Problemas com direcção da TA700, vibrações!!

Compartilhe

Votação

Quem detectou problemas com a direcção de sua TA?

[ 5 ]
    45% [45%] 
    [ 1 ]
    9% [9%] 
    [ 0 ]
    0% [0%] 
    [ 5 ]
    45% [45%] 

Total dos votos: 11

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 42
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
    Kms: 1500

Problemas com direcção da TA700, vibrações!!

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 11:16

Boas, adquiri a minha Transalp 700va em Agosto deste ano e tenho-me deparado com diversas anomalias que a Motoboxe do Porto se prontificou de imediato a reparar.

Mas desde início que tenho detectado vibrações na direcção, principalmente quando se está a desacelerar e se alivia um pouco as mãos do guiador, isto entre os 70 e os 50kms/h, para aliviar um pouco os pulsos por ex., as vibrações para ser mais pormenorizado são oscilações que começam lentamente e chegam ao ponto de em 2 ou 3 segundos capazes de atirar qualquer um ao chão.

Já ando de moto á 20 anos e esta está a ser a única moto em que tal acontece.

Peço aqui ao ppl para partilhar testemunhos sobre as sua TA700, porque o que me informaram na Motoboxe é que "não se trata de defeito mas sim de feitio". O pessoal da Motoboxe é espectacular e neste momento têm a minha moto para testarem e chegarem a um "veredicto" final!

Por favor descrevam os vossos testemunhos para ter a certeza que não se trata apenas de uma paranóia...

Esta treta tem-me *** a cabeça, é verdade, além de mais a direcção já começou a vibrar quando curvo. Evil or Very Mad

Abraços e cumprimentos e mais importante ainda boas curvas se Deus quiser.
    [img][/img]

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Re: Problemas com direcção da TA700, vibrações!!

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 10 Out 2011, 12:04

Olá, Mário!

Se isto ajuda a esclarecer o assunto já temos aqui uns quantos tópicos a reportar essa situação da direcçao a abanar.

http://www.forumtransalp.com/t1031-o-misterioso-balancar-do-volante

http://www.forumtransalp.com/t1352-direccao-a-abanar

http://www.forumtransalp.com/t447-bambolear-a-alta-velocidade

http://www.forumtransalp.com/t934-direccao-instavel-da-ta-2008

A variante é a velocidade.Nalguns casos acontece a baixa velocidade e noutros a velocidades mais elevadas.As causas apontadas vão desde a Top-case ao empeno da jante...No meu caso já aconteceu mas devido ao mau estado e má calibragem do pneu dianteiro.Problema entretanto resolvido.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 12:29

TrAnsAlper escreveu:Olá, Mário!

Se isto ajuda a esclarecer o assunto já temos aqui uns quantos tópicos a reportar essa situação da direcçao a abanar.

http://www.forumtransalp.com/t1031-o-misterioso-balancar-do-volante

http://www.forumtransalp.com/t1352-direccao-a-abanar

http://www.forumtransalp.com/t447-bambolear-a-alta-velocidade

http://www.forumtransalp.com/t934-direccao-instavel-da-ta-2008

A variante é a velocidade.Nalguns casos acontece a baixa velocidade e noutros a velocidades mais elevadas.As causas apontadas vão desde a Top-case ao empeno da jante...No meu caso já aconteceu mas devido ao mau estado e má calibragem do pneu dianteiro.Problema entretanto resolvido.

Um abraço e boas transalpadas.

Boas, tambem penso que seja da topcase, ams como referi é a única moto que tenho que tal coisa acontece, a topcase é da Honda, logo tal coisa deveria ser solucionada e não criar a filosofia do é feitio, deixa andar...

O André, o seu pai e o cunhado são excelentes pessoas, mas preciso das vibrações anuladas, a moto tem pouco mais de 1200kms!!

Quando tiver 50000kms como será? Porra, a ideia até me assusta!!

A mesa tem uma pequena anomalia no local onde acenta a porca central, não tem folgas mas está deslocada 1,5mm e não referi porque não consigo mais uma vez demonstrar por fotos que tirei.

Abraço e boas curvas!

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 10 Out 2011, 12:34

Concordo plenamente que este assunto seja levado a sério e que não se "deixe andar", até porque é uma situação que põe em causa a nossa segurança.

Já testaste a moTA sem Top-case?

Boas transalpadas.

=================================================================================================================

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 12:50

TrAnsAlper escreveu:Concordo plenamente que este assunto seja levado a sério e que não se "deixe andar", até porque é uma situação que põe em causa a nossa segurança.

Boas transalpadas.

Boas, ainda não, mas acredito pelo que me disse á pouco um amigalhaço que também passou pelo mesmo que as vibrações passam se tirar a topcase.
    Mas a solução parece-me um pouco ridicula, a topcase foi cara como tudo, é da marca e a moto perde o seu comportamento normal quando a tem aplicada??
    Comprei a topcase porque dá muito geito e esta é a única moto que perde comforto quando se aplica a mala da MARCA!!

Abraço

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 12:52

TrAnsAlper escreveu:Concordo plenamente que este assunto seja levado a sério e que não se "deixe andar", até porque é uma situação que põe em causa a nossa segurança.

Boas transalpadas.

Mais um pequeno pedido, tu como Administrador do Forum, não me podes desligar a moto de vez em quando, é que para além de estar a fazer mal ao Ozono... está a GASTAR_ME o orçamento...

Pensa no assunto!

Abraço

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 10 Out 2011, 13:05

Very Happy

É uma boa sugestão sim.Aqui já temos sistema "stop and go" a mota está sempre ligada mas só gasta em andamento!

Um abraço e boas transalpadas. Wink

Jardel
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 120
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TA700/2009
    Kms: 25000

Mensagem  Jardel em Seg 10 Out 2011, 14:44

boas...

a minha sempre vibrou desde nova quando tiro as mãos do volante, isto entre os 50 e 80 km/h... e tb sempre me preocupou tal situação..

também me fartei de pesquisar, e em fóruns internacionais tb dizem que é normal, como me disseram na ondacoimbra...

No entanto, parece que a resolução do problema passa pelo aperto da porca central da direcção, mas depois a direcção fica mais pesada e menos precisa. A minha continua como de origem (a tremer) e já vai com 23.000km!!!

Depois diz aqui quais as conclusões a que chegou o pessoal da motoboxe.

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 15:04

Jardel escreveu:boas...

a minha sempre vibrou desde nova quando tiro as mãos do volante, isto entre os 50 e 80 km/h... e tb sempre me preocupou tal situação..

também me fartei de pesquisar, e em fóruns internacionais tb dizem que é normal, como me disseram na ondacoimbra...

No entanto, parece que a resolução do problema passa pelo aperto da porca central da direcção, mas depois a direcção fica mais pesada e menos precisa. A minha continua como de origem (a tremer) e já vai com 23.000km!!!

Depois diz aqui quais as conclusões a que chegou o pessoal da motoboxe.

Boas, O maior aperto da porca como me disseram lá tira as vibrações, mas a direcção fica mais pesada e danifica os rolamentos, desgaste prematuro.

Para aqueles que me reponderam que a moto também apresentava vibrações:
    - Porque é que ninguem falou anteriormente nisto? Quando um individuo anda á procura de moto faz umas perguntas, pesquisas para ver a melhor opção e sobre a TA não há quase nada a mensionar...

Porque???

Não fiquem calados, é a falar que a gente se entende!!!!

Abraço e boas curvas!

abento
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 4
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V /2000
    Kms: 42.000

Mensagem  abento em Seg 10 Out 2011, 16:51

Não sabia que as mãos eram para tirar do volante. tongue

JCTransalp
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 86

A Mota
    Modelo Mota/ano: 700 XVA
    Kms: Sempre que posso

Mensagem  JCTransalp em Seg 10 Out 2011, 20:38

Pois é... até ao momento, do meu verde ponto de vista, é o unico ponto negativo de referir na máquina.
    Não deixa de ser IMPORTANTE nem mesmo pelo prazer que a mota permite. No entanto, e cada vez mais tenho notado essa vibração aumentando com o aumento do desgaste do pneu, (vai nos 7300 Km) ao ponto de já ter a impressão que o mesmo se passa na roda traseira!! E então em curva...... vai lá vai, parece gelatina.
    Opiniões recolhidas:
    AnteroMotas (onde comprei)- "é normal neste pneu, coloque diferente da proxima vez. aumente pressão" - MANTEVE-SE
    MotoVeiga - " não devia acontecer, mota pode ter tido acidente, ... blá blá, nada" - comprei a mota em abril deste ano com 680 Km e 6 meses de registo..!!
    MotoTrofa - " este pneu e todos os pneus mistos dão este problema, nem mesmo o Anake II fárá muito melhor..!!

Sei não, mas a manter-se a situação, vou ter de trocar de montada...

desculpem o desbafo...

Sad

mariosilva76
    Mota ligada
    Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  mariosilva76 em Seg 10 Out 2011, 22:24

viragista535 escreveu:Pois é... até ao momento, do meu verde ponto de vista, é o unico ponto negativo de referir na máquina.
    Não deixa de ser IMPORTANTE nem mesmo pelo prazer que a mota permite. No entanto, e cada vez mais tenho notado essa vibração aumentando com o aumento do desgaste do pneu, (vai nos 7300 Km) ao ponto de já ter a impressão que o mesmo se passa na roda traseira!! E então em curva...... vai lá vai, parece gelatina.
    Opiniões recolhidas:
    AnteroMotas (onde comprei)- "é normal neste pneu, coloque diferente da proxima vez. aumente pressão" - MANTEVE-SE
    MotoVeiga - " não devia acontecer, mota pode ter tido acidente, ... blá blá, nada" - comprei a mota em abril deste ano com 680 Km e 6 meses de registo..!!
    MotoTrofa - " este pneu e todos os pneus mistos dão este problema, nem mesmo o Anake II fárá muito melhor..!!

Sei não, mas a manter-se a situação, vou ter de trocar de montada...

desculpem o desbafo...

Sad

Boas, desabafar faz bem, e sabe bem, mas o que me deste a entender é que ninguém que assumir alguma coisa....

O problema é daquilo ou daquilo, mas também pode ser daquela parte exterior á Honda...

Conversa da treta!!

Vamos ver no que dá, quando me devolverem a moto, se o problema persistir o mais certo é haver reclamação, visto que a adquiri nova e a treta de ter tido acidente... fonix...

Abraço e boas curvas!

Abraço

tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 240
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

Mensagem  tigusto em Seg 10 Out 2011, 23:54

Boas!
    A minha 650 é com top case, é sem top case, com 1, com 2, etc e tal.
    Cada um dá o seu palpite mas a vibração continua...
    E tem rolamentos novos de direcção (50.000 Km) e tem a roda equilibrada e os raios correctamente apertados.
    Agora, pois tá claro, a culpa é do pneu (Metzeler Tourance)...
    Má onda, é o que é!
    Abraço!

Dimiranda
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 116
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
    Kms: 25000

Mensagem  Dimiranda em Ter 11 Out 2011, 14:38

A minha 650 também faz isso....acho que é mesmo feitio pelos vistos. Aliás já tinha colocado em tempos essa questão aqui no forum.
    Curiosamente tenho a ideia que só comecei a notar isso depois de ter mudado dos pneus de origem (bridgestone) para os Metzeler. scratch scratch

Paulo Costa
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 83
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

Mensagem  Paulo Costa em Ter 11 Out 2011, 21:27

Este defeito, é muito característico nas motas da Honda, acontece em vários modelos, e o mais grave de tudo é que os modelos mais recentes, têm este defeito mais acentuado, TA 700, ST 1300, têm sido um verdadeiro descalabro, certo é que a Honda ainda não consegui corrigir este defeito, e quanto mais sensível for o condutor, mais grave se torna o problema.
    A minha velhinha de de 92 padece do mesmo defeito, mesmo com os anakee II, o problema subsiste, inicialmente pensei que seria do gel anti furos, tirei o gel, alinhei rodas, calibrei rodas, e nada, sempre na mesma, a única coisa, que minimiza um pouco essa tremura é baixar um pouco a pressão dos pneus, mediante a temperatura, e o tempo chuva ou sol baixei a temperatura para os 27, 28 de pressão.

Data/hora atual: Sex 25 Maio 2012, 16:46