Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

30 mil ou 130 mil?

Compartilhe
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

30 mil ou 130 mil?

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 23 Fev 2012, 01:34

Primeiro vejam o video: https://www.youtube.com/watch?v=4MAEfR-fCjw

Depois, como é possível saber se aquela ou outra qualquer TA tem 30 ou 130 mil kms? É que já vi TA's com 100 mil ou mais que parecem novas.

Facilmente imagino alguém a fazer 120 mil e vender a TA como 20... "ah anda pouco..."

Há alguma forma de saber isto?

Aquele abraço
Adelino
o5car
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 331
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2001
Kms: ~29000

Re: 30 mil ou 130 mil?

Mensagem  o5car em Qui 23 Fev 2012, 09:14

Epá há coisas q ajudam a tal identificação... por exemplo os colectores ao meu ver é uma boa maneira de ver se de facto tem 20 mil ou 120 mil... Desgaste dos discos dos travões (se são de origem ou não), selectores de mudanças, péseiras, laterais do quadro, tampas de motor (onde roçam os pés)... Mas pronto, não é 100% eficaz, pois pode ter sido acidentada e ter levado uma grande raparação....
Asterix
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 132
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V/1994
Kms: 37500 e a somar

Mensagem  Asterix em Qui 23 Fev 2012, 10:42

Também acredito que uma TA com 120.000km possa ser vendida como se tivesse 20.000km. Concordo com o o5car. Há que tentar ver sinais de desgaste em tudo o resto o que pode não ser fácil nem completamente fiável.

Já agora alguém conhece algum caso de fadiga numa TA por quilometragem? Isto recorda-me o aventureiro Gionata Nencini que fez pelo menos 300.000km numa TA de 87, caso que já foi muito falado aqui no fórum. Julgo que não houveram intervenções de maior durante essa expedição.
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 23 Fev 2012, 11:20

Boas dicas. Obrigado pelas vossas respostas.

Vejo que aquele gajo do video facilmente faz mais 20k kms e depois a vende na boa. Só a ver este video é que me apercebi disso. E penso que isto seja mais fácil numa moto deste tipo. Daí a questão. A Honda devia ter colocado 6 digitos no conta-kilometros... e depois apareciam uns artistas e alteravam os valores...

Outra coisa que tenho reparado é que raramente vejo um assento estragado ou com sinais de uso. Mas que raio, é mesmo bom o assento da TA?
Asterix
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 132
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V/1994
Kms: 37500 e a somar

Mensagem  Asterix em Qui 23 Fev 2012, 11:56

Também concordo que devia ter 6 dígitos e aí também seria mais fácil detectar se o mesmo foi viciado. Quando se forçam os números estes nunca mais ficam perfeitamente alinhados. Essa é outra dica para validar quilometragens neste tipo de odómetros. Nos digitais é praticamente impossível a viciação.

Mas nunca nada impede que se troquem os mesmos por outros com quilometragens inferiores. Acho que isso deve acontecer mais quando há um acidente que implique a troca de instrumentação. Não estou a ver um vendedor a perder tempo e gastar dinheiro noutro odómetro só para melhorar um pouco o valor da venda pois não deve compensar.

Em relação ao assento também já tinha reparado nisso. Acho que são mesmo muito bons. O da minha confirma essa teoria. Parece novo e estou convencido de que é o de origem. Mas não se resume ao assento, acho que é geral, principalmente nas TA 600. Todas as peças são feitas para durar e isso nota-se à vista desarmada.

o5car
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 331
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2001
Kms: ~29000

Mensagem  o5car em Qui 23 Fev 2012, 12:13

adelinoaraujo escreveu:Boas dicas. Obrigado pelas vossas respostas.

Vejo que aquele gajo do video facilmente faz mais 20k kms e depois a vende na boa. Só a ver este video é que me apercebi disso. E penso que isto seja mais fácil numa moto deste tipo. Daí a questão. A Honda devia ter colocado 6 digitos no conta-kilometros... e depois apareciam uns artistas e alteravam os valores...

Outra coisa que tenho reparado é que raramente vejo um assento estragado ou com sinais de uso. Mas que raio, é mesmo bom o assento da TA?

Mas raramente vês um assento estragado ao vivo ou pelas fotos?!??... é q ao vivo e a cores dá para perceber de imediado a esfrega... Smile
Penso q vender uma mota com mais de 100 mil km como uma de 20 mil é um risco muito grande q o vendedor corre...
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 23 Fev 2012, 12:37

o5car escreveu:
adelinoaraujo escreveu:Boas dicas. Obrigado pelas vossas respostas.

Mas raramente vês um assento estragado ao vivo ou pelas fotos?!??... é q ao vivo e a cores dá para perceber de imediado a esfrega... Smile
Penso q vender uma mota com mais de 100 mil km como uma de 20 mil é um risco muito grande q o vendedor corre...

Pelas fotos. Ao vivo já vi algumas e estavam em excelente estado. Mas pelo que vejo à venda na net, todos, excepto 1 ou 2, estavam "novos".

Um que vi com marcas de uso foi duma que também tinha nas protecções de mão muitos riscos, e no resto da moto, logo não era muito bem tratada.

Mas normalmente vejo assentos que parecem novos, daí a pergunta.

De motos não sei porque nunca tive nenhuma mas o meu Datsun 1200 já tinha algum desgaste no assento após 20 e tal anos de uso. O Nissan Sunny também mostrava algum depois de 100k kms e 15 anos.

A minha carrinha actual Megane tem assento de couro e estão novos. 4 anos depois e 65k kms. Novos mesmo. Portanto é possível que uma TA se mantenha impecável mesmo depois de 10 anos, se estiver em garagem ou protegida.

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 23 Fev 2012, 12:40

Bem, mas o importante parece que já foi aqui dito por vocês.

Algumas dicas muito importantes a ter atenção no momento da inspecção da futura TA.
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8291
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 23 Fev 2012, 19:06

No meu carro aconteceu o mesmo recentemente.Tem 200 mil mas é como se ainda estivesse a fazer a rodagem. Very Happy

A dica dos sinais de desgaste é boa embora nem sempre seja eficaz.Sabem que há malta que trata das máquinas imaculadamente e por vezes apesar de muitos kms o desgaste não se nota...Não há nada como conhecer mesmo o historial da mota (ou carro).Livro de revisões carimbado e com datas também já foi mais fiável...

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Ter 28 Fev 2012, 09:40

O banco da minha moto já levou a segunda capa nova. Fui há umas semanas.
Apenas levou agora porque a napa estava a romper e sendo inverno estava sujeito a em dias de chuva encharcar a esponja e depois andar vários dias a molhar o "assento".
Afinal este inverno até está a ser seco e podia ter adiado a reparação mas assim já fica como novo.

=================================================================================================================

antonio queiros
www.viajardemoto.blogspot.com
dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 927
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Mensagem  dijm em Ter 28 Fev 2012, 10:08

É um risco que a vida nos da, em tudo não sabemos a certeza, o meu conta rotações não marchava levei-o a um eletricista e disse-me que era preciso um quadrante e encontrei um negócio que era o painel velocimetro/rotações por 25 euros e coloquei-o e marchava bem, passado 1 mês ja estavam as rotações a subir muito e a velocidade a menos, experimentei o original e para minha surpresa o eletricista tinha testado o conta rotações com o quadrante que etava a funcionar ou melhor do velocimentro e o conta rotações estava a funcionar bem e agora tenho de rever o velocimetro e conclusão comprei num negócio que parecia excelente e afinal eu tinha melhor em casa.
Cumprimentos
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 28 Fev 2012, 10:20

dijm escreveu:É um risco que a vida nos da, em tudo não sabemos a certeza, o meu conta rotações não marchava levei-o a um eletricista e disse-me que era preciso um quadrante e encontrei um negócio que era o painel velocimetro/rotações por 25 euros e coloquei-o e marchava bem, passado 1 mês ja estavam as rotações a subir muito e a velocidade a menos, experimentei o original e para minha surpresa o eletricista tinha testado o conta rotações com o quadrante que etava a funcionar ou melhor do velocimentro e o conta rotações estava a funcionar bem e agora tenho de rever o velocimetro e conclusão comprei num negócio que parecia excelente e afinal eu tinha melhor em casa.
Cumprimentos

Sim, sem dúvida. É como as mulheres.
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 28 Fev 2012, 19:12

Viva adelino

tens de combinar uma minizita, a aí já vês uma Transalp quase a ficar nova, tem quase 90 000km e vês uma banco com desgaste...é o chamado dois em um...Very Happy

Uma Transalp com 100 000km é nova, contudo notam-se sempre os desgastes estéticos....

V

Transalp é Transalp e mai nada..
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 28 Fev 2012, 20:26

Yes. Neste fim de semana impossível mas para o outro provavelmente está disponível. E é só cãobinar para fazer uma viagemzita mais longa até PF.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 18 Jun 2018, 20:58