Problemas com direcção da TA700, vibrações!!

Compartilhe

Votação

Quem detectou problemas com a direcção de sua TA?

[ 5 ]
    45% [45%] 
    [ 1 ]
    9% [9%] 
    [ 0 ]
    0% [0%] 
    [ 5 ]
    45% [45%] 

Total dos votos: 11

Renato
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 119
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 v/93
    Kms: 88.000

Re: Problemas com direcção da TA700, vibrações!!

Mensagem  Renato em Ter 22 Nov 2011, 23:46

boa noite camaradas. os raios estao apertados e a roda nao mostra indicios de empenamento... protecoes para as maos nao tenho... portanto dai nao é o problema.mas obrigado pela dica na mesma.

jfvf87
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 507
    Masculino

Mensagem  jfvf87 em Qua 23 Nov 2011, 08:43

Renato pede a alguém com experiência para dar uma volta.

Pelo que descreves pode ser muita coisa . Desde raios, pneus, rolamentos, empeno (aro, eixos, quadro etc), afinação do eixo traseiro, folga no rolamentos do braço, uma das bainhas com defeito de pressão ou mais alta que a outra, etc etc. Se ao travar também fosse só para um lado ainda me inclinava para a afinação do eixo traseiro mas assim pode ser qualquer coisa. Antes de qualquer alarme pede alguém com experiência e com sensibilidade para avaliar esse tipo de sintomas.

Hoje estou em Alvalade se tiveres oportunidade depois das 14H de passares por cá estás à vontade.

Cumprimentos
    Faustino

Animal
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 192
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700 ABS
    Kms:

Mensagem  Animal em Qua 23 Nov 2011, 09:11

Tens top-case posta?
    Tira-a e anda na mota, vais ver a diferença!..

Renato
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  Renato em Qua 23 Nov 2011, 21:48

Obrigado pelas respostas... acho que ao travar de vez em quando ela foje um pouco para o ladoo... quando vejo a mota de trás noto que a roda nao está paralela ao plastico da matricula... mas o plastico tb pode estar meio torto... tenho de me ir informar sobre isso enntao... obrigadao... um abraço.

De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 681
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XISÉLE 583 (17 foram para o fisco)
    Kms: poucos...para os 100 mil

Mensagem  De Sousa em Qua 23 Nov 2011, 23:25

Boas a todos
    Eu também já senti isso das vibrações, mas o assunto está resolvido.
    Mas vamos por ordem:
    Em relação à trepidação que o Mário sente na 700, eu acredito que a grande causadora seja mesmo a top case, uma vez que a top case de origem da honda, trás um sistema de suporte em que a mala balança demais, dizem os entendidos que é mesmo assim, mas pensemos juntos, se um"apêndice" daquele tamanho estiver com uma folga exagerada, tende a abanar em circulação, se abanar muito vai influenciar a aerodinâmica da mota...e onde é que se sente mais as abanadelas? Na parte móvel...a direção!!!

Mário, se conseguires fixar a mala, menos folgada, vais notar a diferença!!!

Relativamente aos problemas da 600, dos quais sou mais entendido, Deixo aqui o meu testemunho:

Comprei a minha Ta usada e notei que direcção tremi que nem varas verdes...consultei um neurologista que descartou as minhas suspeitas de ser Parkinson e viu logo um empeno nas bainhas...depois de desempenar as bainhas...tcham tcham...a vibração era maior!!! E perguntam vocês...como é possível?!?!? É possível sim senhor...o pneu da frente vinha a gastar de acordo com o alinhamento das bainhas e estava a gastar em diagonal, por isso senti mais tremideira com as bainhas alinhadas!!!

Ora como o problema não estava resolvido...troquei de borracha e meti um "andaqui" 2 que é uma maravilha!!!
    Bainhas alinhadas, borracha nova e tudo calibradinho...parecia manteiga, nem abanava, nem tremia...pelo menos respeitando os limites legais de velocidade!!!

Aí pelos 170, sentia-se qualquer coisa, mas ressalvo já que além da top case, ando com as side cases... e 170 km hora, numa jerica com 16 anos, se calhar é pedir demasiado!

No entanto e como alguém falou aí para trás...as proteções de mão... sempre me intrigou e vai daí elaborei uns prolongadores para as proteções de mão, que fiz com plástico preto e apliquei com fita de dupla face para fazer o teste...qual não foi o meu espanto quando verifiquei que a coisa resultava em pleno, com a vantagem de proteger ainda mais o vento nas unhas.

Resta ainda dizer que apliquei uns bar ends...ou pesos no guiador e neste momento não noto nenhuma vibração na direção nem devagar, nem depressa, nem a curvar, nem em reta...

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 91 800

Mensagem  Transouto em Sex 25 Nov 2011, 17:11

Ora boas mario

Antes de mais fico contente em saber que a Motoboxe se está a portra à altura, tal como eu espereva...E assisto a minha Transalp também na Motoboxe e nunca me falharam....Aliás toda a mlat, sem exceção é do melhor....

Quanto ao teu problema, sinceramente, eu já acho normal, todos se queixam do "abanar" da Transalp, uns mais outros menos...eu costumo dizer, abana mas não cai.....Espero sinceramnente que te connsigas habituar ao andamento da máquina ou que realmente descubras se existe algum problema.....

Boa sorte...

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

jfvf87
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Masculino

Mensagem  jfvf87 em Sex 25 Nov 2011, 18:50

Renato escreveu:Obrigado pelas respostas... acho que ao travar de vez em quando ela foje um pouco para o ladoo... quando vejo a mota de trás noto que a roda nao está paralela ao plastico da matricula... mas o plastico tb pode estar meio torto... tenho de me ir informar sobre isso enntao... obrigadao... um abraço.

É habitual esse plástico estar torto bem como a carenagem traseira, não sei porquê, talvez algum escaldão ao sol. Não deve ser relevante.
    Dizes que a mota descai para a direita quando conduzes sem mãos. Quando travas vai para uma lado em específico, para os dois, faz sempre isso?
    A mota descair para direita devido a mais peso do lado direito devido ao capacete faz sentido e talvez estejas a exagerar quando dizes que para corrigir a trajectoria tens que te pôr quase fora da mota. A não ser que sejas um tipo muito leve ou o capacete pesar uns 15 kilos Very Happy ...

Pode não hav€r vontad€ para corrigir alguns problemas mas não acho que seja normal.

Já agora a minha TA até os 70km/h anda direita quando largo o volante depois disso é que a direcção começa a gingar. Alguém calcula o que poderá ser?

Cumprimentos
    Faustino

Renato
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  Renato em Qui 01 Dez 2011, 22:00

boas... ultimamente parece que esse problema de ela começar a virar para a direita quando tiro as maos, esta resolvido... deve ter algo ido ao sitio. e quando digo que quase que me tinha de por fora da mota é vdd. pq para ela andar a direito "sem as maos no guiador" eu tinha de me inclinar para a esquerda e agarrado ao deposito pq se nao caia.
    Ela anda mt bem.. faz uns barulhinhos... mas ate agora nada mal. fico é sempre com receio que algo se agrave.
    por exemplo agora dei-lhe na telha e nao faz piscas.... quando lhe apetece fazer pisca fica continuamente ligado em vez de etermitente ... alguem sabe o pq?

jfvf87
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Masculino

Mensagem  jfvf87 em Sex 02 Dez 2011, 08:32

Renato isso dos piscas é o relé. É fácil de mudar e custa uns 5 euros numa casa de peças auto.
    Quanto à direcção ter-se resolvido com o passar do tempo não faço ideia.

Data/hora atual: Sex 25 Maio 2012, 16:47