De Sousa em Qui 03 Nov 2011, 10:48
Eu também não gosto muito de andar à chuva...
Apesar disso, este ano tomei a decisão de a mota ser o meu meio de transporte no trajecto Casa-trabalho-casa e por isso tive que tomar algumas medidas.
Antes de mais vem o impermeável, que no meu caso é de uma só peça - como o trajecto é curto e não há paragens pelo caminho para o xixi, serve bem e é mais impermeável do que se tivesse duas peças.
Depois vêm as luvas e as polainas ou sobre-botas também impermeáveis.
O capacete é o mesmo, no entanto e com vai levar com água, a viseira vai andar mais vezes fechada, no meu caso como o trajecto é todo urbano, a velocidade é muito baixa e a chuva tem tendência a agarrar-se à viseira, por isso, tenho que a limpar mais vezes por fora, para ficar sem gordura e as gotas não ficarem coladas.
Com a mota, as precauções são apenas de ter os pneus em condições e acima de tudo serem apropriados para condução em piso molhado ( conduzir em paralelo molhado com os TKC por exemplo deve ser do diabo)- eu tenho os anakee 2 e são bestiais!!!Para o nevoeiro e como a mota não tem farois de nevoeiro (nem atrás nem à frente ) é conveniente proceder a esse "tunning", uns faróis auxiliares à frente e um farol de presença para nevoeiro atrás - que eu não tenho, mas que julgo ser bastante útil.
De resto é como já disseram aí para trás...adaptar a condução às condições climatéricas, sejam elas chuva ou nevoeiro.
Acima de tudo...andar com muito cuidado, porque a lei da gravidade é muito mais forte com piso molhado!!!