Qua 27 Jul 2011, 11:01

Viva

Tenho capas de bielas da XL600V, XL650, NT650V e são todas iguais. A inscrição que nelas encontro é F-780 STD.
Estive a pesquisar na internet e descubri que são produzidas pela ACL http://www.acl.com.au/ e que F-780 corresponde a Duraglide. É interessante porque não são simplesmente um bocado de metal.
Na Honda as 4 capas passam dos 50 euros.
Descubri que há imensas marcas que utilizam estas capas desde a Honda, Toyota, Nissan, Mini Cooper, outros construtores ingleses, entre outros.
Também descubri que há um kit para o Mini Cooper com 8 capas F-780 (Salvo erro) que mesmo com imposto fica em 30 euros.
Alguém sabe se existe algum carro que tenha o pino da cambota com 40 mm de diametro e o diametro interno da parte mais larga da biela com 43 mm? Ou representante da ACL em Portugal?

Cumprimentos
Faustino
sadhus
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 44
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 600V
Kms:

Re: Capas de Bielas

Mensagem  sadhus em Qua 27 Jul 2011, 12:31

Boas,

Atenção que as capas têm uma cor de lado que correspondem a um código. Sabes disso?

Cumprimentos,
Hugo Santos

=================================================================================================================

Spritmonitor.de

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 27 Jul 2011, 12:49

As que preciso são as pretas(com espessura entre 1.491 - 1.495). Já contactei alguns importadores e com a ACL Race e estou a aguardar resposta.

Obrigado Hugo
sadhus
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  sadhus em Qua 27 Jul 2011, 13:10

Só 1.491 - 1.495 mm?

Pelas contas que fiz deveria ter perto de 3mm de espessura as capas.

É curioso porque eu ontem tive a tirar as capas das bielas ao meu motor, e hoje mesmo sem falta vou medi-las para ter a certeza do que estou a dizer. Uma vês que ainda vou muito verde nisto.

E mais curioso ainda é que preciso de dois conjuntos porque as minhas já não estão muito famosas.

Depois digo qualquer coisa.

Cumprimentos,
Hugo Santos

=================================================================================================================

Spritmonitor.de

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 27 Jul 2011, 16:35

Hugo

As contas que tens estão certas mas cada capa tem +/- 1.49 mm de espessura independentemente da côr mesmo no teu motor. Ou seja, 1.49 de um lado mais 1.49 do outro, dá os tais quase 3 mm de espessura.
Passa por cá para pagares uma bem fresca e para trocarmos impressões sobre estes motores.

Passei agora na Ondamil e se as encomendar hoje ainda chegam na Sexta. Já com IVA passam dos 14 euros cada Evil or Very Mad
É o que me falta para montar o motor da bordô Sleep .

Cumprimentos
Faustino

sadhus
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  sadhus em Qua 27 Jul 2011, 17:56

Pois é isso esqueci-me de dividir por dois a conta que fiz, tens razão Embarassed

Sim, se não acontecer nenhum imprevisto passarei por aí sexta-feira, até por que estou a dever-te...

Cumprimentos,
Hugo Santos

Spritmonitor.de

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qui 28 Jul 2011, 19:51

Já estão encomendadas na Honda. Entretanto descubri que a cambota do Nissan Micra 1.0 partilha os mesmos diametros das capas que as TA's mas não a largura Mad .

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 15 Fev 2012, 09:19

Finalmente descobri o que fazer às cambotas gripadas Laughing.

Desisti de tentar perceber o porquê de algumas marcas de motas não venderem capas de reparação. Será que não acreditam que há pessoas que utilizam as motas diariamente e que o desgaste é uma constante ou há outras que se esquecem de ver o óleo... Não encontro informação a explicar o porquê e as pessoas que aparecem a dizer que não dá não dão uma explicação lógica apenas dizem que fica bom mas depois volta ao mesmo e que a solução é comprar uma cambota nova. Fico com a ideia que quem fez isso viu tudo menos a bomba de óleo ou inventou outra coisa qualquer.
Depois de muito pesquisar por capas de bielas de carros, tractores, compressores, mata-velhos, entre outros, descobri que não basta que as medidas sejam iguais é preciso que sejam feitas do mesmo material, porque existem mais variáveis como carga aplicada, rotação, etc.
Já na cambota não há grande coisa a dizer. Apenas que é feita do mesmo material de uma ponta à outra, do interior ao exterior, ou seja, se for rectificada em qualquer medida e polida ficará com o mesmo acabamento de fábrica. O mesmo não acontece por exemplo com as arvores de cames e martelos no caso da TA.

Ficou-me fácil de perceber porque é que a malta do tunning muda as capas de biela com as mesmas medidas para umas mais caras quando artilham o motor mesmo sem rectificar a cambota. Smile
Portanto para quem estiver nestas andanças aqui fica a dica que a origem das capas deve ser de um motor com características semelhantes(RPM's, carga, potência por cilindro...).

Expliquei e mostrei o material ao torneiro a quem já tenho recorrido várias vezes e que afirmou ser viável. Tenho confiança no senhor e a casa/empresa tem boa fama.
Para a TA o trabalho de verificar empenos, rectificar mais capas fica em menos de 250 euros já com IVA. Ronda o preço de uma cambota usada em bom estado só por dizer que entregue ao torneiro não é preciso fazer mais nada, é só dar o aperto e montar e que nas usadas pode ser preciso dar um toque nas bielas.

Very Happy

Depois de fazer a rodagem venho aqui dizer se resulta. Very Happy

Cumprimentos
Faustino

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 17:47