Ajuda! Possível negócio... Concluído.

Compartilhe

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 178
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~24000

Ajuda! Possível negócio... Concluído.

Mensagem  o5car em Qua 11 Jan 2012, 09:39

Boas pessoal!

Como referi na minha apresentação, ainda não sou possuidor de uma TA mas ando de ólho no mercado de usados, de vários anúnicios analisados, fiquei com este de atravessado, quer pelo preço, km e aspecto pelas fotos.

Agora venho aqui solicitar, se possível, a ajuda de voçês, q consiste em saber se por acaso, alguem conheçerá esta mota/proprietário, ou se há alguem perto da zona q possa ir dar uma vista de olhos para confirmar (ter uma melhor noção) o aspecto geral da mesma. Pois pelas indicações do actual proprietário, tem 2 registos o q me deixo algo reticente é a mota ser de 2001 com ~24000km e 2 proprietários?!?!?...

http://meas.olx.pt/honda-transalp-650-de-2001-iid-262318829

Uma vez q sou de Beja, a distância é considerável, caso fosse lá era para a trazer de imediato, caso contrário, ou caso não consiga ter um feedback de alguem daqui, acho q vou passar para outra.

Fica desde já os meus agradecimentos pela atenção/disponibilidade.

Última edição por o5car em Sab 14 Jan 2012, 14:54, editado 1 vez(es)

LFTransAlp
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 69
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TransAlp XL 650 - 2001
    Kms: a rock and rollar...

Re: Ajuda! Possível negócio... Concluído.

Mensagem  LFTransAlp em Qua 11 Jan 2012, 10:08

Boas o5car

A mota de facto está com muito bom aspecto.

Atenção que o facto de ter dois proprietários com pouca quilometragem não quer dizer nada de mal. A minha própria TA é exemplo disso. Estando numa situação muito semelhante à tua, quando a quis comprar, fui saber junto do anterior dono porque a vendeu. Então o primeiro proprietário foi o próprio stand que a teve pouco tempo ao serviço, e o segundo dono, ainda lhe fez umas melhorias, meteu um vidro alto e uma top case GIVI, e depois de uns anitos a andar muito pouco, decidiu passar para uma cilindrada superior, no caso para uma BMW. É claro, euritos não faziam falta ao rapaz....

Então como podes ver, adquiri uma montada em óptimo estado, poucos kilometros e uns anitos já, com dois proprietários anteriores.

A única coisa que aconselho mesmo, neste caso, é andares nela antes pois pelo andar se vê o que vai na carruagem. Solicitar dar uma volta pelo menos de uns 5km, para aquecer um bocadinho o motor, e travar, acelerar, ver como responde, ver se faz fumo excessivo, e se tudo estiver a funcionar bem, não ouvires barulhos estranhos e o comportamento estiver ok, chegar à ultima parte do negócio. Ou seja, 3.000€ já está bem paga. Isso considero ser um preço justo para ambas as partes.

Se tudo correr bem, não darás o tempo e o dinheiro por perdido, isso te digo, pois é de facto uma moto que me surpreende sempre cada vez que lá coloco o meu traseiro.
    Olha a ultima foi à uns dias ao fim da tarde, vinha para casa na A29, e não sei que é que me deu, vinha devagar, e passou um Porche lindo de morrer por mim. Quando dei por ela, vim atrás dele nas calmas para o apreciar, estava um fim de tarde sem vento e a via estava desimpedida. Quando dei por ela, fiz cerca de 17 km sempre entre os 160 e os 170km/h nas calmas, tanto que a certa altura o Porche abrandou só para perceber que mota era. Acho que estranhou a posição de condução descontraída em que eu ia àquela velocidade.

Mas esta é somente uma entre muitas, as surpresas que esta singular moto nos dá.
    Dentro da classe 600/ 650, tem uns atributos incomparáveis se considerarmos a versatilidade.

Boa sorte!

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  o5car em Qua 11 Jan 2012, 10:58

Boas!

Obrigado pela resposta.

Sim, é um facto q "X" anos Vs "X" km querem dizer alguma coisa. Pelo q o actual proprietário diz, o antigo dono andava muito pouco na moto, e q não acredita q o mesmo tenha tirado km pois basta ver a moto q está como nova. Ele comprou-a por volta de Setembro de 2011 ou pelo menos só iniciou o seguro, seguros estes q tiverem alguns intervalos de anos sem qualquer apólice... deveria estar parada. (informação adquirida por meios privilegiados) e está a venda devido à dificuldade económica q está a passar, É suinicultor na zona de Meães Do Campo, Coimbra.

Só gostaria mesmo era se havia algum bom samaritano por aqui q tivesse possibilidades de dar um pulo por lá, mas pronto, percebo q seja difícil e/ou mesmo não queiram ter essa "responsabilidade" q não o seria, pois só pretendia mesmo aquela visualização geral. Smile

HRLopes
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 32
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600V
    Kms:

Mensagem  HRLopes em Qua 11 Jan 2012, 13:40

Boas o5car

Não sei se ajuda ou não mas eu em abril do ano passado comprei uma TA de 1998 com 27500Kms e com 2 registos sendo que o ultimo registo era de um amigo que conheço ha muitos anos que foi quem ma vendeu, por isso tenho a certeza que eram reais. Ha muitas razões para as motas andarem pouco desde filhos pequenos, ate tenho um colega que so o gesto de ter que por o casaco, as luvas e o capacete o limita nas saidas de mota, as vezes compra-se e depois de passar a fase inicial vai ficando na garagem, não e o meu caso e espero que nunca seja pq embora tenha descoberto tarde o prazer de uma TA acho que e pra ficar, ainda agora vim de um pequeno passeio eheh

Boa sorte

Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 127
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

Mensagem  Asterix em Qua 11 Jan 2012, 17:25

Também acho que pelas fotos é um bom negócio.

Acho normal também uma reduzida kilometragem. Se tiveste a informação de que houveram alguns anos em que não teve seguro activo acho que isso corrobora a teoria de que o primeiro dono pouco a utilizou.

Comprei a minha há 6 meses com 32.000km e é de 94. Também tinha 2 registos. Não tenho dúvidas de que os km's são reais dado o estado geral da mota. O que me encantou na minha também foram as fotos do anúncio, fui lá ver, confirmei o bom estado e logo a seguir comprei.

Se calhar vale a pena ires lá ver mas o mais certo é que não vais resistir a trazê-la contigo na hora.

BOA SORTE Exclamation

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 91 800

Mensagem  Transouto em Qua 11 Jan 2012, 18:02

Boas, eu não sou dessa zona, mas uma coisa te digo, se comprares não te arrependerás, a Transalp não tem falhas e de easpeto, essa parece boa....

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  o5car em Qui 12 Jan 2012, 09:11

Boas!

Ok pessoal, muito obrigado pela atenção ao tópico/dúvida. É certo q este tipo/modelo de motas ainda são um pouco "descriminadas" no sentido de ser motos de supostamente uma faixa etária mais específica, ou seja, quem adquire uma mota destas já tem +/- uma ideia do q pretende numa moto, basicamente é desbundar a moto na sua essência e não tanto para artilhar e modificar, tirando um escape ou algo assim mais simples. Por norma geral, o pessoal mais novo e/ou aquele pessoal q gosta do tuning/artilhanço opta por modelos mais racing, tipo hornet's, CBR's no mundo estradista, e CRF's, XR's para o offroad o q faz com q sejam estes modelos mais "aldrabados" do mercado. Basicamente isto é bom para quem quer comprar este tipo de motas, acaba por ter escolhas mais "fiáveis" se é q me faço entender.
    Mas pronto, isto é apenas uma generalização superficial. Smile

Como referiu o Asterix, já sei q se vou lá "ver", não sou capaz depois de lhe virar costas e vem logo comigo. Laughing

Mais uma vez, aqui fica o meu sincero agradecimento pela influência positiva q me deram.

Cumps

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 363
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Mensagem  santosam em Qui 12 Jan 2012, 10:49

Eu comprei a minha com +- 18 anos e 60.000 km, o que dá 3.300 km por ano... No livro de revisões a mota andou bastante nos primeiros anos e depois encostou. Entretanto descobri que o quadro é de 1992 mas o motor é da versão de 1997, com um só CDI :-) Tive sorte nessa parte... e comprei-a num concessionário oficial Honda.
    Nestes dois anos em que a mota é minha fiz-lhe 23.000 km e muitos ainda lhe hei-de meter :-)

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6411
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 62.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 12 Jan 2012, 18:50

Parece-me um bom negócio tal e qual como ESTA. Very Happy
    Costumo ir muitas vezes a Coimbra mas não tenho mesmo possibilidades de ir ver a máquina, pelo menos em breve.Mas o melhor será mesmo tu vires por aí "acima"...aproveitas fazes mais uns kms e vens a Viseu ver mais uma TA Wink

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  o5car em Qui 12 Jan 2012, 19:06

Pessoal assim com alguma urgência, Será q me podem indicar, ou onde posso ver o comprimento total máximo da TA, tenho q ver se por acaso cabe dentro de uma Jumpy de 2004. Smile

Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 127
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

Mensagem  Asterix em Sex 13 Jan 2012, 10:31

Saquei da Net as seguintes dimensões da XL650 em todas as suas variantes:

Dimensions
    Length: 2265 mm (89.2 in) V-Y to V-3
    Length: 2257 mm (88.9 in) V-4 onwards
    Width: 865 mm (34.0 in) V-Y to V-3
    Width: 922 mm (36.3 in) V-4 onwards
    Height: 1280 mm (50.4 in) V-Y to V-3
    Height: 1318 mm (51.9 in) V-4 onwards
    Wheelbase: 1501 mm (59.1 in) All models
    Seat height: 850 mm (33.5 in) V-Y to V-3
    Seat height: 843 mm (33.2 in), optional low seat 813 mm (32.0 in) V-4 onwards
    Ground clearance: 225 mm (8.9 in) V-Y to V-3
    Ground clearance: 192 mm (7.6 in) V-4 onwards

Dry weight: 175.0 kg (386 lbs) V-Y to V-3 #
    Dry weight: 192.0 kg (423 lbs) V-4 onwards
    Curb weight: 194.0 kg (428 lbs) V-Y to V-3 #
    Curb weight: 212.0 kg (467 lbs) V-4 onwards

Na dúvida sobre o modelo considera as medidas mais desfavoráreis.

Já pensaste como a vais meter dentro duma carrinha? É que estamos a falar de uma menina avantajada (à volta de 200 kg). Vai lá de rampa?

Também terá que ser bem amarrada para não teres desgostos...

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  o5car em Sab 14 Jan 2012, 14:54

Boas!

Muito obrigado Asterix, mas infelizmente... para o antigo proprietário já está na minha garagem!! Twisted Evil Twisted Evil

A mota está num estado surprendentemente brutal!... Apesar dos 11 anos está como nova, é impressionante de como o tempo não afectou em nada todo o conjunto. Só vem confirmar a qualidade habitual mais q comprovada da Honda.

Fiz uns 7/8km de teste com a topcase da Givi, e a partir dos 120/130km/h sinto uma ligeira vibração, não sei se será da case ou do pneu da frente q ainda é o de origem e está ressequido e escamado. Mas nada de extraordinário, pois retirei as mãos do guiador e seguio sempre na linha, sem qq desvio. Resposta do motor progressiva e bastante suave. Suspensões/conforto algo completamente novo para mim, parece q vou andando por cima de algodão.

Pontos negativos:
    - Pequena raspadela na carenagem esquerda do deposito, deve ter caido para o lado.
    - Pneu da frente algo ressequido e escamado.
    - Não tem o manual de proprietário e registro de manutenções.
    - Alguns mosquitos e sujidade óbvia de utilização, O homens nem se deu ao trabalho de a lavar. Smile

Pontos positivos:
    - Tudo o resto
    - Topcase GIVI + Suporte + 2 chaves
    - ~23.000km
    - 2.800 Euros

Depois logo coloco uma fotos da maquina de como veio.

Agora é desmontar para analisar alguns pormenores para ver se não existe algo de mais anormal e resolver. Fazer uma revisão geral de óleos, filtros e outros líquidos para ficar tudo ok e depois colocar uns extras quer estéticos quer funcionais.

Para terminar, espero q esteja como aparentar estar e me proporcione bons eúnicos momentos. Smile

adelinoaraujo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 169
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 15000

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 15 Jan 2012, 11:38

LFTransAlp escreveu:Quando dei por ela, fiz cerca de 17 km sempre entre os 160 e os 170km/h nas calmas, tanto que a certa altura o Porche abrandou só para perceber que mota era. Acho que estranhou a posição de condução descontraída em que eu ia àquela velocidade.

Obrigado por este momento de poesia.

O5car boa sorte com essa máquina. Eu estou a dias do exame teórico da carta de moto e depois mais uns 15 pra ter a carta e depois.... bem, não quero pensar muito nisso. O problema vai ser conseguir dormir com um sorriso tão grande quando tiver a minha... não sei se a cara caberá na almofada...

o5car
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  o5car em Dom 15 Jan 2012, 12:42

Boas,

Pois adelinoaraujo, eu tb ainda não a tenho, mas já estou ligeiramente adiantado, pois já fiz a teórica, aguardo pela pratica. Só q tenho andado sempre de olho em sites e outros e lá me apareceu isto. Penso q para quem quer comprar uma moto em 2ª mão a paciência e um trunfo.

adelinoaraujo
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 169
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 15000

Mensagem  adelinoaraujo em Dom 15 Jan 2012, 15:04

o5car escreveu:Boas,

Pois adelinoaraujo, eu tb ainda não a tenho, mas já estou ligeiramente adiantado, pois já fiz a teórica, aguardo pela pratica. Só q tenho andado sempre de olho em sites e outros e lá me apareceu isto. Penso q para quem quer comprar uma moto em 2ª mão a paciência e um trunfo.

o5car, então diz-me lá como é o exame teórico... se é como estes aqui http://www.testesdecodigogratis.com/testes

são testes grátis sim e baseados nas imagens em pdf do site do imtt. faz lá um ou 2 da categoria a subcategoria a1 a ver se a coisa é parecida.

obrigado
    adelino

Data/hora atual: Sab 26 Maio 2012, 05:33