Tirem as mãos das nossas motos!(in Motociclismo)

Compartilhe

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 27 Out 2011, 20:43

Boas!

E vocês que têm a dizer sobre isto?

Boas transalpadas.

....

“E.U.
    Hands off biking”, ou “E.U. Get your hands of our bikes”, (União
    Europeia, tirem as mãos das nossas motos), é o mote para uma
    manifestação que o MAG britânico (Motorcycle Action Group) levou a cabo
    no final de Setembro, juntando-se assim de forma mais activa aos
    esforços que a FEMA, a instituição que defende os direitos dos
    motociclistas junto da União Europeia, tem feito para nos proteger da
    febre legisladora e da invasão dos direitos individuais com que a “Europa” nos continua a bombardear em todas as áreas.

Um dos sectores debaixo de fogo há algum tempo é o motociclismo, e está já
    preparado um documento de mais de cem páginas (que pode ser facilmente
    encontrado na internet) com propostas que, a serem aprovadas e
    implementadas a partir de 2013, constituem muitas delas autênticos
    atentados às liberdades individuais dos motociclistas, e outras serão
    sentença de morte para muitos agentes do sector.
    Um dos principais pontos com que se luta agora, para além da intenção de nos quererem
    todos a vestir coletes reflectores por cima do equipamento, do ABS
    obrigatório para todas as motos, sem possibilidades de o desligar, e de
    outros pontos controversos, é o projecto de regulamentação que – entre
    outras coisas – nos vai impedir de “mexer” nas nossas próprias motos.

A serem aprovadas estas leis, será proibido fazer qualquer modificação a
    todo o sistema motriz das motos, desde a alimentação, motor,
    transmissão, escape, e mesmo o pneu traseiro, com produtos que não sejam
    estritamente os homologados pelo fabricante.
    Para além disto, as motos a produzir trariam um sistema de diagnóstico electrónico “on
    board” que detecta emissões, instalação de peças não conforme a lei e,
    quem sabe, outros tipo de monitorização mais intrusiva, relativa aos
    nossos hábitos de condução, informação essa que poderia ser controlada
    pelas autoridades a qualquer momento. Outras peças e parafusos podem ser
    ainda fabricados de modo a que se possam apenas colocar ou remover
    mediante ferramentas especiais, tornando impossíveis diversas
    intervenções caseiras.
    Agora, coloca-se a questão, vamos todos continuar a ficar calados à espera da “machadada”,
    ou vamos para a rua protestar, como já fizeram os motociclistas franceses e ingleses? Fica
    aqui o apelo à Federação de Motociclismo de Portugal, entidade mais
    preparada para se mover junto das entidades oficiais, e respectiva
    Comissão de Mototurismo, para que nos ajude a lutar contra este atentado
    aos nossos direitos e liberdades. Nós estamos prontos a apoiar,
    divulgar e argumentar, e estamos certos de que connosco estarão as
    restantes revistas do meio, moto clubes, associações do sector e
    motociclistas em geral. Vamos lá?

Retirado do site da Motociclismo

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

dijm
    4ª engrenada
    4ª engrenada

Número de Mensagens: 482
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: transalp 600v
    Kms: alguns em 2011

Mensagem  dijm em Qui 27 Out 2011, 22:31

Eu associo-me a qualquer manifestação, e estou recetivo a ideias para melhor definir os pontos de vista e as soluções, cumprimentos

sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 44
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

Re: Tirem as mãos das nossas motos!(in Motociclismo)

Mensagem  sadhus em Sex 28 Out 2011, 09:49

Boas,

Tenho pensado sobre isso à algum tempo, já que na oficina onde tiro o curso tem se falado nisso...

Em relação aos coletes reflectores ou roupa com boa visibilidade, acho bem, se puder comprar um casaco com reflectores e protecções prefiro em vez de um casaco todo preto. Se isso avançar daqui a uns anos, serão poucos os motociclistas que preferem andar todo de preto. Primeiro estranha-se e depois entranha-se. É uma questão de hábito. Quem hoje não põe o cinto no carro? Já se tornou um hábito e questão de bom senso. Acho eu!

Em relação às modificações das motas, entendo que deva haver algum tipo de controlo, porque há pessoas que abusam tanto que colocam a sua vida em perigo. Uma das coisas que muitos motociclistas de 125cc fazem é retirar os manómetros, como podem saber se rolam dentro do limite de velocidade e se houver um problema com o óleo, como sabem a pressão do óleo se tiram o indicador, podem com a sua mania ter que gastar centenas de euros em ter que comprar outro motor porque acham que a mota fica mais bonita sem manómetros. Ou terem um acidente grave por não usarem espelhos.

Agora, em relação a dispositivos na mota para controlar se há manuseamento indevido, é que acho excessivo. E não sou a favor.

Em síntese concordo com as inspecções tal como se fazem no carro, que o objectivo é ver se o veiculo cumpre as especificações mínimas de segurança. O resto já não concordo e acho abusivo.

Cumprimentos,
    Hugo Santos

dijm
    4ª engrenada
    4ª engrenada

Número de Mensagens: 482
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: transalp 600v
    Kms: alguns em 2011

Mensagem  dijm em Sex 28 Out 2011, 09:57

Eu vou por outro caminho, acho que se deveria enveredar pela inspeção das motos, por colocar material refletor acho que deveria ser uma lei mundial, e colocar um dispositívo tipo triângulo para motos... avaria e onde esta a sinalização

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 893
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qui 03 Nov 2011, 17:54

Esta notícia tem aberto muitas feridas e feito muito sangue aí pelos foruns e comunidades motociclistas. Não é a primeira vez que a Motociclismo fala no assunto no editorial (houve um primeiro texto em Setembro, creio) e confesso que achei a notícia anterior muito mal dada e um mau exercício de jornalismo, porque nos põe numa pista de informação que não está correcta (que vêm mexer nas nossas motos). Tentei encontrar a fonte da informação na Motorcycle News e descobri o artigo auqe se segue. Não sei se há mais informação relevante, depois disto.

http://www.motorcyclenews.com/MCN/News/newsresults/General-news/2011/September/sep2811-sign-petition-to-fight-eu/ .

O artigo fala de uma petição "instigada" (encorajada, vá) por um membro do Parlamento Europeu contra a PROPOSTA (e sublinho PROPOSTA) "anti-tuning" de que temos andado a falar. A Petição está aqui: http://epetitions.direct.gov.uk/petitions/16322 e passível de ser subscrita por cidadãos do Reino Unido (apenas).

Este artigo da MCN é interessante e ensinou-me duas coisas:

i) que afinal existe mesmo um documento, consultável publicamente, com a famosa PROPOSTA de legislação anti-tuning em veículos de 2 e 3 rodas e quadriciclos. Até agora nunca tinha visto referenciado este documento. Está aqui, em 102 páginas, apenas disponível em inglês e francês: http://www.ipex.eu/IPEXL-WEB/dossier/document/COM20100542FIN.do .

ii) que esta proposta SE APLICA APENAS AOS VEÍCULOS NOVOS. Portanto, antes de crispações maiores, fiquem cientes de que esta proposta, mesmo que venha a ser aprovada, NÃO DIZ RESPEITO AO QUE TEMOS LÁ NA NOSSA GARAGEM, ao contrário do que sugere o título incendiário da Motociclismo!

Pessoalmente concordo que exista algum tipo de controlo nas modificações das motos e já roguei pragas aos que andam com faróis não homologados nas suas máquinas, sem consciência dos riscos que isso representa para a segurança dos outros. Este é só um exemplo, entre muitos outros. Como é que isso deve ser feito, no pormenor? Não sei, mas de modo algum sinto que o que li até agora, constitui uma ameaça à "liberdade individual dos motociclistas".

Zé Paulo.

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 03 Nov 2011, 19:31

Por acaso aqui a avaliar pelas opiniões não "incendiou" muito.

Gostei do que li até agora e estou bem mais esclarecido.A minha opinião em relação a alterações é simples.Desde que ponha a segurança do condutor ou de terceiros sou obviamente contra.Se fôr para melhorrar segurança e conforto sou a favor.Por questões de estética...depende.Mas com mais inclinação para se manter as máquinas originais.
    Tunning?Para mim é crime, além de ser muito azeitolas!
    Que me perdoem os adeptos do tunning mas é o que penso.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Data/hora atual: Sex 25 Maio 2012, 17:11