Em setembro estaremos de regresso aos convívios com mais um aniversário Fórum Transalp- TransDouro 2014 nos dias 13 e 14 de setembro.Até lá, boas férias!...e boas transalpadas!

Corrente não chega às velas

Compartilhe

Luis Pinho
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens: 47
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 600
Kms: 61000 e picos

Corrente não chega às velas

Mensagem  Luis Pinho em Qua 18 Jan 2012, 23:43

Boas,
Este fim-de-semana quando chegava de uma volta de cerca de 20 km decidi meter gasolina. Quando queria voltar a arrancar a mota já não pegou. Acabei por ficar sem bateria de tanto insistir.
Hoje com a bateria já carregada voltei a tentar e nada.
Saquei uma das velas (que são novas) para fora e com ela no cachimbo e com a rosca a tocar no motor (para que possa haver corrente) tentei ligar a mota. A vela não deu qualquer tipo de faisca.
O mesmo se passa com uma das velas do outro cilindro.(só testei uma por cilindro)
Ou seja, não tenho corrente a chegar ás velas.
Alguém pode ajudar?
Só espero que não seja dos cdi's...

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1274
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Corrente não chega às velas

Mensagem  jfvf87 em Qui 19 Jan 2012, 13:18

Viva

Há um fusível de 10Amp(vermelho) que corta a alimentação dos cdi(Está na caixa de fusíveis junto à ignição). Tenta isso que é o mais provável(Vê com atenção porque já apanhei um que parecia inteiro). Depois tens um díodo perto dos CDI's que também causa o mesmo sintoma. Se isso não ajudar diz alguma coisa.

Cumprimentos
Faustino

=================================================================================================================

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

Luis Pinho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Luis Pinho em Qui 19 Jan 2012, 14:18

jfvf87 escreveu:Viva

Há um fusível de 10Amp(vermelho) que corta a alimentação dos cdi(Está na caixa de fusíveis junto à ignição). Tenta isso que é o mais provável(Vê com atenção porque já apanhei um que parecia inteiro). Depois tens um díodo perto dos CDI's que também causa o mesmo sintoma. Se isso não ajudar diz alguma coisa.

Cumprimentos
Faustino

Obrigado pela dica.
Já estive a ver e realmente um dos fusíveis de 10A está solto (faltam as patilhas metálicas).
Não sei é se esse fusível não será um dos suplentes. (no autocolante que esta por dentro da tampa da caixa de fusíveis não é perceptível)
Já andei à procura, mas não consigo encontrar nenhum esquema da caixa de fusíveis.
Podes ajudar?
Mais uma vez obrigado.

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qui 19 Jan 2012, 15:02

Se não estou em erro é o fusível que fica ao lado do díodo na caixa de fusíveis. Fusíveis em falsas pistas são suplentes.

Se o autocolante não ajuda verifica todos. Se visualmente originar dúvidas ou colocas outro ou fazes teste de continuidade com um multímetro.

Faustino

=================================================================================================================

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

Luis Pinho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Luis Pinho em Sex 20 Jan 2012, 00:14

Então é o seguinte:
Hoje estive a verificar os fusíveis todos (os da caixa e o de 30A que está ao lado de rectificador).
Verifiquei as fichas de ligação dos cachimbos e também as fichas que estão debaixo do deposito (basicamente ligam a parte de frente da mota à parte de trás).
E nada! Continua a não chegar corrente às velas.
O meu alternador já não andava grande coisa e se calhar foi à vida de vez...
Mas não sei se seria razão para não chegar lá corrente visto que o motor de arranque gira.
Também me lembrei que pode ser o corta corrente que avariou e agora não deixa lá chegar corrente (nas 600's o c.corrente deixa o motor de arranque girar mas não dá faisca nas velas).
Se alguém se lembrar de mais alguma solução é muito bem-vinda.
Obrigado

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 20 Jan 2012, 07:48

Bom dia

Pelos sintomas não tem nada a ver com o alternador. Na 600 o que alimenta os cdi's é a bateria, ou seja podes desligar o alternador que a mota deverá trabalhar.

Se não é fusível queimado poderá ser o díodo perto dos cdi's ou algum mau contacto na instalação. Na minha opinião é muito improvável que 4 bobines ou 4 velas ou 2 pickup coils ou 2 cdi's avariem repentinamente, ao mesmo tempo e de modo permanente.

Verificados os fusíveis convêm ver se está a chegar energia aos cdi's ou até onde esta chega. Cada CDI tem 6 pinos, dois para receber a corrente da bateria, 2 para receber o sinal das pickup coils e outros dois para mandar a corrente às bobines. Se não estou em erro os 2 pinos que alimentam cada Cdi são os da ficha com apenas 2 pinos, posso confirmar se decidires testar.
Não sei se tens multímetro ou quais os teus conhecimentos mas para testar pode ser com uma lâmpada de 12V.

Diz alguma coisa.

Cumprimentos
Faustino

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 20 Jan 2012, 08:05

Luis Pinho escreveu:... o de 30A que está ao lado de rectificador)
Esse fusível é da bobine de chamada e só interfere com o motor de arranque. Aproveito para reforçar a atenção nos fusíveis.
Um fusível que vá queimando lentamente devido a um componente que trabalha mas está defeituoso não fica escuro, não tem cheiro, não derrete e mal se nota o intervalo no filamento. Desculpa esta teimosia Rolling Eyes mas isso parece-me mais fácil do que parece Very Happy

Luis Pinho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Luis Pinho em Seg 23 Jan 2012, 14:48

jfvf87 escreveu:
Luis Pinho escreveu:... o de 30A que está ao lado de rectificador)
Esse fusível é da bobine de chamada e só interfere com o motor de arranque. Aproveito para reforçar a atenção nos fusíveis.
Um fusível que vá queimando lentamente devido a um componente que trabalha mas está defeituoso não fica escuro, não tem cheiro, não derrete e mal se nota o intervalo no filamento. Desculpa esta teimosia Rolling Eyes mas isso parece-me mais fácil do que parece Very Happy

Epah tinhas razão, era realmente muito mais simples do que parecia. Mas não era nenhum fusível...
Na sexta mudei-lhe o alternador, arranjei uma Transit, carreguei a Transalp lá para cima e levei-a ao mecânico.
Deixei-a lá e quando voltei o gajo até gozou comigo a dizer que tinha 2 cdi's queimados e o cilindro colado!!! Shocked Shocked Shocked
Depois carregou no start e ela pegou à 1ª!!!
Resultado, era uma ficha que estava a fazer mau contacto. Embarassed
Só que eu nem sabia da existência da dita ficha, porque dos cachimbos até à ignição eu testei todas as fichas que vi, até tirei o deposito para verificar todas as fichas que estão naquela bolsa de borracha e nada.
Esta está ao pé das fichas dos piscas, do lado direito da mota.
Acabei por gastar 10 euros quando até já tinha andado a ver preços de cdi's.

Fiquei tão contente com a mota que a premiei com um fim-de-semana de offroad na Guarda com a malta das AT's. cheers cheers cheers
A velhinha esteve a 1700 mts de altitude, rolou na neve, fez mais de 500 km e até voou!!!
Depois deixo umas fotos do fim-de-semana.

Obrigadão pela ajuda. Se num destes próximos fds for para o sul, combinamos as minis da praxe!!!
Um abraço

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 23 Jan 2012, 15:28

olha fiz o que pude.
E quanto às minis e uma volta offroad voto a favor Very Happy .

Cumprimentos
Faustino

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens: 5115
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
Kms: 14 600 km(+ 100 000km)

Mensagem  Transouto em Qua 25 Jan 2012, 23:33

Ainda bem que se resolveu tudo de forma barata e fácil...

V

Transalp é Transalp e mai nada..

Data/hora atual: Sab 20 Set 2014, 00:52