Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!---Dia 29 de abril não percas o TransOeste!Mais informações no tópico em Passeios convívios...

Os benefícios de andar de moto

Compartilhe
Trans' rRasKa
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 121
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
Kms: 39.000

Os benefícios de andar de moto

Mensagem  Trans' rRasKa em Qua 21 Mar 2012, 22:19

http://www.motorcycleinsurance.com/this-is-your-brain-on-a-motorcycle/

Circular de moto diariamente pode ajudar o cérebro a funcionar no seu melhor, diz um estudo da Universidade de Tóquio. O estudo demonstrou que motociclistas entre os 40 e 50 anos melhoravam os seus níveis de funcionamento cognitivo, comparados com um grupo de controlo, após conduzirem as suas motos diariamente até aos seus locais de trabalho por uns meros 2 meses.

Os cientistas acreditam que a concentração adicional necessária à correcta condução de uma moto pode contribuir para níveis mais elevados de funcionamento cerebral, e é esse aumento em actividade que terá um papel fulcral no apelo da moto como meio de transporte.

É a forma como circular de moto transforma uma mera viagem num desafio para os sentidos que distingue o motociclista do automobilista. Enquanto que a circulação de automóvel envolve apenas o transporte de A para B, o motociclista é efectivamente transportado para um estado de consciência totalmente diferente. Conduzir uma moto é entrar no clube exclusivo daqueles que têm como destino e objectivo a própria viagem.
(...)
O estudo revelou que aquilo em que se pensa enquanto se conduz uma moto (...) altera efectivamente a estrutura física do cérebro.
(...)
É também possível que haja benefícios psicológicos e físicos associados ao mero facto de pensar em andar de moto.

=================================================================================================================

Trans' rRasKa
Clemente Alves
Tecedeiro
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 178
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V/1992
Kms: A contar...

Re: Os benefícios de andar de moto

Mensagem  Tecedeiro em Qui 22 Mar 2012, 01:26

Muito bom este artigo...

Eu pelo menos sinto-me muito bem mesmo quando ando de moto, mas isso acho que somos todos os que aqui estamos e mais "uns quantos" Very Happy

=================================================================================================================

Asterix
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 132
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V/1994
Kms: 37500 e a somar

Mensagem  Asterix em Qui 22 Mar 2012, 09:54

Também li e senti-me identificado. Lá também sugere que basta pensar em dar uma volta de mota que já existem benefícios o que também concordo. Acho inteiramente verdade que de carro o objectivo é apenas nos deslocarmos de A para B mas de mota o objectivo maior é apenas andar e isso explica o "vício" e consequente "satisfação" e também uma espécie leve de "ressaca" quando há abstinência (de andar de moTA).

É um belo artigo para enviar a quem não percebe o gozo que dá conduzir mota. Eu já o fiz!

Abençoadas máquinas Exclamation

dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 927
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Mensagem  dijm em Qui 22 Mar 2012, 11:59

Para se perceber esta terapia olha-se para os enlatados que começam a esbracejar aquando da nossa aproximação.
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8283
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 22 Mar 2012, 13:11

Os gajos da universidade de Tóquio ( e os de Bergamos também) sabem umas coisas!
Agora já percebi porque me têm corrido tão bem os exames study .É que além de copiar ...ando de moTA!
Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
LFTransAlp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 245
Masculino

A Mota
Marca Mota: Triumph
Modelo Mota/ano: Tiger 800 Xcx - 2016
Kms: a rock and rollar...

Mensagem  LFTransAlp em Qui 22 Mar 2012, 17:52

Não esqueço à muitos anos atrás, uma irmã minha ia fazer exame de condução de automóvel e estava muito nervosa.

Apesar de ter queda para conduzir, a sua experiência era muito pouca e como todos os condutores nessas circunstancias o nervoso era o seu maior inimigo. Estava literalmente "cagadinha" de medo para o exame.

Na altura, foi numa manhã de sol, pediu-me que a levasse até ao local de exame e eu fui buscá-la a casa e lá a encontrei muito nervosa. Então lá a levei numa pequena viagem pela cidade do Porto, estava bom tempo e fomos de mota.

Eu tenho motas desde os 14 anos e já vou quase no meio século. Na altura era uma motorizada que andava que se farta, uma SIS Formula 1, motor 50cc mas já com componentes electrónicos no motor. Era uma motorizadazinha muito rápida, e eu tinha feito vários upgrades ao nível das suspensões, do escape e da carburação.

Eu lembro-me que ela agarrou-se bem e eu nem a ouvia, sempre abrir harmoniosamente atento ao roncar da motoreta...

A minha irmã passou no exame com relativa facilidade, até elogiada pelo instrutor pela postura concentrada mas descontraída, muito relaxada.

Quando a fui buscar, ela abraçou-me feliz e só dizia: meu irmão, que feliz ideia pedir que me viesses trazer de moto, fiquei tão descontraída que já nem era capaz de pensar em nada negativo. Foi muito bom, obrigado!

Eu senti-me uma espécie de salvador, tipo Luky Luc, o cowboy solitário que tinha salvo uma dama em apuros, com a ajuda da sua brava montada...
lol!

alfredo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 950
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600v
Kms: 50000

Mensagem  alfredo em Qui 22 Mar 2012, 20:44

por isso é que vamos andar de mota sabado

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 26 Mar 2012, 15:23

..E mais, eu acrescento, um motocilista com quase 100 000 km fica um sobredotado....

V

Transalp é Transalp e mai nada..

M. Luiz M. Fernandes
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 7
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: transalp 650
Kms: 187000

andar de moto faz bem ao...

Mensagem  M. Luiz M. Fernandes em Seg 26 Mar 2012, 18:46

o meu deve esta super... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 07 Dez 2012, 22:32

Transouto escreveu:..E mais, eu acrescento, um motocilista com quase 100 000 km fica um sobredotado....

V

Trans... com tanta kilometros, tu deves entrar numa livraria, pegar num livro, meter a mão em cima da capa e dizer "oh, não esperava este final, bom livro. gostei. já não preciso de o levar. obrigado".

Entre conference call's da NASA, deves ter ainda tempo para andar um pouco de Transalp. E é em parte, essa a minha pergunta: depois de tanto kilometro, ainda conseguem sair de carro e pensar nas filas que vão apanhar?

Eu, já me custa um bocado e só vou de carrinha, quando preciso mesmo de sair com ela e com o rapaz, porque senão a carrinha fica lá a apanhar pó.

E vocês? Estes benefícios evidentes, prazer de conduzir a Transalp e não ter que estar parado no trânsito, não vos mudou a atitude com o automóvel?

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
Gigikoln3
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1153
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888

Mensagem  Gigikoln3 em Sex 07 Dez 2012, 22:47

adelinoaraujo escreveu:
Transouto escreveu:..E mais, eu acrescento, um motocilista com quase 100 000 km fica um sobredotado....

V

Trans... com tanta kilometros, tu deves entrar numa livraria, pegar num livro, meter a mão em cima da capa e dizer "oh, não esperava este final, bom livro. gostei. já não preciso de o levar. obrigado".

Entre conference call's da NASA, deves ter ainda tempo para andar um pouco de Transalp. E é em parte, essa a minha pergunta: depois de tanto kilometro, ainda conseguem sair de carro e pensar nas filas que vão apanhar?

Eu, já me custa um bocado e só vou de carrinha, quando preciso mesmo de sair com ela e com o rapaz, porque senão a carrinha fica lá a apanhar pó.

E vocês? Estes benefícios evidentes, prazer de conduzir a Transalp e não ter que estar parado no trânsito, não vos mudou a atitude com o automóvel?

A mim mudou completamente... aliás eu tenho o meu carro parado desde Abril de 2011

Já agora....

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Ter 11 Dez 2012, 11:40

..pois e eu por vezes levo os miúdos à escola e volta a casa para pegar ana Transalp para me deslocar onde quero.....sempre que vou de carro, existem as tantas situações que trariam mais vantagem caso estivesse de Transalp.....

V

Transalp é Transalp e mai nada..
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 11 Dez 2012, 20:57

Transouto escreveu:..pois e eu por vezes levo os miúdos à escola e volta a casa para pegar ana Transalp para me deslocar onde quero.....sempre que vou de carro, existem as tantas situações que trariam mais vantagem caso estivesse de Transalp.....

Ora nem mais. A minha carrinha tem andado apenas de manhã e às vezes à noite, quando ando com ela e com ele. De resto, eu saio de casa de manhã, volto a casa para sair de Transalp. Faço o que tenho a fazer e à noite, deixo a Transalp e volto a sair de carrinha.

Vir trabalhar é SEMPRE de Transalp. Nem há outra forma.

Só uso a carrinha se tiver de transportar algo que não seja possível de mota. Mai nada!

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2841
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Ter 11 Dez 2012, 21:20

O souto com tanto quilometro daqui a pouco fazes como o relvas... pedes equivalencia, passas a scut! e começas a receber as portagens...... affraid
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2841
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Ter 11 Dez 2012, 21:21

Infelizmente o meu work obriga-me a andar enlatado todo dia por isso a noite se for preciso fazer um recado com chuva ou nao vou de transalp!
Transkota
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 314
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600 1994
Kms: 80000

Mensagem  Transkota em Qua 19 Dez 2012, 16:56

cheers cheers Boas pessoal, eno estudo que referem há lá um anexo que diz que os gajos que conduzem Transalp são ainda mais apurados nas suas capacidades.!!!!!!
abraços
Rui Costa
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 2
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650/2004
Kms: 23000

Mensagem  Rui Costa em Qui 20 Dez 2012, 22:08

Trans' rRasKa escreveu:http://www.motorcycleinsurance.com/this-is-your-brain-on-a-motorcycle/
Depois de ler este artigo acho que temos que por os políticos deste país a andar de moto.

Circular de moto diariamente pode ajudar o cérebro a funcionar no seu melhor, diz um estudo da Universidade de Tóquio. O estudo demonstrou que motociclistas entre os 40 e 50 anos melhoravam os seus níveis de funcionamento cognitivo, comparados com um grupo de controlo, após conduzirem as suas motos diariamente até aos seus locais de trabalho por uns meros 2 meses.

Os cientistas acreditam que a concentração adicional necessária à correcta condução de uma moto pode contribuir para níveis mais elevados de funcionamento cerebral, e é esse aumento em actividade que terá um papel fulcral no apelo da moto como meio de transporte.

É a forma como circular de moto transforma uma mera viagem num desafio para os sentidos que distingue o motociclista do automobilista. Enquanto que a circulação de automóvel envolve apenas o transporte de A para B, o motociclista é efectivamente transportado para um estado de consciência totalmente diferente. Conduzir uma moto é entrar no clube exclusivo daqueles que têm como destino e objectivo a própria viagem.
(...)
O estudo revelou que aquilo em que se pensa enquanto se conduz uma moto (...) altera efectivamente a estrutura física do cérebro.
(...)
É também possível que haja benefícios psicológicos e físicos associados ao mero facto de pensar em andar de moto.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 23 Abr 2018, 07:32